Foto: Reprodução / Redes sociais

Motorista de ônibus é morto a tiros enquanto trabalhava na BR-101

Um motorista de ônibus foi morto a tiros enquanto trabalhava, na BR-101, em trecho da cidade de Alagoinhas, neste domingo (9).

Segundo a Polícia Civil, o ônibus que Edvaldo Ferreira de Souza, de 50 anos, trabalhava, durante a madrugada, foi parado por um grupo que estava em um carro. Testemunhas informaram que os homens atiraram em Edvaldo e que cinco pessoas participaram do crime.

Após ser atingido, o motorista perdeu o controle da direção do veículo, que invadiu o matagal à beira do acostamento. Os agentes do 4º Batalhão da Polícia Militar (4°BPM) levaram Edvaldo ao Hospital Regional Dantas Bião, mas não resistiu.

A PM informou ainda que os autores do crime anteriormente teriam roubado um veículo na zona rural de Alagoinhas. A Delegacia Territorial (DT) de Alagoinhas começou as investigações e busca os suspeitos do crime.

Foto: Divulgação / SSP

Suspeito de estuprar idosa é preso na cidade de Nordestina

Um suspeito de estuprar uma mulher de 63 anos, foi preso por Policiais da Delegacia Territorial (DT) da cidade de Nordestina, no último domingo (2). A ação ocorreu em parceria com a Guarda Municipal.

A Polícia Civil começou as investigações e a procura pelo autor do crime, assim que foram notificados do fato, que aconteceu em uma fazenda no povoado de Jacu, na zona rural daquele município. Depois de horas de buscas, o indivíduo, de 34 anos, foi localizado no quintal de uma residência em outra comunidade próxima.

Em razão da violência sofrida e da idade avançada, a vítima está internada em uma unidade de saúde da região. O homem foi autuado em flagrante na DT de Senhor do Bonfim e posteriormente custodiado, aguardando decisão do Poder Judiciário.

Foto: Haeckel Dias / SSP

Homens são presos após crime de estelionato com Pix em Serrinha

Dois homens foram presos em Serrinha, na última quinta-feira (25), por estelionato, após ação de inteligência da polícia para descobrir os autores dos crimes e capturá-los.

De acordo com os policiais, dias antes, funcionários de uma loja de varejo da cidade denunciaram que venderam uma TV de 43 polegadas, no valor de R$ 2.520, a um cliente, mas acabaram enganadas. Segundo os comunicantes, o homem fez uma falsa transferência por Pix, conseguindo levar o produto do estabelecimento antes de ser descoberto.

Com o sucesso da primeira empreitada, o homem usou o telefone para tentar um novo golpe e receber uma outra TV em casa. As informações chegaram à Polícia Civil, que, de posse de dados do falso cliente, conseguiu identificar o endereço em que seria feita a entrega da encomenda.

Os investigadores prenderam o golpista que tinha mandado de prisão em aberto, e um comparsa, conduzindo-os à Delegacia Territorial de Serrinha. Um veículo usado na empreitada criminosa foi apreendido. Os suspeitos estão à disposição do Poder Judiciário.

Foto: Divulgação / SSP

PM desmonta evento “paredão” com 2 mil pessoas em Euclides da Cunha

A Polícia Militar encerrou um evento do tipo “paredão”, com cerca de dois mil participantes, com apoio da Guarda Municipal de Euclides da Cunha, no domingo (14). Dois aparelhos de som automotivo foram apreendidos.

O comandante do Batalhão, tenente-coronel Antônio Batista Macedo Júnior, informou que a festa não tinha autorização da Prefeitura. “Antes do paredão, estava acontecendo um evento esportivo”, disse o comandante, acrescentando que os dois aparelhos de som automotivo foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Euclides da Cunha.

O oficial ressaltou ainda que outras festas foram impedidas de serem realizadas este mês, por falta de alvará. “Não iremos permitir que ocorram eventos sem o respeito às medidas contra a propagação da covid-19”, enfatizou o militar.

