Foto: Divulgação / SSP

PM apreende submetralhadora com líderes do tráfico de drogas em Gandu

A Polícia Militar localizou na manhã desta quinta-feira (29), dois líderes do tráfico de drogas, na cidade de Gandu. Com eles foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, munições e maconha. O flagrante ocorreu, no bairro de Renovação 1.

No momento da ação, dois homens resistiram a prisão e atiraram contra os policiais. A dupla foi atingida durante confronto e, após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos.

“Fomos recebidos a tiros de maneira covarde. Ficamos surpresos pela submetralhadora, um armamento pesado”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Rodrigo.

Os agentes apreenderam também com os suspeitos, dois rádios comunicadores e um simulacro de pistola. Todo o material recolhido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Gandu.

“Um deles era conhecido na região por comandar uma organização criminosa e atuar em diversos homicídios”, completou o oficial.

Ação foi realizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.

Foto: Divulgação / PC

Operação prende mais um suspeito de receptação de caminhões de gados roubados

A polícia prendeu um suspeito de receptação, na manhã desta quinta-feira (29), durante diligências da 2ª fase da Operação Terra Firme, para apurar roubos de caminhões que transportam gado para frigoríficos.

As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão no estabelecimento e no imóvel do suspeito, de 31 anos, no município de Ubaitaba, segundo o coordenador da Coorpin/Itapetinga, delegado Roberto Gomes Júnior.

“Apreendemos 28 munições, além do carro, que foi reconhecido pelas vítimas como o veículo utilizado nos assaltos”, destacou o delegado. O homem, de 31 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de munições.

A operação

A ação policial está desarticulando uma quadrilha envolvida com roubos de cargas de gado, naquela região. Na primeira fase, ocorrida em junho deste ano, foram presos o líder da organização criminosa e a companheira dele, que era responsável pela contabilidade do grupo.

Nessa 2ª etapa, equipes policiais das Coordenadorias de Ilhéus e Jequié colaboraram com a operação. O coordenador também afirma que as ações continuam. “Seguiremos apurando esses crimes e buscando outros envolvidos no esquema”, comentou.

A Operação Terra Firme foi deflagrada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).

Foto: Jota Freitas / Setur-BA

Morro de São Paulo e Boipeba poderão ter eventos de réveillon; anuncia prefeitura de Cairu

A prefeitura de Cairu, através de uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (28) anunciou que as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, tradicionais destinos turísticos da Bahia que pertencem ao município, estão liberadas para realização de festas de réveillon na virada de 2021 para 2022.

Em nota divulgada pela gestão municipal diz que apenas duas festas estão autorizadas, uma em Morro e a outra em Boipeba. Além disso, a liberação é em caráter condicional ao controle da pandemia da Covid-19 e protocolo da Vigilância Sanitária.

De acordo com a prefeitura, qualquer anúncio de festa sem autorização municipal será considerada clandestina e estará passível de punições e multas. Eventos de grande porte estão suspensos na cidade por causa da pandemia.

Os moradores das ilhas questionaram nas redes sociais sobre os eventos e pedem consulta pública para a realização das festas.

Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Fotos: Divulgação SSP / Redes sociais

Homem que espancou mulher com bebê é preso em Gandu

Um homem de 20 anos, que foi filmado agredindo a companheira com um bebê recém-nascido, teve o mandado de prisão preventiva cumprido por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Gandu, nesta terça-feira (27). O caso ocorreu na localidade do Jericó, situada na zona rural.

O vídeo circulou nas redes sociais, após ter sido gravado pelo pai do homem, na tentativa de intimidá-lo. A equipe da unidade começou a apuração do caso, analisou as imagens e ouviu testemunhas. O titular da DT/Gandu, delegado Thiago Campos, solicitou a prisão preventiva do suspeito e iniciou as buscas para localizar o agressor.

“Ele apresentou-se na unidade policial acompanhado de um advogado, onde foi submetido aos procedimentos de praxe e ficará custodiado à disposição da Justiça”, explicou o delegado. 

