Foto: Divulgação / Honda

Novo Honda Accord híbrido chega no segundo semestre ao Brasil

Entre os três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local, está o novo Accord híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo chegará no início do segundo semestre.

Um dos desafios da montadora, como parte da estratégia global, é investir constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar proporcionando a mobilidade com zero emissões de carbono. O objetivo é que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a visão de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

O novo Accord híbrido utiliza um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, e proporciona uma nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional.

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.

O Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.

Externamente, o Accord híbrido traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado. Na dianteira, o sedã ganha um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.

Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes.

Foto: Divulgação / Honda
Foto: Divulgação / Volvo

Volvo corre na frente no processo de elétricos com o XC40

A Volvo anunciou que está em contagem regressiva para virar a chave e abandonar carros a combustão, inclusive híbridos, para direcionar todos seus esforços em veículos 100% elétricos. A diretriz global é audaciosa e contempla o Brasil.

Apesar de outros fabricantes também já terem anunciado planos parecidos, a fabricante será uma das primeiras a realmente fazer, e já começa esse processo com o inédito XC40 Recharge Pure Electric, apresentado mundialmente no final de 2019. A partir de agora, o objetivo é só fabricar modelos eletrificados, que serão vendidos no mercado brasileiro.

A pandemia atrasou os planos da marca sueca, que estrearia por aqui, o primeiro carro elétrico da Volvo no início deste ano. Na pré-venda do SUV, esgotou rapidamente as 150 unidades previstas pelo preço promocional de R$ 389.950.

Em setembro, chegam as primeiras unidades e cerca de mais 150 exemplares devem vir até o final do ano, totalizando 300 carros em 2021.

A tecnologia chamada “One Pedal Drive”, ou dirigir usando apenas um pedal, é famosa entre os elétricos em que se usa apenas o acelerador para condução. Ou seja, quando você alivia o pé, o inversor do motor elétrico atua para frear o carro, muitas vezes sem a necessidade de encostar no pedal de freio, especialmente em baixas velocidades.

A aceleração do SUV sobe rapidamente em seu velocímetro digital. O SUV pesa quase 2,2 toneladas e é digna de esportivos. No teste, o 0 a 100 km/h leva 4,7 segundos, 0,2 s, e 0,1 s mais rápido que o Mustang e seu V8 5.0 de 466 cv.

Para alcançar esse desempenho, o Volvo usa o trem de força chamado P8. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que ainda fornecem 300 kW ou 413 cv de potência. A tração é integral.

Foto: Divulgação

Shopping de Salvador realiza exposição gratuita de carros esportivos de diferentes épocas

A primeira edição da exposição gratuita de automóveis “A Batalha de Gerações” será aberta temporariamente no Shopping Paralela, a partir de sexta-feira (9). O evento terá veículos, como Mustang e Corcel, da Ford, e M6, da BMW.

O evento fica disponível para o público até a próxima quinta-feira (15), e ocorre na Praça de Eventos do centro de compras, no piso L1.

O objetivo da exposição é que quatro carros atuais e quatro carros antigos façam uma espécie de confronto. Um dos embates é a disputa entre o Mustang de 1973 contra o de 2020.

Na exposição, além de assistirem aos desafios, os aficionados por carros poderão tirar fotos e também ter acesso a informações sobre os veículos. Ao lado de cada carro, uma ficha com dados e curiosidades estará à disposição para leitura.

Serviço

Exposição “A Batalha de Gerações”

Quando: De sexta-feira (9) até quinta-feira (15), no horário de funcionamento do shopping

Onde: Praça de Eventos I do Shopping Paralela – Shopping Paralela

Foto: Divulgação / Fiat

Fiat promete elétricos baratos e fim de carros à combustão até 2030

O CEO da marca italiana, Olivier François, prometeu automóveis elétricos cada vez mais acessíveis e disse que a Fiat vai abandonar de vez seus carros movidos a combustão interna até 2030.

Os comandantes da montadora refletiram sobre o impacto ambiental e afirmam que a economia de escala na produção das baterias deve refletir em carros elétricos mais populares.

Segundo Oliver, a mudança da marca deverá ocorrer o “mais rápido possível”, e que o objetivo é que os carros elétricos não custem mais que os carros a combustão. Sendo assim, em 2030 ao menos a italiana terá seu portfólio 100% formado por modelos elétricos, cessando definitivamente sua conversão às baterias.