Foto: Arquivo pessoal

Idoso é atacado por cão da raça pitbull e leva 20 pontos no braço

Um idoso de 78 anos foi atacado por um cachorro da raça pitbull, quando saía da casa onde mora, na cidade de Conceição do Coité. Ele está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

O caso ocorreu na manhã da sexta-feira (25), no bairro do CAIC. Segundo Edy Carlos, filho do aposentado, Vivaldo da Silva Mascarenhas passou por uma cirurgia no dedo polegar, que corre risco de ser amputado.

Conforme informações de Edy Carlos, o idoso foi levado para o Hospital Português, em Conceição do Coité. Entretanto, na unidade médica, a família foi orientada a procurar o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Ao chegar no local, a família recebeu a informação de que não havia médicos no Clériston Andrade. Então, Vivaldo foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O idoso ainda não tem previsão de alta médica. O caso foi registrado na Delegacia de Conceição do Coité.

Foto: Divulgação / SSP

Operação apreende 52 pássaros comercializados ilegalmente em Serrinha

Uma operação para combater o comércio ilegal de animais silvestres apreendeu na manhã deste sábado (2), 52 aves, na cidade de Serrinha. A ação conjunta foi realizada pelo16° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da 15a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Segundo o tenente-coronel Michel Alexander Guimarães Muller, os pássaros eram expostos em caixas, gaiolas e alçapões, em uma feira livre, realizada no Centro da cidade. O evento vinha sendo realizado recorrentemente. 

As equipes apreenderam 12 papa-capins, nove canários, nove cardeais, três sabiás, três chapéis de couro, três caboquinhos, azulões, três sofrês, dois tizios, dois coleiros, dois cã-cão, ferreirinha e jacobina. Um médico veterinário do município avaliou os animais, que serão liberados na natureza.

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Governo entrega policlínica de Serrinha, que vai atender 14 municípios da região

O governador Rui Costa entregou em Serrinha, nesta segunda-feira (13) a 21ª policlínica inaugurada pelo Estado, com um investimento superior a R$ 29,1 milhões, entre obras, equipamentos e veículos. A unidade vai atender 500 mil habitantes de 14 municípios da região centro-leste da Bahia.

Ao todo, 391 dos 417 municípios baianos já têm acesso a policlínicas, que realizam gratuitamente os exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Rui afirmou que outros pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser incluídos entre os serviços oferecidos pelas policlínicas. “Nós estamos zerando a fila de tomografia, de ressonância e de outros exames onde nós implantamos as policlínicas e vamos aumentando a eficiência da nossa gestão. Agora nós estamos contratando alguns procedimentos para fazer na própria policlínica. Além do diagnóstico na oftalmologia, por exemplo, como a policlínica está habilitada para pequenas intervenções, nós vamos contratar o serviço para fazer os procedimentos na própria policlínica, inclusive de catarata, para não precisar remeter o paciente para outro lugar”, disse o governador.

As policlínicas são construídas e equipadas com recursos estaduais. Durante a operação da unidade, o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população. O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Serrinha reúne os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

De acordo com o governo, para levar os pacientes de seus municípios até a policlínica, o Governo do Estado adquiriu sete micro-ônibus com ar-condicionado e acessibilidade e quatro vans, que fazem o transporte diariamente.

Emprego e renda

Não é somente na saúde que as policlínicas beneficiam a população. A unidade em Serrinha emprega 84 empregos diretos. Entre eles, a assistente administrativa Rosiane Mota de Moura, 34 anos, não precisa mais viajar 40 minutos todos os dias, nos trajetos de ida e volta do trabalho. “Eu trabalhava nas cidades de Araci e Tucano, na área da educação. Para mim, foi uma benção abrir essa policlínica porque eu não vou precisar mais ficar me deslocando de uma cidade para outra. Então, é uma oportunidade muito boa”.

Descentralização da saúde

Na inauguração, o governador destacou ainda o projeto de descentralização da saúde. “Temos o orgulho de dizer que entregaremos mais de 16 hospitais para o estado da Bahia em 16 anos. Se eu considerar os municipais que nós estamos construindo e que vamos entregar até o ano que vem, isso chegará provavelmente ao entorno de 20 unidades. Isso de ter em média um hospital por ano de governo nunca ocorreu na história da Bahia”.