De acordo com a polícia, a vítima foi retirada do local onde residia e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar.  O agressor deve responder pelos crimes de lesão corporal e ameaça contra a companheira e o genitor. “As investigações foram concluídas e nos próximos dias o inquérito policial será encaminhado”, concluiu o titular. 

Durante as diligências, as equipes ainda flagraram uma situação de maus tratos a animais na residência de familiares do agressor, em Lauro de Freitas. Dois cães foram resgatados do imóvel e encaminhados para atendimento veterinário. Essa ação contou com o apoio de policiais da 27ªDT/Itinga.

Foto: Divulgação / SSP

PM encerra aglomeração com mais de 300 pessoas em Porto Seguro

A Polícia Militar encerrou um evento clandestino, na noite de domingo (25), com mais de 300 pessoas, na localidade de Vila Valdete, município de Porto Seguro. Um equipamento paredão foi apreendido. 

Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza, os policiais receberam uma denúncia anônima revelando aglomeração e foram verificar. Ao chegar na localidade, as viaturas foram atacadas com tiros e garrafas. “Utilizamos agentes químicos para dispersar os presentes”, contou o oficial. 

O oficial revelou ainda que homens não identificados atiraram contra as viaturas e fugiram. Ninguém ficou ferido. Um aparelho de som foi apreendido.

Ação foi realizada pelas equipes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Porto Seguro) e da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA).

Foto: Divulgação / SSP
Foto: Arquivo pessoal

Pescadores que desapareceram em Barra Grande por mais de 24 horas são encontrados

Dois pescadores que estavam desaparecidos após saírem de Barra Grande, distrito de Maraú, a bordo de uma embarcação de pesca foram encontrados na noite deste sábado (24), em Ituberá, cidade do baixo-sul da Bahia.

Segundo um amigo de Adriel e Domar, a embarcação apresentou problemas técnicos e eles ficaram incomunicáveis. Em seguida, a maré teria empurrado o barco para Ituberá, onde eles foram ajudados por moradores.

Os pescadores saíram na tarde de sexta-feira (23) e tinha como destino à Ilha de Quiepe.

No sábado, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) para a localidade para começar as buscas pelo pescadores, que prosseguiram até o pôr do sol.

Um alerta para a comunidade marítima de Maraú também foi enviado, para que eles pudessem contribuir com informações que ajudariam nas buscas.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Energia elétrica nas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba é retomada após mais de 48 horas

As ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, importantes destinos turísticos do estado ficaram sem o serviço de energia elétrica por mais de 48 horas, e foi retomado por volta das 20h30 da quarta-feira (21).

Além da cidade de Cairu, Nilo Peçanha e Taperoá, no baixo-sul da Bahia, também ficaram com o serviço suspenso. Moradores do Morro de São Paulo reclamaram de prejuízos causados pela falta de energia. Cerca de três mil turistas deixaram a região.

A falta de energia começou no final da tarde de segunda-feira (19). Segundo a Coelba, a falta de energia elétrica atingiu todo o território de Cairu e Nilo Peçanha. Entretanto, na cidade de Taperoá, a suspensão do serviço foi parcial.

Na terça-feira (20), em nota, a distribuidora de energia informou que desde a noite da segunda montou uma força-tarefa com mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência, e trabalha ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia em Morro de São Paulo e imediações.

De acordo com a empresa, a hipótese mais provável é que as avarias tenham sido causadas por uma intervenção externa que provocou esforço mecânico na estrutura da linha de transmissão.

Foto: Divulgação / SSP

Mulher é flagrada com submetralhadora e drogas dentro de mochila em Ilhéus

Uma mulher foi presa na cidade de Ilhéus, Sul da Bahia, na terça-feira (20), após ser flagrada com uma submetralhadora, drogas e munições. O flagrante foi realizado por equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após acionamento do Centro de Integrado de Comunicações (Cicom).

