Foto: Reprodução / Laagendalsposten

Homem deixa mortos e feridos em ataque com arco e flecha na Noruega

Diversas pessoas morreram e outras ficaram feridas na Noruega, nesta quarta-feira (13) após o ataque de um homem com arco e flecha. O suspeito de efetuar os disparos foi preso na cidade de Kongsberg, a 67 km da capital do país, Oslo, segundo informações do jornal The Guardian.

Até o momento, as autoridades acreditam que o atirador agiu sozinho, mas o governo não descarta a possibilidade de mais pessoas estarem envolvidas. A possibilidade de terrorismo também é analisada, de acordo com o ministério da Justiça e Segurança Pública da Noruega.

Atualizações sobre os ataques estão sendo realizadas e monitoradas, conforme a ministra Monica Maeland. Entretanto, o governo local não revelou o número de vítimas.

Apesar de não haver uma informação oficial do número de mortos, a imprensa local informou que foi montada uma grande operação, com mais de 10 ambulâncias, e a emissora de televisão NRK fala em pelo menos quatro mortos.

O assassino também foi visto andando pelas ruas e disparando flechas contra as pessoas, de forma aleatória, conforme fontes oficiais. O jornal norueguês Aftenposten afirmou ainda que uma testemunha relatou que alguns dos disparos foram feitos em um supermercado.

Foto: Reprodução / Sea Shepherd Conservation Society

Matança de golfinhos nas Ilhas Faroé gera protestos no mundo

A matança de cerca de 1.400 golfinhos capturados e mortos nas Ilhas Faroé, território autônomo dinamarquês chocaram e geraram protestos em todo o mundo.

Imagens registraram na areia, centenas de golfinhos enfileirados, e a água da praia toda vermelha. Até mesmo, os moradores da ilha ficaram assustados com a quantidade de animais mortos, que normalmente não passa de 250.

Tradição local praticada há séculos na região, a caça de golfinhos e baleias-piloto no Mar do Norte é realizada por muito tempo, e é uma forma de alimentar a população. Entretanto, a prática também é contestada por muitos, um ato cruel.

De acordo com ONGS que defendem os direitos dos animais, a repercussão internacional do massacre pode ajudar na pressão para que autoridades locais façam algo para diminuir essa matança.

Em um comunicado, o governo das Ilhas Faroé resolveu convocar uma avaliação oficial desse tipo de caça. Autoridades locais afirmaram considerar a prática sustentável, já que toda a carne é consumida.

Foto: Alan Santos / PR

Durante reunião nos EUA, Boris Johnson recomenda vacina de Oxford para Bolsonaro

Na reunião dos líderes do mundo para participar da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o premiê britânico Boris Johnson, na tarde desta segunda-feira (20), em Nova York.

Em um vídeo distribuído pela agência Reuters, Johnson recomendando a vacina da AstraZeneca/Oxford para Bolsonaro. Em certo momento, o premiê britânico diz como como a vacina de desenvolvimento britânico é boa, e que Já tomou duas vezes.

Bolsonaro, quando questionado se tinha tomado também, ele disse que “ainda não”, e que está com a imunidade contra Covid alta, porque teve já teve o vírus.

A AstraZeneca/Oxford, também é produzida no Brasil em parceria com a Fiocruz.

Na noite de domingo, Bolsonaro foi fotografado comendo pizza na rua, com integrantes de sua comitiva, como o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o presidente da Caixa, Pedro Guimarães; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; entre outros no grupo.

Foto: Reprodução vídeo / Governo Espanhol

Vulcão entra em erupção em arquipélago espanhol das Ilhas Canárias

Um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias, pertencente a Espanha, neste domingo (19). Desde a quinta-feira 16), o governo espanhol já havia emitido um alerta de risco de erupção do vulcão.

Especialistas da Espanha alertaram a possibilidade da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, inclusive a Bahia. Entretanto, outros profissionais consultados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) disseram que não há base científica para afirmar que existe possibilidade de o fenômeno atingir o litoral brasileiro.