A Fiat vai ao encontro das regras ambientais cada vez mais rígidas, uma vez que modelos não-elétricos tendem a ser proibidos por diversos órgãos estatais nos próximos anos.

No momento, o principal elétrico da Fiat é o compacto 500e, prestes a chegar ao Brasil. Lançamentos como o SUV Pulse terão plataforma com suporte à hibridização, ainda que essa seja realidade mais distante do lançamento.

Foto: Divulgação / Volkswagen

Volkswagen lança nova SUV no segundo trimestre de 2021

O Taos, o SUV da Volkswagen chegará às concessionárias ainda no segundo trimestre de 2021, e será um reforço de peso, consolidando a maior ofensiva da marca no segmento aqui no Brasil.

A novidade irá compor a mais completa linha de utilitários-esportivos do mercado nacional, junto com ao T-Cross, Nivus e Tiguan.

O modelo, fabricado na planta argentina de General Pacheco, se destaca pelo design único e sofisticado, combinado com tecnologias de última geração, interior espaçoso e o mais completo pacote de segurança da categoria.

Uma das novidades é a nova assinatura noturna na dianteira, caracterizada por uma elegante luz de LED que percorre toda a linha frontal. Ela invade a grade e “corta” o logotipo VW, unindo os dois faróis – um verdadeiro toque de contemporaneidade. O mesmo pode ser dito sobre os faróis e lanternas em LED.

Com uma frente imponente e elevada, sua silhueta é típica de um SUV médio premium, com vincos na linha de ombro que ressaltam sua robustez – sensação reforçada pelas caixas de roda em formato retangular. O pacote fica completo com as belas rodas de 18 polegadas.

O Taos conta com luz ambiente em LED e teto solar panorâmico, além de painel central com acabamento soft-touch, agradável ao toque e extremamente elegante.

Ele conta tecnologia de última geração com duas telas 100% digitais. O Active Info Display, painel digital personalizável de 10,25 polegadas, e a tela do sistema de infotainment VW Play, com tela de 10,1 polegadas e composta 100% por botões virtuais na tela sensível ao toque.

Ele vem com o motor de 250 TSI, 1,4L de capacidade cúbica e 150 cv de potência, com turbo e injeção direta de combustível. O principal destaque fica para a relação peso/torque: são 55,69 kg/kgfm, a melhor relação da categoria dos SUVs médios.

Além disso, o torque máximo de 25,5 kgfm está disponível já a 1500 rpm, o que se traduz em retomadas mais rápidas – sinônimo de muito mais segurança na hora de fazer uma ultrapassagem ou acessar uma via rápida.

Foto: Divulgação / Tesla

Carros autônomos serão autorizados a rodar no Reino Unido até o fim do ano

O Departamento de Transporte britânico permitiu que veículos equipados com sistemas de assistência de direção rodem de maneira “autônoma” pelas rodovias do Reino Unido, até o final do ano, segundo o governo local.

Segundo a nova norma, que ainda está em fase final de aprovação, os veículos não podem ultrapassar a velocidade máxima de 60 km/h. No caso, os motoristas não serão obrigados a manterem as mãos no volante ou mesmo ficarem atentos à estrada.  

A tecnologia inclui o controle de aceleração adaptativa, manutenção da faixa de rodagem e frenagem automática. Ainda não está definido como as autoridades realizarão a fiscalização.  

Além disso, o governo britânico também determina que em caso da direção manual necessite ser reassumida por um humano, os veículos precisarão emitir um alerta. Se o motorista não assumir o volante em 10 segundos, o sistema deve diminuir a velocidade do carro automaticamente. Em seguida, o sistema deverá acender as luzes de emergência para alertar o condutor.

Os sistemas de automação no Reino Unido estão nos níveis 2 e 3, com tecnologias como o Pilot Assist, da Volvo e o Autopilot, da Tesla, que inclui os recursos de robotização mais avançados. O plano é incentivar o desenvolvimento de tecnologias de automação no país. O governo espera que 40% da frota seja equipada com a tecnologia até 2035.