Segundo a polícia, as equipes foram até a rua São Benedito, no bairro de Salobrinho, para verificar denúncias de tráfico de drogas. Uma mulher que estava no local tentou fugir pelo fundo de uma residência, quando percebeu a presença dos policiais.

“Ela foi cercada por nossos PMs. Durante busca pessoal, encontramos dentro de uma mochila  uma submetralhadora calibre 9mm com numeração suprimida, um carregador, um quilo de maconha, 225 pedras de crack, 23 munições, duas balanças e um celular”, contou o comandante da unidade, capitão Leonardo Ávila.

A criminosa e o material foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) daquela cidade. Ela foi autuada por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 

Foto: Divulgação / SSP

PM localiza traficantes em Ubaitaba

Após denúncias de que traficantes estariam armados e comercializando drogas, no bairro de Armandão, no município de Ubaitaba, a Polícia Militar foi até a localidade, na madrugada desta terça-feira (20).

Durante patrulhamento, os militares foram surpreendidos por dois suspeitos que efetuaram disparos com armas de fogo. Os homens acabaram feridos, foram socorridos para o Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiram. 

Com os traficantes foram encontrados meio quilo de maconha e de cocaína, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregadores, munições e equipamentos para embalar drogas.

“Fomos chamados pela população que não aguentava mais esses criminosos. No momento da ação houve o ataque da dupla e nós revidamos. Seguiremos no bairro reforçando o trabalho preventivo”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Rodrigo Oliveira. O oficial completou que os dois possuíam passagens por tráfico de drogas e homicídios.

Ação foi realizada pelas guarnições da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ubaitaba), em ação conjunta com equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.

Foto: Reprodução / Sesab

Governo publica licitação para construir hospital com 220 leitos em Teixeira de Freitas

A licitação do Hospital Regional Costa das Baleias (HRCB), que será erguido no município de Teixeira de Freitas, com inauguração prevista em 2022 foi publicado no Diário Oficial deste sábado (17). A nova unidade hospitalar terá 220 leitos, incluindo UTIs, e será referência para mais de 840 mil habitantes do extremo-sul da Bahia, com o investimento estimado em R$ 180 milhões entre obras e equipamentos.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que será um hospital estadual de alta complexidade, com destaque para as áreas de oncologia, cardiologia, neurologia e traumato-ortopedia.

“Na área de neurocirurgia, a unidade ofertará um dos mais completos serviços de neurologia do interior da Bahia, realizando cirurgias de aneurismas, tumores e procedimentos intervencionistas, como embolizações e implante de stents. Já procedimentos relacionados à cardiologia intervencionista, a exemplo angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo serão realizados sem a necessidade de transferência do paciente para Salvador”, afirma Vilas-Boas.

Segundo o governo, um dos diferenciais desse projeto é uma equipe especializada no atendimento a pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

A edificação terá mais de 14 mil m² e contará com equipamentos de última geração, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, sala de hemodinâmica, mamografia, ultrassonografia, além laboratório para análises clínicas.

De acordo com o secretário, o Hospital Regional Costa das Baleias substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região.

Imagem: Divulgação / Sesab
Foto: Divulgação / SSP

Polícia interrompe torneio irregular de aves em Ilhéus; onze pessoas são detidas

Em ação de combate contra maus-tratos de animais, onze pessoas foram detidas em flagrante e 39 pássaros apreendidos, no município de Ilhéus, no domingo (11), após denúncias de um torneio irregular de canto de aves.

Os animais estavam em gaiolas, num espaço reservado para a competição, quando os policiais chegaram ao local, no bairro Teotônio Vilela, como conta o comandante da Cippa Porto Seguro, major Márcio Luiz Santos Blanco. “Identificamos o organizador do evento e o conduzimos com os demais participantes para a delegacia, junto com aves”, contou.

Segundo a polícia, dos 39 animais apreendidos, onze foram devolvidos aos donos, pois possuíam a autorização de criação. Já os outros, serão encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Itabuna.

