Foto: Reprodução / SEAP-BA

PM captura fugitivos de Sistema Prisional de Itabuna

A Polícia Militar recapturou dois fugitivos do Conjunto Penal de Itabuna, durante a Operação Lei e Ordem, que tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida. Ação foi realizada por equipes da 69ª Companhia Independente da PM de Ilhéus.

Conforme a PM, a primeira prisão ocorreu por volta das 7h, na rua Laranjeira, situada no bairro de Ilhéus II. Durante patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito, que utiliza tornozeleira eletrônica, caminhando pela localidade. O indivíduo, que possuía mandado de prisão, tentou fugir, mas acabou alcançado. 

Horas depois, a guarnição efetuava abordagens a veículos, por volta das 20h30, quando um carro modelo Uno foi parado.  Após consulta, os PMs constataram que o condutor também havia fugido do Sistema Prisional de Itabuna. Além do veículo, um revólver calibre 38 foi apreendido com o criminoso.

“Os dois tiveram direito à saída temporária do Conjunto Penal de Itabuna e não retornaram. Eles integram organizações criminosas rivais. A Polícia Militar, por meio de ações preventivas, seguirá garantindo a ordem pública”, enfatizou o comandante da unidade, major Cláudio Lopes.

Os suspeitos foram encaminhados para a 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Ilhéus). 

Foto: Reprodução / SSP

Feminicida que enterrou corpo da companheira em Trancoso é preso

O feminicida investigado por matar a companheira e enterrar o corpo dela em um terreno baldio, em Trancoso, foi localizado por equipes da unidade da Polícia Civil, na terça-feira (28).

O homem confessou a autoria do crime e indicou o lugar no qual havia ocultado o cadáver. Ele convivia com Daiane Vieira dos Santos, há oito anos. A mulher foi vítima de asfixia, depois de uma discussão do casal. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Segundo o coordenador da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), delegado Moisés Damasceno, as investigações foram iniciadas a partir da ocorrência de desaparecimento registrada pelo próprio suspeito, no dia 15 de setembro. “Ele alegou que sua companheira havia saído para trabalhar e não retornou para casa”, disse o coordenador. 

O homem ainda enviou mensagens como se fosse a vítima, utilizando celular dela. “Apuramos que ele mandava mensagens para amigos e familiares, fingindo que ela havia se separado do marido e, por isso, teria ido embora para Salvador. Porém o padrão do texto divergia do dela, aumentando os indícios do crime”, explicou o delegado. 

Além dos depoimentos contraditórios, ainda foi constatado que ele vendeu o aparelho de Daiane. As investigações culminaram no cumprimento do mandado de prisão do feminicida, que está à disposição do Tribunal de Justiça. 

Foto: Divulgação / SSP

Ação conjunta impede assalto a ônibus interestadual na BR-101

A polícia conseguiu impedir um assalto contra um ônibus interestadual da empresa Águia Branca, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (21), na BR-101, no trecho que liga as cidades de Laje e Valença. A ação foi realizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF),

De acordo com o comandante da unidade, major Fábio Rodrigo, três homens, em um automóvel modelo Crossfox foram flagrados alvejando o veículo de transporte coletivo com o intuito de forçar a parada. Com a aproximação das viaturas, o ônibus conseguiu escapar.

Durante a fuga na rodovia, o trio atirou nos policiais. No revide, os homens foram encontrados com ferimentos, chegaram a ser socorridos pela guarnição para o hospital de Valença, mas não resistiram aos ferimentos.

Com eles foram apreendidos três revólveres calibres 22 e 38, além de um quilo de maconha e seis celulares. Todos o material foi encaminhado para a Coordenadoria da Polícia Militar de Valença.

Diligências têm sido realizadas na região para localizar possíveis comparsas, como conta o oficial. “Existe uma troca de informações entre as forças policiais, na região. Esses três homens estavam sendo monitorados pela polícia há 10 dias. Vamos continuar as diligências para prender o restante da quadrilha”, explicou o major.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia Militar apreende 33 kg de maconha e submetralhadoras em Ilhéus

A Polícia Militar apreendeu trinta e três tabletes de maconha e duas submetralhadoras calibres 9 mm, na madrugada e manhã deste sábado (11), em Ilhéus. Uma mulher foi conduzida para a delegacia e dois suspeitos conseguiram fugir.