Foto: Divulgação / Toyota

Toyota poderá ter Corolla esportivo com mais de 300 cv

A fabricante japonesa do Toyota GR Corolla poderá ter a sua versão esportiva com tração integral e motor três-cilindros 1.6 turbo de 300 cavalos de potência, de acordo com rumor publicado pela Car Sensor do Japão.  

Segundo informações da imprensa japonesa, uma suposta mudança no Toyota GR Corolla poderá acontecer. Ele estaria sendo equipado com uma versão ajustada do motor três-cilindros, 1.6 turbo, do GR Yaris.

Nos Estados Unidos, ele estaria em um novo patamar de potência e concorreria com o Ford Focus ST, Hyundai i30 N e VW Golf GTI.

Os ajustes externos incluem pára-choques revisados, pára-lamas dianteiro e traseiro mais largos com dutos e uma ventilação no capô para dissipar o calor do motor.

A imprensa local especula que o Toyota GR poderá estrear mais barato que o próprio GR Yaris, pelo menos no Japão. A previsão é que os preços fiquem entre 3,5 e 4 milhões de yenes, algo entre R$ 177.500 e R$ 203.000.

Por enquanto, no mercado Brasileiro, está confirmado pela Toyota do Brasil, o Corolla GR Sport 2021. Segundo o anúncio da montadora, o sedã de apelo esportivo deverá estrear nas concessionárias no 1º trimestre de 2021. O preço ainda não foi divulgado.

Foto: Divulgação / BMW

Novo sedã esportivo BMW M3 estreia em maio no Brasil

A nova geração do sedã esportivo BMW M3 chega em maio ao Brasil, e vem apenas na versão mais extrema, a Competition, com 510 cv de potência.

O preço ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que chegue na casa dos R$ 800 mil. Segundo o fabricante alemão, o M3 faz parte de 15 novidades que a marca promete para o país em 2021. Estão confirmados, o M2 CS, o Mini elétrico e a Série 4 conversível.

Apresentado em setembro do ano passado, o M3 Competition tem seis cilindros 3.0 biturbo de 510 cv e 66,3 kgfm de torque. Segundo a BMW, o esportivo tem tração integral com câmbio automático de oito marchas, 0 a 100 km/h, que leva apenas 3,9 segundos.

A velocidade tem uma limitação eletrônica máxima de 250 km/h, podendo chegar a 290 km/h com o pacote opcional M Drivers.

O M3 apresentou também uma configuração vendida no exterior com o mesmo seis cilindros, mas com 480 cv, 56,1 kgfm de torque e opção de câmbio manual, mas essa versão não vai desembarcar no Brasil.

Foto: Divulgação / Cruise Origin

Serviço de mobilidade autônoma da Honda ganha novos parceiros e acelera no desenvolvimento

A Honda quer expandir o seu serviço de mobilidade autônoma planejado no Japão (MaaS), e informou que terá o apoio da General Motors e da start-up Cruise, para crescimento e desenvolvimento do projeto.

Segundo a montadora, os veículos autônomos da Cruise serão enviados para o Japão para iniciar desenvolvimento local. Está confirmado, que seu serviço de mobilidade irá utilizar o modelo Cruise Origin, que já investe há algum tempo.

Na mesma semana, outra notícia repercutiu no mercado automotivo. A Microsoft confirmou um grande aporte financeiro, e o valor de mercado da Cruise subiu, chegando a US$ 30 bilhões.

No acordo, a Cruise vai usar a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, Azure, para seus carros autônomos.

O presidente e diretor representante da Honda Motor Co, Takahiro Hachigo, afirmou que “por meio da colaboração ativa com parceiros que compartilham os mesmos interesses e aspirações, a Honda continuará a acelerar a realização de negócios da MaaS para veículos autônomos no Japão”.

Foto: Divulgação / Toyota

Lançamento: Toyota anuncia o Corolla GR-S nacional para o 1º trimestre de 2021

A Toyota do Brasil confirmou durante coletiva de lançamento da Hilux 2021, o Toyota Corolla GR Sport 2021 para o mercado brasileiro. Segundo o anúncio, o sedã de apelo esportivo deverá estrear nas concessionárias no 1º trimestre de 2021. O preço ainda não foi divulgado.