Foto: Raimundo Mascarenhas / Calila Notícias

Tremor de terra é registrado em Santaluz

Um tremor de terra foi registrado na cidade de Santaluz, no centro-norte da Bahia, na sexta-feira (10), de magnitude 2.5 na Escala Richter, conforme o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o LabSis, o abalo ocorreu por volta das 17h, mas não há informações de que moradores da região tenham escutado ou sentido o tremor. O laboratório segue monitorando a atividade sísmica da região em tempo real.

No dia 30 de julho, um tremor de magnitude preliminar 2.0 foi registrado no município. Já na quarta-feira (8), na cidade de Uauá, no norte do estado, um tremor de magnitude preliminar calculado de 1.5 foi registrado pelo LabSis.

Foto: Haeckel Dias / SSP

Suspeito de homicídio cometido em Salvador é preso em Cansanção

A polícia prendeu um homem que estava com um mandado em aberto neste sábado (21), em Cansanção. A prisão ocorreu após troca de informações entre o Núcleo de Inteligência (NI) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com unidades da Polícia Militar.       

A ordem judicial foi expedida pelo 2º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador e cumprida por uma equipe da 4ª Companhia da Polícia Militar de Cansanção.       

O crime ocorreu em 2017, no bairro do Cabula, de acordo com as investigações da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). O suspeito teria se desentendido com Alexandre Sales da Silveira, durante a venda de um terreno. A vítima foi morta com diversos golpes de arma branca.         

O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim, e está à disposição da Justiça. “A prisão de hoje decorre dos trabalhos realizados no âmbito da Operação Argus, do DHPP”, ressaltou o delegado do NI, Felipe Madureira. 

Foto: Reprodução / Redes sociais

Banhistas encontram mais seis caixas de navio nazista na Bahia

Alguns Banhistas encontraram mais seis caixas no litoral baiano de um suposto navio nazista, afundado em 1944. Os materiais foram encontrados neste sábado (14), na Praia de Massarandupió, no litoral norte do estado, no município de Entre Rios.

Duas das caixas estavam próximas, a cerca de cinco metros de distância. Já uma terceira, estava a cerca de 50 metros das outras duas.

A Capitania dos Portos disse no fim da tarde do sábado, que ainda não havia recebido notificação oficial da Prefeitura de Entre Rios, responsável pela coleta do material.

Segundo o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o material é parte da carga de um navio nazista afundado em plena Segunda Guerra Mundial.

Desde 2018, as caixas foram encontradas em praias da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Foto: Alberto Coutinho / GOVBA

Governo do Estado entrega reforma de igreja secular no município de Banzaê

O governador Rui Costa esteve na cidade de Banzaê, nesta segunda-feira (2), para entregar a reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela. O governador também se reuniu com prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Semiárido Nordeste II (Cisan), e fez a entrega de um ônibus escolar para o município, que vai ajudar nessa fase de retomada das aulas semipresenciais.

A Igreja é uma construção do início do século XVIII, executada por indígenas do povo Kiriri, ocupantes originais do território. Devido a sua elevação, a construção de 409 metros quadrados ocupa lugar de destaque na praça principal. Suas características são típicas das catedrais jesuíticas, com três naves cobertas por telhado de duas águas.

A edificação é tombada como patrimônio cultural pelo Ipac e foi totalmente recuperada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em um cuidadoso trabalho de recuperação arquitetônica que faz jus à sua rica história de resistência do povo indígena. A intervenção teve investimento do Governo do Estado, da ordem de R$ 500 mil.

Ainda no município, foram entregues a praça do povoado da Queimada Grande e a pavimentação em paralelepípedo na Rua do Colégio e Rua Principal, na comunidade de Tamburil, além das ruas “E”, “F”, “G” E “I”, na localidade de Campo do Brito. As obras também foram realizadas pela Conder.

Encontro

Durante a reunião com os prefeitos que integram o Cisan – Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordete II, Rui Costa destacou a importância da parceria entre os municípios, o governo e as empresas para o sucesso do consórcio. Estiveram presentes 18 prefeitos de diversos municípios, entre eles: Antas, Adustina, Banzaê,Cipó, Coronel João Sá ,Cícero Dantas, Fátima, Heliopolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina,  Ribeira do Amparo, Sítio do Quinto, Santa Brigida,Euclides, Ribeira do Pombal e Quinjingue.

Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Governador visita a cidade de Coronel João Sá; realiza entregas e anuncia investimentos

O governador Rui Costa visitou a cidade de Coronel João Sá, nesta quarta-feira (29), e realizou entregas e anunciou novos investimentos, no dia do aniversário de 59 anos de emancipação do município.  

O gestor estadual visitou as obras da ponte sobre o rio do Peixe, que são coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado e foram destinados R$ 3 milhões para a construção do equipamento. A previsão é de que a obra seja entregue até o final do segundo semestre deste ano.

Entre as obras autorizadas está a construção da Praça do Antigo Mercado. Esta ação representa investimento de R$ 1,5 milhão. Além disso, está autorizada também a construção de 95 casas para contemplar as famílias que perderam seus imóveis durante a enchente de 2019. Um convênio será celebrado entre a Conder e a prefeitura.

O Governador da Bahia ainda entregou a Escola Manoel Saturnino e da quadra poliesportiva coberta no Assentamento Rompe Gibão, e autorizou para que seja realizada licitação para ampliação e requalificação do Colégio Estadual Santo Antônio. A unidade deverá contar com 10 salas de aulas e investimento previsto é de R$ 10 milhões.

Na oportunidade, Rui participou da inauguração da Escola Maria Luiza Costa dos Santos, que leva o nome de sua mãe. Um pórtico instalado na entrada da cidade foi inaugurado pelo governador e o gestor municipal.

Foto: Divulgação / PC

Dupla suspeita é presa por estuprar quatro irmãs em Araçás

A polícia cumpriu mandados de prisão de dois suspeitos de estuprar quatro irmãs na cidade de Araças, na sexta-feira (23). Além disso, os homens, de 18 e 19 anos, também são investigados por diversos roubos ocorridos naquela região. 

O titular da DT/Araçás, delegado José Augusto Saldanha, explicou que a dupla trabalhava em fazendas durante o dia e cometia os crimes a noite. “Ainda apuramos que uma das vítimas havia estudado com um deles e o reconheceu. No dia do ataque às irmãs eles também roubaram outras propriedades”, disse o delegado.  

Os agentes apreenderam um revólver, relógios, aparelhos celulares e dinheiro com os suspeitos. Os objetos serão encaminhados à perícia, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e devolvidos aos proprietários. 

“Com essas prisões, elucidamos uma série de roubos, que vem acontecendo há meses”, comentou o titular. Os dois confessaram os crimes e devem ser encaminhados ao sistema prisional. 

Foto: Divulgação / SSP

Acusado de estuprar e engravidar enteada é preso em Ribeira do Pombal

A polícia prendeu um homem acusado de estuprar e engravidar a enteada de 12 anos, na quinta-feira (22). O crime ocorreu em 2012, na cidade de Banzaê. Ele estava foragido desde então em Ribeira do Pombal. Ação foi realizada por policiais do Setor de Investigação (SI) da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Euclides da Cunha.

“Nosso SI entrou em contato com a Guarda Municipal que nos ajudou na localização do homem. Ele foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, onde teve o mandado de prisão cumprido”, explicou o coordenador da 25ª Coorpin, delegado Paulo Jason. 

O criminoso segue preso na unidade, onde se encontra à disposição da Justiça para ser encaminhado ao Sistema Prisional. 

Foto: Divulgação / PC

Acusado de homicídio é preso em Euclides da Cunha

A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva, na última sexta-feira (16), contra um homem de 56 anos acusado de homicídio qualificado. As investigações começaram após uma informação passada, de maneira anônima, pelo Disque Denúncia.

Em diligências, as equipes da Polícia Civil foram até o local para confirmar as denúncias e, em seguida, localizaram o esconderijo do foragido. O mandado, expedido em março de 2020 pela Vara Criminal de Monte Santo, foi cumprido no Conjunto Nossa Senhora das Graças, em Euclides da Cunha.

O homicídio do qual o homem é acusado ocorreu em 2019. Na oportunidade, o autor discutiu com um vizinho no povoado Meio, naquele município, e depois o atacou com um pedaço de pau, golpeando-o fatalmente na cabeça. Em seguida, fugiu do povoado e da cidade, tendo estado foragido desde aquele ano. 