A ação foi realizada por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro e da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cacaueira.

Foto: Divulgação / SSP

Cadela que sofria maus-tratos é resgatada por policiais em Eunápolis

A Polícia Militar resgatou uma cadela que estava com baixo peso, em Eunápolis, na manhã de quinta-feira (8). Os policiais chegaram até o animal, após receberem denúncias de maus-tratos. 

Os policias chegaram no bairro de Rosa Neto, na residência onde a cadela estava, quando notaram que não tinha água e nem comida, além de perceberem que ela estava visivelmente magra.

“A moradia era muito precária e o dono informou que não tinha como alimentá-la”, explicou o comandante da unidade, acrescentado que ninguém foi conduzido, por não haver sinais de agressões físicas. 

De acordo com o oficial, uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) foi acionada para que o animal recebesse os cuidados necessários. No Centro, o animal passará por um processo de reabilitação. 

Outro cão que foi salvo por policiais da unidade, há dois meses, ganhou um nome de Beto e continua a receber a atenção dos militares. Eles impediram que o animal fosse morto a pauladas, a pedido de uma mulher que se dizia dona do cão. Hoje ele vive no Hospital Veterinário de Eunápolis, sob a responsabilidade da Instituição Patinha Solidária e está disponível para adoção.

“Esse caso nos deixou chocados, mas graças a Deus nossa equipe conseguiu impedir o pior. Beto se tornou afilhado da Companhia e sempre recebe a visita de nossos policiais” completou o major.

Foto: Soldado BM Novais / Corpo de Bombeiros

Acidente provoca morte de mãe e filho na BR-101, trecho de Teixeira de Freitas

Um acidente na manhã do domingo (27), na BR-101, trecho de Teixeira de Freitas resultou na morte de uma mulher e uma criança. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas eram mãe e filho. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Brunelli Gomes, de 26 anos, e Yuri Gomes Xavier, de 10 anos, viajavam em um veículo de passeio, que saiu de Porto Seguro, com destino ao Espírito Santo.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu nas imediações do km 854. Brunelli Gomes, de 26 anos, e Yuri Gomes Xavier, de 10 anos, saíram de Porto Seguro com destino ao Espirito Santo, em um carro de passeio.

Na condução do veículo estava o marido de Brunelli, Edvaldo Xavier dos Prazeres Júnior, de 33 anos, que perdeu o controle da direção e o carro caiu em uma ribanceira, parando em uma área de vegetação de difícil acesso às margens da rodovia.

Com o impacto da batida, Brunelli ficou presa entre as ferragens e morreu no local. O Corpo de Bombeiros foi até o local para fazer o resgate do corpo da mulher.

Já Yuri, chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos.

Os bombeiros  resgataram Edvaldo, que ficou preso entre as ferragens, e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outro filho, de 8 anos,que também estava no carro, sofreu lesões. Os dois foram levados para a mesma unidade de saúde. Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia prende dois traficantes com 13 kg de cocaína em Teixeira de Freitas

A Polícia Militar apreendeu na tarde de quinta-feira (24), aproximadamente 13 kg de cocaína. Os entorpecentes foram encontrados com traficantes de 20 e 18 anos.

Em um patrulhamento preventivo, na Rua da Saudade, bairro de Bela Vista, no município de Teixeira de Freitas, os militares perceberam a dupla saindo de um imóvel.

Os suspeitos foram abordados e com eles os PMs encontraram 13 kg de cocaína, 70 papelotes da mesma droga embalados, pouco mais de meio quilo de maconha, uma balança, embalagens plásticas e cerca de R$ 1 mil.

“Tudo indica que o local servia como ponto para armazenamento e distribuição de entorpecentes. Reforçaremos o combate ao tráfico de drogas nesta região”, informou o comandante da 87ª CIPM, tenente-coronel Anacleto França.

A ação foi realizada pelas Guarnições da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, (CIPM/Teixeira de Freitas).

