Foto: Divulgação / SSP

PM encontra roça de maconha em povoado de Quijingue

A Polícia Militar encontrou uma roça de maconha e prendeu dois homens, no povoado de Lagoa do Cru, na cidade de Quijingue. As equipes chegaram até a zona rural após denúncia do cultivo dos entorpecentes.

O comandante do 5° BPM, tenente-coronel Antônio Batista de Macedo Júnior, contou que além da plantação de maconha, a dupla também circulava com a espingarda na comunidade, com o intuito de amedrontar os moradores.

“Junto à Polícia Civil realizamos o flagrante e apreendemos 32 pés e quatro semestres de maconha, um vaso com cocaína, uma espingarda, um facão, mangueiras e conexões usadas na irrigação do plantio e dois celulares”, disse o comandante.

Segundo o delegado Carlos André Rodrigues Reis, os homens foram autuados por tráfico de drogas, e um deles por posse irregular de arma de fogo. “Eles seguem presos à disposição da Justiça. Continuaremos nesse combate conjunto contra o crime, não só na zona urbana, mas também na zona rural”, ressaltou o delegado.

Foto: Divulgação / SSP

Operação de crime contra exploração infantil na internet prende suspeito em Ondina

A Operação Luz na Infância 9, realizada no Brasil e mais seis países, cumpriu um mandado de prisão de um suspeito, no bairro de Ondina, em Salvador. A Polícia Civil da Bahia encontrou com o autor, imagens de pornografia infantil e foi constatado o armazenamento e compartilhamento do material. 

Por meio do Laboratório de Inteligência Cibernética, as equipes realizaram as ações na capital. O homem preso, confessou os crimes e além do cumprimento do mandado de prisão foi autuado em flagrante. 

As ações foram realizadas por Policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

A 9ª fase da Operação, que compõe a mobilização internacional e é coordenada no Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), visa o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. 

As operações acontecem também na Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai. Houve também a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).

Balanço das Operações

Em suas oito edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2021, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.600 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 760 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

Foto: Reprodução / Hblem

Jovem é morta a facadas por “não querer relacionamento” em Itabuna

Uma jovem, de 18 anos, foi morta a facadas no bairro Ferradas, em Itabuna, na manhã da quarta-feira (29). A vítima identificada como Lara Passos foi esfaqueada em frente ao condomínio onde morava.

Segundo informações iniciais, o suspeito é um amigo da família e queria um relacionamento com a vítima. Entretanto, a família afirma que ambos nunca tiveram um relacionamento.

Uma prima da vítima informou ainda a polícia, que o suspeito chegou a ameaçar a vítima por ela não ter aceitado que os dois iniciassem um namoro.

Após o crime, José Roberto Silva Souza, de 39 anos, foi agredido fisicamente pelos vizinhos. Ele foi preso e encaminhado ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde permanecesse custodiado.

O caso foi registrado na Polícia Civil e é investigado como feminicídio. O corpo da jovem será sepultado na quinta-feira (30), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia desarticulada quadrilha de traficantes e homicidas no interior

A polícia prendeu quatro mulheres e um homem suspeitos de envolvimento com homicídios e tráfico de drogas, nesta quarta-feira (29), em Santo Antônio de Jesus. A ação foi realizada por equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Leste), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 1ª Delegacia Territorial (DT), do município.

Os agentes apreenderam com os criminosos, uma pistola Glock ponto 40 com um carregador e 14 munições, 60 buchas, dois pedaços e mais uma porção de maconha, 26 pinos e 24 papelotes de cocaína, 19 pedras de crack, uma motocicleta, quatro celulares, dois relógios, dinheiro e embalagens para acondicionar entorpecentes.

As diligências ocorreram na Avenida Providência e na localidade do Casco. Parte da droga, dinheiro e celulares, além de documentos, foram apreendidos dentro de um carro onde estavam quatro suspeitos. O restante do material foi encontrado em um imóvel onde morava o sexto integrante do bando, que está sendo procurado.

