Foto: Michele Brito / SJDHDS

Núcleo do Neojiba vai ser implantado em Lauro de Freitas

Um Núcleo de Prática Musical do Neojiba, programa do Governo da Bahia que já transformou a vida de 10 mil crianças e jovens por meio da música será implantado em Lauro de Freitas. A criação da unidade foi oficializada, nesta terça-feira (15).

O ato teve a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do diretor-geral do Neojiba, o maestro Ricardo Castro.

O novo núcleo vai beneficiar mais de 200 crianças e jovens em Lauro de Freitas, uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Antes do ato, os participantes acompanharam e se emocionaram com uma parte do ensaio da Orquestra Castro Alves, formada por crianças e jovens de Salvador.

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado, vinculado à SJDHS e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.

O Neojiba já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4,5 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.