Foto: Thiago Paixão / PFS

Feira de Santana inicia vacinação para pessoas com síndrome de Down e transplantados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana inicia a vacinação contra Covid-19 neste sábado (1°), de pessoas com síndrome de Down, entre 18 e 59 anos, e transplantados. Para receber a dose, é necessário apresentar um relatório médico, RG, CPF e comprovante de residência.

Segundo a SMS, a vacinação para este público será realizada exclusivamente em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são elas: Cassa, Caseb 1, Irmã Dulce e Baraúnas, das 8h às 12h. A vacinação para atender outros grupos será anunciada mais adiante pela Secretaria.

Além deste público, será intensificada a vacinação para os idosos com 60 anos ou mais em todas as UBSs do município. A aplicação será por ordem de chegada, também das 8h às 12h.

Foto: Natália Verena / Polícia Civil

Operação cumpre mandados contra empresas do setor supermercadista de Irecê

A Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MP-BA) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) em uma operação conjunta cumpriram na manhã desta quinta-feira (29), mandados de prisão e busca e apreensão contra empresas do setor supermercadista de Irecê, suspeito de sonegação de R$ 12 milhões.

A Operação Marca-Passo visa coletar provas para instruir investigação que apura a prática de sonegação fiscal. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os investigados criaram empresas em nome de “laranjas”, com o objetivo de reduzir ou suprimir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido.

“As empresas envolvidas vinham sendo monitoradas pelos órgãos fazendários desde o ano de 2017, sendo que, desde então, foram remetidas três notícias-crime relativas ao grupo”, ressaltou o diretor do Draco, delegado José Alves Bezerra Júnior.

Conforme o MP-BA, a operação cumpriu um mandado de prisão contra o proprietário de um hipermercado, e cinco mandados de busca.

O sequestro de ativos das empresas e de seus sócios e laranjas foram obtidos judicialmente, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias, com a finalidade de assegurar a restituição dos valores devidos aos cofres públicos.

Foto: Reprodução / Sesab

Policlínica Regional de Jacobina abre inscrições para médicos de diversas especialidades

As inscrições para o processo seletivo público simplificado visando o preenchimento temporário de vagas de Médicos Especialistas, do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde, em Jacobina, estão abertas até o próximo dia 7 de maio.

A seleção simplificada pertencente ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Piemonte da Chapada Norte, destina-se ao provimento temporário de vagas existentes, e tem prazo de validade de um ano, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a seleção para os empregos públicos de que trata o Edital compreenderá análise curricular para aferir conhecimentos e habilidades, e a convocação para as vagas será feita acordo com a necessidade e a conveniência do Consórcio Público. A ficha de inscrição do processo seletivo simplificado consta no anexo I do Edital e deverá ser impressa e entregue junto ao currículo e seus documentos comprobatórios de títulos, autenticados ou com fé pública (por meio de servidor público), de forma presencial na sede do Consórcio, Rua JJ Seabra, nº 69, sala 202, Centro \ACIJA, Jacobina, Bahia, CEP 44.700-00 meio do e-mail: adm.consan@policlinicajacobina.ba.gov.br .

Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8 (oito), 10 (dez), 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte), com remuneração proporcional, para as seguintes especialidades: cardiologista\ecocardiografia, cardiologista clínico, endocrinologista e metabologia, hematologia e hemoterapia, oftalmologia, reumatologista, pneumologista, neurologista, infectologista, dermatologista, gastrologista ou cirurgião geral\coloproctologista, gastrologista clínico, mastologista, urologista, nefrologista, gastroenterologista ou cirurgião geral\endoscopia digestiva alta, coloproctologista, otorrinolaringologista, neurologista\eletromielografia, pediatria e neuropediatria.

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Mulher morre durante passeio de bicicleta em grupo após ser atingida por veículo

Uma mulher que estava em uma bicicleta, na manhã deste domingo (25), colidiu em um veículo na entrada do distrito de Matinha e morreu no acidente, em Feira de Santana.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ela estava acompanhada de um grupo com cerca de 40 ciclistas. Daiane dos Santos Alves, de 32 anos, ao atravessar a pista da BR-116 Norte foi atingida por um veículo que seguia no sentido Feira de Santana.