Equipes faziam o patrulhamento no bairro de Teotônio Vilela, por volta da meia noite, quando perceberam a chegada dos entorpecentes, em uma residência. Os PMs iniciaram o acompanhamento e, próximo à Avenida Jorge Amado, um suspeito percebeu a presença dos policiais e correu atirando.

“Houve troca de tiros mas, como o local por onde ele fugiu é de difícil acesso por se tratar de uma área de manguezal, não conseguimos encontrá-lo. Nas buscas, identificamos a casa onde as drogas estavam, recebemos autorização para entrar e localizamos os materiais com a mulher”, contou a subcomandante da 70ª CIPM, capitã Elane Campos.

Segundo a PM, no local, além das drogas e armas, também foram encontradas duas balanças e munições. Já por volta das 9:30, durante rondas na Rua Vereador José Fernandes, naquele bairro, denúncias sobre um outro homem portanto arma de fogo e retirando drogas de uma casa, para serem entregues, foram verificadas pelos policiais.

Os PMs identificaram o suspeito, mas após perceber a aproximação da guarnição, o homem fugiu deixando para trás 14 tabletes da erva. Todo o material foi encaminhado para a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus).

Foto: Divulgação / PC

Homem envolvido em chacina no ES é preso em Porto Seguro

Um homem teve o mandado de prisão cumprido por policiais de Porto Seguro, na Orla Norte da cidade, na noite de segunda-feira (6). Ele estava sendo procurado pela Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

O suspeito foi acusado, em 1997, de envolvimento da chacina que teve como vítimas sete pessoas da mesma família, no município de Viana, no Espírito Santo. Ele também fazia parte de uma associação criminosa com mais de 20 integrantes, responsável por roubo de gado, grilagem de terras e pistolagem naquele estado. 

Conforme a polícia, o homem também foi autuado por falsidade ideológica, após ser flagrado portando documento com nome falso. O coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), delegado Moisés Damasceno, informou que o criminoso estava sendo monitorado.  

“Após o contato com a polícia capixaba, foi feito o acompanhamento por equipes da Deltur. Ele transitava em seu veículo quando foi interceptado”, afirmou. O criminoso segue preso, à disposição do Poder Judiciário. 

A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 1ª Delegacia Territorial (DT).

Foto: Camila Souza / GOVBA

Governo inaugura ponte do complexo Porto Sul em Ilhéus

O governador Rui Costa inaugurou nesta quarta-feira (1°), a ponte sobre o Rio Almada, em Ilhéus. Esta é a primeira obra concluída entre as que antecedem a construção do Porto Sul.

De acordo com o governo, o conjunto das intervenções iniciais está 40% concluído. A ponte se junta a outras obras em andamento, com 13 quilômetros de vias, rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais.

A ponte sobre o Rio Almada conecta a BA-001 à futura área industrial do Porto Sul. As obras estão sendo realizadas pela Bamin, empresa que está à frente do complexo de desenvolvimento que envolve a Mina Pedra de Ferro, o Porto Sul e o trecho 01 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre os municípios de Ilhéus e Caetité.

A construção da ponte sobre o Rio Almada foi executada com tecnologia cantitraveller, que permite o cravamento de estacas em áreas de rios com redução de impacto ambiental. Ela é formada por nove vãos com 26 metros e 234 metros de comprimento em pavimento rígido e seguro à circulação de veículos de grande porte.

Porto Sul

Em parceria com o Governo do Estado, o Porto Sul vai receber investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e poderá atracar navios de até 220 mil toneladas. Juntos, os projetos da Mina Pedra de Ferro e do Porto Sul vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Foto: Reprodução / PC

Homem é preso por abusar da própria filha em Itacaré

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva, na terça-feira (17), contra um homem de 32 anos que é suspeito de abusar da própria filha. A determinação judicial de captura, pelo crime de estupro de vulnerável, havia sido expedida pela Vara de Jurisdição Plena daquele município.

