Foto: Divulgação / SSP

Operação de crime contra exploração infantil na internet prende suspeito em Ondina

A Operação Luz na Infância 9, realizada no Brasil e mais seis países, cumpriu um mandado de prisão de um suspeito, no bairro de Ondina, em Salvador. A Polícia Civil da Bahia encontrou com o autor, imagens de pornografia infantil e foi constatado o armazenamento e compartilhamento do material. 

Por meio do Laboratório de Inteligência Cibernética, as equipes realizaram as ações na capital. O homem preso, confessou os crimes e além do cumprimento do mandado de prisão foi autuado em flagrante. 

As ações foram realizadas por Policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

A 9ª fase da Operação, que compõe a mobilização internacional e é coordenada no Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), visa o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. 

As operações acontecem também na Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai. Houve também a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).

Balanço das Operações

Em suas oito edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2021, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.600 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 760 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.