Ainda de acordo com a polícia, Daiane teria sido a primeira do grupo a atravessar a pista, que tinha como destino o distrito de Maria Quitéria. Já o motorista seguia na via normalmente, e conforme a PRF, sem cometer infrações.

Daiane morreu na hora, com o impacto da batida. A parte frontal do veículo ficou destruída. Não há detalhes sobre o estado de saúde do motorista. Nas primeiras horas do acidente, o fluxo de veículos chegou a ficar lento na rodovia, mas já foi liberado.

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Foto: Reprodução / SSP

Cão farejador encontra 50 kg de drogas em Feira de Santana

Na tarde da quinta-feira (22), cerca de 50 kg de maconha e cocaína foram localizados por cão farejador das Rondas Especiais (Rondesp) Leste, no município de Feira de Santana. Após denúncia anônima sobre homens traficando levaram as guarnições até a localidade conhecida como Alimba.

Segundo os militares, quatro criminosos foram avistados dentro de uma área de mata fechada e, durante aproximação, atiraram contra eles. Houve confronto e um dos traficante ficou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu.

Com o criminoso foram apreendidos um revólver calibre 38, munições e dois celulares. O restante do bando conseguiu fugir. 

Com apoio do cão especialista em farejar entorpecentes, 50 tabletes e sacos com maconha e cocaína foram achados escondidos no matagal. Os materiais apreendidos foram apresentados, na Central de Flagrantes de Feira de Santana. 

“A nossa prioridade, em Feira de Santana, é combater as facções envolvidas com tráfico de drogas e homicídios”, enfatizou o comandante da Rondesp Leste, major Fernando Cardoso.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Bombeiros resgatam bode que cai em cisterna com cerca de 20 metros de profundidade

O Corpo de Bombeiros resgatou com vida um bode que caiu em uma cisterna de 20 metros de profundidade, no sábado (17) na Fazenda Mangabeira, povoado de Cristóvão, no município de São Gonçalo dos Campos.

Segundo os bombeiros, as equipes seguiram os protocolos de segurança necessários para o resgate e um militar desceu o poço para subir com o animal de forma segura. O animal teve apenas ferimentos leves e uma das patas ficou ferida devido a queda.

O principal objetivo da ação, conforme a corporação, era não deixar o animal ainda mais estressado e fazer o resgate dele de forma precisa.

As equipes do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2ºGBM/Feira de Santana), após o resgate, fecharam provisoriamente a cisterna e informaram a proprietária do local, qual seria a forma mais segura de fazer o fechamento, além de outros cuidados para evitar novos acidentes.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Adolescente cai em poço com cerca de 22 metros em Irará

O Corpo de Bombeiros resgatou um adolescente de 16 anos que caiu em um poço de aproximadamente 22 metros de profundidade, nesta quinta (15), na zona rural de Irará.

Segundo os bombeiros, o garoto passou a noite no poço já que a queda ocorreu na noite anterior e a retirada foi realizada no dia seguinte, na quinta-feira. A operação de resgate durou cerca de 1h30. Não há detalhes de quando os familiares do adolescente perceberam o desaparecimento dele e acionaram os bombeiros.

Depois de realizado o resgate, a vítima foi deixada sob os cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para ser avaliada.

Para o resgate, um bombeiro desceu no poço, com a técnica de rapel, para que o adolescente pudesse ser retirado com segurança. No decorrer da operação, os soldados conversavam com o adolescente para que ele se mantivesse calmo.

Um dos bombeiros retornou a superfície com o adolescente, que foi içado para fora do poço.

Além do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2ºGBM/Feira de Santana) e Samu, equipes da Polícia Militar da Bahia (PMBA) também deram apoio na ocorrência.