No domingo, o vulcão lançou nuvens de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades já haviam começado a retirar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), d

De acordo com autoridades das Ilhas Canárias, dias antes, já havia começado a retirada de moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas, antes da erupção.

Os cientistas também registraram, antes do início da erupção,  uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Foto: Reprodução / Australian Broadcasting Corporation

Surfista morre após ataque de tubarão em praia da Austrália

Após ser atacado por um tubarão em uma praia na costa leste da Austrália, um surfista morreu neste domingo (5), perto de Emerald Beach, cerca de 550 km ao norte de Sydney.

A praia foi fechada após o incidente. Segundo testemunhas, o surfista teria aproximadamente 20 anos e foi mordido no braço.

Neste ano, de acordo com uma agência governamental, esse é o segundo ataque fatal de tubarão registrado na Austrália. Em 2020, ocorreram 26 ataques, oito deles fatais.

Foto: GOVSP / Instituto Butantan

Estudo aponta que combinar vacinas da CoronaVac e AstraZeneca produz mais eficácia

A combinação de imunizantes contra Covid-19 de diferentes fabricantes da vacina pode ser positiva a quem recebe a aplicação, segundo um novo estudo que avalia o uso da CoronaVac com a AstraZeneca.

A publicação aponta que a inoculação com o esquema CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, em combinação com o imunizante da farmacêutica AstraZeneca produz quase quatro vezes mais anticorpos neutralizantes que o esquema com duas doses de CoronaVac e pouco mais de três vezes mais do que duas doses de AstraZeneca.

Porém, o estudo avalia o esquema com duas doses e não o chamado “reforço”. Especialistas também tem indicativos como importantes e positivos, mas alertam que ainda não se trata do estudo que definirá a necessidade da intercambialidade.  

A análise foi realizada por pesquisadores do Centro de Excelência em Virologia da Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia, que adota o uso do imunizante produzido pela Sinovac, assim como Brasil, Chile e Turquia.

A pesquisa foi realizada com um grupo formado por 77 pessoas, e que recebeu a combinação de doses diferentes. Outro com 79,  que recebeu duas doses da CoronaVac; e 80 participantes, que teve aplicação de duas doses da AstraZeneca. Nos grupos estavam homens, mulheres, e algumas pessoas com doenças relacionadas.  

No Brasil, o Ministério da Saúde determinou que a terceira dose nos pacientes com idade superior a 70 anos e imunossuprimidos não incluirá a CoronaVac, que foi a primeira vacina do programa de imunização brasileiro.

Imagem: Grupo Bandeirantes

Explosões em Cabul deixam mais de 100 mortos

Autoridades locais apontam que pelo menos 90 afegãos e 12 militares americanos morreram nas grandes explosões que foram registradas do lado de fora do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (26).

O Pentágono confirmou as mortes de quatro fuzileiros navais, além de 15 feridos em tropas. Ao longo do dia, foram sete explosões, sendo as duas primeiras ao lado do aeroporto de Cabul, que tinha grande concentração de pessoas tentando fugir do país. Centenas de vítimas ficaram feridas e lotam os hospitais da capital afegã.

Em nota, o Talibã, negou participação e salientou que os americanos são responsáveis pela segurança dessa região. O grupo extremista Estado Islâmico é o principal suspeito pelo ataque.

Pelo menos uma das explosões foi provocada por homens-bomba, que fariam parte do braço afegão do grupo terrorista, conhecido como Khorasan. Eles são rivais do Talibã e condenam o grupo por ter negociado acordos com os Estados Unidos

Após os ataques e depois de passar o dia reunido com estrategistas de segurança na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lamentou as mortes e afirmou que irá caçar os terroristas responsáveis pelos ataques na capital do Afeganistão. “Não iremos esquecer, nem perdoar. Vamos caçar vocês e fazê-los pagar”, disse.

Alertas sobre o alto risco de ataques foram emitidos por órgãos de inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, e chegaram a pedir a evacuação das proximidades do aeroporto.

