Foto: Divulgação / Polícia Civil

Dois suspeitos de 15 anos são apreendidos por envolvimento em morte de garoto autista

A polícia apreendeu dois adolescentes de 15 anos após suspeita de envolvimento na morte do garoto autista, Isaac Dias da Silva, da mesma idade. O crime ocorreu em março deste ano, na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia.

Segundo o coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin / Itapetinga), delegado Roberto da Silva Júnior, os adolescentes foram apreendidos após o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sexta-feira (7).

“Um dos adolescentes narrou como ocorreu o crime. Eles tinham um histórico de desentendimentos”, detalhou o delegado, que disse ainda que o crime foi motivado por desavenças entre a vítima e os autores. A motivação da discussão não foi informada.

A polícia informou que o cumprimento do mandado expedido pela Vara da Infância e Juventude, de Itambé, teve a colaboração de guardas municipais daquele município. Os adolescentes foram encaminhados para internação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case).

Foto: Divulgação / SSP

Polícia Militar encerra festa para mais de 100 pessoas em Vitória da Conquista

Após a promoção de uma festa para mais de 100 pessoas, a Polícia Militar conduziu onze pessoas, na madrugada deste sábado (8), em Vitória da Conquista. Uma denúncia levou os policiais ao sítio Dois Irmãos, no Parque Imperial, onde o evento foi organizado pelo grupo.

Segundo o capitão Ricardo Moreira Menezes, comandante em exercício da unidade, o grupo revelou que pretendia fazer um evento para poucos amigos, mas a festa tomou proporções maiores. 

“Ninguém usou máscara ou tomou qualquer medida de prevenção e combate contra a covid-19”, explicou o capitão, que disse ainda que o grupo desrespeitou o decreto do Governo do Estado que proíbe eventos para conter a propagação no novo coronavírus.

O proprietário do imóvel e outros dez integrantes que colaboraram na produção foram conduzidos. O dono do espaço acabou autuado por perturbação do sossego e desrespeito ao decreto estadual. Um equipamento sonoro também foi apreendido e o público dispersado. 

Foto: Divulgação / SSP

Traficante é preso com drogas dentro de mochila em bairro de Jequié

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quinta-feira (6), um traficante com diversas drogas dentro de uma mochila, no município de Jequié.

As equipes faziam rondas no bairro Joaquim Romão, quando abordaram um homem que passava na Rua Urbano de Almeida Neto. O criminoso carregava, em uma mochila, diversas porções de entorpecentes.

Equipes do 19ª Batalhão da PM (BPM) apreendeu com ele, dois tabletes de maconha, 31 trouxas da mesma droga, uma barra de cocaína, quatro balanças e munições. Ele e todo material foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) da cidade.

Foto: Reprodução / SSP

Suspeitos de crimes contra banco são encontrados na cidade de Laje

Durante ação conjunta, três suspeitos de participarem de ação criminosa contra uma agência bancária foram encontrados no início da manhã desta quarta-feira (5), no entrocamento da cidade de Laje. Após trocas de informações entre as equipes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, as guarnições conseguiram prender os criminosos.

“Com os levantamentos descobrimos que veículos utilizados nos últimos ataques a bancos na região circulavam no trecho entre Santo Antônio de Jesus e Wenceslau Guimarães”, contou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, major Fábio Rodrigo de Melo.

Os agentes fizeram um bloqueio na BR-101 com o objetivo de identificar e abordar os veículos apontados nas investigações, depois dos informes integrantes das Cipes Cacaueira e Central. Na ação dos policiais foi interceptado um carro modelo Fiat/Doblô com restrição de roubo. Seis pessoas que estavam no veículo acabaram fugindo por uma área de mata.

As equipes da Cipe Cacaueira com experiência para patrulha rural iniciaram as buscas na localidade e foram surpreendidos com tiros. Na troca de tiros, três bandidos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos.

As guarnições apreenderam duas pistolas calibre 40 e 9mm, além do veículo Fiat Doblô, de placa OKI1457.

Foto: Ascom / CBM

Bombeiros resgatam coruja presa em linha de pipa em Jequié

O Corpo de Bombeiros de Jequié resgatou uma coruja de grande porte que ficou presa em uma linha de pipa. A ocorrência aconteceu na manhã desta terça-feira (4) no bairro Joaquim Romão (Coim).