Foto: Reprodução / Sesab

Bahia recebe mais 20 novos leitos para pacientes com Covid em Campo Formoso

A Bahia recebeu na terça-feira (13), mais10 leitos de terapia intensiva e 10 clínicos no Hospital São Francisco, no município de Campo Formoso, com a atenção voltada à ampliação do número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19.

A ativação dos leitos foi feita por meio de contratualização entre a unidade municipal e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com estes, já são mais de 3.400 leitos disponibilizados na Bahia, entre clínicos e de terapia intensiva, apenas para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O Governo da Bahia vem abrindo novos leitos clínicos e de terapia intensiva a fim de ampliar a assistência à saúde. Segundo o estado, entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro.

O número de leitos ativos, localização e a ocupação estão detalhados no Business Intelligence da Sesab, no link: https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Foto: Haeckel Dias / SSP

Sequestradores tentam extorquir comerciante e são presos em Itaberaba

A Polícia prendeu dois criminosos após sequestrarem um comerciante, na quarta-feira (7), no município de Itaberaba. Eles haviam exigido a quantia de R$ 11 mil para liberar a vítima, que foi sequestrada em Ibipeba, na região da Chapada Diamantina.

Nas investigações, equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) recuperaram o dinheiro e um veículo pertencente à vítima. “Primeiro, prendemos um dos criminosos com parte do dinheiro e o carro. Continuamos na diligência e encontramos o outro envolvido na extorsão mediante sequestro, também com parte do dinheiro”, informou o delegado Odair Carneiro. 

Ainda de acordo com o delegado, a dupla relatou que já estava planejando praticar outro delito da mesma natureza nos próximos dias. “Eles já tinham envolvimento em outros crimes na região”, acrescentou. 

As ações foram coordenadas pelo Draco, com participação da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), da 12ª Coorpin/Itaberaba, da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP) e da Coordenação de Operações Especiais (COE).

Foto: Divulgação / CBM-BA

Incêndio de grande proporção atinge fábrica de móveis em Feira de Santana

O Corpo de Bombeiros foi acionado nas primeiras horas da segunda-feira (5), para um incêndio de grande proporção que atingiu uma fábrica de móveis, no bairro do CIS/Tomba, em Feira de Santana.

Segundo os militares, as equipes foram acionadas para debelar o fogo no local. Ainda de acordo com a corporação, ninguém ficou ferido, apenas teve perdas materiais.

A origem do fogo ainda é desconhecida e será investigada pela perícia do CBM.

Foto: Divulgação / SSP

Homem é preso com armas e drogas em Feira de Santana

Um homem foi preso e armas, munições e drogas foram apreendidas, na tarde de segunda-feira (5), no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, em operação conjunta entre a Rondesp Leste e a 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Feira de Santana).

Segundo a Rondesp, duas pistolas calibres 380 e 40, uma espingarda, um revólver, dois carregadores para pistola, 39 munições, porções de drogas, celulares, relógio, caderno de anotações, um rádio comunicador e cerca de R$ 5,8 mil foram apreendidos pelos policiais.

Conforme o comandante, major Fernando Cardoso, a ação conjunta partiu de uma denúncia sobre pessoas armadas, enviada para a 66ª CIPM. “A unidade solicitou o apoio da Rondesp Leste e conseguimos retirar esse material de circulação”, contou Cardoso.

O suspeito foi apresentado, juntamente com o material encontrado, na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Foto: Reprodução / SSP

Operação da polícia apreende cerca de uma tonelada de cocaína em Santo Estêvão

A polícia apreendeu três cargas de cocaína pesando aproximadamente uma tonelada, no final da tarde da segunda-feira (5), na cidade de Santo Estêvão. A ação foi realizada entre as polícias Militar e Federal.

De acordo com o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, major Moisés Travessa, os levantamentos entre as forças de segurança permitiram a localização de três caminhões.

“Esse veículos transportavam drogas por rodovias baianas. Montamos as diligências e, na abordagem, as equipes perceberam nervosismo entre os motoristas”, disse o oficial.