Uma motocicleta usada pelo grupo para praticar roubos também foi apreendida. Os cinco presos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e munições, tráfico de drogas e associação criminosa. Eles estão custodiados na DT de Santo Antônio de Jesus, à disposição da Justiça. O material apreendido será encaminhado à perícia.

Foto: Reprodução / PC

Mulher que auxiliava falso líder religioso a praticar estupros é presa no município de Barra

A polícia prendeu uma mulher acusada de ser o braço direito de falso líder religioso que estuprou mediante fraude ao menos 30 adolescentes de 12 a 18 anos no município de Barra. Ela teve o mandado de prisão cumprido na terça-feira (28), por policiais do município. 

“Durante as investigações, ficou evidente a participação dela no crime. Ela era responsável por receber as meninas e as encaminhava para os quartos Ela que informava que, quando o homem tocasse os instrumentos, elas teriam que tirar as roupas”, disse o titular da DT/Barra, delegado Jenivaldo Rodrigues. 

Ainda de acordo com o delegado, ela vai responder como coautora dos crimes de abuso sexual mediante fraude e estupro.

O falso líder religioso foi preso em maio deste ano e segue custodiado à disposição da Justiça no sistema prisional de Barreiras. Já a mulher segue custodiada em Barra, no aguardo da audiência de custódia.

Foto: Divulgação / SSP

Reféns são resgatados em área de mata em Abrantes; quatro criminosos morrem na ação

Duas pessoas que ficaram reféns em uma área de mata, no bairro de Abrantes, em Camaçari, foram regatadas na tarde desta terça-feira (28), pela Polícia Militar. Na ação, quatro criminosos foram mortos. Três armas de fogo, munições e outros materiais foram apreendidos com o grupo.

De acordo com o comandante da 59ª CIPM, major André Luis Teodósio Presa, o quarteto foi localizado em um matagal, após as guarnições serem acionadas por populares que informaram o caso. “A informação que chegou foi de que um morador da região, envolvido com uma organização criminosa comprou duas armas com um grupo rival. E, como forma de revidar, integrantes dessa facção fizeram a mulher dele e um outro homem como refém, em uma área de mata”, disse o oficial.

Após o recebimento da denúncia, as equipes da Rondesp RMS, Graer e Tor foram acionadas. As incursões foram iniciadas e, ainda de acordo com o oficial, ao chegarem na mata, os policiais se depararam com cerca de 20 criminosos. “O bando começou a atirar, as equipes revidaram, quatro deles foram atingidos, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram”, pontuou.

No local, além dos materiais ilícitos, os policiais encontraram esconderijos utilizados pelos criminosos. As duas pessoas feitas reféns foram resgatadas pelas equipes e apresentadas na Corregedoria Geral da PM onde a ocorrência está sendo registrada.

A ação foi realizada por equipes da 59ª Companhia Independente da PM, Rondesp RMS, Grupamento Aéreo da PM (Graer) e Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).

Foto: Divulgação / SSP
Foto: Divulgação / SSP

Suspeito de tráfico de drogas morre após troca de tiros em Santo Amaro

Após denúncias de homens armados na Praça Riachuelo, situada no bairro Trapiche de Baixo, na cidade de Santo Amaro, um suspeito morreu depois de troca de tiros com policiais, na manhã desta segunda-feira (27).

Uma submetralhadora calibre 9mm de fabricação artesanal, um tablete de cocaína, um carregador e munições foram apreendidas por policiais da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar.

O comandante da unidade, major Roberto Castro, disse que o flagrante aconteceu horas depois do encerramento dos festejos juninos no local. Um grupo com quatro homens foi surpreendido pelos PMs e reagiu a tiros. No revide, um dos suspeitos acabou ferido. Socorrido para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, ele não resistiu aos ferimentos.

“A suspeita é que os criminosos estariam aguardando a chegada de algum carregamento de drogas. Por conta dessa situação, o policiamento foi reforçado na cidade, a fim de localizar os demais envolvidos”, concluiu o major.