A versão do Toyota Corolla GR Sport tem a mesma estratégia da Hilux GR Sport, vindo com um estilo mais esportivo e trazendo a mesma motorização, com o motor 2.0 Flex. Alguns sites especializados do setor automotivo apontam que o sedã também terá a opção esportiva equipada com o motor 1.8 Hybrid Flex.

Motor:

O motor 2.0 16V VVT-iE rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Visual:

Com um visual mais esportivo, o GR Sport 2021 conta com acabamentos em preto brilhante espalhados pela carroceria como os retrovisores, rodas, frisos laterais e grade dianteira. O teto também é pintado na tonalidade preta.

Na parte interior, o teto é na cor preta e há detalhes em alumínio escovado. Bancos também ganharam desenho mais esportivo.

Foto: Divulgação / Toyota
Imagem: Reprodução / Top Car TV

19º Prêmio Top Car TV é transmitido on-line com apoio da Band Nordeste

O prêmio Top Car TV que está na sua 19ª edição, reuniu na noite desta segunda-feira (30), jornalistas de televisão e sites do Brasil, mas de forma diferente dos anos anteriores, em uma transmissão on-line nos estúdios da Band Nordeste, em Salvador.

A premiação vem se consolidando como uma das mais importantes e sérias eleições especializadas do segmento automotivo do país. O júri é formado por 34 jornalistas e radialistas de todo o Brasil, que atuam em programas de televisão, sites na internet, programas de rádio, conteúdo de vídeo e jornais especializados deste segmento.

“São 19 anos de premiação e ontem foi excepcional, com a parceria da Band Nordeste, porque foi ao vivo e com centenas de seguidores participando da premiação. Já me falaram para quando for fazer de forma presencial, não deixar de fazer on-line”, disse Paulo Brandão, presidente do Comitê gestor do Prêmio Top Car TV.

Nesta edição, foram 12 categorias premiadas e um homenageado e contou com a participação na transmissão do Diretor Regional Norte/Nordeste do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Augusto Correia Lima e do Diretor Comercial da Band Bahia, Edmilson Vaz.

O homenageado é escolhido pelo presidente do comitê gestor da premiação, e este ano, foi Fernando Campos, jornalista especializado no setor automotivo, em Goiânia, capital de Goiás.

O Top Car TV foi criado por Paulo Brandão, juntamente com Luiz Eduardo Ribeiro no ano de 2002, e nesta premiação, contou com o apoio da Audi, Caoa Chery, FCA/Fiat e Jeep, Ford, Honda, Renault e Band Nordeste.

Confira os premiados Top Car TV 2020:

– Melhor Ação de Responsabilidade Social – Renault, Através do Instituto Renault

– Melhor Performance Empresarial (Melhor Montadora) – FCA – Fiat Chrysler Automobiles

– Melhor Executivo de Montadora – Antonio Filosa – FCA

– Melhor Comercial de TV Produto –  Fiat Strada – A lenda se superou

– Melhor Inovação Tecnológica Automotiva- Audi – Retrovisor

– Melhor Picape do Ano – Fiat Strada

– Melhor Utilitário Esportivo Até  R$100.999,00 – VW Nivus

– Melhor Utilitário Esportivo Acima de R$101.000,00 – Caoa Chery Tiggo 8

– Melhor Carro Importado – Ford Territory 

– Melhor Carro Nacional Até  R$70.999,00 – Chevrolet Onix

– Melhor Carro Nacional Acima de R$71.000,00 – Toyota Corolla 

– Melhor Veículo do Ano Top Car TV –  Fiat Strada

Foto: Autohome / Reprodução

Novo Kia Sportage aparece com linhas diferenciadas antes do lançamento mundial

O Kia Sportage apareceu em sua nova versão, flagrado antes do lançamento no Salão de Guangzhou, na China, e exibe linhas diferenciadas.

Na parte frontal, os faróis misturam elementos verticais e horizontais, com lâmpadas de led que dominando a dianteira.  Entretanto, o modelo fotografado parece surgir como conceito, com um filete laranja no spoiler dianteiro, que segue pelas laterais do SUV.

O Sportage chama mais atenção na traseira, com lanternas verticais, muito parecidas com o irmão maior Telluride, onde tem estampado o nome escrito ao longo da tampa traseira.