Os condutores foram conduzidos para a sede da PF, em Feira de Santana, e as drogas apreendidas. Participaram da ação integrada guarnições do COPPM e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Polo Industrial, Cacaueira e Caatinga.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia prende traficantes com tabletes de cocaína avaliados em R$ 720 mil

A Polícia Rodoviária (BPRv) encontrou dez tabletes de cocaína avaliados em mais de R$ 720 mil na tarde da quinta-feira (18), na BA-052, próximo ao município de Morro do Chapéu. Na ação, quatro traficantes foram presos. Um deles já tinha passagens pela polícia.

Após um veículo Fiat Mobi de cor preta e placa RCX 2G37 passar pela rodovia, os policiais desconfiaram do quarteto, em uma blitz montada em frente ao posto da unidade, no quilômetro 267, da BA 052.

“Estamos sempre intensificando essas barreiras para evitar o tráfico de drogas e dessa vez não foi diferente. Demos a voz de prisão e, assim que desceram do veículo, encontramos as drogas no porta malas dentro de uma mochila”, disse a comandante da 2ª companhia do BPRv (Jacobina), capitã Virginia Bacelar.

Os agentes apreenderam, além das drogas, três aparelhos celulares e R$ 200, que foram encaminhados, junto com o quarteto, para a Delegacia Territorial (DT) de Morro do Chapéu.

O delegado Marcos Edmundo da Cunha Pina, titular da unidade, contou que os cálculos avaliaram que a droga encontrada com o bando chega ao valor aproximado de R$ 729 mil. “Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Já solicitei a prisão preventiva dos criminosos e eles seguem a disposição da Justiça”, explicou.

Os dois homens permanecem custodiados na unidade e as mulheres seguiram para a custódia na cidade de Barra do Mendes.

Foto: Reprodução / SSP

Polícia apreende droga avaliada em R$ 200 mil em Feira de Santana

A polícia apreendeu nesta quarta-feira (17), cinco quilos e meio de crack e mais de quatro quilos de cocaína, avaliados em R$ 200 mil, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana. A ação foi realizada pelas equipes do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Segundo os agentes, a droga estava em um imóvel, onde um homem e um adolescente foram autuados em flagrante. Uma pistola calibre 765, com carregador e munições, três celulares, uma balança de precisão e uma porção de maconha também foram apreendidos no local.

O homem, que já tem passagem por roubo em Camaçari, aguarda pela audiência de custódia. O adolescente está à disposição do Ministério Público. O material apreendido já seguiu para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santo Estêvão

Prefeito de Santo Estêvão decreta fechamento do comércio no fim de semana

Um novo decreto que determina o fechamento do comércio local no final de semana foi assinado pelo prefeito Rogério Costa (PT), na quarta-feira (17). A medida será válida das 18h de sexta (19) às 5h de segunda (22), assim como no final de semana entre os dias 26 e 29 de março.

De acordo com o decreto, que tem como objetivo combater o avanço da Covid-19 no município, os supermercados, mercados e mini mercados, padarias, restaurantes, lanchonetes e açougues deverão funcionar apenas na modalidade de delivery e com as portas fechadas.

Funcionamento

Segundo o decreto só poderão funcionar indústrias e fábricas, empresas de telecomunicações que trabalham em regime de 24h, assim como os Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Farmácias e serviços de saúde de urgência e emergência, imagem diagnóstica, fisioterapia, odontologia, atendimentos de tratamentos contínuos (como hemodiálise), laboratórios de análises clínicas (incluindo os que estão situados em shopping centers).

Estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares, como postos de combustíveis, oficinas e borracharias, funerárias e serviços fúnebres.

Já clínicas veterinárias, em serviços de urgência e emergência, e pet shops só poderão atender em sistema de delivery e com as portas fechadas. O mesmo vale para distribuidora de água e gás.

Ficam suspensos os eventos e atividades com a presença de público, ainda que tenham sido previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamentos, cultos religiosos, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, eventos e solenidades quaisquer que sejam.

Também está proibida a venda de bebidas alcóolicas em quaisquer estabelecimentos, inclusive por meio de delivery.

