Foto: Paula Fróes / GOVBA

Rui Costa faz mudanças de comando em secretarias estaduais

Durante transmissão do Papo Correria por meio das redes sociais, o governador Rui Costa (PT) anunciou mudanças no secretariado da gestão estadual, na noite desta terça-feira (4). A Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) será comandada pelo vice-governador João Leão. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) passa a ser chefiada pelo deputado estadual Nelson Leal.

As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (5). Outras mudanças serão publicadas no Diário Oficial ainda esta semana.

Foto: Divulgação / DEM

ACM Neto se reúne com bancada do DEM com foco nas eleições de 2022

Um encontro, realizado na sede da legenda no estado, reuniu nesta terça-feira (4), o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, com a bancada de deputados estaduais do partido na Bahia. Segundo a assessoria de Neto, a pauta foi sobre as eleições do próximo ano.

Na reunião estavam presentes, o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual da sigla, o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho e o ex-deputado Luciano Ribeiro.

Ainda participaram os deputados estaduais Sandro Régis, líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Alan Sanches, Tom Araújo, Pedro Tavares e Luciano Simões Filho, que lidera a bancada do partido no Legislativo estadual. Na oportunidade, eles discutiram estratégias para eleições de 2022, com avaliação do cenário político atual na Bahia e no Brasil.

O deputado estadual Sandro Régis disse que o Democratas saiu fortalecido do pleito de 2020, ao eleger nove prefeitos nas 30 maiores cidades do estado. “Agora, estamos discutindo o nosso estado para apresentar, em 2022, um projeto que foque nos interesses da Bahia e dos baianos, sob a liderança de ACM Neto”, afirmou.

Foto: Betto Jr / Secom

Bruno Reis anuncia reabertura das praias a partir de segunda em Salvador

A Prefeitura vai permitir a reabertura de todas as praias de Salvador, a partir da próxima segunda-feira (3) com horário livre e nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. A exceção será o Porto da Barra, que funcionará apenas de terça a sexta. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva virtual na entrega simbólica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raul Queiroz, em São Cristóvão, nesta sexta-feira (30).

Segundo o prefeito, a medida foi tomada a partir de um pleito dos próprios trabalhadores que atuam nas praias e do trade turístico, e considerando a situação atual da cidade, que possui mais leitos clínicos e de UTI exclusivos para Covid-19 em comparação ao ano passado.

“Diante da situação de hoje, podemos voltar com segurança. No entanto, se tiver risco de chegada de novas cepas ou os números voltarem a crescer, podemos suspender essas decisões”, declarou Bruno Reis.

Além disso, a gestor municipal anunciou o retorno de 100% das atividades presenciais na Prefeitura, inclusive os atendimentos presenciais. Em alguns casos, esses atendimentos podem ser feitos através de agendamento, a depender da dinâmica do órgão. Neste caso, continuam afastados os trabalhadores que estão no chamado grupo de risco, a exemplo de comorbidades e gestantes.

Ainda foi autorizada neste domingo (2), na segunda-feira (3) e no próximo domingo (9), a abertura do comércio de rua, das 10h às 18h, e dos shoppings centers e centros comerciais e similares, das 10h às 20h, devido à proximidade do Dia das Mães.

Imagem: Reprodução / Redes sociais

Rui diz que aplicaria Sputnik na Bahia mesmo sem aval da Anvisa

O governador Rui Costa (PT) declarou em entrevista na manhã desta sexta-feira (30), que mesmo sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aplicaria a Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, na população da Bahia.

“Não só aplicaria. Eu seria o primeiro voluntário a tomar”, disse o petista. “A minha família também. Não estaria propondo se eu não acreditasse. São mais de 20 milhões de pessoas no mundo e nenhum caso reportado”, disse o governador.

“A Anvisa declarou que foi impedida de ter acesso aos laboratórios russos. O instituto negou. Nós enviamos duas pessoas do Consórcio do Nordeste nos mesmos dias que a Anvisa estava lá. Hoje a gente fica na dúvida: quem está falando a verdade?”, questionou o governador em entrevista à Globo News.  