De acordo com a polícia, ele foi denunciado anonimamente pela realização de reiterados abusos sexuais contra a filha de 5 anos. Na ocasião, de acordo com o relato feito à Polícia Civil, o pai pediu à criança para que ela não revelasse a ninguém o que estava acontecendo. O homem já tinha passagem pela polícia por roubo, no ano de 2007.

No momento da prisão, ele não ofereceu resistência. Em seguida, foi apresentado no plantão policial de Ilhéus. O homem será transferido para o sistema prisional.

O Disque Denúncia oferece ao cidadão baiano a oportunidade de, em completo anonimato, informar a Secretaria da Segurança Pública sobre crimes e outras atividades ilícitas. O número, que foi unificado recentemente e também recebe chamadas de celular de forma gratuita, é o 181.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

PF cumpre mandados em operação contra fraudes e desvios de verba de recursos da pandemia

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), cumprem nove mandados de busca e apreensão em Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, em operação deflagrada nesta quarta-feira (11).

A Operação Nefanda visa combater crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Em Ilhéus, segundo a PF, uma empresa sem capacidade técnica e operacional foi contratada sem licitação, por R$ 1,2 milhão, para gerir um brigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com a Covid-19. Entretanto, o objeto social da empresa é “recreação e lazer”.

A investigação que teve início em novembro de 2020 aponta fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa.

Entre as irregularidades estão a ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

No total, 36 policiais federais e nove servidores da CGU participam do cumprimento dos mandados, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia localiza homem que estuprou turista espanhola em Porto Seguro

A polícia prendeu um dos acusados de estuprar uma mulher de nacionalidade espanhola, na tarde desta quarta-feira (4). O indígena de 21 anos foi localizado na aldeia Xandó, no distrito de Caraíva, em Porto Seguro.

A vítima relatou que na madrugada de 25 de julho, ela pegou uma carona com um motorista de quadriciclo para o estacionamento Xandó, em Caraíva. Ao chegar ao local, porém, foi surpreendida pela presença de mais dois homens, que abusaram sexualmente dela.

“É uma importante prisão realizada pelos nossos policiais. Conseguimos, com nosso trabalho de inteligência, identificar e prender o autor. Os outros dois que estavam com ele no momento do crime estão sendo procurados”, disse o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Nunes Damasceno.

O indígena, que teve o mandado de prisão preventiva cumprido, está sendo encaminhado para a sede da Coorpin, em Eunápolis, onde ficará à disposição da Justiça.

A ação foi realizada por policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Eunápolis.

Foto: Divulgação / SSP

PM apreende submetralhadora com líderes do tráfico de drogas em Gandu

A Polícia Militar localizou na manhã desta quinta-feira (29), dois líderes do tráfico de drogas, na cidade de Gandu. Com eles foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, munições e maconha. O flagrante ocorreu, no bairro de Renovação 1.

No momento da ação, dois homens resistiram a prisão e atiraram contra os policiais. A dupla foi atingida durante confronto e, após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos.

“Fomos recebidos a tiros de maneira covarde. Ficamos surpresos pela submetralhadora, um armamento pesado”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Rodrigo.

Os agentes apreenderam também com os suspeitos, dois rádios comunicadores e um simulacro de pistola. Todo o material recolhido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Gandu.

“Um deles era conhecido na região por comandar uma organização criminosa e atuar em diversos homicídios”, completou o oficial.

Ação foi realizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.

Foto: Divulgação / PC

Operação prende mais um suspeito de receptação de caminhões de gados roubados

A polícia prendeu um suspeito de receptação, na manhã desta quinta-feira (29), durante diligências da 2ª fase da Operação Terra Firme, para apurar roubos de caminhões que transportam gado para frigoríficos.

As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão no estabelecimento e no imóvel do suspeito, de 31 anos, no município de Ubaitaba, segundo o coordenador da Coorpin/Itapetinga, delegado Roberto Gomes Júnior.

“Apreendemos 28 munições, além do carro, que foi reconhecido pelas vítimas como o veículo utilizado nos assaltos”, destacou o delegado. O homem, de 31 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de munições.