O decreto ainda determina a suspensão da Feira Livre no Centro de Abastecimento Lineu Cerqueira da Silva nos dias 20, 21, 27 e 28 de março.

Conforme o documento, os estabelecimentos comerciais que descumprirem o decreto poderão ser interditados por cerca de 15 dias, com a suspensão de atividades, assim como a cassação dos respectivos alvarás de funcionamento.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Polícia apreende carga pirateada avaliada em R$ 500 mil em Feira de Santana

A polícia apreendeu nesta segunda-feira (15), uma carga com cerca de 5 mil calçados pirateados e avaliada em R$ 500 mil dentro de um caminhão em Feira de Santana.

Segundo a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), da Polícia Civil, uma denuncia anônima apontou a localização da carga.

Ainda conforme a Decarga, o material era de uma fábrica localizada na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, e seria distribuído para cidades do interior da Bahia.

Ao final das investigações, um homem foi preso em flagrante quando estacionava o veículo e deve responder por transportar material pirateado, enquanto a carga será entregue para as marcas originais dos produtos pirateados, que vão decidir o destino final do produto.

Foto: Divulgação / PRF

Polícia persegue carro na BR-116 e apreende 26 kg de drogas

Após perseguir um carro com condutor suspeito na BR-116, trecho de Feira de Santana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 25 quilos de maconha e um quilo de cocaína, na quinta-feira (11). O motorista do veículo conseguiu fugir.

Segundo a PRF, o caso ocorreu em frente a unidade da corporação, no Km-429 da rodovia, por volta das 8h50.

Os agentes faziam fiscalização no local e desconfiaram de um veículo que trafegava de maneira suspeita pela via. Na abordagem, o motorista não obedeceu à ordem de parada e fugiu, iniciando assim, a perseguição.

Durante a ação, o condutor do veículo realizou manobras perigosas, ultrapassagens proibidas, colocando em risco os demais usuários da rodovia.

Depois de quilômetros de perseguição, o motorista entrou em uma estrada vicinal e abandonou o carro e fugiu a pé. Até o momento ele ainda não foi encontrado.

No veículo de propriedade de uma empresa de locação de carros, foram encontrados os 25 quilos de maconha e um quilo de cocaína, acondicionados em tabletes.

Ainda de acordo com a PRF, buscas continuam a ser feitas, na tentativa de capturar o suspeito. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana.

Foto: Divulgação / SSP

PM apreende comprimidos de LSD com traficante em Feira de Santana

A polícia apreendeu na noite de quarta-feira (10), durante ação conjunta, comprimidos de LSD com um traficante na cidade de Feira de Santana. Os militares encontraram também uma pistola, porções de maconha e pinos para embalar drogas.

Após abordagem a um ciclista, no bairro de Sítio Matias, o homem informou que havia comprados drogas, com um criminoso, no Condomínio Filipinas. Os PMs foram até o local indicado e encontraram o traficante com uma pistola calibre 380, carregador, munições, centenas de pinos para acondicionamento de entorpecentes, 32 comprimidos de LSD, maconha, porções de cocaína, duas balanças e dinheiro

Segundo o comandante da 65ª CIPM, major Joílson Lessa da Costa, o criminoso foi conduzido à Central de Flagrantes e autuado em flagrante. “A Operação Agremiação visa o combate do tráfico de entorpecentes e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em bairros sensíveis do município e deve seguir até o próximo domingo (14)”.

Foto: Divulgação / SSP

Medidas restritivas são ampliadas em 20 municípios das regiões de Juazeiro e Senhor do Bonfim

O Governo do Estado e prefeituras ampliaram as medidas restritivas com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19 nas regiões. Desta segunda (8) até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em 20 municípios das regiões de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

O decreto com as restrições foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (7).

Os municípios inclusos na medida são: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curacá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

Segundo o documento, será permitido nesses municípios somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres devem funcionar com portas fechadas, sendo permitido apenas o delivery até as 24h.