Diante do veto da importação do imunizante da agência brasileira, Rui sugeriu que a Anvisa pegue as vacinas que estão na Argentina para testes no Brasil.

Foto: Alan Santos / PR

Bolsonaro critica restrições e diz que “Forças Armadas podem ir às ruas”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexta-feira (23) que as Forças Armadas poderão ir às ruas para garantir a ordem no país, caso a política de medidas restritivas adotadas por prefeitos e governadores contra a Covid-19 promova o que chamou de “caos”. A afirmação foi em entrevista concedida à “TV Crítica”, do Amazonas.

O presidente ainda disse que, se preciso, o Exército será convocado para “restabelecer todo o artigo 5º da Constituição”, que estabelece os direitos individuais da população, como o de ir e vir ou a liberdade religiosa.

Desde abril do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que governantes locais adotassem medidas restritivas durante a pandemia. Entretanto, na visão de Bolsonaro, as medidas que promovem o distanciamento social, como o fechamento do comércio, estariam descumprindo a Constituição, que garante as liberdades para o cidadão.

“O nosso Exército, se precisar, iremos para as ruas não para manter o povo dentro de casa, mas para restabelecer todo o artigo 5 da Constituição. E se eu decretar isso vai ser cumprido esse decreto. As Forças Armadas podem ir para a rua sim. Para fazer valer o artigo 5, direito de ir e vir, direito ao trabalho, liberdade religiosa, de culto, para cumprir tudo aquilo que está sendo descumprido por parte de alguns governadores, prefeitos”,  disse Bolsonaro.

O novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, havia afirmado em um vídeo, logo que assumiu o posto, que a instituição é um “vetor de estabilidade”.

Não foi a primeira vez que o presidente faz referência ao que chama de “caos”. Em 12 de abril, ele afirmou que “cada vez mais a população está ficando sem emprego, renda e meios de sobrevivência. O caos bate na porta dos brasileiros. Pergunte o que cada um de nós poderá fazer pelo Brasil e sua liberdade e… prepare-se”.

Foto: Betto Jr / Secom

Bruno Reis anuncia retomada das aulas semipresenciais para o dia 3 de maio

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta sexta-feira (23) a retomada das aulas de forma semipresencial, a partir do dia 3 de maio, tanto para escolas públicas municipais, quanto para particulares.

Segundo o prefeito, as escolas estarão abertas para visitação e acolhimento, até a próxima sexta-feira (30). Até esta data, as famílias poderão procurar as instituições para conversar com professores e direção, e fazer verificação dos espaços. Não há detalhes se o retorno será obrigatório ou facultativo.

Retorno das escolas                             

Escolas particulares – podem fazer o retorno completo, em todas as séries.

Escolas públicas – retornam apenas as séries até o ensino fundamental, porque a prefeitura não administra escolas de ensino médio, que são de responsabilidade do governo do estado.

Protocolos

Além do uso obrigatório de máscaras, o prefeito também definiu um escalonamento dos estudantes. Por aula, apenas 50% de uma turma poderá estar na sala.

Os alunos serão escalonados em grupo por dia, para que todos tenham o conteúdo presencial. As turmas especiais serão de, no máximo, duas horas para cada turno de aula.

Confira detalhes do protocolo: 

Foto: Valter Pontes / Secom

Bruno Reis afirma que Salvador conclui vacinação de pessoas de 60 anos nesta terça

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou na tarde desta segunda-feira (19), que Salvador estará concluindo a vacinação de pessoas com 60 anos, nesta terça (20). Com isso, a capital baiana será uma das primeiras capitais do país a concluir a vacinação dos idosos.

“Vamos conquistar esse marco importante. Amanhã, a cidade conclui a vacinação, com a primeira dose, de todos os idosos. Um trabalho sério e dedicado leva a esse resultado”, declarou Bruno Reis.

Serão vacinados os cidadãos nascidos de 20 de janeiro a 20 de abril de 1961, das 8h às 16h. Também poderão receber a primeira dose os idosos acima de 60 anos que ainda não compareceram aos postos.