A operação

A ação policial está desarticulando uma quadrilha envolvida com roubos de cargas de gado, naquela região. Na primeira fase, ocorrida em junho deste ano, foram presos o líder da organização criminosa e a companheira dele, que era responsável pela contabilidade do grupo.

Nessa 2ª etapa, equipes policiais das Coordenadorias de Ilhéus e Jequié colaboraram com a operação. O coordenador também afirma que as ações continuam. “Seguiremos apurando esses crimes e buscando outros envolvidos no esquema”, comentou.

A Operação Terra Firme foi deflagrada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).

Foto: Jota Freitas / Setur-BA

Morro de São Paulo e Boipeba poderão ter eventos de réveillon; anuncia prefeitura de Cairu

A prefeitura de Cairu, através de uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (28) anunciou que as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, tradicionais destinos turísticos da Bahia que pertencem ao município, estão liberadas para realização de festas de réveillon na virada de 2021 para 2022.

Em nota divulgada pela gestão municipal diz que apenas duas festas estão autorizadas, uma em Morro e a outra em Boipeba. Além disso, a liberação é em caráter condicional ao controle da pandemia da Covid-19 e protocolo da Vigilância Sanitária.

De acordo com a prefeitura, qualquer anúncio de festa sem autorização municipal será considerada clandestina e estará passível de punições e multas. Eventos de grande porte estão suspensos na cidade por causa da pandemia.

Os moradores das ilhas questionaram nas redes sociais sobre os eventos e pedem consulta pública para a realização das festas.

Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Fotos: Divulgação SSP / Redes sociais

Homem que espancou mulher com bebê é preso em Gandu

Um homem de 20 anos, que foi filmado agredindo a companheira com um bebê recém-nascido, teve o mandado de prisão preventiva cumprido por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Gandu, nesta terça-feira (27). O caso ocorreu na localidade do Jericó, situada na zona rural.

O vídeo circulou nas redes sociais, após ter sido gravado pelo pai do homem, na tentativa de intimidá-lo. A equipe da unidade começou a apuração do caso, analisou as imagens e ouviu testemunhas. O titular da DT/Gandu, delegado Thiago Campos, solicitou a prisão preventiva do suspeito e iniciou as buscas para localizar o agressor.

“Ele apresentou-se na unidade policial acompanhado de um advogado, onde foi submetido aos procedimentos de praxe e ficará custodiado à disposição da Justiça”, explicou o delegado. 

De acordo com a polícia, a vítima foi retirada do local onde residia e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar.  O agressor deve responder pelos crimes de lesão corporal e ameaça contra a companheira e o genitor. “As investigações foram concluídas e nos próximos dias o inquérito policial será encaminhado”, concluiu o titular. 

Durante as diligências, as equipes ainda flagraram uma situação de maus tratos a animais na residência de familiares do agressor, em Lauro de Freitas. Dois cães foram resgatados do imóvel e encaminhados para atendimento veterinário. Essa ação contou com o apoio de policiais da 27ªDT/Itinga.

Foto: Divulgação / SSP

PM encerra aglomeração com mais de 300 pessoas em Porto Seguro

A Polícia Militar encerrou um evento clandestino, na noite de domingo (25), com mais de 300 pessoas, na localidade de Vila Valdete, município de Porto Seguro. Um equipamento paredão foi apreendido. 

Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza, os policiais receberam uma denúncia anônima revelando aglomeração e foram verificar. Ao chegar na localidade, as viaturas foram atacadas com tiros e garrafas. “Utilizamos agentes químicos para dispersar os presentes”, contou o oficial. 

O oficial revelou ainda que homens não identificados atiraram contra as viaturas e fugiram. Ninguém ficou ferido. Um aparelho de som foi apreendido.

Ação foi realizada pelas equipes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Porto Seguro) e da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA).

Foto: Divulgação / SSP
Foto: Arquivo pessoal

Pescadores que desapareceram em Barra Grande por mais de 24 horas são encontrados

Dois pescadores que estavam desaparecidos após saírem de Barra Grande, distrito de Maraú, a bordo de uma embarcação de pesca foram encontrados na noite deste sábado (24), em Ituberá, cidade do baixo-sul da Bahia.