Também ficam suspensas nos 20 municípios, de segunda (8) até às 5h de quarta-feira (10), as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. No mesmo período, estarão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Foto: Divulgação

11ª Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru será on-line

A tradicional Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru está em sua 11ª edição e será totalmente on-line. A mudança tem o intuito de evitar aglomerações, neste período de pandemia, bem como garantir que os produtos da agricultura familiar do território sejam expostos e comercializados.

Com o tema “Umbuzeiro: símbolo de resistência e sabedoria do sertão”, a feira promete manter o objetivo de ser um espaço de comercialização, troca de saberes e sabores e a valorização da cultura popular. Para participar é só acessar o site: www.feiradoumbu.com.br.

A programação que acontece nos dias 11 e 12 de março será marcada por seminários temáticos: desenvolvimento socioeconômico do território; produção, comercialização e segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia; e mulheres rurais no empoderamento socioeconômico.

Além disso, a organização do evento colocará um site no ar para exposição dos produtos e disponibilizará um sistema de delivery para garantir as entregas.

Estão envolvidos diretamente no evento, mais de 30 grupos de agricultores e agricultoras. Cinco deles são acompanhados pelo Pró-Semiárido e estão nas comunidades Cazumba 1 e Várzea do Mulato, do município de Senhor do Bonfim; comunidade de Salgado, em Andorinha, e comunidades de Gameleira e Jacuna, no município de Jaguarari.

Foto: Divulgação

Prefeitura de Jacobina fecha comércio por 24 horas para conter a Covid-19

Em decisão publicada em Diário Oficial, a prefeitura de Jacobina, decretou fechamento total do comércio, essencial e não essencial, por 24 horas. A medida começou a valer às 5h desta terça-feira (2) e segue até às 5h de quarta (3).

Podem funcionar de portas fechadas, apenas para o atendimento em delivery, farmácias, restaurantes e supermercados.

Estão autorizados a funcionar emergencialmente: unidades básicas de saúde (UBS), unidades hospitalares de qualquer natureza, postos de combustíveis, abastecimento de água, luz, telecomunicação, defesa civil, limpeza urbana, Órgãos de Segurança, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de hemodiálise, Pronto Atendimento de Covid-19 e funerárias.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Covid-19: internado na UTI, vereador Irmão Lázaro apresenta melhora

Internado na UTI de um hospital particular de Feira de Santana, desde quinta-feira (25), com Covid-19, o vereador de Salvador, Irmão Lázaro (PL) apresentou melhora, respondendo de forma positiva aos procedimentos e exames realizados. A informação é da assessoria do vereador.

O vereador seria transferido para outra unidade particular em Salvador, mas houve desistência, porque teve agravamento do quadro de saúde e os médicos resolveram, por precaução, suspender a transferência devido ao seu quadro de saúde.

Segundo a assessoria do vereador, Irmão Lázaro teve melhora na saturação, que é o nível de oxigenação, e está progredindo o quadro de saúde. Ele está sedado, inspirando cuidados, mas com boa evolução.

Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro, mas estava se tratando em casa. Entretanto, na segunda-feira (22), ele sentiu febre e desconforto e procurou ajuda médica. De acordo com familiares, ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos.

Foto: Reprodução / Polícia Militar

Dupla agride adolescente em Coração de Maria e compartilha vídeo em rede social

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de agredir com palmadas uma adolescente, na noite de sexta-feira (19) na cidade de Coração de Maria. Um outro homem também participou da agressão e está sendo procurado.

O motivo da agressão, segundo a PM, é que a jovem teria feito um comentário negativo sobre o chefe do tráfico de drogas do bairro da Portelinha. No momento da surra, eles filmaram e compartilharam o vídeo em uma rede social.

De acordo com a PM, depois de ver as imagens, um dos homens envolvidos na agressão, foi encontrado pelos policiais nas buscas realizadas, nos fundos de uma casa.

Os policiais apreenderam com o suspeito um revólver com cinco munições, 37 trouxas de maconha, 10 pedras de crack, uma pedra de crack de 70 gramas, uma balança de precisão e um celular.