As doses serão aplicadas nos pontos drive-thru da:

Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina,

Arena Fonte Nova – Nazaré;

Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos;

5º Centro de Saúde – Barris;

Parque de Exposições – Paralela;

Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio;

Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula;

Unijorge – Campus Paralela;

Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança pública e pacientes em hemodiálise

Todos devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . No local de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

Já os autônomos devem levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso dos policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.

As doulas, no ato da vacina, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A imunização para estes públicos acontece das 8h às 16h, nos pontos drives e fixos montados na Fundação Baiana de Desenvolvimento para as Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Vacina Express

Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Segunda dose

Nesta terça-feira (20) haverá Corujão da Vacinação para aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. Três pontos drive-thru vão funcionar com horário estendido para quem estiver de carro, até 21h, na FTC Paralela, Faculdade Universo – Avenida ACM e Barradão – Canabrava. Outros postos vão funcionar das 8h às 18h: o drive na USF San Martin e os pontos fixos no Clube dos Oficiais da PM – Dendezeiros, UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré e UBS Colinas de Periperi, além da FTC Paralela e Barradão – Canabrava.

Os idosos que receberam a primeira dose em casa através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada

Acontecem normalmente os atendimentos e marcações no site Hora Marcada para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. No total, são disponibilizados 25 postos de saúde e um drive na Faculdade Maurício de Nassau, da Pituba, para o atendimento da imunização com hora marcada. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

A gestão orienta o público-alvo para que não ultrapasse o horário combinado, não comprometendo os demais agendamentos. Também é necessário evitar chegar com muita antecedência no local da vacinação para não gerar longas filas e aglomeração.

No site vacinahoramarcada.saude salvador.ba.gov.br é permitido que os idosos que já receberam a primeira dose possam preencher os dados pessoais e escolher um dos locais, bem como data e hora. Em seguida, um comprovante com código QR Code será gerado para confirmar a marcação.

A estratégia de agendamento é mais uma opção rápida e confortável para que o idoso possa buscar a segunda dose, importante passo para completar o esquema vacinal e ficar efetivamente imunizado.

Foto: Divulgação

ACM Neto participa de inauguração nesta segunda em Feira de Santana

O Presidente nacional do Democratas, ACM Neto vai a Feira de Santana nesta segunda-feira (19) a convite do prefeito Colbert Martins (MDB), para a inauguração da nova Avenida Josias Ribeiro, às 9h30. A obra dispõe de duas pistas pavimentadas, ciclovia e iluminação em LED.

De acordo com a prefeitura de Feira, a via faz parte de um complexo de mobilidade urbana que está sendo implantado na zona norte da cidade, atualmente um dos maiores vetores de crescimento urbano.

A nova avenida vai facilitar principalmente o acesso a bairros como Papagaio, Novo Horizonte e Feira VI, como também para a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), servindo de alívio para os motoristas que precisam enfrentar o intenso tráfego na BR-116 Norte, que liga a Princesa do Sertão à Serrinha.

Foto: Ascom Feira / Divulgação
Foto: Divulgação / Senado

Otto Alencar diz que CPI da Covid deve começar na quinta e ouvirá ex-ministros da Saúde

O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, disse neste sábado (17), que a CPI da Covid-19 deve começar na próxima quinta-feira (17), e sua posição na comissão será isenta, apenas para investigar possíveis irregularidades no enfrentamento à pandemia. A declaração foi feita em entrevista ao vivo na Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente.

“Minha posição na CPI será isenta, imparcial, apenas para investigar se realmente aconteceram erros de planejamento e aconselhamento do ponto de vista cientifico e médico no combate à Covid-19. Nós tivemos várias reuniões e ontem ficou decidido o presidente Omar Aziz, do PSD, que é do Amazonas, onde aconteceu praticamente o caos”, disse.

A CPI terá 11 senadores titulares e sete suplentes e a relatoria será de Renan Calheiros, do MDB. Ex-ministros da Saúde também serão ouvidos.

“Vamos investigar questões que aconteceram desde a gestão do Mandetta, passando pelo Nelson Teich, Pazuello e Queiroga, que também deverá ser ouvido, uma vez que continua faltando oxigênio, medicamentos, as vacinas não chegaram. Todo o planejamento das vacinas não foi confirmado, faltou muito. Agora mesmo, no mês de abril, seria 46 milhões de vacinas e não chegar a 25 milhões”, disse o senador.

