Foto: Divulgação / SSP

PM encontra roça de maconha em povoado de Quijingue

A Polícia Militar encontrou uma roça de maconha e prendeu dois homens, no povoado de Lagoa do Cru, na cidade de Quijingue. As equipes chegaram até a zona rural após denúncia do cultivo dos entorpecentes.

O comandante do 5° BPM, tenente-coronel Antônio Batista de Macedo Júnior, contou que além da plantação de maconha, a dupla também circulava com a espingarda na comunidade, com o intuito de amedrontar os moradores.

“Junto à Polícia Civil realizamos o flagrante e apreendemos 32 pés e quatro semestres de maconha, um vaso com cocaína, uma espingarda, um facão, mangueiras e conexões usadas na irrigação do plantio e dois celulares”, disse o comandante.

Segundo o delegado Carlos André Rodrigues Reis, os homens foram autuados por tráfico de drogas, e um deles por posse irregular de arma de fogo. “Eles seguem presos à disposição da Justiça. Continuaremos nesse combate conjunto contra o crime, não só na zona urbana, mas também na zona rural”, ressaltou o delegado.

Foto: Nicolle Comis / Divulgação

Luan Santana não aparece em São João de Entre Rios; prefeitura diz que cantor descumpriu acordo

O cantor Luan Santana não se apresentou no primeiro dia de São João na cidade de Entre Rios, e a prefeitura do município afirmou em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (24), que o artista descumpriu o acordo firmado com a gestão municipal.

Segundo a prefeitura, a produção do artista apresentou justificativas que não convenceram a produção local, a qual buscou dialogar para encontrar uma solução que não prejudicasse ao entrerriense, turistas e fã-clubes.

Além disso, a gestão municipal disse que a produção de Luan Santana colocou como exigência que a apresentação do cantor ocorresse antes de qualquer artista, a qual foi atendida pela produção local.

Uma longa fila se formou no local onde aconteceria a apresentação do artista, mas conforme os moradores da região, ele não apareceu.

Foto: Redes sociais

Confira comunicado da prefeitura:

“Em relação a apresentação do artista Luan Santana na primeira noite do São João de Entre Rios, a prefeitura municipal vem a público informar que o cantor decidiu não cumprir com o seu compromisso firmado e não se apresentará.

A produção do artista Luan Santana apresentou justificativas que não convenceram a produção local a qual buscou dialogar para encontrar uma solução que não prejudicasse ao entrerriense, turistas e fã-clubes. A produção de Luan Santana colocou como exigência que sua apresentação fosse antes de qualquer artista, a qual foi atendida pela produção local. Além de todos os outros pedidos técnicos que também foram atendidos. É válido ressaltar que inclusive, a programação oficial foi alterada para atender a esse pedido.

Não encontramos outro sentimento que não seja indignação com a falta de respeito com todos. Vale ressaltar que a prefeitura cumpriu com todas as exigências contratuais. Em tempo a prefeitura municipal de Entre Rios, através do seu jurídico tomara todas as medidas cabíveis”.

Reprodução / Prefeitura de Entre Rios
Foto: Divulgação

Alagoinhas recebe cobertura do “Expresso Band Forró”

A equipe da Band Bahia chegou na cidade de Alagoinhas, na sexta-feira (17), com o Expresso Band Forró. Um projeto inédito realizado pela emissora, que percorre as cidades do estado para mostrar as tradições juninas, gastronomia, desenvolvimento econômico, turismo e artistas da terra.

A cobertura conta com um ônibus com dois andares, caracterizado como uma grande locomotiva. A apresentação é sob o comando de Lusitânia Mel.

Durante a manhã do sábado (18), o Expresso Band Forró fez uma parada na Praça Rui Barbosa, onde a apresentadora entrevistou comerciantes, o forrozeiro Zé Ribeiro, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), José Carlos Garcia Teles. Ele falou sobre o impacto positivo do São João para a cultura e aquecimento da economia para a nossa cidade.

O tour seguiu com interações com feirantes na Central de Abastecimento e o roteiro finalizou com um almoço no restaurante Vila d’alagoinha, do artista plástico de Alagoinhas, Carlos Dórea, onde a equipe foi recebida com uma deliciosa galinha caipira e outros pratos característicos da região.

