Foto: Reprodução / Redes sociais

Eduardo Bolsonaro aparece em foto como ‘sheik’ em Dubai e causa críticas de parlamentares

Durante uma viagem a Dubai (Emirados Árabes Unidos) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aparece em uma foto que circula nas redes sociais vestido de “sheik” ao lado da esposa, Heloísa Bolsonaro, e da filha deles. A imagem gerou uma onda de críticas nesta segunda-feira (18).

A comitiva brasileira foi ao país em missão oficial para participar da Expo 2020, por isso, parlamentares da oposição questionaram os gastos do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Queremos saber quem está pagando essa conta”, escreveu em uma rede social, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) que afirmou que acionou o Ministério Público Federal para investigar os custos da viagem.

Já o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure os recursos usados na viagem.

O PSOL escreveu em uma rede social: “Macabro é a família Bolsonaro esbanjando em Dubai às custas do povo que está na fila pra comprar ossos e não morrer de fome. Isso é macabro”.

Na segunda-feira, Eduardo Bolsonaro, para se defender das críticas também usou suas redes sociais, e disse que viajou com recursos próprios.

“Acabei de ser presenteado por um amigo árabe aqui com uma kandora, a roupa tradicional deles daqui que equivale ao nosso terno e gravata”, escreveu o deputado.

Foto: Manu Dias / GOVBA

Rui viaja em busca de investimentos para a Bahia na Europa e Ásia

Em busca de investimentos para a Bahia, o governador Rui Costa embarcou nesta sexta-feira (15), para mais uma missão internacional. O governador vai reforçar laços com multinacionais que já investem na Bahia. A primeira parada será em Berlim, capital da Alemanha, na segunda-feira (18).

Estão planejadas diversas reuniões com empresários e autoridades locais em cidades distribuídas em quatro países de dois continentes: Ásia e Europa. Além de apresentar oportunidades de investimento,

Além da capital alemã, a missão internacional baiana passará por cidades no Cazaquistão, República Tcheca e Emirados Árabes Unidos. “Nós precisamos estar sempre ampliando o relacionamento com outros investidores, inclusive investidores estrangeiros, para que a gente amplie a geração de emprego e de renda do nosso povo”, explicou Rui.

Depois da Alemanha, o governador vai ao Cazaquistão, República Tcheca e Emirados Árabes, onde encerra a missão internacional no dia 29 de outubro. Em virtude da viagem, o vice-governador João Leão assume o Governo do Estado nesta sexta-feira.

Foto: Divulgação / GOVBA

Rui anuncia que aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino serão retomadas no dia 18

O governador Rui Costa anunciou nesta sexta-feira (8), que as escolas da rede estadual de ensino da Bahia vão retomar o modelo de aulas 100% presenciais, a partir do dia 18 de outubro.

Desde 26 de julho, os alunos que cursam o ensino médio na rede estadual estão com aulas no regime semipresencial, em sistema híbrido, metade presencial, metade virtual. Já os estudantes do ensino fundamental vão começar no dia 9 de agosto.

O anúncio foi feito durante agenda do governador no município de Floresta Azul, no sul baiano. No estado, cerca de 175 mil alunos estavam sem ir para a escola desde 18 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação / GOVBA

Governo autoriza desapropriação de terrenos para construção da Ponte Salvador-Itaparica

O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (7) que serão desapropriados terrenos em Salvador e Vera Cruz para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Assinaram o documento o governador Rui Costa, além dos secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o da Casa Civil, Carlos Mello.

Segundo o documento, as pessoas que serão desapropriadas terão direito ao pagamento de indenizações. As áreas desapropriadas servirão para abrigar obras de ampliação e reestruturação viária e também como construção de acessos à ponte.

O documento também autoriza a concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica S.A, a realizar atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência.

Ainda não há definição dos locais exatos que serão desapropriados. A obra da ponte vai começar na região de Água de Meninos, em Salvador, e vai seguir em direção a Vera Cruz, na região de Gameleira.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Rui diz que deve anunciar volta às aulas presenciais após reunião nesta quinta

Durante o Papo Correria, programa nas redes sociais do governo do estado, o governador Rui Costa, disse nesta terça-feira (6), que deve anunciar a volta às aulas 100% presenciais, nesta quinta-feira (7), após reunião com Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O governador afirmou também, que deve passar informações sobre as torcidas nos estádios.

