Foto: Reprodução / Volkswagen

Volkswagen anuncia novo “sistema multimídia” que estreia no Nivus

A Volkswagen apresentou em uma live para a imprensa nesta quarta-feira (29) o VW Play, um sistema multimídia para automóveis desenvolvido no Brasil com alta capacidade de conectividade e reprodução de vários formatos de mídia. O lançamento é em junho no novo SUV Nivus.

Como central multimídia, o VW Play é totalmente integrado ao veículo e serve como central de comandos e informações sobre o automóvel. Para se conectar a internet será preciso utilizar o plano de dados do celular de cada usuário, portanto, não contará com a antena do carro para captar o sinal da rede.

Um dos destaques do sistema multimídia é a possibilidade de acessar qualquer informação do manual do proprietário e tirar dúvidas sobre o carro por comando de voz.

Conheça um pouco mais o VW Play:

O VW Play tem uma tela IPS de 10 polegadas, que suporta reproduzir vídeos em HD, conta com proteção antirriscos e evita marcas de digitais. Toda a interação é feita por meio de botões virtuais, já que a tela é touchscreen. Adicionalmente, ela oferece ótima visualização de qualquer lugar do carro, pois tem amplo ângulo de visão e recurso antirreflexivo.

O VW Play é interligado a outra tela digital de 10 polegadas, o Active Info Display. Combinadas, no painel do Nivus, essas telas oferecem conectividade, entretenimento e possibilidades de comandos com uma interface moderna e inteligente.

A navegação foi inspirada para tirar proveito do conhecimento de pessoas que já têm intimidade com dispositivos móveis. É possível deslizar o dedo na tela para alternar entre telas que possuem finalidades distintas, e até o ajuste de volume tem comando sensível ao toque.
A interface também conta com painéis com atalhos rápidos e ícones que informam sobre os serviços ativados e em uso.

Loja de apps dedicada

O VW Play tem uma loja de apps própria, e já vem alguns apps populares instalados de fábrica, como o Deezer, o Estapar (para reserva de vagas em estacionamentos), o iFood e o Waze. O dispositivo tem memória interna de 10 GB e suporta pendrives de até 32 GB.

Três telas de comando

O sistema tem três telas: a primeira tem comandos de conectividade e rádio, além de atalhos personalizáveis pelo usuário; a segunda funciona como central de controle do veículo; e a terceira reúne os apps instalados.

Conexão sem fio

O VW Play pode usar a rede móvel do seu smartphone para acessar a internet, mas ele também tem conexão via Wi-Fi, com suporte para 2,4 GHz e 5 GHz. O sistema ainda suporta o Apple CarPlay (sem fio) e com o Google Android Auto (com cabo), além de GPS integrado.
O VW Play será lançado no mercado nacional juntamente com o Nivus, que deve chegar às concessionárias ainda no primeiro semestre deste ano.