Foto: Bruno Concha / Secom

Famílias são beneficiadas com novo residencial na região do CIA-Aeroporto

O prefeito Bruno Reis entregou nesta terça-feira (19), o empreendimento Sol Nascente I, II e III, na Estrada do Arenoso, em Nova Esperança, na região do CIA-Aeroporto. São 500 famílias em Salvador beneficiadas com o sonho da casa própria.

Além do prefeito, estavam presentes para entrega das chaves no local, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

Os cidadãos foram contemplados através do programa habitacional Casa Verde e Amarela e aprovados pela Caixa Econômica Federal. Parte dessas pessoas foi contemplada com o imóvel por meio de seleção na internet, realizada nos anos de 2019 e 2020, e outra parte vivia em ocupações no casarão da Ladeira da Praça, no Centro da cidade, e na comunidade Paz e Vida, na Mata Escura, ambas consideradas áreas de risco e que passaram por um processo de reassentamento.

As obras do residencial tiveram início em 2018. Além do residencial, a Prefeitura investiu mais de R$2 milhões em pavimentação das vias do entorno e está concluindo a licitação para, em breve, construir uma escola municipal dentro do empreendimento habitacional, com investimento de R$7 milhões oriundos de recursos próprios. “Em todos esses empreendimentos, a Prefeitura tem viabilizado toda uma infraestrutura necessária com pavimentação, unidades de saúde e escolas”, complementou o prefeito.

Entrega

Além dos 500 contratos, os outros 380 dossiês passam por análise da Caixa Econômica Federal para a assinatura do contrato, vistoria e entrega gradativa das chaves, à medida em que houver uma devolutiva da instituição. A expectativa é que o processo seja concluído até o final de novembro e que nesse prazo todas as 880 chaves tenham sido entregues.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Homens armados deixam ao menos nove baleados no bairro de Capelinha de São Caetano

Ao menos uma pessoa morreu e outras nove ficaram baleadas após um ataque de homens armados no bairro de Capelinha de São Caetano, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu na 2ª Travessa da Jaqueira.

De acordo com informações iniciais da polícia, uma briga entre facções rivais seria a causa do ataque armado. Uma das facções seria do bairro de Santa Luzia do Lobato. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão no local.

Policiais militares da 9ª CIPM foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública p

Por volta das 19h, policiais militares da 9ª CIPM foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública, após uma denúncia de tiros na na Rua Major Pinheiro, na Capelinha de São Caetano.

Algumas vítimas foram socorridas para a UPA de São Caetano, UPA de San Martin e para o Hospital Ernesto Simões Filho.

Foto: Betto Jr / Secom

Confira esquema de vacinação contra Covid-19 para esta quarta

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Salvador inicia a Operação Minha Vacina Perto de Casa. Nessa primeira etapa, todos os pontos fixos e drive-thrus realizarão o mutirão da 1ª dose para as pessoas com 18 anos ou mais que estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas que ainda não deram início ao esquema vacinal. 

De acordo com a SMS, também haverá mutirão para os indivíduos que estão habilitados para receber a 2ª dose da CoronaVac com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 programada para até o dia 23 de outubro de 2021. A primeira dose também prossegue para os adolescentes das escolas públicas municipais.

Para as pessoas que tomaram a 1ª em outros municípios, a SMS ofertará o acesso à 2ª dose por meio de agendamento prévio no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br. Após o agendamento, o usuário deverá levar no dia e horário marcados, obrigatoriamente, original e cópia dos seguintes documentos: Cartão SUS; comprovante de residência (local onde reside); cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Nesta quarta-feira (19) só serão contemplados os públicos citados acima. Os demais públicos habilitados para vacinação contra Covid-19 serão contemplados no decorrer da semana na Operação Minha Vacina Perto de Casa.

Confira a programação desta quarta-feira (20):

REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS E 2ª DOSE CORONAVAC: 8h às 16h

Drive-thrus: Uninassau (Avenida ACM), Atakadão Atakarejo, FBDC Cabula, 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova (Nazaré), Faculdade Universo (Avenida ACM), Parque de Exposições (Paralela), Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge Paralela, Shopping Bela Vista e FBDC Brotas.