Na noite de sexta, o prefeito Joaquim Neto e a primeira-dama Ludmilla Fiscina recepcionaram a equipe da locomotiva e Dr. Ed. Forrozeiro, que teve primeira parada na Praça Rui Barbosa e seguiu para o Mercado do Artesão para gravar imagens do início oficial do São João de Alagoinhas 2022.

“Foi com muita alegria que oferecemos todo o suporte para receber esse projeto brilhante, que mostra para o resto do país, todo o potencial das cidades, especialmente nesse que é um dos eventos mais importantes para o nosso estado”, disse o prefeito.

O prefeito também ressaltou a importância da oficialização da vinda de um Estúdio/Escritório da emissora para Alagoinhas, que será o porta-voz de 36 municípios, com pautas de interesse social e a produção de conteúdo para programas da Band Bahia e Nordeste.

De acordo com a produção do evento, no total, 36 cidades receberão a visita da equipe. As imagens gravadas estão sendo veiculadas na programação diária da emissora e serão utilizadas para um programa especial, após o São João.

Foto: Divulgação / PC

Polícia localiza foragido responsável por morte de motoboy em Serrinha

A polícia cumpriu um mandado de prisão preventiva de um homem pelo crime de homicídio, na cidade de Serrinha, na segunda-feira (30), no bairro Colinas das Mangueiras. A ação foi realizada por investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Segundo as investigações, o suspeito, de 23 anos, matou o motoboy José de Jesus Cardoso. De acordo com informações passadas por testemunhas, a vítima teria assediado a prima do autor, o que motivou o crime.

O corpo de José foi encontrado no interior da sua residência, naquele mesmo bairro, com várias perfurações provocadas por faca. O primo do acusado, que também tem envolvimento no homicídio, ocorrido em dezembro de 2018, foi apreendido quatro dias após o crime.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Grupo armado explode caixas eletrônicos na cidade de Paripiranga

Um grupo de homens armados explodiu caixas eletrônicos na madrugada deste domingo (22), na cidade Paripiranga. Não há registro de feridos.

Segundo a Polícia Militar, os homens fugiram em direção à cidade de Adustina. A PM foi até o local da explosão, fizeram rondas na região, mas não encontraram suspeitos de cometerem o crime.

Policiais da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (21ª CIPM) não detalhou se os criminosos levaram dinheiro do local. A explosão do terminal de autoatendimento foi registrada e é investigada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Caminhão desgovernado atinge estabelecimentos comerciais em Alagoinhas  

Três pessoas ficaram feridas após um caminhão desgovernado destruir uma mercearia e uma padaria que ficam no povoado de Riacho da Guia, em Alagoinhas, na tarde desta segunda-feira (9).

De acordo com o delegado da cidade, Fabio Pretto, o caminhão, que transportava laranjas, perdeu o controle da direção e atingiu os estabelecimentos comerciais.

Os feridos, incluindo o motorista, tiveram escoriações leves e foram socorridos para o hospital de Inhambupe, mas já foram liberados da unidade médica.

Uma das lojas aparece parcialmente destruída, com os tijolos caídos no chão. Com o impacto da batida, o teto de um dos estabelecimentos também cedeu. O caminhão foi retirado do local na noite desta segunda-feira (9).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Adolescente morre e duas pessoas ficam feridas em ataque em bar de Araci

Uma adolescente de 16 anos morreu após dois homens atirarem contra um grupo que estava em um bar na cidade de Araci. A jovem foi identificada como Geovana Garcia Barreto de Pinho. Além disso, duas pessoas ficaram feridas.

O caso ocorreu na noite de sábado (30), no bairro do Riacho. A dupla chegou em uma motocicleta e efetuou vários disparos no estabelecimento, segundo informações da Polícia Civil.

A jovem morreu no local, enquanto as outras duas pessoas feridas foram levadas a hospitais na região. Não há informações sobre o atual estado de saúde delas.

O caso foi registrado na delegacia territorial da cidade, que apura a autoria e o que pode ter motivado a ação criminosa.

