Foto: Bruno Concha / Secom

“Papa Plástico” é instalado na orla de Stella Maris

A praia de Stella Maris recebeu a instalação do “Papa Plástico”, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) nesta segunda-feira (17). Com formato alusivo a um peixe, a estrutura visa promover a consciência ambiental marinha na população.

A iniciativa, prevista no Planejamento Estratégico da Prefeitura e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos plásticos.

Um outro equipamento está na praia da Boa Viagem há um mês e a previsão é que mais um seja colocado na região de Itapuã. As localidades foram escolhidas por atrair milhares de banhistas aos finais de semana, o que acentua o acúmulo irregular de plásticos na areia e mar.

Segundo a Secis, é necessário chamar a atenção dos cidadãos para a importância do descarte correto dos resíduos plásticos, mostrando como os materiais podem afetar e prejudicar não apenas o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, diz que essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. “Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis e que precisam estar limpas, sustentáveis e atrativas”, explicou.

Na última edição da megaoperação de limpeza promovida no mês passado pela Secis, “Praia Massa é Praia Limpa” foram recolhidos 146 quilos de resíduos sólidos poluentes na praia da Boa Viagem. O item recordista é a tampa de metal, comumente usada em garrafas de bebidas alcoólicas ou de refrigerantes.