Os lançamentos mais recentes da Kia vêm apresentando visuais radicais, mas a unidade fotografada na China estava com pneus com perfil off-road, o que não deve ser o foco do novo Sportage.

A nova geração do Sportage terá um motor 1.5 turbo com cerca de 200 cv, ao menos para o mercado chinês. É bem provável que nesta nova fase o SUV siga as linhas do Telluride, inclusive, a cabine e a grande tela central sensível ao toque com uma infinidade de sistemas de comodidade e segurança.

Foto: Reprodução / Autohome
Foto: Divulgação / Land Rover

Primeiras impressões da Land Rover Defender 2020 em Salvador

Após fazer sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, realizado em setembro de 2019, e criar expectativa no público brasileiro, a Land Rover, enfim, lançou o novo Defender no mercado nacional na segunda quinzena do último mês de julho. A Band Notícias foi conferir de perto em uma concessionária de Salvador para saber como foi à chegada desse ícone automotivo nessas primeiras semanas. 

O gerente da Jaguar Land Rover Way, Rio Vermelho, Eduardo Brandão de Castro, fala da expectativa de chegada da nova Defender neste primeiro mês de vendas. “O Defender é um ícone, e teve muita expectativa. Aquelas pessoas que estavam acostumadas com o Defender antigo, que gostam de trilha, vieram para ver e teve muita repercussão. Eu recebi três unidades, também uma para test drive e já vendemos praticamente tudo”. 

São oferecidas três versões de acabamento: S, SE e HSE com pacotes opcionais a partir de 417.950. Todas vêm com um motor 2.0 turbo da família Ingenium a gasolina, entregando 300 cv. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo a empresa, não haverá a versão movida a diesel, pelo menos inicialmente.

A fabricante disponibiliza ainda um pacote opcional de R$ 14.300 que inclui terceira fileira de bancos, ar-condicionado de três zonas de temperatura e sistema de ionização de cabine.

Em relação ao SUV mais antigo, a versão 2020 não perdeu a valentia no fora-de-estrada que fez a fama do modelo, mas agora ganha mais modernidade.

“Antes há tempos atrás, diria que quem comprava o defender é aquele cara com espírito de aventura, desbravador, que gosta de uma trilha com segurança e quer ao mesmo tempo desafios maiores. Porém, hoje, além do controle de tração espetacular, ele ficou muito mais confortável, com câmbio automático, central multimídia nova, e tem toda a comodidade de um carro urbano”, explicou Eduardo.

Na parte interna, o Defender oferece painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento de smartphones, suspensão pneumática e o sistema de tração nas quatro rodas Terrain Response.

Apenas a carroceria 110 será trazida para o mercado brasileiro. São 4,76 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,98 m de altura e 3 metros de distância entre eixos.

Segundo a empresa inglesa, o carro pode atravessar trechos alagados com até 90 centímetros de profundidade. A altura livre do solo é de 29,1 cm e os ângulos de ataque e de saída são de 38º e 40º, respectivamente.

As concessionárias estão funcionando neste período de medidas restritivas de segunda à sexta das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam com agendamento os serviços de centros automotivos e oficinas.

Foto: Reprodução / Fiat

Nova geração da Strada tem bons resultados de vendas nas concessionárias

Após o seu lançamento oficial no dia 26 de julho, a nova Fiat Strada 2021 teve bons resultados de venda nas concessionárias Fiat em Salvador, segundo alguns estabelecimentos automotivos. Ela chega em cinco versões: “Endurance” e “Freedom” com cabine Plus ou Dupla, enquanto a “Volcano” terá apenas Cabine Dupla.

A nova geração tem duas opções de motorização, 1.3 Firefly e 1.4 Fire Evo que rende 85cv de potência máxima e torque de 12,5 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é manual de cinco velocidades para todas as versões. Os preços variam entre R$ 63.590 e R$ 79.990.

O gerente da concessionária Fiori da avenida Paralela, Francisco Sarno, fala da expectativa e resultados da chegada da nova Strada.“Desde o dia 26 pra cá, a gente já consegue ver um movimento muito grande com muitos pedidos acontecendo, tanto no varejo quanto em venda direta, pedidos de fábrica. Então realmente surpreendeu a expectativa. Dependendo da versão da nova Strada, temos um desconto entre 5,5 % a 16%.”