Ainda de acordo com Otto Alencar, em agosto de 2020, ele encaminhou questionamentos ao então ministro da Saúde, Pazuello, sobre a compra de vacinas. “O governo teve erros em todo o trajeto, inclusive na gestão Pazuello. Ano passado, eu encaminhei, através do Senado Federal, o questionamento sobre a compra de vacinas no mês de julho e agosto, e a resposta, do ministro Pazuello, que chegou textualmente foi: ‘só vou comprar vacina se tiver demanda’. Por que não planejou isso em agosto do ano passado?”.

O senador ainda afirmou que a Coronavac foi o grande acerto do governo de São Paulo no ano passado, e a cada 10 vacinas, oito são do Butantan hoje. “É o que está dando alívio às pessoas. O custo de uma vacina dessa são 10 dólares, uma dária de UTI é R$ 3 mil. Essa doença é só controlável por vacina”.

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

Rui anuncia prioridade de vacinação para trabalhadores da Educação a partir dos 55 anos

O governador Rui Costa (PT) anunciou nas suas redes sociais que está garantida a prioridade para a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da área da Educação com 55 anos ou mais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15).

O governador também informou que será ampliada a imunização dos policiais e trabalhadores de segurança e salvamento, que passa a incluir quem tem entre 45 e 49 anos. “Estamos trabalhando para que a vacina chegue a todos”, disse Rui.

Rui Costa ressaltou ainda que a vacinação realizada pelos municípios depende da chegada dos imunizantes. “Por isso tenho cobrado celeridade do Governo Federal. Garantimos a Sputnik V e estamos lutando para que a Anvisa autorize a importação da vacina russa. Queremos salvar vidas”.

Foto: Reprodução / Rede social / Lula

STF rejeita recurso que buscava reverter anulação das condenações de Lula

O recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato foram rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (15).

Os oito ministros, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, votaram pela rejeição do recurso. Três dos magistrados votaram pela aceitação. Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

Com o recurso rejeitado, as anulações das condenações serão mantidas, e Lula permanecerá elegível. A defesa do ex-presidente diz que o “resultado do julgamento restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do sistema de Justiça”.

No próximo dia 22, o julgamento terá continuidade com a apreciação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A Segunda Turma do STF considera a atuação de Moro parcial ao condenar o ex-presidente.

Foto: Valter Pontes / Secom

Bruno Reis anuncia vacinação de pessoas com comorbidades e doenças crônicas

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou durante coletiva realizada nesta quarta (14) que será possível retomar a vacinação dos idosos a partir de 61 anos, assim que cheguem as novas doses da vacina. A previsão de chegada do novo lote de imunizantes à Bahia é na quinta-feira (15).

O prefeito ainda disse que Salvador deve receber 40 mil doses de vacinas e que, com isso, poderá avançar o cronograma de vacinação para outros públicos alvo.

Já a vacinação dos idosos a partir de 60 anos, a previsão é que seja no sábado (17) e domingo (18). Segundo Bruno, a partir da segunda-feira, a capital comece a 3ª etapa da imunização de vacina em pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que possuam comorbidades e doenças crônicas.

De acordo com a prefeitura, o público alvo precisa ser residente em Salvador. As comorbidades e doenças crônicas são definidas de acordo com o Ministério da Saúde. Algumas delas são: doenças renais crônicas, pessoas com Síndrome de Down, transplantados, imunossuprimidos e doenças cardiovasculares.

Pacientes que já fazem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), terão cadastro feito automaticamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Já no caso dos pacientes que fazem atendimento pela rede particular, o médico que acompanha deve fazer o cadastro.

O site disponibilizado para esse cadastro é o www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br. A plataforma só será ativada quando a terceira etapa de vacinação começar. Nela, os médicos ou suas equipes utilizarão o mesmo login e senha de acesso ao site do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).