“Vamos avaliar. O número de internados na Bahia está caindo e o de contaminados está estável. Nosso desejo era de que o número de contaminados estivesse caindo também. No caso da presença de público nos estádios futebol, é importante lembrar que quando decidirmos a data da liberação, será exigida a comprovação das duas doses da vacina. Quem tiver tomado apenas uma dose não vai”, explicou.

Além disso, o governador disse que vai convocar 360 professores aprovados em seleção pelo Processo Seletivo Simplificado (Reda). “Estamos fazendo esse reforço na educação para que não falte professor em nenhuma escola do estado e garantir o desenvolvimento de nossos estudantes”.

A lista com os nomes dos profissionais será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da quinta-feira. Serão convocados, 360 professores. Destes, 248 são da Educação Básica, 106 da Educação Profissional e mais seis da Educação Escolar Indígena.

Rui Costa ainda anunciou 30 mil vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo e tecnologia, oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Bahia em parceria com uma startup.

Foto: Reprodução / Rede social

Fusão entre DEM e PSL é aprovada; partido terá o nome de União Brasil

Em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, o DEM e o PSL aprovaram a fusão entre as duas legendas, que se chamará União Brasil e o número será o 44.

De acordo com a cúpula do DEM, a previsão é que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla.

Segundo ACM Neto, presidente nacional do DEM, a expectativa é de que a fusão leve a formação da maior legenda do país. Mas isso também, pode levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas.

Neto divulgou em sua rede social, o nascimento do novo partido. “Dia histórico! Hoje estamos formalizando a criação do União Brasil, que já nasce como o maior partido do país em número de lideranças e que também almeja ser o maior partido em eficiência na entrega de resultados. É isso que queremos: servir de base, de caminho para a pacificação, o diálogo, a conjunção de esforços e a paz que os brasileiros desejam e merecem ter. #UniaoBrasil44”.

Um dos filiados ao DEM, Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho e da Previdência do governo Bolsonaro, votou contrário à união dos partidos e pediu para que a posição dele constasse na ata da convenção.

A União Brasil, mesmo com as baixas dos dois partidos, deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados.

O DEM tem atualmente, 28 deputados, seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Já o PSL, tem 54 deputados e dois senadores.

A fusão, considerando os números atuais, deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados. Em segundo, vem a bancada do PT, com 53 deputados.

No senado, a maior bancada é do MDB, com 15 senadores. A União Brasil vem em segundo com oito parlamentares, e seria a quarta maior bancada.

Com a fusão, a União Brasil governará 4 estados do país. Roraima e Tocantins, que são do PSL; e o DEM governa Goiás e Mato Grosso.

Foto: Reprodução / Rede social Bruno Reis

Bruno Reis entrega nova escola em Fazenda Grande II

O prefeito Bruno Reis entregou nesta segunda-feira (4), a Escola Municipal Fazenda Grande II, na Rua Edson Teixeira Barbosa. A unidade de ensino foi completamente reconstruída pela Prefeitura de Salvador.

Além do prefeito, a cerimônia simbólica teve a presença do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

Com cerca de 2 mil m² de área construída, a unidade escolar vai oferecer todo o conforto e segurança para estudantes do Ensino Fundamental l e EJA – Educação para Jovens e Adultos. A capacidade também foi ampliada: de 556 para 750 estudantes.

O prédio foi projetado e reconstruído seguindo os padrões modernos de arquitetura. Dentre as novidades está a instalação do sistema de reuso de água da chuva, solução encontrada para reduzir os gastos mensais de consumo de água potável.

Foto: Reprodução / GOVBA

Rui nomeia 39 novos investigadores da Polícia Civil e convoca mais 171 professores

A nomeação de 39 novos investigadores da Polícia Civil baiana foi publicada nesta quarta (22) pelo governador Rui Costa, que já tinha anunciado o decreto durante transmissão do Papo Correria na noite da terça-feira (21).