Um morador da localidade entrou em contato com a corporação, após perceber que o animal estava preso pela linha numa árvore. Para o resgate a equipe de busca utilizou uma escada para acessar o local onde a coruja estava, que foi resgatada um pouco machucada. Ela foi entregue ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para avaliação adequada e maiores cuidados. 

Segundo o Inema, esses animais devem ser resgatados de forma apropriada e com as técnicas adequadas. Dessa forma evitam-se ferimentos e o estresse ainda maior do animal. O cuidado com as linhas de pipa, assim como os locais adequados a soltar esses materiais também deve ser redobrado. Estes cuidados são essenciais para evitar acidentes.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia encerra festa com 55 pessoas na cidade de Oliveira dos Brejinhos

A Polícia Militar encerrou uma festa clandestina com 55 pessoas na cidade Oliveira dos Brejinhos. O flagrante ocorreu na noite de sábado (1), após denúncias anônimas. A ação foi realizada pela 4ª Companhia Independente da PM (CIPM/Macaúbas).

Após informações de que haveria um evento com sons automotivos, os militares foram até um espaço utilizado para lazer no município. “Chegamos rápido, pois estávamos realizando rondas naquela localidade, para evitar aglomerações. O organizador da festa foi detido e confessou ter alugado o clube para o encontro ilegal”, contou o tenente Antônio Alves Gotado.

No local foram apreendidos três aparelhos de som automotivos e duas motocicletas. De acordo com o oficial, os materiais foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) da cidade. O dono do espaço acabou notificado pela Vigilância Sanitária.

Foto: Redes sociais

Quatro veículos se envolvem em acidente e pegam fogo na BR-116 em Jaguaquara

Após colidirem, três carretas e um carro pegaram fogo na BR-116 no trecho da Serra do Mutum, no município de Jaguaquara, na noite de sábado (1º), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Ainda não há detalhes da causa do acidente. Conforme a PRF, uma das carretas transportava ácido sulfúrico. Até a manhã deste domingo (2), a via ainda estava parcialmente fechada, por causa do acidente. Não há confirmação de derramamento do ácido.

Foram acionados para a ocorrência, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga é encontrado morto em lago

O vereador Léo Matos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Itapetinga foi encontrado morto na manhã deste domingo (25). Ele estava desparecido desde a sexta-feira (23). A prefeitura e a Casa Legislativa da cidade confirmaram a morte do vereador.

Segundo informações iniciais, o corpo dele foi encontrado boiando, por volta das 6h30, em um lago em uma fazenda de propriedade do próprio Léo, no povoado de Palmares.

O parlamentar havia completado 46 anos no dia 14 de abril e estava no primeiro mandato como vereador na cidade.

Ainda não há informações da autoria ou a motivação da morte do vereador. Buscas estão sendo realizadas na propriedade de Léo Matos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Ascom / Saeb

Ponto SAC Boninal passa a oferecer serviços do Planserv e do Ceprev

O Ponto SAC Boninal, que está em funcionamento há pouco mais de um mês, já está oferecendo os serviços do Planserv e do Ceprev. Os novos serviços se juntam aos que já estavam disponíveis na unidade: RG, CPF, Junta do Serviço Militar e Antecedentes Criminais. 

A unidade está localizada no centro da cidade, na Praça Agenor Gonçalves de Araújo, em uma área de 90 metros quadrados. O ponto tem capacidade total para realizar cerca de dois mil atendimentos por mês e beneficia mais de 114 mil habitantes da cidade e de municípios da região, como Seabra, Ibitiara, Piatã, Abaíra e Novo Horizonte. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

Vale destacar que o atendimento é feito, exclusivamente, por agendamento através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou através do portal www.sacdigital.ba.gov.br. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Foto: Corpo de Bombeiros

Corpo de homem desaparecido é resgatado em açude na cidade de Condeúba

Os bombeiros resgataram o corpo de um homem em um açude no município de Condeúba, na manhã desta quarta-feira (21), segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Conforme o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi até o local para fazer a busca de um desaparecido. O corpo foi localizado por volta das 10h. Ainda não há informações sobre a identificação da vítima.