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Itapuã, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Úrsula Catharino (Garcia), USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), UBS Castelo Branco, USF San Martim I, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Mario Andrea (Sete Portas), UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Teotônio Vilela II, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Imbuí, USF Federação, CSU Pernambués, USF Cambonas, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Beira Mangue, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras) e FBDC Brotas.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Salvador tem 135 vagas de emprego oferecidas pelo SIMM nesta terça

Os candidatos interessados nas vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (19) deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Pizzaiolo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Modelista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Overloquista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Galonerista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar administrativa

Superior completo em Administração, 6 meses de experiência, Requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática, experiência em ambas as áreas: Departamento de Pessoal e Compras, ter trabalhado em Transportadora será considerado diferencial.

Salário: 1.700,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.435,18 + benefícios

2 Vagas

Técnico de Manutenção de Caminhão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH D/E.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e em Simões Filho e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Churrasqueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Motorista Carreteiro

Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência, CNH E, ter disponibilidade para viajar.

Salário: 2.032,00 + benefício

20 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga exclusiva para moradores de Simões FIlho.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

5 Vagas

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

80 Vagas

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Salvador segue com aplicação de 1ª, 2ª e dose de reforço nesta terça

A estratégia de vacinação segue com a aplicação de primeira, segunda e dose de reforço da vacina contra a Covid-19 segue na terça-feira (19), das 8h às 16h, em Salvador. Para ter acesso aos imunizantes, os cidadãos habilitados deverão estar com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a prefeitura, a imunização em primeira dose continua para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais; além dos jovens de 12 a 17 anos com e sem comorbidades ou deficiência.

A primeira dose também segue sendo ofertada para os adolescentes em escolas municipais.

A aplicação da segunda dose das vacinas Oxford, Pfizer e CoronaVac também segue normalmente na terça-feira.

Para as pessoas que tomaram a primeira em outros municípios, a SMS ofertará o acesso à segunda dose por meio de agendamento prévio pela internet. Após o agendamento, o usuário deverá levar no dia e horário marcados, obrigatoriamente originais e cópias dos seguintes documentos: cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); comprovante de residência; cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Além disso, os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise também seguem com acesso à dose de reforço normalmente. A prefeitura informou que quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, já que a administração da dose de reforço acontecerá automaticamente.

Confira os locais de imunização na terça-feira:

1ª dose

Adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos: 8h às 16h

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Gestantes e puérperas: 8h às 16h

Conforme recomendação do Ministério da Saúde somente poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

Além disso, está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com o imunizante Oxford/ AstraZeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente com nome cadastrado no site da SMS: 8h às 16h

Os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Repescagem das pessoas de 18 anos ou mais: 8h às 16h

Drive: Uninassau (Pituba);

Pontos fixos: UBS Pelourinho; USF Alto de Coutos II; USF Itacaranha; USF Cajazeiras XI; USF Fazenda Grande III; USF Itapuã; UBS Ministro Alckmin (Massaranduba); USF Joanes Leste; USF Úrsula Catharino (Garcia); USF Estrada das Barreiras; USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso); UBS Castelo Branco; USF San Martim I; UBS Marechal Rondon; UBS Frei Benjamin (Valéria); UBS Mario Andrea (Sete Portas); UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).

2ª dose

Oxford: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina Oxford programada para até o dia 11 de novembro já podem procurar os pontos de imunização.

Drives: Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela), Shopping Bela Vista e FBDC Brotas;

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Beira Mangue, UBS Ramiro de Azevedo, USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho, FBDC Brotas e UBS Nelson Pihauy Dourado.

CoronaVac: 8h às 16h

Todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina CoronaVac programada para até o dia 19 de outubro já podem procurar os pontos de imunização.

Drive: Uninassau (Pituba);

Pontos fixos: UBS Pelourinho; USF Alto de Coutos II; USF Itacaranha; USF Cajazeiras XI; USF Fazenda Grande III; USF Itapuã; UBS Ministro Alckmin (Massaranduba); USF Joanes Leste; USF Úrsula Catharino (Garcia); USF Estrada das Barreiras; USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso); UBS Castelo Branco; USF San Martim I; UBS Marechal Rondon; UBS Frei Benjamin (Valéria); UBS Mario Andrea (Sete Portas); UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).