Foto: Orlando Barría / Lusa

Furacão Grace ganha força e atinge o México pela segunda vez

O furacão Grace ganhou força classificado na categoria 3, e atingiu o México pela segunda vez, nesta sexta-feira (20), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A chefe da Defesa Civil do México, Laura Velazquez, pediu que à população que fique muito alerta. Até o domingo (22), as fortes chuvas podem causar inundações em áreas urbanas.

Árvores foram derrubadas e ocasionou quedas de energia para quase 700 mil pessoas, na costa caribenha do México, na quinta-feira (19). Ninguém morreu. No início da semana, encharcou a Jamaica e o Haiti com chuvas torrenciais.

No sábado (21), a tormenta rumava para o estado produtor de petróleo de Veracruz, a 150 km do Golfo do México e o centro do México com fortes ventos sustentados de 195 km/h e chuvas intensas.

A cidade de Veracruz e suas águas abrigam várias instalações de petróleo, incluindo a refinaria Lazaro Cardenas da Petroleos Mexicanos em Minatitlan, no sul do estado. Conforme as previsões, Grace deve atingir Veracruz bem ao norte de Minatitlan.

Fotos: Divulgação

Daniel Craig ultrapassa ganhos de The Rock, e é o astro de cinema mais bem pago do mundo

O número um da lista da Variety dos maiores salários de estrelas de cinema, agora é Daniel Craig, com impressionantes US$ 100 milhões de dólares em ganhos. No ano, o intérprete de James Bond já acumulou o dobro do que o segundo lugar e ex-líder da lista, The Rock, recebeu.

A lista, que foi publicada na quarta-feira (18) inclui os maiores salários de Hollywood. Entre os primeiros colocados, estão ainda nomes como Will Smith e Denzel Washington. Já entre as atrizes, aparecem empatadas, Jenifer Lawrence e Julia Roberts, entre as mais bem pagas.

Entre as receitas recebidas pelos astros, segundo a publicação, estão os suntuosos ganhos aos novos contratos firmados com empresas de streaming, que, de certa forma, compensam a antiga participação em bilheteria com um salário bem maior.

Craig recentemente firmou compromisso para estrelar as duas continuações do sucesso de público e crítica ‘Entre Facas e Segredos’, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Curiosamente, Craig disse recentemente que o patrimônio líquido estimado em US$ 160 milhões, ou aproximadamente R$ 846 milhões, não pretende deixar a fortuna para as herdeiras, fruto dos relacionamentos com as atrizes Fiona Loudon e Rachel Weisz.

“Não existe um velho ditado que diz que se você morrer rico, você fracassou?”, disse Daniel à revista Candis. “Mas não quero deixar grandes montantes para a próxima geração. Acho que herança é muito de mau gosto. Minha filosofia é: ‘livre-se disso ou faça uma doação antes de partir”, concluiu o intérprete de James Bond.

O “top 17” da lista dos astros e estrelas mais bem pagos de Hollywood

Will Smith (US$ 40 milhões), Denzel Washington (US$ 40 milhões), Leonardo DiCaprio (US$ 30 milhões), Mark Wahlberg (US$ 30 milhões), Jennifer Lawrence (US$ 25 milhões), Julia Roberts (US$ 25 milhões), Sandra Bullock (US$ 20 milhões), Ryan Gosling (US$ 20 milhões), Chris Hemsworth (US$ 20 milhões), Brad Pitt (US$ 20 milhões), Michael B. Jordan (US$ 15 milhões), Tom Cruise (US$ 13 milhões), Keanu Reeves (US$ 12-14 milhões), Chris Pine (US$ 11,5 milhões) e Robert Pattinson (US$ 3 milhões).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Ao menos, duas pessoas caem de avião no Afeganistão ao tentar fugir do aeroporto de Cabul

Em tentativa desesperada de fugir do Afeganistão após a chegada do Talibã à capital, ao menos duas pessoas caíram de um avião militar americano que decolava, nesta segunda-feira (16) do aeroporto de Cabul, de acordo com vídeos divulgados nas redes sociais.