O caso foi registrado da 1ª Coordenadoria Regional do Interior de Feira de Santana.

Foto: Verdinho Itabuna

Motorista por aplicativo é encontrado morto com marcas de tiros em Itajuípe

Um motorista por aplicativo foi encontrado morto neste domingo (26), na zona rural da cidade de Itajuípe, no sul da Bahia. Ele era procurado por amigos, familiares e colegas de profissão desde a noite de sábado (25).

A vítima, identificada como Adriano de Jesus Alcântara, de 48 anos, não costumava trabalhar durante a noite. Ele pegou uma corrida por volta das 18h de sábado e não voltou pra casa.

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos, Alex Ferreira, a esposa da vítima também não conseguia falar com ele por telefone. Entretanto, motoristas e parentes começaram a fazer buscas por conta própria, através do GPS do veículo.

O corpo da vítima e o carro foram achados por moradores da zona rural. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna foi até o local para remoção.

Após o carro ser periciado, os agentes encontraram dentro do veículo marcas de sangue, alguns papeis e maquinetas de cartão de crédito. O corpo do motorista tinha três perfurações de tiros. A polícia não encontrou os documentos do carro e do motorista, nem o celular de Adriano.

No domingo, motoristas de aplicativo fizeram uma manifestação pelas ruas do centro de Itabuna, com pedidos de justiça.

Adriano de Jesus Alcântara era casado, e pai de três filhos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Médica veterinária é perseguida e morta em Teixeira de Freitas

Uma médica veterinária foi morta a tiros em Teixeira de Freitas, na noite de quinta-feira (23). Crislaine Boldrini Faé, 29 anos, estava em uma motocicleta quando foi atingida pelos disparos.

Segundo o primo da vítima, Eduardo Faé, ela estava noiva e pretendia se casar ainda neste ano. Ele ainda relatou que ela tinha muitos planos e lamenta que eles não serão mais concretizados.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios da cidade, para identificar a autoria e motivação do crime.

O corpo de Crislaine foi liberado do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Teixeira de Freitas na manhã desta sexta-feira (24) e será levado para a cidade de Rio Bananal, no estado do Espírito Santo, onde a veterinária nasceu e mora sua família.

Foto: Reprodução / SSP

Fuzil de fabricação americana é apreendido em Salvador

A polícia apreendeu um fuzil Colt M4 de fabricação americana, durante operação no bairro de São Gonçalo do Retiro em Salvador, na quarta-feira (22). Ainda foram encontradas munições para calibre 5.56,01 e farta quantidade de maconha e cocaína prontas para comercialização.

Segundo os policiais da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho, eles receberam uma denúncia que traficantes estariam retirando armas e drogas que estavam acondicionadas no local. De pronto, os investigadores se deslocaram até a casa e encontraram o material, na ação, ninguém estava na localidade. 

Também participaram da operação policiais das 4ªDT/São Caetano, 9ª DT/Boca do Rio e 11ª DT/Tancredo Neves. Os policiais seguem nas investigações para tentar identificar os proprietários do ilícito. A arma e as drogas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia. 

Foto: Divulgação / PC

Homem é preso em flagrante com mil reais em notas falsas em Paramirim

Um homem foi preso com a quantia de R$ 1 mil em notas falsas, na quarta-feira (22), em uma agência dos Correios, em Paramirim. O flagrante foi realizado por investigadores da Delegacia Territorial (DT) da cidade, durante ação conjunta com a Polícia Federal de Vitória da Conquista.

Agentes da PF comunicaram à delegacia do município sobre a chegada da encomenda com o dinheiro falso. “O suspeito confessou ter comprado as notas em um aplicativo de mensagens”, informou a titular da unidade territorial, delegada Maria Helena Tenório Teixeira.

“As cédulas de R$ 100 e R$ 50, com números de série repetidos, serão destruídas”, acrescentou a autoridade policial. O suspeito foi autuado por crime de moeda falsa e está à disposição da Justiça. O procedimento será encaminhado à Polícia Federal, para continuidade nas investigações.