O médico deve inserir seus dados pessoais e, em seguida, cadastrar os dados pessoais do paciente, como nome, CPF, data de nascimento e filiação. Depois, um formulário é gerado já com os dados pesquisados do paciente, e o médico seleciona as comorbidades, de acordo o Ministério da Saúde.

O presidente com imigrantes venezuelanos em São Sebastião, no Distrito Federal. Foto: Reprodução / Facebook

Bolsonaro critica decisão do STF que permitiu fechamento de igrejas

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar neste sábado (10), medidas que restringem a circulação de pessoas, que visam diminuir o contágio do vírus. A fala do chefe do executivo vem em um momento que o Brasil passa por um dos piores momentos da pandemia. No sábado, o país superou a marca de 350 mil mortes por Covid-19.

Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada no fim da manhã e circulou sem máscara por Brasília. Ele chamou de “absurdo dos absurdos” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a fecharem igrejas e templos durante a pandemia.

“Lamento os superpoderes que o Supremo Tribunal Federal deu a governadores e prefeitos, para fechar inclusive salas, igrejas, de cultos religiosos. É um absurdo dos absurdos. Artigo quinto da Constituição. Não vale o artigo quinto da Constituição, não está valendo mais. Está valendo o decreto do governador”, disse o presidente, durante visita a São Sebastião, região do Distrito Federal.

Na companhia do presidente, também estavam sem máscara o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, além de assessores e seguranças.

Na fala do presidente, transmitida em sua conta no Facebook conversou com imigrantes venezuelanos que vivem no local, e a maior parte do tempo falou mal da Venezuela.

Jair Bolsonaro ainda defendeu a reabertura do comércio com as devidas medidas de saúde. “Essa política não está dando certo, e a gente espera que essas pessoas, em especial governadores, não são todos, tenham a consciência de abrir o comércio, com as devidas medidas de saúde, para que voltem a trabalhar. A política do fique em casa, fecha o comércio, está errada. O povo tem que trabalhar”, concluiu.

Foto: Reprodução

ACM Neto anuncia criação do Democratas Diversidade

A Juventude Democratas elegeu seu novo presidente, o mineiro Leonardo Framil, em convenção realizada de forma virtual na manhã deste sábado (10), com abertura do evento realizada pelo presidente nacional da sigla, ACM Neto.

Na oportunidade, Neto anunciou a criação do grupo Democratas Diversidade, que será coordenado pelo jovem militante baiano Bruno Alves. Segundo o presidente do DEM, o objetivo é debater e elaborar políticas públicas de inclusão para públicos que ainda sofrem preconceito.

“Combater o preconceito e defender a inclusão são compromissos inafastáveis do Democratas. Não aceitamos que as pessoas sofram preconceito por causa de sua orientação sexual, religiosa, cor de pele ou qualquer outro. Por isso, estamos criando este grupo permanente que será referendado pela comissão nacional do partido por unanimidade”, disse Neto.

ACM Neto disse ainda que a Juventude Democratas deve estar atenta ao desempenho dos governantes neste momento de pandemia e que o grupo tem um papel protagonista na discussão do Brasil do futuro. Sobre política, o ex-prefeito de Salvador afirmou que não é o momento de antecipar as discussões, já que o país passa por uma grave crise sanitária, mas ressaltou que o Democratas não aceitará extremos.

“Não vamos nos conformar com polarizações. Existem caminhos diferentes e alternativos nesse país. Mas não vamos antecipar o que pode ou vai acontecer ano que vem, pois o momento é de enfrentarmos a pandemia”, concluiu.

Rui será um dos palestrantes do Fórum Superagro Brasil 2021, nesta quinta

Rui será um dos palestrantes do Fórum Superagro Brasil 2021, nesta quinta

O Fórum Superagro Brasil 2021, que acontece ao longo desta quinta-feira (8), com debates voltados ao agronegócio brasileiro terá a participação do governador Rui Costa (PT), como palestrante. O chefe do executivo vai participar, às 13h, do painel “Os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil – A visão e os planos dos governadores para incentivar o setor”.