O documento poderá ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor. Esta é a terceira e última nomeação para a Polícia Civil referente ao último concurso público do órgão.

Rui também anunciou que serão convocados, ainda esta semana, mais 150 professores da Educação Básica e 21 professores indígenas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda)

Medidas de prevenção ao coronavírus

O governador afirmou também, que o DOE desta quarta-feira (22) atualiza o decreto com medidas de prevenção ao coronavírus. Com a atualização, fica autorizada a realização de eventos com a presença de público de até 1.100 pessoas. O decreto tem validade por mais dez dias.

Foto: Divulgação / GOVBA

Rui anuncia apoio e valorização do boxe na Bahia

O governador Rui Costa apresentou projetos para valorização do boxe na Bahia, em um encontro com os pugilistas campeões olímpicos Herbert Conceição e Robson Conceição nesta quinta-feira (16).

O governador anunciou além do novo Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais que será instalado na capital baiana, também algumas mudanças na gestão do centro Pan-americano de judô, em Lauro de Freitas, que deve abrigar outras modalidades de lutas.

Com um investimento de R$ 4,2 milhões, o novo centro de treinamento tem como objetivo garantir as condições apropriadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, além de fomentar interesse pelo boxe e artes marciais nos jovens de todo o estado. Segundo o governador o espaço deve estar pronto até o primeiro semestre de 2022.

De acordo com o governo, o centro irá funcionar no Largo de Roma, na Cidade Baixa, e vai contar com uma estrutura térrea e de mezanino, onde estarão distribuídos o hall de entrada com mesas e espaço para o atendimento público, estacionamento, espaço de convivência com vista para o mar, vestiário masculino e feminino com acessibilidade para pessoas com deficiências (PCD), além de refeitório mobiliado com mesas e sofás para descanso e interação entre os atletas.

Após a conclusão da obra pela Conder, o espaço será gerido pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que vai adquirir os equipamentos indispensáveis para a prática do boxe e de outras lutas marciais. A licitação será realizada no próximo mês pela Sudesb.

Foto: Divulgação / GOVBA

Governo lança edital para a construção de Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais

O edital para contratação da empresa que fará a reforma do espaço onde o Governo do Estado vai instalar o Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, em Salvador será publicado nesta quinta-feira (16).

A abertura das propostas ocorrerá no dia 8 de outubro, às 9h30, Salvador será publicado nesta quinta-feira (16), e o documento estará no site da Conder, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (www.conder.ba.gov.br).

Segundo o governo, o centro representa um investimento de R$ 4,2 milhões e vai funcionar no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O objetivo é garantir as condições adequadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, que têm se destacado em disputas nacionais e internacionais, a exemplo das Olimpíadas.

A obra inclui a reforma de um prédio com pavimento térreo e mezanino, anexado a um galpão com cobertura e estrutura metálicas. Estão previstas ainda a substituição da cobertura do galpão e a abertura de vãos para ventilação cruzada e saídas para o pátio lateral com jardim, que será parcialmente coberto por uma pérgola de madeira, ligando o estacionamento ao espaço de convivência com vista para o mar.

O equipamento terá vestiários feminino e masculino, acessíveis para Pessoas Com Deficiência (PCD). No hall de entrada, haverá área para mesas e atendimento ao público. O projeto prevê também um refeitório mobiliado com mesas e sofás, para descanso e interação entre os atletas.

Depois da obra concluída pela Conder, o centro ficará sob a gestão da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que vai adquirir os equipamentos necessários para a prática do boxe e das lutas marciais. Essa nova licitação será realizada pela Sudesb no dia 6 de outubro.

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

Rui nomeia Nelson Pelegrino para conselheiro do TCM

Em documento publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16), o governador Rui Costa nomeou Nelson Pelegrino para cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM). A nomeação vem um dia após a aprovação do nome de Pelegrino pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Por conta da nomeação, Pelegrino, deputado federal licenciado, foi exonerado também hoje (16), do cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Assume a secretaria até então sob comando de Pelegrino, a atual Chefe de Gabinete da Sedur, Ananda Lage.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Bruno Reis anuncia cerca de 170 novos ônibus com ar condicionado no transporte de Salvador

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta terça-feira (14), por meio da rede social, que a frota de ônibus do transporte público de Salvador será renovada com 169 novos veículos com ar condicionado.