Pfizer: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina Pfizer programada para até o dia 11 de novembro já podem procurar os pontos de imunização.

Drivers: Parque de Exposição, Faculdade Universo e PAF Ondina;

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, USF Imbuí, USF Federação, UBS Virgílio de Carvalho, USF Cambonas e CSU Pernambués.

Dose de reforço

Pessoas com 60 anos ou mais: 8h às 16h

A aplicação da dose de reforço será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 30 de abril de 2021. Antes de se dirigirem aos postos, devem conferir se o nome está na lista do site da SMS. No ato da imunização, é necessário apresentar o cartão de vacinação.

Para este público também está disponível o Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Quem já teve ao serviço não precisa realizar um novo cadastro no sistema, pois a equipe retornará automaticamente.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Pacientes em hemodiálise: 8h às 16h

Poderão se dirigir aos pontos de imunização os pacientes em hemodiálise que receberam a segunda dose até o dia 11 de setembro de 2021. É necessário estar com o nome na lista do site da SMS e apresentar o cartão de imunização no ato da vacina.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Trabalhadores da saúde: 8h às 16h

Poderão se dirigir aos pontos de imunização os trabalhadores da saúde que receberam a segunda dose até o dia 30 de abril de 2021. É necessário estar com o nome na lista do site da SMS e apresentar o cartão de imunização no ato da vacina.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula;

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Cabo da PM morre em acidente de moto na Estrada Velha do Aeroporto

Um cabo da Polícia Militar, de 42 anos, morreu em um acidente de moto na Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, na altura do bairro de Pau da Lima, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (18).

André Luiz Santana, que era lotado no Batalhão de Guarda, bateu em um poste por volta das 3h, sentido BR-324. Ainda não há detalhes sobre a causa do acidente. Câmeras de segurança na região podem ajudar nas investigações.

No início desta manhã, a família dele, bem como os colegas de corporação, estiveram no local.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a perícia. Por volta das 5h30, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

André Luiz Santana estava na Polícia Militar há 18 anos. A família não divulgou detalhes sobre o sepultamento.

Foto: Haeckel Dias / PC

Polícia intensifica ações para coibir delitos no bairro da Barra

A polícia em uma operação conjunta está intensificando ações no bairro da Barra para coibir delitos e irregularidades. No domingo (17), as equipes percorreram os principais locais ocupados por baianos e turistas, dentre eles o Farol e Porto da Barra.

A iniciativa é desenvolvida a partir de um plano de ação interinstitucional através da 14ª Delegacia Territorial (DT) da Barra, e das equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretarias Municipais de Ordem Pública (Semop) e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Transalvador.

A titular da unidade, delegada Mariana Ouais, destacou a importância da integração entre os órgãos. “Pensando e agindo juntos conseguiremos garantir ações mais efetivas e contribuir com a segurança da população local e de quem visita um dos maiores pontos turísticos da nossa cidade”, pontuou.

Com plantões especiais e aumento do efetivo, a DT/Barra dispõe de uma estrutura para atender o aumento do fluxo nesse período. ” Sabemos que a chegada do verão promove mais circulação de pessoas na orla, portanto, estaremos preparados para as demandas que forem direcionadas à unidade. Nossa equipe está organizada para formalização de todos procedimentos inerentes ao trabalho da Polícia Civil”, destacou.

Durante as ações desse domingo, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por vias de fato. “Registros de ocorrências, flagrantes e cumprimentos de mandados também estão entre as atividades que podem ser realizadas”, completou a titular.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Advogado é suspeito de matar namorada em apartamento no Rio Vermelho

O advogado criminalista José Luiz de Britto Meira Júnior é suspeito de matar a namorada, Kezia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos. O caso ocorreu em um apartamento, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na madrugada deste domingo (17).