A top de linha, a Fiat Strada Volcano, vem com central multimídia Uconnect 7” com espelhamento wireless, faróis em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento. A capacidade da caçamba aumentou de 1220 litros na geração anterior para 1354 litros de carga e 720 quilos.

Para o gerente de vendas Rodrigo Miranda da Cresauto na avenida Bonocô, a facilidade de pagamento é importante neste momento de pandemia. “O cliente pode dar 40% de entrada e a primeira parcela de financiamento fica para janeiro de 2021. Além da facilidade de pagamento tomamos todo o cuidado de protocolo para atendimento ao cliente com o uso de máscaras, distanciamento e mesas com álcool gel.”

A antiga geração da Strada continuará sendo vendida apenas na versão Hard Working com cabine simples e motor 1.4 Fire.

As concessionárias estão funcionando neste período de medidas restritivas de segunda à sexta das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam com agendamento os serviços de centros automotivos e oficinas.

Foto: Frank de Castro / Band Notícias Bahia

Concessionárias registram reação com retomada das atividades em Salvador

Os serviços presenciais foram suspensos nas concessionárias e lojas de veículos em Salvador durante dois meses, por decreto municipal, para evitar o aumento de casos de infectados durante a pandemia do novo coronavírus, e teve o retorno das atividades no início de junho. De acordo com informações de estabelecimentos automotivos na capital baiana, houve surpresa com o volume de venda presencial nas primeiras semanas de retomada.

Segundo o gerente de vendas, Willem Neto, da Viasul Jeep, no bairro do Rio Vermelho, a equipe ficou surpresa no retorno das atividades. “A abertura da concessionária na primeira semana foi surpreendente. Tivemos uma demanda que comprou por meio digital no mês de maio, mas brasileiro gosta ver, de sentir e de pegar, então em junho, na primeira semana de visita de clientes, fechamos negócios e seguimos todos os protocolos municipais” afirmou.

Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), no mês de maio, teve reação no setor da distribuição de veículos no país com alta de 11,97% em relação a abril. No entanto, houve queda acumulada, nos cinco primeiros meses, de 35,64%, em relação a igual período de 2019.

Para Leonardo Ferreira, gerente da Indiana Veículos Iguatemi, o segmento apresentou crescimento nas vendas de maio para junho. “Essa primeira quinzena de junho já representa todo o volume de vendas de todo o mês de maio. A gente acredita crescer 50% a mais do que todo o mês anterior”, revelou.

O gerente da Indiana também revela que um fator importante neste mês foi à antecipação dos feriados. “Como os feriados foram antecipados, então não vamos ser impactados com o não funcionamento no São João, que impactava a nossa performance de vendas em outros anos”.

Outra medida para atrair o cliente é a questão de segurança nos estabelecimentos automotivos durante a pandemia do novo coronavírus, como o distanciamento entre as mesas de atendimento, a limpeza das dependências, o uso do álcool gel, e o não contato físico entre os funcionários. Essa é uma norma padrão adotada para o funcionamento das concessionárias.

Falando agora do setor de carros seminovos, Alex Carvalho, supervisor de seminovos da Eurovia Iguatemi, diz que a equipe de vendas conseguiu atingir a meta esperada para este mês, e que pode ir além da expectativa. “Na primeira semana das lojas abertas a gente já teve uma vendagem satisfatória, não como nós vendíamos anteriormente, porém a gente atingiu a expectativa que tinha de abertura da loja. Nós estamos chegando neste mês de junho a 50% de vendas de veículos do que a gente vendia antes da pandemia”.

Nos seminovos da Eurovia além dos cuidados com a sinalização necessária na loja, uso de máscaras e mesas com álcool gel, a concessionária tem um segurança com medidor de temperatura na entrada do estabelecimento. “Quando o cliente chega, já é testado, e já fica ciente sobre sua temperatura”, afirmou Alex.

Neste período de medidas restritivas, as concessionárias não estão funcionando em seu horário comercial integral. De segunda a sexta abrem das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam os serviços de centros automotivos e oficinas nas revendas para o atendimento com agendamento.