A prisão do acusado de homicídio ressalta a importância da colaboração da população com a Polícia Civil. Em total anonimato, o cidadão baiano pode informar a Secretaria da Segurança Pública sobre crimes e outras ações ilícitas por meio do Disque Denúncia, que, no mês passado, unificou seu número. Agora, toda a Bahia pode usar o 181, que também recebe chamadas de celular de forma gratuita.

Foto: Divulgação / SSP

Homem que matou primo após tropeçar no seu cachorro é capturado

A polícia prendeu na sexta-feira (9), um homem acusado de matar seu primo após ele tropeçar no seu cachorro. O crime ocorreu em 2002, e o homem estava foragido na cidade de São Paulo. O acusado foi investigado por policiais da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Euclides da Cunha.

“A briga aconteceu em um bar. A vítima, ao adentrar o estabelecimento, tropeçou em um cachorro. O dono do animal não gostou e desferiu golpes de faca contra a vítima, que era seu primo. Ele não resistiu. Desde o crime, o homem fugiu”, explicou o coordenador da 25ª Coorpin, delegado Paulo Jason Mello Falcão. 

A Polícia Civil da Bahia entrou em contato com a Polícia Militar paulista e descobriu onde o homem estava escondido. “De imediato os policiais se deslocaram e cumpriram o mandado de prisão por homicídio qualificado contra o homem de 60 anos”, disse o delegado. 

O autor do crime foi encaminhado para a delegacia e será recambiado para a Bahia, onde ficará à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Viatura da PM com seis presos capota na BR-101

Ao menos duas pessoas morreram e sete ficaram feridas na manhã deste domingo (20), em um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Militar. O caso ocorreu na BR-101, no Km-32, perto da cidade de Esplanada. No momento do capotamento, o veículo transportava seis presos, dois PMs e a vítima de um roubo.  

Segundo a Polícia Militar, os PMs da 6ª CIPM foram acionados por policiais de São Paulo, por volta das 4h, informando que um caminhão estava com suspeita de ter sido roubado, pois o mesmo tinha desviado da rota.

Na ronda realizada pela equipe, os PMs constataram que o veículo tipo carreta estava com 12 pessoas. Ao perceberem a aproximação da viatura, seis conseguiram fugir e seis foram presos. Com eles foram apreendidos dois caminhões para realizar a transferência da carga.

Os envolvidos e os caminhões foram conduzidos à Delegacia de Rio Real, porém foi necessário o deslocamento da guarnição até a Delegacia Territorial de Alagoinhas para adoção de medidas cabíveis. Durante o descolamento, por volta das 10h, perto da Cidade de Esplanada, a viatura da PM capotou na BR 101.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal de Sergipe, que também atendeu o caso, os dois mortos eram custodiados que estavam sendo levados para a cidade de Alagoinhas, que fica na região metropolitana de Feira de Santana.

Os quatro presos ficaram gravemente feridos e os dois PMs e a vítima do roubo sofreram ferimentos leves. As vítimas foram socorridas pelo Samu para um Hospital da Região. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde delas. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Foto: Divulgação / PC

Homem suspeito de estelionato em São Paulo é preso na Bahia

Um homem, de 43 anos, suspeito de estelionato foi preso após investigações realizadas pela Delegacia Territorial (DT) de Euclides da Cunha. Ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido na sexta-feira (18), no distrito de Jorro, na zona rural de Tucano.

De acordo com apurações, o homem teria usado documentos falsos para a compra e venda de terrenos. O golpe foi aplicado em São Paulo, no ano de 2008. “Mais de dez pessoas foram vítimas do estelionatário”, informou o titular da DT/Euclides da Cunha, delegado Vitor Tenório Lima.

O suspeito está à disposição da Justiça, depois do cumprimento do mandado, expedido pela comarca de São Paulo. Uma equipe da Guarda Municipal de Tucano deu apoio na captura do homem, que foi submetido a exame de lesões corporais.

Foto: Divulgação / SSP

Operação cumpre seis mandados de prisão; policiais apreendem armas e drogas em Jeremoabo

A Operação Egresso, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) cumpriu seis mandados de prisão e apreendeu armas e drogas, na cidade de Jeremoabo. Ação foi realizada por equipes do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) e a Delegacia Territorial (DT/Jeremoabo).