De acordo com o prefeito, 70 deles serão integrados até o final do mês, enquanto, o restante será integrado à frota até o final do mês de outubro.

Com essa nova frota, a capital baiana vai chegar perto dos 40% de renovação de veículos com ar condicionado, conforme informou o gestor municipal.

Já os ônibus elétricos, que começarão a ser testados nesta terça, o prefeito informou que integrarão o sistema do BRT, mas que não sabe ainda a quantidade de veículos que serão utilizados.

Foto: Camila Souza / GOVBA

Rui Costa anuncia “passaporte da vacina” para acesso a locais públicos

O governador Rui Costa (PT) anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (13) que a Bahia vai passar a exigir o “passaporte da vacina” em breve, e que a entrada em locais públicos será condicionada à apresentação do comprovante de vacinação com a segunda dose. 

“Nós vamos exigir o chamado passaporte da vacina para acesso a locais públicos. Esta medida não foi tomada ainda porque quem tem menos de 40 anos ainda não tomou a segunda dose. Queremos acelerar a vacinação para que as flexibilizações sejam feitas, mas com o devido cuidado”, disse o governador.

Foto: Bruno Concha / Secom

Programa Morar Melhor beneficia 214 casas no Alto do Gantois

O programa Morar Melhor beneficiou a comunidade do Alto do Gantois, na Federação. Na manhã da quinta-feira (9), o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para realização de obras em 214 casas em situação precária. O prefeito estava acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e demais gestores municipais.

Números do Morar Melhor

A ação no Alto do Gantois integra a terceira fase do programa que, em 2021, já efetuou reparos em mais de 3 mil residências na capital baiana. Deste total, somente na Federação, o Morar Melhor já reformou 324 casas, sendo 192 delas na comunidade do Alto do Sobradinho. Desde a implantação, o programa já promoveu intervenções em cerca de 34 mil lares em quase todos os bairros da cidade.

Desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor é dividido em três fases: cadastramento, execução das obras e fiscalização. As melhorias são indicadas pelos próprios moradores e incluem reboco e pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.  As intervenções em cada residência chegam até R$7 mil.

O cadastramento das residências é feito pelo próprio programa . Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza, com renda per capita inferior a R$85; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Foto: Divulgação

Rui Costa participa de seminário virtual sobre tecnologia promovido pela Embaixada da China

O governador Rui Costa participou de um seminário virtual sobre tecnologia, nesta quinta-feira (9), desenvolvido pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e pelo Consulado-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. O encontro online, com o tema “Rumo ao futuro digital e desenvolvimento impulsionado por serviços”, debateu o desenvolvimento de tecnologias que possam ajudar áreas como Saúde, Educação e Segurança.

Segundo o governador, a tecnologia é o caminho para melhorar o conforto do ser humano e aumentar a segurança e o acesso das pessoas à ferramentas educacionais. “Venho aqui dar o meu testemunho extremamente positivo sobre a relação da Bahia com a China e dizer que as possibilidades são muito grandes no uso de tecnologia para o desenvolvimento da saúde e da educação, no avanço de cidades inteligentes, na busca por uma segurança pública cada vez melhor, usando ferramentas tecnológicas”.

Rui ainda lembrou que a Bahia já tem uma parceria muito frutífera com empresas chinesas e é responsável por um dos mais bem sucedidos programas de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões do país, com investimentos totais superiores a R$ 10 bilhões.

“Aqui, temos em andamento projetos de grande porte, como a ponte Salvador-Itaparica, que conta com R$ 8 bilhões e terá quase 13 quilômetros de extensão. Temos ainda um investimento de R$ 2 bilhões em mobilidade urbana da BYD, que é o monotrilho. Acabamos de contratar o monitoramento por vídeo em cerca de 80 novas cidades, com o uso de tecnologia voltada para a área de segurança pública, com inteligência artificial buscando fazer reconhecimento facial”.

A cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, falou sobre a importância da boa relação mantida entre governos, para atração de investimentos. Ele afirmou que o Estado da Bahia tem mantido um acordo de amizade e cooperação com o governo chinês.

“O governador Rui Costa já foi pessoalmente à China e promoveu ainda mais essa parceria pragmática bilateral, e tem todo o nosso apoio. Nesse momento, as duas partes vêm se esforçando para desenvolver diversos projetos e o governo chinês apoia as empresas chinesas respeitando as regras de mercado para desenvolver esses projetos na Bahia”, concluiu Tian Min.

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Rui Costa cutuca Bolsonaro no 7 de setembro: “Independência é comida no prato, e não fuzis”

Sem o tradicional desfile do 7 de setembro, mais uma vez, por causa da pandemia, o governador Rui Costa, ainda assim, exaltou o 7 de Setembro e desejou o dia com muito amor no coração dos baianos.

O chefe do executivo estadual, em uma postagem na rede social afirmou que Independência é “comida no prato, e não fuzis”. No mês passado, Jair Bolsonaro disse ao sair do Palácio da Alvorada, que o povo deve comprar fuzil, ao invés de feijão.

“Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Daí tem um idiota que diz “ah, tem que comprar feijão”. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar”, disparou.

Rui Costa disse ainda que Independência é liberdade, é democracia! É cuidar de gente. “Desejo um 7 de setembro com muito amor no coração”.

“Independência é um sonho que se constrói dia a dia; Independência é amar, é respeitar, é saber conviver com o contrário, é dar as mãos na dura batalha contra o ódio. Independência é verdade que constrói e não a mentira que destrói; Independência é comida no prato, e não fuzis”, ressaltou o governador.

Foto: Bruno Concha / Secom

Bruno Reis entrega duas novas praças no Bairro do Stiep

Os moradores do Stiep e adjacências já podem aproveitar duas novas praças construídas pela prefeitura de Salvador. A Imperial, situada na Rua Leopoldo Miguez, e a Jair Leite, localizada na Travessa Parnamirim.

O espaço possui área total de 800m², sendo 300m² compostos de área verde, e agora oferece aos moradores uma infraestrutura completa com academias de saúde e ginástica, mesas de jogos, bancos modulares, parque infantil, casa de Tarzan, gangorra, balanço e cavalinho. Há ainda grama natural e sintética, um cercado em eucalipto e paisagismo. A obra recebeu um investimento de pouco mais de R$176 mil.

No local foram instalados 25 pontos de iluminação em LED e oito postes, para que os moradores e visitantes possam usufruir do equipamento à noite com maior segurança.

Os espaços de convivência e lazer foram entregues à população na noite da quinta-feira (2), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita, Ana Paula Matos; do titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro.

Bruno Reis ressaltou que independente do bairro, seja de classe média ou mais carente, a prefeitura sempre faz o trabalho com muita dedicação. “Usamos os mesmos materiais e equipamentos em todas as áreas da cidade”, destacou.

Foto: Marcos Corrêa / PR

Bolsonaro chega à Bahia para formalizar contrato de concessão da ferrovia Oeste-Leste

O presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia nesta sexta-feira (3), para participar da cerimônia de formalização do contrato de concessão do trecho de 537 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na cidade de Tanhaçu.

Por volta das 8h30, o avião presidencial pousou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, cerca de 130 km de Tanhaçu. Em seguida, o presidente seguiu de helicóptero para Tanhaçu, onde chegou cerca de uma hora depois.

Na Bahia, o uso de máscaras é obrigatório na maioria das cidades, mas Bolsonaro não usou máscara de proteção contra a Covid-19 no estado baiano. Esta é a terceira viagem dele, este ano, ao estado baiano.

No aeroporto de Conquista, por motivo de segurança, os apoiadores precisaram passar por detecção de metais, antes de se aproximarem do presidente, que estava acompanhado dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do Turismo, Gilson Machado, e da Cidadania, João Roma.