O objetivo do fórum é analisar os próximos passos do setor. Mesmo com a crise econômica, o agronegócio brasileiro continuou abastecendo a mesa da população e exportando para mais de 170 países, resultando em uma alta de 6,75% no PIB do setor.

O evento é uma realização da revista Exame e da empresa Hiria de educação corporativa, é gratuito e on-line, com 9 painéis de debate e mais de 15 convidados especiais. Inscrições e informações no site https://lp.exame.com/invest/super-agro/.

Foto: Reprodução / GOVBA

Rui critica a Anvisa na demora de autorizar importação da vacina Sputnik V

Durante o Papo Correria, na noite desta terça-feira (6), o governador Rui Costa (PT) criticou o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na condução do processo de importação da vacina Sputnik V pelos Estados do Brasil.

“A Anvisa convidou os governadores do Nordeste e do Norte do país para uma reunião e todos, assim como eu, estavam com uma grande expectativa de que ela fosse anunciar a autorização de importação da vacina Sputnik, que nós assinamos o contrato. Depois de três horas de reunião, com muita burocracia, chega a informação de que eles [a Anvisa] vão precisar ir na Rússia para poder saber se autoriza ou não a vacina”, explicou o governador.

Rui disse ainda que é uma situação inadmissível, no dia que o Brasil registra mais de 4 mil mortos pelo coronavírus. “Os brasileiros não merecem essa conduta do Governo Federal e de uma agência que foi capturada pela ideologia e por um discurso que não tem nada a ver com a ciência e com a vida humana. Se for necessário, a Bahia, em conjunto com os outros Estados, irá ao Supremo Tribunal Federal [STF] para conseguir a liberação para importação da vacina”.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 122 mortes, 3.581 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.805 recuperados (+0,5%). Dos 821.303 casos confirmados desde o início da pandemia, 791.525 já são considerados recuperados, 13.860 encontramse ativos e 15.918 tiveram óbito confirmado. No estado, 45.826 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta terça-feira (6) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Foto: Reprodução / GOVBA

Governo volta a declarar estado de calamidade na Bahia

O governador Rui Costa publicou um novo decreto declarando estado de calamidade pública em todo o território em virtude da pandemia da Covid-19. O documento vai sair na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (6).

Segundo o governo, a medida autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências. Este é o terceiro decreto do tipo publicado pelo estado para fins de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

A publicação do decreto segue normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e viabiliza a liberação de recursos por parte do Governo Federal para que sejam aplicados nas medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.

Foto: Reprodução / YouTube Papo Correria

Rui Costa diz que toque de recolher voltará a ser às 20h

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (30), durante o Papo Correria, um encontro virtual, que o toque de recolher em toda a Bahia voltará a ser às 20h.  Além disso, o governador divulgou que o estado terá 200 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Em relação aos cursos, Rui disse que 200 mil novas vagas para 44 cursos gratuitos de qualificação profissional à distância serão ofertadas para a rede estadual de ensino.

O programa que é chamado de “Educar Para Trabalhar” tem como objetivo promover a qualificação dos estudantes para o mundo do trabalho.

Estarão disponíveis 108 mil vagas para alunos da rede profissional, 70 mil para estudantes do ensino médio e 22 mil para egressos que saíram da rede nos últimos anos. O aluno também precisará ter 75% da frequência e de nota seis nas atividades.

Durante o ano, serão realizados dois processos seletivos via sorteio eletrônico, com editais que serão publicados nos meses de maio e julho, no Portal da Educação.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Rui lamenta morte de policial e afirma que não vai “se se intimidar com mentiras e ameaças”

O governador Rui Costa (PT) falou em sua rede social na tarde desta segunda-feira (29), sobre o Policial Militar da Bahia que teve um surto no Farol da Barra e acabou morrendo na noite de domingo.

“Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e ao mesmo tempo manifestar meus sentimentos à família do policial envolvido. Também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram da operação e colocaram suas vidas em risco”, ressaltou o governador que ainda disse que o final de semana foi de ataque a governadores e prefeitos do Brasil inteiro, mas que não irá se intimidar com mentiras e ameaças.

