Indefinições na chapa do PT – Eleições 2022

O nome do candidato ao governo na chapa liderada pelo PT na Bahia só deve sair no dia 13 de março, de acordo com o governador Rui Costa, mas a edição desta semana do podcast “Olho na Política” faz uma análise das polêmicas que envolvem essa escolha. O jornalista Luís Filipe Veloso aborda os posicionamentos de Rui Costa, do senador Jaques Wagner e do também senador Otto Alencar. Os líderes do PSB e PCdoB, deputados Lídice da Mata e Davidson Magalhães também se posicionaram. Luís Filipe Veloso bateu um papo também com o cientista político Cláudio André de Souza.

João Roma

No ” Olho na Política” da semana, o jornalista Luís Filipe Veloso conversou com o cientista político Joviniano Neto que analisou o cenário em que o deputado federal licenciado e ministro da Cidadania, João Roma, aparece como uma terceira via nas eleições ao Governo da Bahia, em meio a uma polarização entre as candidaturas de ACM Neto (Democratas) e Jaques Wagner (PT).

Lídice da Mata

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) acredita na sanção do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de Lei Mariana Ferrer, que pune as ofensas e humilhações à vítima durante andamento do processo judicial. O texto de autoria da parlamentar baiana foi aprovado sem alterações pelo Senado e aguarda apenas o aval do Palácio do Planalto. Em entrevista ao jornalista Luís Filipe Veloso, Lídice da Mata também falou sobre a retomada da CPMI das Fake News e como o fim da CPI da Pandemia deve contribuir para indiciar políticos acusados de distribuição de notícias falsas na internet.

Otto Alencar

O senador Otto Alencar (PSD-BA) classifica a participação na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 como o pior momento da vida dele. Em entrevista ao jornalista Luís Filipe Veloso, o parlamentar descreveu como passou a receber ameaças e ataques de ódio na internet e nos saguões dos aeroportos, vindos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Otto Alencar também comentou o episódio com a médica oncologista Nise Yamaguchi, quando foi acusado de machismo e misoginia durante o depoimento dela, no dia primeiro de junho.

João Leão

O vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia João Leão (Progressistas) é o primeiro convidado do “Olho na Política”, um podcast semanal da Band Bahia, dedicado a ouvir especialistas, políticos e cientistas políticos sobre os acontecimentos da semana, além de fazer uma análise do cenário local e falar dos bastidores da política.

João Leão conversou com o jornalista Luís Filipe Veloso sobre a possível candidatura dele ao governo do estado e também sobre as negociações nacionais que envolvem um possível retorno do presidente Jair Bolsonaro ao PP.