Após deixar o corpo da vítima no Hospital Geral do Estado (HGE) e fugir, o advogado foi preso em flagrante. Ele foi autuado por feminicídio pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo o presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Adriano Batista, a versão de José Luiz é de que agiu para se defender.

Caso seja comprovado criminalmente que se trata de um feminicídio, José Luiz poderá ser afastado das atividades.

Eles tinham um relacionamento há dois anos. A jovem chegou a postar um vídeo nas redes sociais, horas antes de ser morta. Nas imagens ela toma uma bebida em uma piscina.

Segundo a Polícia Civil, depois de ser baleada na madrugada, o suspeito chegou a levar o corpo da jovem para o HGE, e em seguida fugiu. Ele foi encontrado horas depois na casa de familiares, pela Polícia Militar. O suspeito foi autuado e levado para o DHPP.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Salvador terá aplicação de 1ª, 2ª e dose de reforço nesta segunda

Salvador terá aplicação das primeiras, segundas e doses de reforço contra a Covid-19, nesta segunda-feira (18), das 8h às 16h. Todas as pessoas precisam estar com o nome do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a prefeitura, a primeira dose será aplicada em pessoas a partir dos 12 anos, com ou sem comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas. Para os adolescentes, a primeira dose será ofertada nas escolas municipais.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização.

No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Com relação às grávidas, é necessário levar a prescrição médica para receber a vacina. Já as puérperas precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

A segunda dose será para quem tomou os imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac, e a terceira para idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise.

Idosos, acamados e pessoas com dificuldade de locomoção que completaram o esquema vacinal em casa, através do serviço Vacina Express, não precisarão fazer nova solicitação, pois a administração da dose de reforço acontecerá automaticamente.

1ª DOSE

Adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Gestantes e puérperas

Vacinação será apenas com imunizantes da CoronaVac ou Pfizer. Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com o imunizante Oxford/Astrazeneca e Janssen.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Repescagem das pessoas de 18 anos ou mais

Drive: Uninassau (Pituba)

Pontos Fixos: UBS Pelourinho; USF Alto de Coutos II; USF Itacaranha; USF Cajazeiras XI; USF Fazenda Grande III; USF Itapuã; UBS Ministro Alckmin (Massaranduba); USF Joanes Leste; USF Úrsula Catharino (Garcia); USF Estrada das Barreiras; USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso); UBS Castelo Branco; USF San Martim I; UBS Marechal Rondon; UBS Frei Benjamin (Valéria); UBS Mario Andrea (Sete Portas); UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).

2ª DOSE Oxford

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 11 de novembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drives: Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela), Barradão e FBDC Brotas.

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Beira Mangue, UBS Ramiro de Azevedo, USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho, Barradão, FBDC Brotas e UBS Nelson Pihauy Dourado.

2ª DOSE CoronaVac

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 18 de outubro de 2021 já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive: Uninassau (Pituba)

Pontos Fixos: UBS Pelourinho; USF Alto de Coutos II; USF Itacaranha; USF Cajazeiras XI; USF Fazenda Grande III; USF Itapuã; UBS Ministro Alckmin (Massaranduba); USF Joanes Leste; USF Úrsula Catharino (Garcia); USF Estrada das Barreiras; USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso); UBS Castelo Branco; USF San Martim I; UBS Marechal Rondon; UBS Frei Benjamin (Valéria); UBS Mario Andrea (Sete Portas); UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).

2ª DOSE Pfizer

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 11 de novembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drives: Parque de Exposição, Faculdade Universo e PAF Ondina.

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, USF Imbuí, USF Federação, UBS Virgílio de Carvalho e CSU Pernambués.

2ª DOSE: Pessoas de outros municípios (exclusivo hora marcada)

Pontos Fixos: UBS Nelson Pihauy Dourado e USF Clementino Fraga.

3ª DOSE: Pessoas com 60 anos ou mais

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 30 de abril de 2021.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

3ª DOSE: Pacientes em hemodiálise

Pode se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 11 de setembro de 2021.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

3ª DOSE: Trabalhadores da Saúde

Pode se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 30 de abril de 2021.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Clube dos Oficiais da PM (Dendezeiros) e USF Cajazeiras V.