Rui também reafirmou o compromisso com o enfrentamento da pandemia e com a saúde e a vida dos baianos e baianas. “Continuaremos lutando dia após dia por mais vacina. Vacina para policiais militares e civis, para guardas municipais e para trabalhadores da educação. Vamos continuar trabalhando pela paz em nosso país, pelo desenvolvimento, pela harmonia e pelo respeito às leis e à constituição”.

Foto: Valter Pontes / Secom

Bruno Reis anuncia vacinação de mais profissionais da saúde e pacientes de hemodiálise

Durante coletiva virtual neste sábado (27), o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que além da estratégia de vacinação englobar idosos de 66 e 65 anos, nesta próxima semana, terá a imunização de mais profissionais da saúde e pessoas que fazem hemodiálise em Salvador.

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na segunda-feira (29), serão vacinados idosos a partir de 66 anos, farmacêuticos diplomados, auxiliares e técnicos das áreas de saúde bucal e de enfermagem e pessoas que fazem hemodiálise.

Para ser vacinado, todos devem ter o nome na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . No caso dos profissionais da saúde, é preciso também apresentar documentação no local de vacinação.

Na manhã de terça-feira (30), das 8h às 12h, prossegue a vacinação do público do dia anterior. Já à tarde, das 13h às 18h, começam a ser imunizados os idosos a partir de 65 anos, nascidos entre 30 de março a 30 de setembro de 1955. Na quarta-feira (31), das 8h às 12h, segue a aplicação da primeira dose aos cidadãos a partir de 65 anos, nascidos de 1º de outubro de 1955 a 31 de março de 1956. Os locais de imunização para cada categoria serão divulgados neste fim de semana.

Foto: Reprodução / GOVBA

Rui assina decretos de recursos do FazCultura, FazAtleta e Fundo Garantia-Safra

O governador Rui Costa (PT) assinou nesta quinta-feira (25), três decretos que asseguram a destinação de recursos para o FazCultura, o FazAtleta e o Fundo Garantia-Safra. Os documentos serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26).

De acordo com o governo, somente para o FazCultura serão destinados R$ 15 milhões que serão aplicados a título de incentivo fiscal. O decreto terá efeito até 31 de dezembro de 2021. O Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais.

Já para o FazAtleta foram destinados R$ 4,5 milhões que serão aplicados a título de incentivo fiscal no âmbito do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia. O programa garante o desenvolvimento do esporte amador na Bahia, seja recrutando e selecionando atletas os atletas ou no treinamento e participação dos atletas e equipes esportivas em competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais.

O Governo do Estado também vai garantir o pagamento do Fundo Garantia-Safra para 242.620 famílias de produtores rurais que aderiram ao benefício na safra 2019/2020. Cada agricultor ou agricultora familiar receberá R$ 850, em parcela única, totalizando um investimento aproximado de R$ 33 milhões. Fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), a adoção das providências junto ao Fundo para a efetivação da meta prevista e distribuição das cotas aos municípios.

Foto: Valter Pontes / Secom

Prefeito anuncia vacinação de idosos com 67 e 66 anos

Na manhã desta sexta-feira (26), em entrevista, o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 67 anos vai começar na manhã de sábado (27), e os idosos com 66 anos, no domingo (28).

“Com a chegada dessas novas doses, vão vir algo em torno de 60 mil doses em Salvador, isso vai permitir, e aí já vou anunciar aqui, em primeira mão, amanhã a gente inicia a vacinação dos idosos com 67 anos, uma parte pela manhã, uma parte pela tarde. No domingo, idosos de 66 anos, então vamos vacinar, 67 amanhã, e 66 domingo”, afirmou o prefeito.

O prefeito da capital baiana também falou que a vacinação dos profissionais de saúde, que foi suspensa nesta semana, deve retomar na próxima segunda-feira (29) com a inclusão de auxiliares e técnicos de enfermagem.

Foto: Divulgação / Ascom

Ex-deputado e dirigente do PCdoB, Haroldo Lima, morre vítima da Covid-19

O ex-deputado federal do PCdoB da Bahia e dirigente do partido, Haroldo Lima, morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Salvador, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado em uma unidade de saúde da capital.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, disse em nota, que Haroldo lutou bravamente contra a doença, mas não resistiu. “Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e militantes neste momento de dor”.

