Foto: Divulgação / Setur-BA

Turismo é incentivado na ação “Viva Turismo Bahia” na Costa dos Coqueiros

As ações do plano de retomada “Viva Turismo Bahia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) foram iniciadas na terça-feira (5), na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia.

A zona turística que começa na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e vai até as proximidades da divisa com Sergipe tem praias muito procuradas, como Guarajuba, Praia do Forte e Baixio. Artesanato, gastronomia, manifestações culturais populares e construções do período colonial são atrativos também na extensão Atlântica.

O Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, no litoral de Camaçari, sediou o evento. As ações da Setur-BA contam com o apoio da Desenbahia, Sebrae, Banco do Nordeste e UFBA.

A primeira atividade foi um workshop de gestão pública no turismo, com a participação de representantes das prefeituras da região e do trade. Eles receberam orientações sobre empreendedorismo, atendimento e linhas de crédito. O plano prevê quatro eixos de atuação: segurança sanitária, capacitação/qualificação, infraestrutura e promoção dos destinos.

Durante o evento, as prefeituras foram convidadas a se cadastrar no projeto Bahia Estado Locação, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Setur-BA, para oferecer destinos baianos como cenários em produções audiovisuais. A zona turística Costa dos Coqueiros é formada pelos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Lauro de Freitas, Mata de São João e Pojuca.