Foto: Divulgação / Secom

Terminais marítimos de Plataforma e Ribeira são reestruturados e entregues a população

Os terminais marítimos de Plataforma e da Ribeira foram requalificados e entregues à população, nesta sexta-feira (13), com o objetivo de proporcionar viagens mais seguras aos usuários do sistema.

A requalificação dos terminais atende a um antigo anseio dos usuários do sistema que utilizam diariamente o equipamento para seus deslocamentos e conviviam com uma infraestrutura precária que já não atendia ao público.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob) duas embarcações, cada uma com capacidade para transportar 50 usuários, estão aptas a realizar a travessia do público no terminal. Em média são transportados 233 passageiros diariamente nos terminais.

Melhorias

As intervenções nos terminais marítimos tiveram início com o programa Salvador no Grau, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), e que realiza ações de ordenamento e melhorias estruturais em equipamentos e espaços públicos de todos os cantos da cidade. Na Ribeira foi feita a recuperação de toda a estrutura metálica, substituição dos corrimãos, lixamento dos pilares de sustentação da passarela, pintura e manutenção da rampa de acesso.

Em Plataforma foi feita a recuperação de toda a estrutura metálica, lixamento dos pilares de sustentação, pintura e manutenção da rampa de acesso. Também foi realizada a revisão do telhado com a substituição de telhas, pintura interna e externa, além da troca de piso e do madeiramento do deque com pintura em verniz.

De acordo com o titular da Seman, Luciano Sandes, a requalificação dos equipamentos vai proporcionar viagens mais seguras aos usuários do sistema. As ações envolveram a recuperação das estruturas de alvenaria e metálicas, além de deques em madeira e flutuadores.

Foi realizada também pela pasta a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e pintura geral de toda a estrutura, além da instalação de novas telas de segurança e guarda-corpos. Para a requalificação dos terminais houve um aporte de aproximadamente R$600 mil, provenientes de recursos municipais.