Foto: Agência Brasília

Confira as vagas de emprego do Simm para segunda em Salvador

A capital baiana terá 172 vagas de emprego na segunda-feira (18) oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Do total, 112 são destinadas para pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos deverão acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento.

O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e de maneira remota, via WhatsApp, com escolha a ser feita no momento do agendamento. Para atendimentos via WhatsApp, é necessário verificar se o contato do cadastro possui conta no aplicativo.

Vagas (não-PCD)

Ajudante de montagem de andaime suspenso

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar administrativo

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível informática.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar administrativo

Ensino superior completo em administração, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Mecânico de caminhão

Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH D, desejável curso de Eletrotécnico e Eletromecânico.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Chefe de cozinha

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em shopping.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar técnico de equipamentos de ginástica

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível um dos cursos: Eletromecânico/Mecânico/Eletrônica/Eletrotécnico e CNH B, desejável CNH A e moto própria.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Açougueiro

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.435,18 + benefícios

2 vagas

Técnico de manutenção de caminhão

Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH D/E.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Professor de curso profissionalizante (vaga temporária)

Ensino Superior completo em Administração, Direito, Ciências Contábeis ou RH, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário: a combinar

1 vaga

Engenheiro Civil (estágio)

Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 4º semestre a noite), sem experiência, Conhecimento de Informática, Vaga zoneada para região da Paralela (Narandiba, Cabula VI, Imbuí, Mussurunga, Bairro da Paz).

Bolsa: R$500 + benefícios

2 vagas

Açougueiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Simões Filho e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Churrasqueiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Motorista carreteiro

Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência, CNH E, ter disponibilidade para viajar.

Salário: R$2.032,00 + benefício

20 vagas

Vagas para PCD

Operador de telemarketing ativo e receptivo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: boa dicção e escrita, informática, disponibilidade para trabalhar noite/madrugada.

Salário: a combinar + benefícios

20 vagas

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Brotas, Simões Filho e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

5 vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em Excel intermediário.

Salário: R$1.445,71 benefícios

2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.215,82 + benefícios

2 vagas

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

80 vagas

Foto: Bruno Concha / Secom

Salvador retoma aplicação de 1ª, 2ª e dose de reforço contra Covid-19 no domingo

A capital baiana terá o retorno da vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira, segunda e dose de reforço, no domingo (17). Todos os indivíduos deverão estar com o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Todos os trabalhadores da saúde, que tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 até o dia 30 de abril de 2021, receberão a dose de reforço da vacina contra Covid-19, no domingo (17), em Salvador. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista do site da SMS.

De acordo com a prefeitura de Salvador, os idosos com 60 anos ou mais e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS seguirão com acesso à dose de reforço normalmente no domingo.

Idosos, acamados e pessoas com dificuldade de locomoção que completaram o esquema vacinal em casa, através do serviço Vacina Express, não precisarão fazer nova solicitação, pois a administração da dose de reforço acontecerá automaticamente.

Além disso, as equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

A aplicação da primeira dose também seguirá no domingo com repescagem para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais; além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência.

Para os indivíduos que tomaram a primeira dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da segunda dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas é feita de forma gradativa.

Para fazer o cadastro, é necessário informar os seguintes dados: nome completo; CPF; data da primeira dose e do prazo da segunda dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.

Após o cadastro, é preciso aguardar contato da SMS, onde será informado dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da ouvidoria, deverão aguardar a comunicação para o agendamento.

Além disso, o complemento do esquema vacinal com a segunda dose das vacinas Oxford, Pfizer e CoronaVac também seguirá normalmente.

Confira os locais de vacinação no domingo:

1ª dose

Adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos: 8h às 13h

Serão imunizadas apenas as pessoas que estiverem com o nome na lista do site da SMS.

Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Gestantes e puérperas: 8h às 13h

Conforme recomendação do Ministério da Saúde só poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

Além disso, está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com o imunizante Oxford/AstraZeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente com nome cadastrado no site da SMS: 8h às 13h

Os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Repescagem das pessoas de 18 anos ou mais : 8h às 13h

Para ter acesso às doses é necessário estar com o nome na lista do site da SMS.

