Foto: Reprodução vídeo / Governo Espanhol

Vulcão entra em erupção em arquipélago espanhol das Ilhas Canárias

Um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias, pertencente a Espanha, neste domingo (19). Desde a quinta-feira 16), o governo espanhol já havia emitido um alerta de risco de erupção do vulcão.

Especialistas da Espanha alertaram a possibilidade da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, inclusive a Bahia. Entretanto, outros profissionais consultados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) disseram que não há base científica para afirmar que existe possibilidade de o fenômeno atingir o litoral brasileiro.

No domingo, o vulcão lançou nuvens de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades já haviam começado a retirar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), d

De acordo com autoridades das Ilhas Canárias, dias antes, já havia começado a retirada de moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas, antes da erupção.

Os cientistas também registraram, antes do início da erupção,  uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).