O resgate foi realizado pelo Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM).  O corpo do homem foi enviado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Carro bate em guard rail da BA-148 e mulher fica gravemente ferida

Um carro bateu contra o guard-rail de proteção da BA-148, na cidade de Brumado, e deixou uma mulher que estava no veículo gravemente ferida. O acidente ocorreu próximo ao distrito de Itaquaraí, na madrugada da segunda-feira (19).

Com o impacto da batida, o guard rail atravessou o veículo pelo para-brisa e saiu pela janela do fundo do carro. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mulher foi encaminhada em estado grave para o Hospital Municipal de Brumado, e está intubada. O motorista do veículo não teve ferimentos graves.

As primeiras informações apontam que os dois teriam saído de Livramento de Nossa Senhora, cidade vizinha, com sentido a Brumado. No trajeto, o homem perdeu a direção do carro e bateu na estrutura de proteção da rodovia.  

O carro ficou totalmente destruído, com a parte da frente e teto mais atingidos pelo impacto.  

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou socorro às vítimas. Não há informações sobre nome ou idade das vítimas.

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Foto: Blog Marcos Frahm

Criminosos fazem reféns e explodem agência bancária em Ubaíra

Na madrugada desta sexta-feira (16), homens armados explodiram uma agência bancária na cidade de Ubaíra. O estabelecimento ficou totalmente destruído. Não há registro de feridos na ação.

Segundo a Polícia Militar, cerca de cinco pessoas participaram da ação, por volta das 3h. O ataque durou cerca de meia hora e os suspeitos utilizaram duas caminhonetes e mais um carro no crime. Os criminosos fizeram pessoas de cidades vizinhas de reféns.

De acordo com testemunhas, durante o ataque ao banco, o grupo armado também disparou tiros de fuzil para assustar a população. Após o assalto, os reféns foram liberados na porta da agência bancária. Ainda não há informações se os suspeitos conseguiram levar algum dinheiro da unidade.

Foto: Divulgação / SSP

Estelionatários são presos após golpe de R$ 12 mil em Vitória da Conquista

Após aplicar golpe de R$ 12 mil, numa loja de autopeças, localizada na cidade de Vitória da Conquista, uma dupla de estelionatários foi capturada, na tarde desta terça-feira (13), por equipes da Rondas Especiais (Rondesp/Sudoeste).

Segundo a polícia, a unidade recebeu a informação de que havia dois homens na cidade, moradores de Jequié, com tentativas de compras em altos valores, em um estabelecimento de produtos automobilísticos. “Após buscas de acordo com as características, chegamos até o local no momento em que tentavam fazer uma aquisição de R$ 3 mil no mesmo local onde tinham feito uma compra de R$ 12 mil, no dia anterior.”, informou o comandante da Rondesp Sudoeste, major David Robson. 

De acordo com oficial, os homens estavam em Conquista desde segunda (12), com a finalidade de revender os produtos após o golpe. Com eles foram apreendidos seis cartões bancários, cinco caixas com peças veiculares, documentos, notas fiscais, dois celulares e um veículo.

A dupla e os materiais foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep/Vitória da Conquista). Autuados por estelionato, os criminosos seguem à disposição da Justiça.

Foto: Blog Marcos Frahm

Criminosos explodem agência bancária de Itiruçu

Um grupo armado atacou uma agência do Bradesco localizada na cidade de Itiruçu,na madrugada desta quinta-feira (8). Os homens chegaram à cidade em dois veículos e utilizaram explosivos na unidade.

Em quatro dias, já é o terceiro caso de assaltos a bancos no estado. Na noite de segunda-feira (5), ocorreu o primeiro em Campo Alegre de Lourdes, enquanto o segundo foi em Abaré, na noite de terça (6).

Segundo a polícia civil, os bandidos estavam fortemente armados, e as primeiras explosões ocorreram por volta das 2h20. Com a força das explosões, o interior da agência ficou destruído.

Os moradores da cidade contaram ainda que a ação do grupo criminoso durou cerca de 20 minutos. Na fuga, os bandidos ainda atiraram para cima para intimidar a população.

A Polícia Civil e equipes do Draco, em conjunto com policiais da delegacia territorial de Itiruçu estão investigando o caso.