Drivers: Barradão e FBDC Brotas

Pontos Fixos: Barradão, USF Vista Alegre, USF Imbuí e FBSC Brotas.

2ª dose

Oxford: 8h às 13h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina Oxford programada para até o dia 10 de novembro já podem procurar os pontos de imunização.

Drivers: Vila Militar (Dendezeiros) e Unijorge (Paralela)

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo, USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho e UBS Nelson Pihauy Dourado.

CoronaVac: 8h às 13h

Todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina CoronaVac programada para até o dia 17 de outubro já podem procurar os pontos de imunização.

Drivers: Barradão e FBDC Brotas

Pontos Fixos: Barradão, USF Vista Alegre, USF Imbuí e FBSC Brotas.

Pfizer: 8h às 13h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina Pfizer programada para até o dia 10 de novembro já podem procurar os pontos de imunização.

Drivers: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Parque de Exposição, Faculdade Universo e PAF Ondina

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca, USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, Universidade Católica (Pituaçu), USF Federação, USF João Roma Filho e CSU Pernambués.

Dose de reforço

Pessoas com 60 anos ou mais: 8h às 13h

A aplicação da dose de reforço será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 30 de abril de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, pois a equipe retornará automaticamente.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Pacientes em hemodiálise: 8h às 13h

Poderão se dirigir aos pontos os pacientes em hemodiálise que receberam a segunda dose até o dia 11 de setembro de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Trabalhadores da saúde: 8h às 13h

Poderão se dirigir aos pontos os trabalhadores da saúde que receberam a segunda dose até o dia 30 de abril de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova e FBDC Cabula.

Pontos Fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF São Cristóvão, USF Yolanda Pires, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho e USF Cajazeiras V.

Foto: Tony Silva / PC

Suspeito de envolvimento na morte de guardador de carro na Barra é preso

Um dos envolvidos na morte de Maurício Lima Santos, atingido por disparos de arma de fogo, entre as ruas Dias d’ Ávila e a Rua Almirante Marques de Leão, no bairro da Barra, foi preso nesta sexta sexta-feira (15), em um trabalho conjunto entre os Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O suspeito de ser o mandante do crime foi identificado em menos de 10 horas. Ele foi preso por policias da 14ª DT / Barra, em um estabelecimento comercial, localizado na Rua Almirante Marquês de Leão e encaminhado para o DHPP.

A titular da 14ª DT / Barra, delegada Mariana Ouais, destacou a celeridade nas ações. “Assim que tomamos conhecimento do fato, empregamos toda energia necessária para chegarmos à autoria desse crime. Junto com as equipes da 1ª DH/Atlântico, as investigações rapidamente ganharam corpo e tivemos agilidade na resposta. Continuaremos atentos, para que possamos reduzir qualquer possibilidade de que fatos como esse voltem a acontecer nesta região, cuidada pela nossa unidade”, comentou.

Durante a autuação em flagrante, realizada na 1ª DH / Atlântico, foi constatado que o suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, por crime de roubo. A medida foi cumprida na especializada. Segundo a delegada Zaira Pimentel, titular da 1ª DH/Atlântico, os primeiros levantamentos apontam para a cobrança de dívidas, como motivação do crime. “Conforme o que já temos apurado, a vítima teria uma dívida com o mandante. Vamos checar todas as informações e elementos coletados para que possamos definir bem o direcionamento do homicídio”, pontuou.

A diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, avaliou o trabalho conjunto. “Tivemos além da 14ª DT / Barra, a colaboração de guarnições da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Essa união de forças acelera resultados. A sociedade também se unir denunciando sem precisar se identificar, no Disque Denúncia da SSP, ligando para 181. Vamos seguir com as investigações, com o objetivo de identificar e prender os outros envolvidos”, afirmou.

Foto: Bruno Concha / Secom

Salvador terá cinco linhas de ônibus desativadas a partir deste sábado

A partir deste sábado (16) cinco linhas de ônibus serão desativadas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). Apesar da mudança, os usuários poderão utilizar a integração, seja com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô, para chegar aos destinos.