Segundo um amigo de Adriel e Domar, a embarcação apresentou problemas técnicos e eles ficaram incomunicáveis. Em seguida, a maré teria empurrado o barco para Ituberá, onde eles foram ajudados por moradores.

Os pescadores saíram na tarde de sexta-feira (23) e tinha como destino à Ilha de Quiepe.

No sábado, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) para a localidade para começar as buscas pelo pescadores, que prosseguiram até o pôr do sol.

Um alerta para a comunidade marítima de Maraú também foi enviado, para que eles pudessem contribuir com informações que ajudariam nas buscas.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Energia elétrica nas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba é retomada após mais de 48 horas

As ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, importantes destinos turísticos do estado ficaram sem o serviço de energia elétrica por mais de 48 horas, e foi retomado por volta das 20h30 da quarta-feira (21).

Além da cidade de Cairu, Nilo Peçanha e Taperoá, no baixo-sul da Bahia, também ficaram com o serviço suspenso. Moradores do Morro de São Paulo reclamaram de prejuízos causados pela falta de energia. Cerca de três mil turistas deixaram a região.

A falta de energia começou no final da tarde de segunda-feira (19). Segundo a Coelba, a falta de energia elétrica atingiu todo o território de Cairu e Nilo Peçanha. Entretanto, na cidade de Taperoá, a suspensão do serviço foi parcial.

Na terça-feira (20), em nota, a distribuidora de energia informou que desde a noite da segunda montou uma força-tarefa com mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência, e trabalha ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia em Morro de São Paulo e imediações.

De acordo com a empresa, a hipótese mais provável é que as avarias tenham sido causadas por uma intervenção externa que provocou esforço mecânico na estrutura da linha de transmissão.

Foto: Divulgação / SSP

Mulher é flagrada com submetralhadora e drogas dentro de mochila em Ilhéus

Uma mulher foi presa na cidade de Ilhéus, Sul da Bahia, na terça-feira (20), após ser flagrada com uma submetralhadora, drogas e munições. O flagrante foi realizado por equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após acionamento do Centro de Integrado de Comunicações (Cicom).

Segundo a polícia, as equipes foram até a rua São Benedito, no bairro de Salobrinho, para verificar denúncias de tráfico de drogas. Uma mulher que estava no local tentou fugir pelo fundo de uma residência, quando percebeu a presença dos policiais.

“Ela foi cercada por nossos PMs. Durante busca pessoal, encontramos dentro de uma mochila  uma submetralhadora calibre 9mm com numeração suprimida, um carregador, um quilo de maconha, 225 pedras de crack, 23 munições, duas balanças e um celular”, contou o comandante da unidade, capitão Leonardo Ávila.

A criminosa e o material foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) daquela cidade. Ela foi autuada por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 

Foto: Divulgação / SSP

PM localiza traficantes em Ubaitaba

Após denúncias de que traficantes estariam armados e comercializando drogas, no bairro de Armandão, no município de Ubaitaba, a Polícia Militar foi até a localidade, na madrugada desta terça-feira (20).

Durante patrulhamento, os militares foram surpreendidos por dois suspeitos que efetuaram disparos com armas de fogo. Os homens acabaram feridos, foram socorridos para o Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiram. 

Com os traficantes foram encontrados meio quilo de maconha e de cocaína, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregadores, munições e equipamentos para embalar drogas.

“Fomos chamados pela população que não aguentava mais esses criminosos. No momento da ação houve o ataque da dupla e nós revidamos. Seguiremos no bairro reforçando o trabalho preventivo”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Rodrigo Oliveira. O oficial completou que os dois possuíam passagens por tráfico de drogas e homicídios.

Ação foi realizada pelas guarnições da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ubaitaba), em ação conjunta com equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.