O trecho da FIOL que fica entre as cidades baianas de Caetité e Ilhéus será assumido oficialmente pela Bahia Mineração (Bamin). A concessão vem após o leilão vencido pela mineradora em abril.

Em 2011, as obras de construção da FIOL começaram em uma parceria entre os governos federal e da Bahia. Entretanto, a obra foi paralisada entre 2015 e 2017, por falta de verbas, e segue sem previsão de conclusão.

Foto: Betto Jr / Secom

Bruno Reis entrega à Câmara o Plano Plurianual de Salvador 2022-2025

O Projeto de Lei que institui o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2022-2025 foi entregue pessoalmente pelo prefeito Bruno Reis à Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, na casa legislativa. O PPA tem prioridade para investimentos nas áreas sociais e a criação de programas que lançam as bases para uma transformação da matriz econômica de Salvador.

Estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Câmara, Geraldo Júnior; o secretário da Casa Civil municipal, Luiz Carreira; e demais vereadores. O documento agora será analisado para posterior votação pelo Legislativo. O documento agora será analisado para posterior votação pelo Legislativo.

O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Municipal, conforme determinam a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal, sendo elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano da gestão.

O objetivo é viabilizar a implementação e a gestão de políticas públicas para os quatro próximos anos e também nortear as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA), elaboradas anualmente.

“O documento elenca programas, projetos e ações para 2022 a 2025 que atendem às necessidades mais prementes da população, com o objetivo de tornar Salvador mais igual e cada vez melhor”, disse Bruno Reis.

O prefeito ainda destacou que fez questão de ir pessoalmente entregar o PPA na Câmara de Vereadores, em respeito ao trabalho realizado pelo Legislativo em defesa dos interesses da cidade, completando com a importância do PPA como um dos instrumentos fundamentais do planejamento municipal.

“Vamos construir um modelo de PPA 2022-2025 com as contribuições desta casa e que servirá de modelo para outras capitais”, afirmou o presidente da Câmara, Geraldo Júnior.

Investimentos

O PPA 2022-2025 envolve recursos da ordem de R$40,5 bilhões, dos quais R$34,5 bilhões são orçamentários e R$6 bilhões extraorçamentários, que são os recursos oriundos da iniciativa privada ou de outras esferas de governo. Na mensagem, o prefeito reafirma o compromisso de manter as conquistas das últimas gestões, com equilíbrio nas contas públicas, otimização dos gastos, oferta com qualidade de serviços públicos, apesar dos últimos anos de baixo crescimento econômico nacional e a emergência da pandemia da Covid-19.

O Plano Plurianual traz oito eixos estratégicos, que sinalizam as macrosdiretrizes da administração, em 15 programas de governo e 356 ações destinadas a responder às demandas da sociedade, intervir em problemas que se apresentam nas diversas dimensões das funções de governo, dentre elas, nas áreas social, econômica, ambiental, tecnológica e administrativas. A escuta à população para a elaboração das ações, tomou como base o programa Ouvindo Nosso Bairro, de consulta popular pela internet, com votação para o estabelecimento de prioridades.

Foto: Divulgação / GOVBA

Lula visita o Cimatec Park, em Camaçari acompanhado de Rui Costa e lideranças políticas

O ex-presidente Lula conheceu o Senai Cimatec Park, complexo industrial inaugurado em 2019, acompanhado do governador Rui Costa (PT), do secretário de Relações Institucionais do Estado, e ainda do ex-prefeito de Camacari, Luiz Caetano.

Para finalizar o último dia de sua visita à Bahia, no Cimatec, Lula conheceu projetos de produção industrial de hidrogênio, considerado o combustível do futuro, e também de uma unidade de produção de vacinas.

O Cimatec Park já contou com investimento de US$ 20 milhões, e tem 11 galpões em funcionamento e 9 em construção.

“Nós queremos um Brasil cada vez mais avançado, que valoriza a ciência, com grandes centros de pesquisa e tecnologia e incentivos para uma indústria nacional cada vez mais competitiva”, ressaltou o governador em suas redes sociais.

Além de lideranças políticas do município também estiveram presentes, o deputado estadual Bira Coroa (PT) e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban.

