Foto: Divulgação / Polícia Federal

PF cumpre mandados na Bahia e Ceará em operação contra desvios de verba do transporte escolar

A Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão em Juazeiro, no norte da Bahia, e em Juazeiro do Norte, no Ceará, na manhã desta quinta-feira (17), em uma ação que apura a atuação de uma organização criminosa voltada à prática de crimes de fraude a licitações e de superfaturamento de contratos para prestação de serviços de transporte escolar à prefeitura de Juazeiro.

Segundo a PF, a “Operação Expresso Sertão” cumpre quatro mandados em Juazeiro e três em Juazeiro do Norte. A ação é realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

Um dos alvos dos mandados foi a residência de uma gerente de uma das empresas investigadas. Ela já havia sido presa pela Polícia Federal em 2007, por envolvimento em tráfico internacional de drogas. Outros dois mandados estão sendo cumpridos, na sede da empresa que por último prestou o serviço e também na Prefeitura Municipal de Juazeiro.

A PF informou através de nota, que conforme apurado, empresas que integram um mesmo grupo, com sede em Juazeiro do Norte, venceram sucessivas licitações do município de Juazeiro, no período compreendido entre 2009 e 2017, havendo registro de pagamentos até o ano de 2020.

Foto: Reprodução / GOVRN

Governador Wellington Dias do Piauí é eleito novo presidente do Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste que tem o objetivo de unir os estados da região para missões internacionais e a compra coletiva para abastecer farmácias de hospitais, ambulatórios e postos de saúde públicos, elegeu um novo presidente nesta segunda-feira (28). Por unanimidade, assume o posto o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que substitui o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

O governador Wellington Dias, destacou a atuação do baiano Rui Costa na presidência do bloco. Rui foi o primeiro presidente do Consórcio Nordeste, e encerra a gestão em dezembro deste ano e deixa como legado a economia proporcionada por compras coletivas e a busca por novos investimentos estrangeiros.

“Reduzimos custos e fortalecemos ações regionais sob a gestão de Rui Costa. Continuaremos trabalhando por um projeto de desenvolvimento integrado, com o Nordeste conectado”, afirmou o novo presidente, que reconheceu a importância da implantação do consórcio por Rui Costa. “Um marco importante que garantiu a união de nossos esforços em torno de objetivos comuns, para gerar mais desenvolvimento na região”, ressaltou.

A eleição que foi realizada virtualmente nesta segunda-feira (28), e contou com a participação dos 9 gestores nordestinos. Além de Rui e Wellington, votaram Renan Filho (AL), Camilo Santana (CE), Flávio Dino (MA), João Azevedo (PB), Paulo Câmara (PE), Fátima Bezerra (RN) e Belivaldo Chagas (SE).

Rui Costa foi eleito em março de 2019 e esteve à frente do grupo durante missão internacional que resultou em parcerias e negociações dos estados nordestinos com países europeus. O governador liderou a primeira compra coletiva realizada pelo consórcio, que gerou uma economia de R$ 50 milhões aos cofres públicos. A gestão do presidente eleito nesta segunda tem início em janeiro de 2021.