De acordo com o titular da Semob, Fabrizzio Muller, estas mudanças fazem parte do processo de atualização da rede de transporte de Salvador, que passará a funcionar de forma integrada. “Com a chegada de novos modais de transporte na cidade, é necessário também modernizar a operação para que ela funcione de forma integrada, proporcionando uma maior otimização da rede e mais agilidade no deslocamento dos usuários pela cidade”, afirma o secretário.

As linhas 0412 – Duque de Caxias x Pituba, 0413 – IAPI x Barra e 0416 – IAPI x Terminal da França / Campo Grande, 1002 – Aeroporto x Campo Grande / Lapa e 1003 – Aeroporto x Lapa serão desativadas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). Apesar da mudança, os usuários poderão utilizar a integração, seja com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô, para chegar aos destinos.

Com a desativação da linha 0412, os usuários com destino à Avenida Heitor Dias e Sete Portas deverão utilizar a linha 1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros e integrar com o metrô na estação Campo da Pólvora até a estação Acesso Norte. De lá, utilizar a linha 1143 – Terminal Acesso Norte x Barroquinha.

O usuário que tiver como destino o Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI e Pituba, deverá seguir de metrô até a estação Detran e, de lá, integrar com uma das linhas passantes que tenham como destino a Pituba, como a 1347 – Estação Pirajá x Pituba. Já quem deseja chegar à região da Rodoviária e Itaigara, poderá utilizar a 0427 – IAPI x Itaigara, que tem no itinerário a Fazenda Grande do Retiro, o Largo do Retiro e a Avenida ACM.

Já os usuários que utilizavam a linha 0413 para seguir à Avenida Centenário, Barra ou Avenida Garibaldi, deverão integrar na Estação da Lapa com as linhas 0136 – LB1 – Lapa x Chame – Chame, 0137 – LB2 – Lapa x Barra Avenida, ou 0138 – LB3 – Lapa x Garibaldi/Ondina, respectivamente. Já o usuário que tem como destino a Avenida Vasco da Gama deverá utilizar, na Estação da Lapa, a linha 0116 – Lapa x HGE. Quem tiver o Vale do Ogunjá como destino deverá descer na região do Vale de Nazaré e acessar a linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa.

Para quem utilizava a linha 0416 com destino ao Campo Grande deverá utilizar a linha 0417 – IAPI x Lapa e, na Lapa, integrar com a linha LB2 – Lapa x Barra Avenida. Já quem tiver como destino a região do Largo do Tanque, Comércio ou Calçada, deverá utilizar a linha 0417, operada pelo Amarelinho, até o bairro de Pero Vaz e, de lá, integrar com a linha 0419 – Pau Miúdo x Terminal da França / Campo Grande.

Já os usuários da linha 1002 com destino à Avenida Cardeal da Silva deverão pegar 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia), e no Rio Vermelho acessar a 0140 – Lapa x Rio Vermelho (via Cardeal).

Para quem utilizava a linha 1003 com destino à Lapa, saindo do Aeroporto, deverá acessar a linha 1007 – Lapa x Jardim das Margaridas. Quem tem como destino a região de Ondina e Rio Vermelho, deverá acessar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé ou ainda a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia).

Para a Avenida Centenário, o usuário pode acessar o metrô na Estação Mussurunga ou no Terminal Aeroporto em direção à Lapa e, de lá, utilizar a linha LB1 – 0136 – Lapa x Chame – Chame, ou utilizar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé e, na Rua Miguel Bournier, acessar a linha LB1 – 0136.

Mudança de itinerário

Ainda no sábado, duas linhas terão o itinerário modificado. A linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa passará a atender, a partir da Avenida Bonocô, a Avenida Ogunjá, mantendo seu retorno pelo Dique. Já a linha 0903 – Boca do Rio x Lapa deixará de atender a Avenida Garibaldi e passará a utilizar a Avenida Centenário. Os usuários que tiverem como destino a Avenida Garibaldi deverão utilizar a linha 0903 até o Rio Vermelho e, de lá, integrar com a linha 0708 – Nordeste x Lapa.