Em nota, o Bradesco informou que está apurando o ocorrido e que a agência de Itiruçu não terá atendimento nesta quinta. Ainda de acordo com a nota, os clientes estão sendo direcionados para outras unidades do banco.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia flagra dupla com armas no município de Jaguaquara

A Polícia Militar flagrou dois homens com armas, munições, rádio comunicador e algema, no município de Jaguaquara, na manhã desta quarta-feira (7).

De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Elberth Vinhático, a dupla foi capturada, na rua DA Cigarra. “Todo material foi localizado no momento da abordagem pessoal”, acrescentou o oficial.

Com os criminosos foram encontrados um revólver calibre 44, uma carabina, 17 munições, uma algema, balança e um rádio comunicador. A ocorrência foi registrada na 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié).

Foto: Arquivo pessoal / Rede social

Radialista é morto a tiros na porta de casa em Planaltino

A polícia investiga a morte do radialista Weverton Rabelo Fróes, conhecido como Toninho Locutor, de 32 anos. Ele foi morto a tiros em frente à casa onde morava, em Planaltino, na noite de domingo (4), na região de Fazenda Guariba, zona rural da cidade.

De acordo com informações da Polícia Civil, um homem chegou ao local em uma motocicleta, disparou contra ele e fugiu em seguida.

A Delegacia Territorial de Planaltino está investigando o caso, e os depoimentos dos envolvidos serão ouvidos a partir desta terça-feira, pela delegada responsável pelo caso, Viviane Rosa.

Foto: Haeckel Dias / SSP

Suspeito de pedofilia na internet é preso na cidade de Ibipitanga

Policiais prenderam na manhã desta segunda-feira (5), na cidade de Ibipitanga, um homem, de 20 anos, investigado por gerenciar cerca de 80 perfis falsos nas redes sociais, para cometer crimes cibernéticos sexuais contra crianças e adolescentes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o suspeito tinha um mandado em aberto, expedido pela Justiça do estado de Tocantins. O delegado Marcelo Costa Amado, da 24ª Coorpin/Bom Jesus da Lapa, explica que ele iniciava conversas com as vítimas pela internet, para conseguir fotos e vídeos íntimos. “As investigações apontaram que ele fez vítimas nos estados do Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Ceará, dentre outros”, acrescentou.

No flagrante, as equipes apreenderam um aparelho celular com imagens das crianças e adolescentes. “Esse material deve passar por perícia”, informou o delegado. O homem foi encaminhado para o município de Macaúbas, onde aguarda ser recambiado para o Tocantins.

A ação foi realizada pelas equipes da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Bom Jesus da Lapa.

Foto: Manu Dias / GOVBA

Vitória da Conquista está com taxa de ocupação de UTI em 97%

A cidade de Vitoria da Conquista está com a taxa de ocupação de 97% das UTIs Covid-19, e segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é o 4° município da Bahia com mais casos confirmados da doença, sendo 23.270 registros.

No momento, na região Sudoeste tem 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o diagnótico de coronavírus (Covid-19), sendo 90 de UTI. Já a região Sul possui 350 leitos ativos, sendo 146 de terapia intensiva.

De acordo com a Sesab, neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento.

A Bahia, nas últimas 24 horas, teve recorde de mortes, com 155 óbitos e 4.738 novos casos da Covid-19.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia localiza dupla responsável por atirar em criança e adolescente em Jequié

A polícia localizou na manhã desta quinta-feira (25), uma dupla de criminosos responsável por atirar em um menino de oito anos e em uma adolescente de 16 anos, no município de Jequié. A ação foi da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central.

Após uma denúncia anônima de indivíduos circulando armados, os policiais se dirigiram até a Rua Argemiro Melo, no Centro da cidade. Ao perceber a presença da equipe, os criminosos dispararam, foram feridos e socorridos para o Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiram.

Segundo o comandante da Cipe Central, major Ricardo Silva, a dupla está ligada a crimes contra a vida na região. “Eles tinham passagens por tráfico de drogas e envolvimento com homicídios”, contou o oficial. Dois revólveres calibre 38, munições e uma motocicleta da marca Honda, placa PLO7D48, foram encontrados com a dupla.