Foto: Reprodução / Sesab

Governo publica licitação para construir hospital com 220 leitos em Teixeira de Freitas

A licitação do Hospital Regional Costa das Baleias (HRCB), que será erguido no município de Teixeira de Freitas, com inauguração prevista em 2022 foi publicado no Diário Oficial deste sábado (17). A nova unidade hospitalar terá 220 leitos, incluindo UTIs, e será referência para mais de 840 mil habitantes do extremo-sul da Bahia, com o investimento estimado em R$ 180 milhões entre obras e equipamentos.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que será um hospital estadual de alta complexidade, com destaque para as áreas de oncologia, cardiologia, neurologia e traumato-ortopedia.

“Na área de neurocirurgia, a unidade ofertará um dos mais completos serviços de neurologia do interior da Bahia, realizando cirurgias de aneurismas, tumores e procedimentos intervencionistas, como embolizações e implante de stents. Já procedimentos relacionados à cardiologia intervencionista, a exemplo angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo serão realizados sem a necessidade de transferência do paciente para Salvador”, afirma Vilas-Boas.

Segundo o governo, um dos diferenciais desse projeto é uma equipe especializada no atendimento a pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

A edificação terá mais de 14 mil m² e contará com equipamentos de última geração, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, sala de hemodinâmica, mamografia, ultrassonografia, além laboratório para análises clínicas.

De acordo com o secretário, o Hospital Regional Costa das Baleias substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região.

Imagem: Divulgação / Sesab
Foto: Divulgação / SSP

Polícia interrompe torneio irregular de aves em Ilhéus; onze pessoas são detidas

Em ação de combate contra maus-tratos de animais, onze pessoas foram detidas em flagrante e 39 pássaros apreendidos, no município de Ilhéus, no domingo (11), após denúncias de um torneio irregular de canto de aves.

Os animais estavam em gaiolas, num espaço reservado para a competição, quando os policiais chegaram ao local, no bairro Teotônio Vilela, como conta o comandante da Cippa Porto Seguro, major Márcio Luiz Santos Blanco. “Identificamos o organizador do evento e o conduzimos com os demais participantes para a delegacia, junto com aves”, contou.

Segundo a polícia, dos 39 animais apreendidos, onze foram devolvidos aos donos, pois possuíam a autorização de criação. Já os outros, serão encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Itabuna.

A ação foi realizada por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro e da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cacaueira.

Foto: Divulgação / SSP

Cadela que sofria maus-tratos é resgatada por policiais em Eunápolis

A Polícia Militar resgatou uma cadela que estava com baixo peso, em Eunápolis, na manhã de quinta-feira (8). Os policiais chegaram até o animal, após receberem denúncias de maus-tratos. 

Os policias chegaram no bairro de Rosa Neto, na residência onde a cadela estava, quando notaram que não tinha água e nem comida, além de perceberem que ela estava visivelmente magra.

“A moradia era muito precária e o dono informou que não tinha como alimentá-la”, explicou o comandante da unidade, acrescentado que ninguém foi conduzido, por não haver sinais de agressões físicas. 

De acordo com o oficial, uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) foi acionada para que o animal recebesse os cuidados necessários. No Centro, o animal passará por um processo de reabilitação. 

Outro cão que foi salvo por policiais da unidade, há dois meses, ganhou um nome de Beto e continua a receber a atenção dos militares. Eles impediram que o animal fosse morto a pauladas, a pedido de uma mulher que se dizia dona do cão. Hoje ele vive no Hospital Veterinário de Eunápolis, sob a responsabilidade da Instituição Patinha Solidária e está disponível para adoção.

“Esse caso nos deixou chocados, mas graças a Deus nossa equipe conseguiu impedir o pior. Beto se tornou afilhado da Companhia e sempre recebe a visita de nossos policiais” completou o major.

Foto: Soldado BM Novais / Corpo de Bombeiros

Acidente provoca morte de mãe e filho na BR-101, trecho de Teixeira de Freitas

Um acidente na manhã do domingo (27), na BR-101, trecho de Teixeira de Freitas resultou na morte de uma mulher e uma criança. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas eram mãe e filho. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Brunelli Gomes, de 26 anos, e Yuri Gomes Xavier, de 10 anos, viajavam em um veículo de passeio, que saiu de Porto Seguro, com destino ao Espírito Santo.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu nas imediações do km 854. Brunelli Gomes, de 26 anos, e Yuri Gomes Xavier, de 10 anos, saíram de Porto Seguro com destino ao Espirito Santo, em um carro de passeio.