Ele foi encaminhado à delegacia de Coração de Maria. O outro homem já foi identificado e está sendo procurado.

Foto: Divulgação / SSP

Operação apreende 300 kg de maconha em Feira de Santana

Policiais apreenderam aproximadamente 300 kg de maconha no bairro Novo Horizonte, na noite do último domingo (14), em Feira de Santana.  Os investigadores da unidade vinham monitorando um homem que estaria chegando ao município para distribuir a droga e conseguiram encontrá-lo em uma pousada onde estava hospedado.

Na abordagem, o suspeito se aproximava de um veículo, no estacionamento do local. O criminoso aproveitou o fato de que a pousada estava cheia e conseguiu fugir, deixando dois carros repletos de sacos de maconha. Segundo revelou o delegado Deivid Lopes, da DTE de Feira, a operação causou um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil ao tráfico.

“A apreensão é fruto de um longo trabalho de investigação. A equipe já vinha acompanhando esse alvo e, quando obteve a informação de que o indivíduo estaria chegando com uma grande quantidade de drogas, a equipe já iniciou o trabalho de campana. Quando percebeu a oportunidade de fazer a abordagem, no momento correto, a equipe conseguiu fazer a ação policial e obter êxito nessa apreensão de grande quantidade de maconha”, afirmou o delegado, relembrando a importância da descapitalização das organizações criminosas para o combate ao tráfico.

“Infelizmente, durante a abordagem, o indivíduo acabou reagindo à ação policial e evadiu – inclusive, por conta do grande número de pessoas que havia durante a operação. Foram apreendidos ainda dois veículos que eram usados pelo investigado para fazer o transporte da droga, além de uma arma de fogo e uma pistola .380. Também foram identificados mais dois indivíduos que o estariam auxiliando nesta empreitada criminosa. Agora, será dada continuidade à investigação para identificar a origem desse material, bem como os principais destinatários dessa droga que foi retirada de circulação”, concluiu Lopes.

Esta é a segunda grande apreensão realizada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Draco) de Feira em menos de uma semana. Na última terça-feira (9), os investigadores desarticularam um laboratório que serviria de base para a fabricação de drogas a serem vendidas na região. Na ocasião, foram retirados de circulação 30 kg de cocaína e 100 kg de insumo para produção.

Foto: Divulgação / SSP

Operação destrói plantação de maconha em João Dourado avaliada em R$ 32 milhões

Uma operação da polícia localizou e erradicou, na quarta-feira (10), 48 mil pés de maconha na localidade conhecida como Baixa Branca, no município de João Dourado. De acordo com a investigação, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e da Delegacia Territorial (DT) de Irecê, quando colhida, a droga seria vendida por até R$ 32 milhões.

A plantação foi incinerada, conforme determina a Lei de Drogas. A ação teve a participação de equipes de Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu e Cafarnaum. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado e realizou a perícia no local.

Durante a operação, foi encontrado um dos responsáveis pelo plantio, que foi preso em flagrante. Os investigadores ainda apreenderam uma motocicleta, além de material usado no cultivo da droga. O delegado Alex Nunes, da DTE de Irecê, explicou como a eliminação da roça de maconha impacta o cotidiano da região. 

“A operação foi de suma importância, uma vez que conseguimos retirar das ruas do município aproximadamente 16 toneladas que viriam a abastecer e fomentar o tráfico de drogas aqui na região. Sabemos também que a organização criminosa deixou de ter um lucro muito grande com essa venda, além de ter tido um prejuízo financeiro tanto pela perda da terra quanto pela estrutura toda que foi montada, que deve ter custado em torno de R$ 300 mil. Com o combate ao tráfico de drogas estaremos diminuindo os homicídios e roubos na cidade, uma vez que o tráfico é a porta de entrada para outros delitos maiores”, ressaltou.

As unidades da Polícia Civil em Irecê e região continuam investigando os demais responsáveis pela plantação e pela organização criminosa.