Em entrevista a TV Bahia, o governador Rui Costa também lamentou a morte de Haroldo Lima. “Eu quero lamentar a morte do Haroldo Lima, ex-presidente do PCdoB, abraçar a família, prestar solidariedade, meus sentimentos a toda militância do PCdoB, meus sentimentos. E faremos uma homenagem a ele hoje, ao longo do dia. Essa doença tem levado pessoas muito importantes, pessoas que, independentes de terem cargos políticos ou não, pessoas que compõem o ente querido de cada família. Então, além de político, o Haroldo era alguém que representava o sentimento de família, de amor ao próximo. Fica o nosso abraço aqui”, disse o governador.

Além de diversos políticos e pessoas públicas, a deputada federal Alice Portugal também se pronunciou após a morte do político. “Perdemos HAROLDO LIMA para a COVID-19, mas ele vive e viverá eternamente na nossa luta e em nossos corações!”.

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

Foto: Redes sociais

Bruno Reis diz que Salvador teve “redução da fila de regulação” para UTI

Durante a inauguração de uma Unidade de Acolhimento Emergencial para a população em situação de rua, no bairro de Itapuã, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) comemorou na manhã desta quarta-feira (24), que as medidas restritivas têm ajudado na redução de procura de leitos de UTI na capital baiana.

Segundo o gestor, o número caiu de 97 para 38 pessoas que precisam de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Bruno lembrou que o número já chegou a ser quase três vezes maior.

“Não há outro caminho que não a vacinação. Hoje, os idosos são minoria nos hospitais de campanha e UPAs da cidade. Eles já representaram 40% dos pacientes internados. É o resultado da vacina, porque já temos 80 mil pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante”, ressaltou o prefeito.

De acordo ainda com o prefeito, até sexta-feira (26), os idosos a partir de 68 anos e a comunidade Quilombola , que mora em Ilha de Maré, serão vacinados.

Foto: Valter Pontes / Secom

Salvador entra em consórcio de cidades para facilitar aquisição de vacinas

Com objetivo de ter a aquisição direta de vacinas contra Covid-19, a capital baiana deu um passo à frente nesta segunda-feira (22), entrando no Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Com isso, Salvador é um dos 1.731 municípios que conseguiram ingressar oficialmente até o momento na estratégia, que foi instituída em Assembleia Geral Virtual.

O prefeito Bruno Reis, que participou do evento, disse que o investimento mais importante que as cidades podem fazer é na aquisição das doses, para salvar vidas.

“É muito melhor comprar vacinas do que, como no caso de Salvador, instalar 286 leitos de UTI exclusivos da Prefeitura, pagar um auxílio mensal de R$270 a 23 mil pessoas desde o início da pandemia, distribuição de quase 200 mil cestas básicas, sendo que cada cesta custa duas doses de vacina. Mesmo diante do sacrifício que os municípios estão vivendo, com aumento expressivo no custeio no enfrentamento à pandemia, consideramos a compra da vacina uma prioridade e por isso Salvador resolveu fazer parte do consórcio”, esclareceu.

Entre os presentes na reunião estavam, além do presidente da FNP, Jonas Donizette, que fez a apresentação, reuniu também o governador do Piauí, Wellington Dias, do ministro do STF, Gilmar Mendes, do ex-presidente do STF, Ayres Britto, e da representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, entre outras autoridades.

O Conectar, em menos de um mês, desde o início das primeiras tratativas, será instituído para facilitar a compra direta dos fabricantes, pelos municípios brasileiros participantes, das doses da vacina contra a Covid-19. Na ocasião, graças à mobilização dos municípios, o Ministério da Saúde já passou a orientar, que as novas doses de vacinas contra a Covid-19 sejam integralmente utilizadas para imunização do maior número possível de pessoas, com reserva de apenas 10% para a 2ª dose.

Além disso, após apelo da entidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na sexta-feira (19), as medidas excepcionais para aumentar o acesso a oxigênio no sistema de saúde, no sentido de evitar um cenário ainda mais trágico.