Foto: Arquivo Pessoal

Incêndio é controlado no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Um incêndio foi controlado na madrugada desta quinta-feira (25), em um trecho do Parque Nacional da Chapada Diamantina, próximo da cidade de Lençóis, de acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou em um trecho chamado de Barro Branco, na terça-feira (23). Durante a madrugada, ao menos nove brigadistas conseguiram conter as chamas, mas o trabalho de rescaldo deve continuar nesta quinta-feira (25).

Imagens registradas por moradores mostram que as chamas podiam ser vistas de uma longa distância. Ainda não há informações da extensão do fogo, e como está o combate às chamas.

Foto: Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Vice-prefeita de Vitória da Conquista toma posse após morte de Herzem Gusmão

A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade (DEM), de 48 anos, tomou posse na manhã desta segunda-feira (22) da prefeitura, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, devido à extinção do mandato do prefeito Municipal de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), que morreu no dia 18, por complicações da Covid-19.

A nova prefeita do município fez o juramento e logo em seguida, em seu discurso, registrou o trabalho de Herzem Gusmão. “Prometo defender e cumprir a Lei Orgânica do Município (LOM), observar às leis da União, do Estado e do Município; promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo de prefeita sob a inspiração da democracia e dos princípios previstos na Constituição Federal para a administração pública”.

“Registro que Herzem partiu, mas deixou um legado de trabalho, de força e mais do que isso, deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar se desenvolvendo como cidade para pessoas. Eu assumi o compromisso de caminhar ao lado de Herzem como candidata a vice-prefeita e meu objetivo era governar ao lado dele, trabalhar junto ele, para o desenvolvimento da nossa Vitória da Conquista”, relatou Sheila Lemos.

Ana Sheila Lemos Andrade é empresária, nasceu em Vitória da Conquista, é formada em administração e pós-graduada em gestão empresarial e marketing em varejo. Ela é divorciada e tem duas filhas.

Foto: Divulgação / PRF

Motociclista morre após batida com carro na BR-116

Uma batida entre motocicleta e carro na noite de domingo (21), na BR-116, nas imediações do Trevo que leva a cidade de Barra do Choça provocou a morte do motociclista de 25 anos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa da morte do homem que estava na motocicleta foi uma ultrapassagem proibida. O acidente ocorreu por volta das 18h30, no KM 28 do Anel Viário.

Ainda não há detalhes sobre a identidade do homem, que morreu no local do acidente.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, morre por complicações da Covid-19

Com quase três meses internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento da Covid-19, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, morreu nesta quinta-feira (18), por volta das 21h, por complicações da doença.

Em 7 de dezembro de 2020, Herzem foi diagnosticado com Covid-19 e internado uma semana depois no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, por complicações pulmonares. Ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em 26 de dezembro e depois encaminhado para UTI.

A assessoria de Herzem, através de postagem nas redes sociais informou a morte do prefeito.  

“É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem”.

Herzem Gusmão deixa mulher, três filhos e um neto. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.

O gestor municipal do MDB foi reeleito em 29 de novembro, no segundo turno das eleições, prefeito de Vitória da Conquista.

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Jequié chega a 100% de ocupação de leitos de UTI no município

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura de Jequié, o número de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 chegou a 100% no município.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, todos os 19 leitos do Hospital Prado Valadares e os 10 do São Vicente estão ocupados. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 81%.

Até a noite de quarta-feira (17) foram registrados 813 casos ativos e 63 pessoas testaram positivo para a doença nas últimas 24 horas. A cidade de Jequié atende pacientes com Covid-19 de outras 20 cidades da região.

Foto: Reprodução / SSP

Policiais prendem mulher fornecedora de cocaína em Vitória da Conquista

Uma das principais fornecedoras de cocaína para criminosos da região do Centro-Sul Baiano foi presa em flagrante, na última segunda-feira (15), pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista.  

Os policiais encontraram em uma casa de propriedade da mulher, uma pistola calibre 380, sem registro e com numeração suprimida, várias munições intactas e cocaína pronta para comercialização, além de uma quantia em dinheiro.

Segundo os agentes foi apreendido também um carro BMW branco pertencente à traficante, utilizado nas atividades ilícitas. 

A traficante tem outras passagens pela polícia relacionadas ao tráfico de entorpecentes. Ela foi encaminhada para o presídio de Vitória da Conquista, onde está custodiada, aguardando uma definição da Justiça.