O corpo de Geovana será velado nesta segunda-feira (2) e será sepultado durante a tarde no Cemitério São João Batista, em Araci. A prefeitura publicou uma nota de pesar pela morte da garota.

Reprodução / Redes sociais
Foto: Divulgação / Brigada Anjos Jacuipenses

Motorista de caminhão morre em acidente entre quatro veículos na BR-324

Um homem morreu em um acidente entre quatro veículos ocorrido na quarta-feira (20), no trecho da BR-324 que liga as cidades de Riachão do Jacuípe a Candeal. A vítima de 79 anos foi identificada como Odilon José dos Santos. Ele conduzia um dos três caminhões envolvidos na batida.

Segundo informações da Brigada Anjos Jacuipenses, que prestou atendimento às vítimas, o idoso morreu na hora e outras sete pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 11h e o corpo de Odilon José só foi retirado às 17h, porque ficou preso às ferragens.

No local do acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que informações preliminares colhidas apontam que o motorista perdeu o controle da direção depois que o capô do veículo abriu sozinho, enquanto ele trafegava pela pista. Com a visibilidade comprometida pelo equipamento, Odilon José colidiu contra outros dois caminhões, e também um carro de passeio.

A PRF informou ainda que a pista ficou bloqueada até o início da noite, para a remoção do corpo e dos veículos envolvidos. Um longo congestionamento se formou nos dois sentidos da via.

Dos sete feridos, quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, que estavam nos caminhões, sofreram consequências mais graves. Outras duas mulheres e um homem que estavam no carro tiveram ferimentos leves.

Três pessoas foram levadas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. A quarta vítima foi transferida para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos que seguem internados.

Foto: Reprodução / SSP

Autor de homicídio é preso em flagrante no município de Paripiranga

Um homem, de 20 anos, foi preso em flagrante, apontado como autor do homicídio de Matheus Silva Santos, também de 20 anos, ocorrido na madrugada de sábado (9), em uma praça no município de Paripiranga.

Segundo a Polícia Militar, crime ocorreu durante uma briga entre autor e vítima, que ingeriam bebida alcoólica no local. Matheus foi ferido com garrafadas e morreu em via pública. A motivação está sendo apurada.

O flagranteado passou por exame de lesões corporais, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), e está à disposição da Justiça. 

Foto: Reprodução / GOVBA

Governo entrega trecho recuperado da BA-233 em Sátiro Dias  

O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (6), a obra de recuperação do asfalto da BA-233, no trecho de 39,6 quilômetros, entre o município Sátiro Dias, na microrregião de Alagoinhas, e o entroncamento da BR-110. O evento contou com a participação do governador Rui Costa.

A obra traz mais segurança para o tráfego na região e foi realizada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), que também foi autorizada a licitar a recuperação de 19,56 quilômetros da BA-233, de Sátiro Dias ao entroncamento BA-084, em Biritinga, um investimento de mais de R$ 18 milhões.

A Seinfra também dará início à licitação do trecho urbano do acesso da BA-233/BA-403, e estenderá a rede para atender pontos de iluminação pública na BA-233, do KM 1 até o povoado de Tocaia.

Foto: Alberto Maraux / PC

Homem que violentou criança de onze anos é preso em Cícero Dantas

Um homem foi capturado após ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil, no município de Cícero Dantas. Ele estava sendo procurado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma menina de 11 anos, praticado em novembro de 2020.

O alvo das investigações foi preso no início da tarde da segunda-feira (21). Segundo o titular da Delegacia Territorial (DT) de Cícero Dantas, delegado Miguel Vieira Filho, na época do crime o homem tinha 21 anos e era vizinho da família.

“Ele iniciou um relacionamento secreto com a menor e realmente mantinha relações sexuais com ela. A família descobriu e denunciou ao Conselho Tutelar da cidade, que rapidamente nos informou”, detalhou, informando ainda que os abusos foram confirmados após exames periciais na garota.

Com essas informações o caso foi remetido à Justiça que validou o início das investigações. Após denúncias enviadas à unidade sobre o esconderijo do criminoso, as equipes acionaram os integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e montaram um esquema para capturá-lo.