Um vídeo mostra os corpos de três pessoas, dois homens e uma mulher, caídos no chão no complexo do aeroporto Hamid Karzai. Não há confirmação oficial sobre o caso ou sobre a identidade dos envolvidos.

No terminal aéreo superlotado, as pessoas estavam desesperadas para fugir, e foram filmados tentando entrar em aviões depois que o Talibã invadiu a capital e tomou o palácio presidencial. Aeronaves dos EUA foram enviadas a Cabul para retirar americanos da cidade.

De acordo com o jornal The Sun, duas pessoas caíram de um avião de transporte C-17, da Força Aérea dos EUA, de uma altura de centenas de metros. As imagens foram divulgadas amplamente nas redes sociais.

Confira imagens e cobertura da Band:

Foto: Reprodução / Lusa

Incêndios florestais na Itália deixam mais de 20 milhões de animais mortos

Com a onda de calor na região do Mar Mediterrâneo, está se intensificando incêndios florestais na Itália, e em outros países, como Grécia, Turquia e Argélia. Além da vegetação, os animais silvestres também se tornaram vítimas do fogo.

De acordo com a associação Legambiente, nos últimos dois meses, cerca de 20 milhões de animais morreram em incêndios, que na maioria das vezes, são criminosos.

Os animais são cercados pelo fogo e intoxicados pela fumaça, e não conseguem fugir para locais seguros. Entre eles estão os esquilos, ouriços, veados, tartarugas, lagartos, entre outras espécies de mamíferos, pássaros e répteis.

Segundo a associação, a estimativa de animais silvestres mortos é calculada com base nos hectares de terras queimadas. Cerca de 100 mil hectares foram devorados pelas chamas, nos dois primeiros meses neste verão no Hemisfério Norte.

O assessor para o Território e Ambiente da Sicília, Toto Cordaro, afirmou ao jornal italiano La Repubblica que “existe um plano criminoso nos incêndios, e que os motivos deles podem ser vários, como intimidar, causar danos à polícia, eliminar trechos de mata para novas construções, entre outros”.

Na Itália, em alguns casos, o fogo é provocado pelas próprias pessoas que devem apagá-lo, ou seja, trabalhadores florestais precários que querem receber um pagamento extra.

Onda de calor

A Itália registra um recorde histórico de calor. Na quarta-feira (11), na província de Siracusa, na ilha da Sicília, os termômetros registraram 48,8°C. Segundo o diário Corriere dela Sera, o recorde europeu, supera os 38 graus de Atenas, em 1977.

Foto: CCTV

Tempestade de areia encobre cidade turística da China

A cidade de Dunhuang, à beira do deserto de Gobi, no noroeste da China ficou encoberta por um impressionante “muro de areia” de 100 metros de altura, no domingo (25).

O lugar turístico é entreposto da histórica “Rota da Seda” na província de Gansu. A tempestade de areia também tornou o céu amarelo e reduziu a visibilidade para menos de 5 metros em algumas áreas.

Por causa da pouca visibilidade, a polícia precisou impor controles de tráfego nas ruas da cidade. Um morador contou ao veículo de comunicação local “Jimu News”, que a tempestade de areia atravessou a cidade em cinco ou seis minutos, e que não via o fenômeno tão forte há vários anos.

Segundo a agência de notícias estatal China News Service, tempestades de areia são comuns na região do deserto de Gobi na primavera, mas é raro acontecerem no verão.

Dunhuang é patrimônio da Unesco, e conhecida por atrações turísticas como as Cavernas de Mogao, conjunto de templos budistas decorado com pinturas murais e várias esculturas.

Em 1987, o local foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Foto: Força Aérea Indiana

Chuvas causam deslizamentos de terra e deixam 67 mortos na Índia

As chuvas torrenciais das monções, no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, causaram ao menos 67 pessoas mortes e dezenas de pessoas estão desaparecidas, após deslizamentos de terra.

A dificuldade dos trabalhos de resgate é gerada pela magnitude dos danos. Centenas de vilas e cidades estão sem energia elétrica e água potável.