Foto: Bruno Concha / Secom

Vacinação contra Covid-19 será suspensa neste sábado em Salvador

A vacina contra Covid-19 será suspensa em Salvador no sábado (16),  na aplicação das primeiras, segundas e doses de reforço. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estratégia será retomada no domingo (17).

No sábado, a prefeitura vai realizar das 8h às 16h, o Dia D da Campanha de Multivacinação.

No total, serão disponibilizados 108 pontos de imunização espalhados por toda a cidade, onde as crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias poderão realizar a atualização da caderneta vacinal. Para reforçar a estratégia, a aplicação da vacina contra Covid-19 estará suspensa na cidade amanhã.

Iniciada em 1º de outubro, cerca de 6 mil crianças e adolescentes já procuraram os postos de saúde da rede municipal para atualização da caderneta vacinal durante a estratégia. Desse total, cerca de 5,4 mil crianças e adolescentes necessitaram receber a dose de algum imunizante do calendário básico que estava em atraso.

O Dia D é mais uma oportunidade desse público ter acesso aos imunizantes contra Hepatite A e B, Poliomielite, Meningococo tipo C e ACWY, diarreia por rotavírus, Papilomavírus-HPV, pneumonias, febre amarela, varicela, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e formas graves de tuberculose.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Guardador de carros é morto a tiros no bairro da Barra

Um homem morreu após ser baleado na manhã desta sexta-feira (15), no bairro da Barra, em Salvador, na esquina entre as ruas Dias D’Ávila e Almirante Marques de Leão. Pessoas que estavam no local ficaram assustadas com o ocorrido.

A vítima que era guardador de carros, foi morta por dois homens em uma moto, segundo informações da 11º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou à unidade sem vida.

Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. O caso vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os policiais fazem rondas no bairro para tentar encontrar o atirador.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Simm oferece 173 vagas de emprego nesta sexta em Salvador

A capital baiana tem 173 vagas de emprego para pessoas sem deficiência, sendo 93 para pessoas com deficiência (PCD) nesta sexta-feira (15) oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Os candidatos deverão acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento.

O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e de maneira remota, via WhatsApp, com escolha a ser feita no momento do agendamento. Para atendimentos via WhatsApp, favor verificar se o contato do cadastro possui conta no aplicativo.

Confira as vagas (não-PCD):

Promotor de vendas

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável experiência em loja de conveniência ou cafetaria.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Modelista

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Overloquista

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Galonerista

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Professor de curso profissionalizante (vaga temporária)

Ensino Superior completo em Administração, Direito, Ciências Contábeis ou RH, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário: a combinar

1 vaga

Recepcionista atendente (vaga temporária)

Ensino médio completo, com ou sem experiência, conhecimento de Informática, vaga zoneada para Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Atendente de lanchonete

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Engenheiro civil (estágio)

Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 4º semestre à noite), sem experiência, conhecimento em Informática, vaga zoneada para região da Paralela (Narandiba, Cabula VI, Imbuí, Mussurunga, Bairro da Paz).

Bolsa: R$500 + benefícios

2 vagas

Funileiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Soldador Tig

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Mecânico de veículo

Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B e curso na área.

Salário: R$2.000 + benefícios

1 vaga

Polidor de veículo

Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis CNH B, Curso na área.

Salário: R$1.480 + benefícios

1 vaga

Repositor de frios

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Simões Filho e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Consultor de vendas especializado

Ensino médio completo ou superior completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A ou B, possuir carro ou moto, ter disponibilidade para viajar, experiência com vendas a médias e grandes empresas.

Salário: R$1.500 + benefícios

2 vagas

Churrasqueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Motorista carreteiro

Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência, CNH E, ter disponibilidade para viajar.

Salário: R$2.032 + benefício

49 vagas

Ajudante de pizzaiolo

Ensino médio incompleto, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio incompleto, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Vagas (para PCD)

Técnico de enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Brotas, Simões Filho e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

5 vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em Excel intermediário.

Salário: R$1.445,71 benefícios

2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.215,82 + benefícios

2 vagas

Operador de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

80 vagas