Os PMs seguiram para o bairro Alto do Bem Querer, em Cícero Dantas, e surpreenderam o homem, escondido na casada mãe. Ainda de acordo com Vieira, ele tentou correr após notar a presença dos policiais, mas não conseguiu.

Ele foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Cícero Dantas, passou por exames e teve o mandado cumprido, seguindo para o Conjunto Penal de Paulo Afonso.

Foto: Rafael Rodrigues / SSP

Bahia tem a primeira mulher a comandar uma Cipe da Polícia Militar

A major Carina Fernanda da Silva Cunha, 42 anos, é a primeira mulher a liderar uma Companhia Independente de Policiamento especializado (Cipe) da PM entra para a história da corporação. Ela assumiu, na última segunda-feira (12), o comando da Cipe Litoral Norte, sediada na cidade de Esplanada. 

Em 1998, Carina ingressou na corporação e em 2001 entrou para a turma de oficiais. Viveu a maior parte da vida em contato com a PM. Em 1994, quando tinha 15 anos, passou a ser estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Salvador, onde fez parte de uma das primeiras turmas da instituição de ensino a ter garotas. 

“A sensação agora é de responsabilidade e de honrar esse compromisso. Eu sei que fiz uma trajetória muito digna para chegar até aqui. Reconheço o meu empenho. Falar de mim é mesmo é difícil, mas a minha trajetória diz tudo”, disse a comandante. 

Carina acumula passagens pela 42ª Companhia Independente da PM (CIPM/Lençóis), pelos subcomandos das 55ª e 81ª CIPMs (Ipiaú e Itinga, respectivamente), Batalhão de Polícia Rodoviário (Itabuna), Batalhão de Guardas, 10ª CIPM, além de também já ter atuado como ajudante de ordens, na fiscalização e gestão de contratos e na coordenação de recursos humanos. 

Carina Fernanda também é graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Salvador, especialista em emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia, a faixa roxa de judô pela Federação Baiana de Judô e a praticante de atividades físicas.

Foto: Reprodução / 90ª CIPM

PMs serão capacitados em relações de gênero e racial

A primeira edição do ciclo de Rodas de Conversa sobre as Relações Étnico-Raciais e de Gênero, vai acontecer nesta quinta-feira (3), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev).

O objetivo é qualificar os policiais sobre a condução de ocorrências relacionadas à violência de gênero e raciais. O treinamento para 30 policiais ocorrerá nos turnos matutino e vespertino. Os militares também receberão certificados da capacitação.

A capacitação será na sede da 90ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Riachão do Jacuípe.

Namibia Yakaimi, coordenadora da Sprev, contou que a demanda partiu da 90ª CIPM. “As rodas atendem ao Plano Plurianual (PPA) que garante atendimentos aos grupos mais vulneráveis. A própria 90ª CIPM entrou em contato conosco e solicitou um auxílio, buscando a melhora dos atendimentos”, finalizou.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Homem morre ao ser atropelado por caminhonete na porta de casa

Um homem morreu ao ser atropelado por uma caminhonete que invadiu uma casa nesta sexta-feira (25), no distrito de Caldas do Jorro, município de Tucano.  

Segundo informações da Guarda Municipal de Tucano, a vítima foi atingida pelo veículo desgovernado, quando estava na porta da garagem da casa que reside. Além disso, o motorista do veículo já tinha atropelado um motociclista, e tentava fugir do local.

A vítima foi identificada como Giovani Macedo Gomes. Os agentes ainda informaram que a vítima foi arrastada para dentro da casa e morreu no local do acidente.

O motorista do carro foi levado com escoriações para o Hospital Mariana Penedo. Ele foi atendido e encaminhado para a Delegacia de Eunápolis.

O motorista do carro fez um exame que comprovou que tinha consumido bebida alcoólica. Ele teve escoriações pelo corpo e foi levado para o Hospital Mariana Penedo, e em seguida, encaminhado para a Delegacia de Eunápolis.

Já o motociclista, atropelado pelo motorista, também teve escoriações e foi levado para o Hospital Mariana Penedo. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.