Mumbai, capital do estado e polo financeiro do país está com as estradas bloqueadas por causa dos deslizamentos. Em Bengaluru, polo tecnológico, milhares de caminhões ficaram presos na via.

Segundo o governo indiano, parte da costa oeste da Índia recebeu quase 600 milímetros de chuva em 24 horas, forçando autoridades a evacuar pessoas que vivem em áreas vulneráveis e a liberar água de represas que já estão transbordando.

As chuvas intensas e ininterruptas, no período de 24 horas, fizeram o rio Vashishti transbordar, e alguns bairros da cidade de Chiplun, a cerca de 250 km ao sul de Mumbai, estão sob 3,5 metros de água.

Em Taliye, a 180 km a sudeste da capital financeira, ao menos 36 pessoas morreram após um deslizamento de terra arrasar a maior parte da pequena vila.

Outros 27 óbitos foram registrados em diversas regiões de Maharashtra devido a deslizamentos de terra e acidentes ligados às fortes chuvas.

As chuvas torrenciais na Índia ocorrem dias após mais de 190 pessoas morrerem na Europa devido a inundações, mais de 50 serem vítimas de alagamentos na China e a ondas de calor nos Estados Unidos e no Canadá.

Foto: Reprodução / Agência Lusa

Chuvas na Europa provocam morte de mais de 100 pessoas

As chuvas que têm caído nos últimos dias na Europa e estão fazendo os rios transbordarem e levarem tudo pelo caminho, já provocaram a morte de ao menos, 117 pessoas.

Até o momento, entre os países, a Alemanha é a maior prejudicada pela tragédia, com 103 mortes confirmadas e 1,3 mil pessoas desaparecidas em apenas um distrito ao sul de Colônia, no oeste do país.

Embora em menor intensidade, as chuvas têm causado transtornos também na Holanda, França, Suíça, Luxemburgo e Bélgica, que registra 14 mortos e 4 desaparecidos.

Imagens áreas divulgadas pelas autoridades do distrito de Colônia, nesta sexta-feira (16) mostram que o número de vítimas pode aumentar consideravelmente, com relatos de deslizamentos de terra e casas sendo arrastadas pela água ou desabando devido à força da água.

De acordo com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier é preciso ter um firme comprometimento com a luta contra as mudanças climáticas. Ele também afirmou na sexta, que esta é a única alternativa para frear fenômenos meteorológicos extremos, como as chuvas intensas que castigam o país.

Foto: Pedro Portal / Miami

Número de mortos sobe para 95 em desabamento na Flórida

Na madrugada desta terça-feira (13) foi retirado mais um corpo sob os escombros do prédio que desabou na região de Miami, nos Estados Unidos. Autoridades dos Estados Unidos já registram 95 mortos.

As equipes já identificaram 85 corpos de ex-moradores do edifício, após 20 dias de buscas. Os bombeiros acreditam que mais 14 desaparecidos estariam no local na hora do desabamento.

A prefeita da região de Miami, Daniella Levine Cava, explicou que as buscas podem ter que ser suspensas temporariamente durante a tarde por conta da previsão de mau tempo.

Em 24 de junho, uma equipe israelense de busca e resgate chegou ao sul da Flórida logo depois que o prédio desabou, para ajudar na operação. Eles usaram plantas do prédio para criar imagens 3D detalhadas do local do desastre para ajudar na busca.

Presidente do Paraguai

Entre as vítimas, está Sophia López Moreira, cunhada do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que viajou na sexta-feira com a primeira dama para Miami.

Também estavam no prédio que desabou, além de Sophia, o marido dela, os três filhos do casal e a babá da criança.  

O edifício abrigava dezenas de famílias de diferentes partes da América Latina, na maioria das vezes, com residência temporária, na madrugada. Autoridades afirmam que há brasileiros entre os desaparecidos.

Foto: Reprodução / Agência Lusa

Incêndio em fábrica provoca a morte de mais de 40 trabalhadores em Bangladesh

Um incêndio em uma fábrica em Bangladesh, na tarde de quinta-feira (8), em Rupganj, perto da capital Daca, provocou a morte de ao menos 43 pessoas, 30 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas, segundo boletim policial divulgado nesta sexta-feira (9).