Foto: Divulgação / SSP

Operação captura dupla suspeita de homicídio em Teixeira de Freitas

A polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (17), e prendeu dois homens suspeitos de envolvimento no homicídio de Pedro Paulo Santos da Silva. A operação foi deflagrada pela Delegacia Territorial (DT/Teixeira de Freitas).

O crime ocorreu no dia 27 de dezembro de 2020, no bairro Tancredo Neves e está relacionado com tráfico de drogas. “Um terceiro suspeito já foi identificado e está sendo procurado”, disse o titular da unidade policial, delegado Ricardo Amaral Magalhães

A operação contou com o apoio do Serviço de Investigação (SI) da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). Com o cumprimento dos mandados, expedidos pela Vara de Execuções Penais daquela comarca, a dupla está à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são soltos por determinação da justiça

Os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, foram soltos por determinação do desembargador federal Ney de Barros Bello, na noite desta quarta-feira (16).

Na terça-feira (15), a Operação Fraternos que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras, no sul da Bahia prendeu o casal que é do Partido Social Democrático (PSD).

Na medida, o desembargador estabeleceu uma fiança de R$ 100 mil para cada um e determinou medidas restritivas para José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira.

Medidas determinadas pelo desembargador:

Obrigatoriedade de acompanhar os atos processuais, mantendo seus endereços atualizados nos autos;

Proibição de manter contato, por quaisquer meios de comunicação, com os demais indiciados, salvo familiares;

Proibição de se ausentar do município de residência por mais de oito dias consecutivos, salvo com prévia autorização do juízo;

Proibição de frequentar os locais onde funcionem as administrações de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, onde, supostamente, os fatos teriam ocorrido;

Recolhimento da fiança arbitrada em R$ 100 mil, cada um, a ser comprovado em até 72 horas, após a expedição do alvará de soltura.

Na operação, também foram presos na terça-feira (15), os empresários Ricardo Luiz Bassalo e Marcos da Silva Guerreiro, que se apresentaram à Polícia Federal, em Salvador, e também o empresário Edimilson Alves de Matos, que foi preso em Vitória da Conquista.

Foto: Divulgação / SSP

Cocaína avaliada em R$ 1 milhão é encontrada mais uma vez em praia do Sul da Bahia

A polícia apreendeu na manhã desta terça-feira (15), mais trinta quilos de pasta base de cocaína, na Praia da Barrinha, em Mucuri, avaliados em R$ 1 milhão. Outros tabletes da droga já foram apreendidos pela PM no mês de maio.

Populares acionaram as equipes, quando passavam próximo ao Porto da Tiririca, no distrito de Cruzelândia, e estranharam a presença de uma mala com 25 tabletes da droga. “Rapidamente nos deslocamos até o local informado e apreendemos os entorpecentes”, contou o comandante da Cipe Mata Atlântica, major Anilton Almeida.

A droga apreendida por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Mucuri e seguiu para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Outras aparições de mochilas com pasta base de cocaína foram contabilizadas pela polícia baiana, no mês de maio e início de junho, ultrapassando a marca de R$ 4 milhões. As mochilas com tabletes da droga foram vistas em praias dos municípios de Nova Viçosa, Alcobaça, Prado e Salvador.

A investigação da origem e destino do material é conduzida pela Polícia Federal (PF).

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Nova policlínica de Eunápolis vai atender cerca de 230 mil moradores da região

O governador Rui Costa (PT) inaugurou nesta quinta-feira (10), em Eunápolis, a 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia, que vai beneficiar cerca de 230 mil baianos, moradores de sete municípios do Extremo Sul do estado, com exames solicitados pelo SUS.

Entre obras e equipamentos, a policlínica vai contar com seis micro-ônibus para fazer o transporte gratuito dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália até Eunápolis, e também a volta para casa. O investimento foi da ordem de R$ 27 milhões.

A inauguração da unidade contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de representantes dos municípios consorciados, entre outras autoridades.