Em diversos locais da cidade foram capturados acusados por tráfico de drogas e homicídios. “O faro aguçado de Titan, nosso o cão farejador, ajudou as equipes a localizar entorpecentes que estavam escondidos num terreno baldio e outros pontos de uma casa de um dos capturados”, contou o comandante do 20ºBPM, o tenente-coronel PM Gabriel Neto.

Os agentes apreenderam nove tabletes de maconha e 69 porções da mesma droga, 35 pinos de cocaína, uma pedra média crack, que pode ser dívida em mil porções, e 115 pedras prontas para consumo, um revólver calibre 38, uma espingarda de fabricação industrial, duas balanças, R$316, um colete balístico, três celulares e caderno de anotação do tráfico foram encontrados na casa de um dos criminosos, que também é suspeito de matar um rival.

O criminoso foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e será encaminhado para o Conjunto Penal de Paulo Afonso. Já os demais, seguem na DT da cidade, junto ao material apreendido.

“Recebemos as informações que ele queria expandir a área de domínio do tráfico na cidade, essa pode ser a motivação do crime, que está sob investigação”, contou o delegado André Augusto de Mendonça, coordenador regional da 18ªCoorpin.

Foto: SDR

Agricultores familiares de Alagoinhas geram lucro na criação de galinha caipira

O estimulo da diversificação das atividades produtivas, melhorou a qualidade de vida das famílias da comunidade de Tombador, do município de Alagoinhas, Território Litoral Norte e Agreste Baiano. O sistema alternativo de criação de galinha caipira está complementando a renda familiar e ainda gera lucro.

Segundo o Governo do Estado, o projeto Bahia Produtiva, investiu R$ 271,2 mil na Associação dos Pequenos Produtores do Tombador para a implantação de galinheiros e chocadeiras. Com isso, além de aumentar em 100% a produção dos agricultores familiares, melhorou a qualidade das aves e dos ovos.

Conforme a presidente da associação, Luzia de Jesus Alves, o valor do frango, que antes era de R$ 20, agora está sendo vendido entre R$ 30 e R$ 40. Já a dúzia de ovos que eram R$6, dobrou o valor e, agora, sai por R$ 12.

Luiza diz que antes criava um pouco de galinhas de quintal, e era uma pequena criação para consumo próprio e o que sobrava vendia na feira de Alagoinhas. “Com a construção do galinheiro, nossa produção aumentou e passamos a investir mais na criação como fonte de renda. Começamos a vender mais na feira e nos bairros da cidade, aumentou nossa renda familiar e melhoramos também nossa alimentação de forma natural e orgânica”.

A agricultora Divanete de Santana Souza também comemora as melhorias em sua produção: “Quando não tinha o galinheiro era muita dor de cabeça, as galinhas atravessavam a estrada e eram atropeladas por carro e motos, os cachorros comiam os ovos. O galinheiro equipado trouxe lucro. Não compramos mais ovos e nem galinha, e, hoje, estamos vendendo. Temos ovos todo dia na nossa mesa, consumimos umas oito dúzias por semana e vendemos cerca de 400 dúzias por mês. Agora é cuidar do que a gente tem e ampliar”.

O Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pela Banco Mundial, já investiu mais de R$ 27,1 milhões no sistema produtivo da avicultura em toda a Bahia, beneficiando 2.090 famílias de agricultores familiares.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Trecho da rodovia BA-099 no Litoral Norte fica interditado após cratera se abrir

O trânsito nos dois sentidos da rodovia BA-099 ficou interditado, após uma enorme cratera se abrir na altura da cidade de Entre Rios, litoral norte da Bahia, na madrugada de sexta-feira (23). Nos últimos dias, muitas chuvas têm atingido a região.

De acordo com a Concessionária Litoral Norte, administradora do trecho, equipes da empresa estão trabalhando na manutenção da via e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) isolou a área atingida, para evitar acidentes na região.

A Concessionária informa que os motoristas que seguem pela Linha Verde no sentido Salvador devem utilizar a BA-233, que fica próximo à cidade de Conde, para sair na BR-101 e conseguir acessar a BA-093 sentido Simões Filho, e então chegar à capital baiana.