As chamas atingiram uma fábrica de alimentos e bebidas da Hashem Foods Ltd, na tarde de quinta-feira (8). Os trabalhadores que pularam pelas janelas para escapar do fogo, estão entre as dezenas de feridos. As chamas continuam ativas, após 24h do incêndio.

O vice-diretor do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Debasish Bardhan , disse que as operações de resgate continuam e que os dois últimos andares da fábrica ainda não foram revistados.

Devido ao descumprimento das normas de segurança, fiscalização frouxa e corrupção, os incêndios são frequentes em fábricas em Bangladesh.  Em abril de 2013, a oficina de confecção Rana Plaza desabou devido a um incêndio e 1.138 trabalhadores morreram.

Ao menos 70 pessoas morreram, em fevereiro de 2019, em um grande incêndio em um prédio residencial na capital Daca, onde produtos químicos haviam sido armazenados ilegalmente.

Foto: Jose Sena Goulao / Lusa

Portugal terá toque de recolher noturno para controlar aumento da Covid-19

O governo português anunciou nesta quinta-feira (1º), um toque de recolher noturno, que será imposto em vários municípios de Portugal, incluindo a capital Lisboa e a cidade do Porto. As autoridades estão correndo para controlar uma disparada de infecções de Covid-19.

O toque de recolher começa nesta sexta-feira, das 23h às 5h, e vigorará em 45 municípios de todo o país, que enfrentou sua batalha mais dura contra o coronavírus em janeiro.

O país teve o maior aumento, desde meados de fevereiro, com 2.449 casos de infectados pelo coronavírus, na quinta-feira, mas as mortes diárias continuam bem abaixo dos níveis de fevereiro.

Segundo o governo, as pessoas de 18 a 29 anos receberão suas doses a partir da semana que vem. As autoridades estão acelerando a campanha de vacinação para lidar com a disparada.

A maioria dos casos novos se concentra, na área metropolitana de Lisboa. Os moradores desta área, ainda precisam apresentar um exame de coronavírus negativo ou um certificado de vacinação para entrar ou sair da região no final de semana.

Ao total, Portugal já vacinou completamente cerca de 31% de sua população. O país registra 17.101 mortes e 882.006 casos, desde o início da pandemia.

Foto: Divulgação

Evento virtual reúne milhões de pessoas em mais de 500 idiomas

Um evento religioso totalmente on-line será realizado, pelo segundo ano consecutivo, para milhões de pessoas no Congresso de 2021 das Testemunhas de Jeová, com o tema “Poderosos pela Fé”.

Na programação estará incluso, discursos, palestras, vídeos, entrevistas e leituras dramatizadas de trechos da Bíblia, e será transmitido em mais de 500 idiomas durante seis finais de semana em julho e agosto de 2021,

O objetivo é reunir entre 15 a 20 milhões de pessoas em 240 países. A programação estará disponível em seis partes, com a primeira, a partir de 28 de junho de 2021, no site JW.ORG.

No Brasil, o congresso terá novidades como o recurso de audiodescrição (narrações que descrevem em detalhes o que está acontecendo nos vídeos exibidos) para pessoas cegas ou com deficiência visual, e também disponibilizada para os surdos, em língua brasileira de sinais.

O evento é gratuito, e pode ser acessado pelo site JW.ORG, sem necessidade de fazer cadastro ou login.

Sobre o tema:

Fé — como é possível uma palavra de apenas duas letras ter tanto significado? A verdadeira fé, baseada em evidências convincentes, pode nos dar o poder necessário para enfrentar os desafios da vida.

A pandemia do coronavírus, o desemprego, problemas emocionais e familiares são tão desgastantes que fazem alguns perderem a fé em Deus e em dias melhores.

Se tivermos fé, conseguiremos suportar as dificuldades com coragem e não vamos nos sentir derrotados, mas poderosos!

Confira o programa completo do Congresso de 2021 das Testemunhas de Jeová, “Poderosos pela fé!” no site www.jw.org.