Na condução do veículo estava o marido de Brunelli, Edvaldo Xavier dos Prazeres Júnior, de 33 anos, que perdeu o controle da direção e o carro caiu em uma ribanceira, parando em uma área de vegetação de difícil acesso às margens da rodovia.

Com o impacto da batida, Brunelli ficou presa entre as ferragens e morreu no local. O Corpo de Bombeiros foi até o local para fazer o resgate do corpo da mulher.

Já Yuri, chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos.

Os bombeiros  resgataram Edvaldo, que ficou preso entre as ferragens, e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outro filho, de 8 anos,que também estava no carro, sofreu lesões. Os dois foram levados para a mesma unidade de saúde. Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia prende dois traficantes com 13 kg de cocaína em Teixeira de Freitas

A Polícia Militar apreendeu na tarde de quinta-feira (24), aproximadamente 13 kg de cocaína. Os entorpecentes foram encontrados com traficantes de 20 e 18 anos.

Em um patrulhamento preventivo, na Rua da Saudade, bairro de Bela Vista, no município de Teixeira de Freitas, os militares perceberam a dupla saindo de um imóvel.

Os suspeitos foram abordados e com eles os PMs encontraram 13 kg de cocaína, 70 papelotes da mesma droga embalados, pouco mais de meio quilo de maconha, uma balança, embalagens plásticas e cerca de R$ 1 mil.

“Tudo indica que o local servia como ponto para armazenamento e distribuição de entorpecentes. Reforçaremos o combate ao tráfico de drogas nesta região”, informou o comandante da 87ª CIPM, tenente-coronel Anacleto França.

A ação foi realizada pelas Guarnições da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, (CIPM/Teixeira de Freitas).

Foto: Divulgação / SSP

Operação captura dupla suspeita de homicídio em Teixeira de Freitas

A polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (17), e prendeu dois homens suspeitos de envolvimento no homicídio de Pedro Paulo Santos da Silva. A operação foi deflagrada pela Delegacia Territorial (DT/Teixeira de Freitas).

O crime ocorreu no dia 27 de dezembro de 2020, no bairro Tancredo Neves e está relacionado com tráfico de drogas. “Um terceiro suspeito já foi identificado e está sendo procurado”, disse o titular da unidade policial, delegado Ricardo Amaral Magalhães

A operação contou com o apoio do Serviço de Investigação (SI) da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). Com o cumprimento dos mandados, expedidos pela Vara de Execuções Penais daquela comarca, a dupla está à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são soltos por determinação da justiça

Os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, foram soltos por determinação do desembargador federal Ney de Barros Bello, na noite desta quarta-feira (16).

Na terça-feira (15), a Operação Fraternos que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras, no sul da Bahia prendeu o casal que é do Partido Social Democrático (PSD).

Na medida, o desembargador estabeleceu uma fiança de R$ 100 mil para cada um e determinou medidas restritivas para José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira.

Medidas determinadas pelo desembargador:

Obrigatoriedade de acompanhar os atos processuais, mantendo seus endereços atualizados nos autos;

Proibição de manter contato, por quaisquer meios de comunicação, com os demais indiciados, salvo familiares;

Proibição de se ausentar do município de residência por mais de oito dias consecutivos, salvo com prévia autorização do juízo;

Proibição de frequentar os locais onde funcionem as administrações de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, onde, supostamente, os fatos teriam ocorrido;

Recolhimento da fiança arbitrada em R$ 100 mil, cada um, a ser comprovado em até 72 horas, após a expedição do alvará de soltura.

Na operação, também foram presos na terça-feira (15), os empresários Ricardo Luiz Bassalo e Marcos da Silva Guerreiro, que se apresentaram à Polícia Federal, em Salvador, e também o empresário Edimilson Alves de Matos, que foi preso em Vitória da Conquista.