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Governadores do Nordeste assinam carta em defesa da legalidade e da paz no país

Uma Carta dos Governadores do Nordeste foi assinada e divulgada pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (25), conclamando “a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz”.

O grupo que esteve reunido em Natal, no Rio Grande do Norte destacou no documento que somente com esse posicionamento “o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação”.

“Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, ressalta o texto.

A carta foi assinada por sete governadores – Wellington Dias (Piauí), Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) – e duas vice-governadoras: Luciana Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Vereador de Ilhéus é cassado, acusado de “rachadinha” e assédio

O mandato do vereador Luca Lima (PSDB) foi cassado em sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus, na noite desta quarta-feira (25), com 18 votos a favor, uma abstenção e um voto contra.

O legislador foi acusado de praticar “rachadinha”, além de assédio moral e sexual contra servidoras em seu gabinete. Ele foi alvo da operação Cúria, da Polícia Civil, no dia 30 de junho, com mandados de busca e apreensão cumpridos em imóveis do vereador.  

De acordo com a denúncia, as mulheres faziam atividade de empregada doméstica em imóveis de propriedade dele, sem relação com o mandato.

No lugar de Luca Lima vai tomar posse como vereador, Nery Santana, do PSL. Ele estava na suplência após chegar a 1.006 votos na eleição do ano passado.

Votação dos Vereadores de Ilhéus 

1. Abraão – SIM
2. Alzimário (Gurita) – SIM
3. Aldemir Santos – SIM
4. Augusto ( Augustão) – SIM
5. Cesar Porto – SIM
6. Claudio Magalhães – SIM
7. Ederjunior – SIM
8. Edvaldo Gomes – SIM
9. Enilda Mendonça – SIM
10. Evilácio (Nivo Valverde) – SIM
11. Ivete Maria – SIM
12. Ivo Evangelista – SIM
13. Jerbeson Moraes – SIM
14. Luciano Luna – ABSTENÇÃO 
15. Fabricio Nascimento – SIM
16. Luca Lima – Saiu da sessão durante a votação
17. Nerival – NÃO 
18. Paulo Carqueija – SIM
19. Sérgio do Amparo – SIM
20. Tandick – SIM
21. Vinicius Alcântara – SIM

Foto: Divulgação

Lula chega à Bahia e é recebido por Jaques Wagner e Rui Costa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quarta-feira (25), em Salvador, e foi recebido pelo senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa. Ele ficará na Bahia até sexta-feira (27), quando encerra a caravana pelo Nordeste, já na expectativa das eleições 2022.

Nas redes sociais, Rui enalteceu a chegada do ex-presidente. “Bem-vindo, presidente @LulaOficial! A Bahia te recebe de braços abertos e muito axé. Em nome dos baianos, eu e o senador @jaqueswagner recebemos com muita alegria o melhor presidente que esse País já teve!”

Na agenda, está programada a participação de atividades na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e na Policlínica de Narandiba. Também terá encontro com políticos aliados, visita a Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, na Liberdade e um jantar reservado no Palácio de Ondina, além de ir ao Senai/Cimatec, em Camaçari.

Foto: Bruno Concha / Secom

Programa Morar Melhor reforma 124 casas na Calçada

O bairro da Calçada foi beneficiado com a chegada do programa Morar Melhor, que reformou, pela primeira vez, na comunidade do Beco do Sabão, 124 casas em condições precárias de habitação.

O prefeito Bruno Reis, entregou as casas reformadas, nesta terça-feira (24), junto com a vice-prefeita Ana Paula Matos e o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, durante solenidade na 1ª Travessa São Domingos.

Com a conclusão das obras, as famílias beneficiárias passam a viver com mais dignidade, conforto e qualidade de vida. Cada imóvel pôde contar com até R$7 mil para a realização das intervenções, cuja lista de serviços envolveu pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, colocação de portas e janelas, além de instalações sanitárias.

Critérios

O Morar Melhor é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Para o programa, equipes do órgão levam em consideração diversos critérios econômicos e sociais para a escolha das localidades que serão cadastradas.

Entre os fatores analisados estão a precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família.

Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.