Programação do Congresso:

PartesDisponível no JW.ORG em:
128 de junho
25 de julho
319 de julho
426 de julho
59 de agosto
616 de agosto
Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF

Governo dos EUA doa 3 milhões de doses da vacina da Janssen para o Brasil

O governo dos Estados Unidos vão doar ao Brasil, 3 milhões de doses da vacina da Janssen, que é aplicada em dose única. Os imunizantes vão ser embarcados nesta quinta-feira (24), em Fort Lauderdale, na Flórida, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Este é o maior lote de vacinas doadas pelos Estados Unidos para um país até agora.

Foto: Twitter / Polícia de Miami Beach

Prédio desaba parcialmente em Miami Beach

Um prédio desabou parcialmente na madrugada desta quinta-feira (24), em Miami Beach, na Flórida, nos Estados Unidos. Ao menos, 80 unidades dos Bombeiros de Miami-Dade, incluindo equipes técnicas de resgate e policiais trabalham no local.

Na parte do edifício que não desmoronou é possível ver nas imagens, equipes de resgate. As autoridades ainda não sabem se há vítimas nem quantas pessoas moram no prédio.

Segundo os bombeiros, toda a parte de trás do edifício desmoronou. O prédio tem doze andares e as equipes continuam trabalhando no local para busca de sobreviventes nos escombros e retirada de moradores de outros blocos do prédio.

O condomínio tem vista para o mar e fica na Collins Avenue. Ele foi construído em 1981, no canto sudeste de Surfside, na praia.

Algumas unidades de dois quartos são negociadas atualmente no mercado com preços entre US$ 600 mil e US$ 700 mil, s

Conforme a polícia, algumas unidades de dois quartos são negociadas atualmente no mercado com preços entre US$ 600 mil e US$ 700 mil. Na cotação atual no Brasil fica entre R$ 3 milhões e R$ 3,5 milhões.

Foto: Tiago Petinga/ Lusa

Portugal tem aumento de número de casos com previsão de quarta onda de contágios

Perante a perspectiva de uma quarta onda de contágios, a região metropolitana de Lisboa, com três milhões de moradores, volta a ter medidas restritivas nos fins de semana.

Em um perímetro que abrange 18 distritos, a partir das 15h desta sexta-feira (18) até às 6h de segunda-feira (21), estará proibida a saída e entrada de pessoas. Segundo o governo português, a medida é para conter a incidência de casos, que em apenas três semanas, o número de contaminados praticamente duplicou.

As autoridades de saúde alertam sobre o aumento de infectados pela variante delta, originária da Índia. A região de Lisboa e do Vale do Tejo concentra mais de 70% dos casos de Covid-19 no país.  

Segundo o coordenador de resposta Covid-19, Duarte Cordeiro, o ambiente familiar ainda é vetor de contágio em 68% dos casos na região. Em seguida, cerca de 11% ocorrem em festas e eventos sociais, e 9% em escolas.

Portugal enfrentou um rígido confinamento, no início do ano, de quase dois meses. O país quase colapsou o sistema de saúde, após detectar um novo pico de infecções, com aproximadamente, 10 mil por dia.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Mergulhador sobrevive após ser engolido por baleia nos EUA

Após ser abocanhado por uma baleia jubarte na costa de Cape Cod, em Massachusetts, na manhã de sexta-feira (11), um mergulhador teve sorte e sobreviveu nos Estados Unidos.

Michael Packard, de 56 anos, é pescador profissional de lagostas e estava mergulhando a trabalho.  Inicialmente, ele achou que estava sendo vítima de um ataque de um tubarão, já que tudo aconteceu muito rápido.

Ao notar que não estava sentindo dores e não havia nenhum dente perfurando sua pele, ele percebeu o engano. Foi quando entendeu o que estava acontecendo. “De repente senti esse tranco e tudo ficou escuro”, disse à emissora NBC.

O mergulhador imaginou então que seria engolido e que iria morrer. Logo, ele pensou em sua família, especialmente em seu filho. Entretanto, em seguida, a baleia emergiu, chacoalhou a cabeça e o cuspiu. Colegas de trabalho, que estavam em um barco nas proximidades resgatou Packard.