Já quem estiver no sentido a Aracaju, deve seguir pela BR-093 e, ao final da rodovia, acessar a BR-101, seguindo até o estado vizinho.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Foto: Divulgação / PM

Mulher dá a luz em viatura policial em Porto de Sauipe

Uma mulher deu à luz no interior da viatura da Polícia Militar nesta quinta-feira (15), na entrada da unidade de saúde, em Porto de Sauipe, distrito de Entre Rios. Assim que a viatura policial chegou ao local, um dos PMs pediu apoio a um médico e uma enfermeira para atender a criança no interior do veículo.

Segundo a polícia, o acionamento ocorreu por volta de 0h30, quando uma senhora foi até o posto da 1ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) de Porto de Sauipe, na Linha Verde. Ela pediu socorro para a neta que se encontrava em trabalho de parto, na zona rural.

Logo em seguida, os soldados Freitas Júnior e Espinheira seguiram com a senhora por uma estrada de chão e a acomodaram na viatura com destino a emergência. “Como policial militar e pai, essa situação é uma experiência ímpar em nossas vidas, sinto gratidão em poder ajudar”, disse o soldado Freitas. A Mãe e filha foram atendidas pelos médicos e passam bem.

Foto: Prefeitura de Crisópolis

Casa de fogos de artifício explode e deixa ao menos 10 feridos em Crisópolis

Na tarde desta quarta-feira (14), um imóvel onde funcionava uma loja de fogos de artifício explodiu em Crisópolis. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao menos 10 pessoas ficaram feridas.

Uma adolescente de 13 anos está entre as vítimas. Ela foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Conforme os Bombeiros, o imóvel fica na Avenida Nelson Santiago, e a explosão atingiu outras três casas ao lado. Duas delas ficaram completamente destruídas.  

De acordo com a Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), equipes do órgão estão a caminho do município de Crisópolis, para avaliar os danos causados pela explosão e auxiliar nas ações de assistência às vítimas.

Ainda segundo moradores, na parte de cima do estabelecimento havia uma casa que era do dono da loja. A explosão ocorreu por volta das 16h30.

Equipes do Samu, Policia Militar, Policia Civil e Bombeiros foram encaminhados ao local. Uma parte da energia elétrica da cidade foi desligada para não ocorrer acidentes.

Foto: Divulgação / Saeb

SAC Móvel estará até 9 de abril em Alagoinhas

Estarão disponíveis no SAC Móvel de Alagoinhas, até o dia 9 de abril, os serviços de RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O caminhão está no estacionamento do Lacuna Shopping Alagoinhas, que fica na Rua Dantas Bião, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Outras duas carretas estão em Valença e Jequié.

Agendamento

O atendimento no SAC Móvel é realizado 100% por agendamento, por meio do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é necessário baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Vale destacar que o agendamento no SAC Digital é fácil e gratuito. A única taxa cobrada pelo SAC Móvel em Alagoinhas é para quem solicitar a 2ª e demais vias de Carteira de Identidade, no valor de R$ 39,39.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

Foto: Divulgação / SSP

PM encontra 150 quilos de maconha dentro de carro em Serrinha

A Polícia Militar apreendeu cento e cinquenta quilos de maconha prensada, na madrugada desta sexta-feira (19), nas proximidades do entroncamento de Lamarão, município de Serrinha. Um traficante foi localizado.

Os agentes faziam rondas na região do entroncamento, quando um veículo, modelo Palio, placa OZG 2B13, chamou a atenção das equipes. Os policiais tentaram abordar o automóvel, mas o condutor seguiu em fuga até bater em um barranco e depois, na tentativa de escapar do flagrante, efetuou disparos contra os PMs.

Dentro do automóvel os policiais encontraram 130 tabletes de maconha prensada pesando 150 quilos. Um revólver calibre 38 e munições foram apreendidos.

Segundo o tenente-coronel Michel Alexander Guimarães Muller, comandante do 16º BPM, o homem seguia para o município de Feira de Santana. “Acreditamos que a droga seria distribuída em Feira ou Salvador”, enfatizou o oficial.

O criminoso possuía quatro passagens por tráfico de drogas, roubo de veículos e acidente de trânsito. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Serrinha, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado na Delegacia Territorial da cidade.