Rui Costa explica que além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também arca com 40% dos custos. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Então, as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade”.

Infraestrutura e serviços

A nova Policlínica Regional de Saúde, instalada em um prédio de um único pavimento, tem uma área construída de 2,8 mil metros quadrados. As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Foto: Divulgação / SSP

Armas e drogas são apreendidas com três suspeitos em Nova Viçosa

A polícia prendeu três suspeitos que foram conduzidos à delegacia, na manhã desta quinta-feira (10), após serem encontrados com um revólver calibre 32, uma espingarda artesanal e drogas, no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa. A ação foi coordenada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica.

Os policiais faziam rondas e pontos de bloqueios na estrada que dá acesso a localidade, quando segundo o comandante da unidade, major Anilton Almeida, eles suspeitaram de um homem que ficou nervoso com a presença dos PMs. Na abordagem a equipe encontrou em uma sacola plástica com entorpecentes.

“Ele nos informou que escondia o resto das drogas próximo ao local onde o abordamos. Seguimos para a área e quando chegamos lá, encontramos mais entorpecentes e as armas com outros dois comparsas”, disse o major.

Os agentes também apreenderam munições, 60 trouxinhas de maconha e 620 gramas da erva, pedras de crack, além de uma balança e R$ 316, celulares e embalagens vazias para colocar os entorpecentes.

O trio acabou conduzido à Delegacia Territorial (DT) de Nova Viçosa onde, segundo a titular da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas), delegada Valéria Chaves, foi flagranteado por tráfico de drogas e, um deles, também por porte ilegal de arma de fogo. “Os três já estão sendo direcionados para Teixeira de Freitas, onde ficarão à disposição da Justiça”, contou.

Foto: Divulgação / SSP

Policiais encontram trinta quilos de cocaína em praia de Prado

A polícia apreendeu cerca de 30 kg de cocaína, divididos em tabletes, na tarde desta terça-feira (8), na praia da Bica, bairro de Areia Preta, município de Prado. Os entorpecentes foram encontrados por equipes da Companhia de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica.

De acordo com o major Anilton Silva de Almeida, comandante da Cipe Mata Atlântica, os policiais chegaram até o entorpecente, após receberem a denúncia anônima de um saco suspeito na areia da praia. No local, as equipes encontraram a droga dentro da embalagem. 

Em menos de dois meses, mais de 100 quilos da droga foram encontrados no litoral baiano. Na segunda-feira (7), uma mochila com mais de R$ 2 milhões em cocaína foi recuperada na Praia do Farol, município de Alcobaça, Sul do estado. Em maio deste ano, outras duas sacolas com pasta base de cocaína apareceram na orla de Nova Viçosa e de Salvador.

O material foi apresentado na Delegacia Territorial de Prado, mas o caso deverá ser encaminhado à Polícia Federal, responsável pela investigação.

Foto: Divulgação / SSP

Populares encontram mais de R$ 2 milhões em cocaína em praia do Sul da Bahia

A Polícia Militar encontrou mais de 2 milhões de reais em cocaína, na manhã de domingo (6), em uma sacola na Praia do Farol, município de Alcobaça, no Sul do estado.

De acordo com a PM, populares perceberam uma mochila preta e acionaram os policiais. Na sacola foram encontrados 28 tabletes de cocaína pura, arrastados até a praia pela maré.

O comandante da unidade, major Carlos Eduardo Barbosa da Silva, disse que a droga está avaliada em cerca de 2 milhões de reais. “O material foi encaminhado à Delegacia Territorial da cidade de Prado”, contou o oficial.

No mês de maio, outras duas mochilas com pasta base de cocaína apareceram no litoral baiano, na orla de Pau Fincado, em Nova Viçosa, e na Boca do Rio, em Salvador. No total, 72 tabletes de cocaína ou pasta base já foram apreendidos. A investigação da origem e destino do material é conduzida pela Polícia Federal.