Ele estima ter passado de 30 a 40 segundos dentro da boca do animal, onde conseguiu respirar graças ao seu tanque de oxigênio. No hospital, foi constatado que ele teve um joelho deslocado e apenas danos nos tecidos moles nas pernas.

O mergulhador revelou também que ficou com medo de ter sofrido uma lesão de mergulho por ter subido muito rápido ou uma embolia, mas agora está tudo bem.

Foto: Adam Schultz / Official White House

Brasil entra em lista de países que vão receber doação de vacina dos EUA

Uma lista com mais de 40 nações, incluindo o Brasil, irão receber dos Estados Unidos parte do 1º lote de doações das vacinas contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. O anúncio foi feito por autoridades americanas nesta quinta-feira (3).

No entanto, não há um número exato de quantas doses o Brasil irá receber, já que o país precisará dividir cerca de 6 milhões de doses com ao menos outros 14 países da América Latina.

Ao total, até o final de junho, os EUA irão redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países. Ao todo, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai gerenciar 19 milhões de doses, distribuídas da seguinte forma, em valores aproximados:

6 milhões para América do Sul e Central: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana.

7 milhões para a Ásia: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Ilhas Maldivas, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Papua Nova Guinea, Taiwan, e as Ilhas do Pacífico.

5 milhões para a África, distribuídas entre os países selecionados em coordenação com a União Africana.

Neste primeiro lote enviado pelos EUA serão distribuídas 6 milhões de doses disponíveis entre parceiros regionais dos americanos como o México, Canadá, e a Coreia do Sul, além de regiões e países com surtos da doença como a Cisjordânia, Gaza, Ucrânia, Kosovo, novamente o Haiti, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque, Iêmen. Parte deste primeiro lote também será enviada aos trabalhadores da linha de frente das Nações Unidas.

Os EUA estão avançados em seu programa de vacinação, e o presidente americano vem sendo pressionado por diversos países, e também pela OMS, para que possam compartilhar parte dos imunizantes adquiridos e estocados no país.

Foto: Reprodução / Lusa

Atletas de corrida em montanha na China morrem após queda brusca de temperatura

Após queda de temperatura, 21 pessoas morreram neste sábado (22) em corrida de 100 km na montanha da província de Gansu, no noroeste da China. O último corredor desaparecido foi encontrado morto pelos bombeiros, às 9h30, no domingo.

Segundo a agência estatal Xinhua, os corredores foram pegos de surpresa com a queda brusca nas temperaturas. Os atletas já estavam sob efeitos da altitude e foram atingidos por fortes ventos, granizo e chuva congelada.

O evento esportivo ocorria no condado de Jingtai, na Floresta de Pedras, perto do Rio Amarelo. Participaram das operações de busca, mais de 700 socorristas. No total, 151 participantes da corrida foram resgatados. Cinco deles, levados ao hospital com ferimentos leves e passam bem.

Foto: Marinha dos EUA

Marinha dos EUA apreende armas e misseis no Mar da Arábia

Um grande carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia foi apreendido pela Marinha dos Estados Unidos. A informação foi da Quinta Frota da Marinha americana.

Segundo a frota americana baseada no Bahrein, entre as apreensões estão milhares de rifles de assalto chineses e dezenas de mísseis antitanque russos. Toda a apreensão do arsenal foi feita pelo cruzador de mísseis guiados USS Monterey, na quinta-feira (6), perto de Omã e do Paquistão.

As fotos foram reveladas no domingo (9). O carregamento ilícito estava em uma embarcação sem bandeira que navegava em águas internacionais no Norte do Mar da Arábia.

Conforme a Marinha americana, a carga levou dois dias para ser transferida para o USS Monterey. Em seguida, a tripulação foi interrogada, recebeu água e comida e depois liberada.

A Marinha americana informou que o armamento está sob custódia dos EUA enquanto a fonte original e o destino estão sob investigação.