Foto: Divulgação / SSP
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Mulher fica presa às ferragens e morre após acidente na BR-101

Uma mulher ficou presa nas ferragens e morreu após acidente veicular na BR-101, em trecho na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (3).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher foi identificada como Elba Silva, estava em um carro de placa da cidade de Ipiaú.

Equipes dos bombeiros seguiram todos os protocolos de segurança para inicio do desencarceramento com rebatimento do teto e extricação veicular para retirada da vitima com vida, mas ela não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Policia Tecnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta os motoristas sobre os cuidados no trânsito. Respeitar o limite de velocidade, utilizar o cinto de segurança, assim como evitar ultrapassagens em locais proibidos devem ser seguidos. Dessa forma é possível evitar esse tipo de acidente. 

Foto: Reprodução / Redes sociais

Agência bancária fica parcialmente destruída após explosão de criminosos no sul da Bahia

Na madrugada desta quarta-feira (2), criminosos explodiram uma agência bancária em Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia. Uma das paredes da unidade ficou com um buraco após as explosões.

Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos explodiram o cofre da agência por volta de 1h15 da madrugada. Não há informações sobre a quantia levada.

A região ficou sem energia por causa do forte impacto da explosão. Pedaços do cofre atingiram cabos da rede elétrica no local.

Os criminosos ainda pararam durante a fuga, e deixaram um explosivo com um celular, quando passaram pela Companhia Militar de Itaju do Colônia, cidade que fica a 25 quilômetros de Santa Cruz da Vitória.

Unidades das polícias Civil e Militar foram acionadas encaminhadas à agência. Uma equipe do Bope de Salvador também foi acionada, para verificar o explosivo.

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Mercado Municipal de Itagimirim é reformado e beneficia 200 famílias de agricultores

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (20), o Mercado Municipal de Itagimirim, município do extremo-sul do estado, que foi totalmente reformado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), beneficiando 200 famílias de pequenos agricultores.

Na oportunidade, o governador Rui Costa entregou também 30 barracas e 30 kits de feira. “Com um empréstimo de R$ 1,5 milhão no Banco Mundial pudemos financiar, dar assistência técnica e implantar mercados como este para melhorar a comercialização dos produtos. Quanto maior e melhor a renda do Agricultor, ele vai gastar o dinheiro na cidade, o comércio vai vender mais, vai arrecadar mais, vai gerar emprego e as pessoas vão melhorar de vida”, afirmou.

Na entrega do Mercado Municipal, o governador falou ainda sobre a construção do Hospital da Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, que vai ser publicado nos próximos dias o edital de licitação para construção, para reforçar a saúde pública em todos os 11 municípios da região.

Foto: Ascom / PC

Ação da polícia recupera carga de cerveja avaliada em R$ 200 mil

A polícia recuperou na manhã de quinta-feira (20), uma carga de cerveja avaliada em R$200 mil. O comerciante que estava com o material foi preso em flagrante. A ação foi realizada pelas equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) em conjunto com a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilheús).  

“As investigações começaram após o motorista do caminhão, registrar o roubo, ocorrido na BR-116, nas proximidades do município de Jaguaquara. Iniciamos as apurações e diligências, até identificar que um dos integrantes da quadrilha teria levado a carga até Ilhéus”, informou o titular da Dercarga, delegado Gustavo Coutinho.

O proprietário do local onde estava armazenada metade da carga foi autuado em flagrante, por receptação qualificada, na sede da Coordenadoria. “Ele confessou ter comprado as bebidas sem nota fiscal, mas um comerciante tem o dever de saber a origem do produto e exigir esse documento”, acrescentou o delegado Evy Parternostro, coordenador da 7ª Coorpin/Ilhéus. 

O caminhão vazio foi localizado pela Polícia Militar, na cidade de Itabuna e será submetida à perícia. “Outros receptadores já foram identificados e as diligências continuam na região de Ilhéus para a recuperação total da carga, além da prisão dos envolvidos”, completou Coutinho.