Foto: Divulgação

BMW rara do vocalista da banda Jamiroquai vai a leilão

A BMW 2002 Turbo do vocalista Jay Kay da banda Jamiroquai, vai a leilão neste sábado (23). Estamos falando de um veículo de origem alemã, clássico e raro no Reino Unido. Além desta pérola, o artista leiloa também uma Mercedes SLS e uma Maserati Merak SS, no evento organizado pela Silverstone Auctions, uma casa de leilão especializada britânica e de classe mundial.

Lançado no Salão de Frankfurt de 1973, o Turbo 2002 foi o primeiro carro de produção turbo da BMW e também um dos primeiros carros de produção turbo do mundo, com 170 cv e 240 nm de torque. Era um veículo muito rápido para a época.

Essa raridade comprada em 1995, foi um dos primeiros carros clássicos do líder do Jamiroquai. Em seguida, Jay se tornou um colecionador “sério”, e essa aquisição foi um marco inicial na sua coleção de automóveis.

Sua fama por gostar de carros aumentou depois do clip “Cosmic Girl“, onde ele participa de uma corrida com outros superesportivos. Confira o clip abaixo:

Foto: Reprodução / Car GURU Thailand

Vaza nas redes sociais novas fotos do Nissan Kicks 2021

O Nissan Kicks 2021 tem visual revelado em flagra na Tailândia e fotos foram publicadas na rede social da Car GURU Thailand. A previsão de estreia no Brasil deve ocorrer somente no próximo ano.

O Kicks 2021 ganhou um design mais arrojado no para-choque dianteiro e manteve a grade em “V”, mas em tamanho bem maior. Os faróis são mais afilados e ganharam iluminação de Full LED. Já o para-choque também foi renovado e ganhou novo abrigo para os faróis auxiliares que ficam bem mais destacados.

Foto: Reprodução / Car GURU Thailand

A traseira também terá leves alterações, como a adição de luzes em LED nas lanternas. 

No Brasil, o Kicks reestilizado só chegará em 2021, já como linha 2022.

Foto: Divulgação / Hankook

Pneu sem ar: é o fim da calibragem em posto de combustível?

Nestes últimos anos, a indústria automotiva vem lançando protótipos de pneus sem ar, ou conhecido também como “calçado não inflável” para veículos mostrando ao mercado que essa realidade pode estar bem próxima. O objetivo dessa tecnologia não é apenas evitar pneus furados ou calibragens em postos de combustíveis, mas tornar os pneus mais sustentáveis e recicláveis.

A Bridgestone com a sua linha Air Free, não é a única na corrida de tecnologia desse novo modelo de pneu sem ar. A Michelin lançou a versão Michelin Tweel para veículos da construção civil e agrícola, a Hankook tem o i-Flex para carros de passeio e a BriTek apresenta versões para bicicletas e veículos militares.

Segundo a assessoria da Bridgestone, ainda não tem data prevista para lançamento da linha Air Free para carros de passeio, só protótipos em fase de testes. “O novo pneu é a base de resina na maior parte de sua estrutura, por isso é potencialmente mais sustentável e reciclável. E mais, os pneus para automóveis de passageiros pode sim, ser uma revolução, mas ainda está sendo desenvolvida pesquisas para aprimoramento”, revela a empresa.

A Hankook, fabricante sul-coreana de pneus apresentou o protótipo i-Flex instalado num Volkswagem UP, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2016.

O especialista em tecnologia automotiva, Gildson Dantas, explica as vantagens dessa nova versão de pneu. “O pneu convencional precisa ser calibrado em 15 em 15 dias para melhor estabilidade do veículo, para gerar conforto ao dirigir e ter menor consumo de combustível. Com o pneu sem ar, a calibragem não é necessária, e evita ter a preocupação de um pneu furado numa estrada deserta, por exemplo. O novo pneu tem maior resistência em impacto em meio fio e buraco”.

A previsão da Bridgestone de lançamento de pneus sem ar para bicicleta seria nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, mas o evento foi cancelado para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os novos protótipos dos fabricantes de carros de passeio devem passar por um período de testes e melhorias como absorção de impacto para serem lançados no mercado. Ainda não há nenhuma informação de quanto será o custo para o consumidor, mas é natural que o preço no período de lançamento seja maior e caia perante a demanda, como acontece com a maioria dos produtos.

Veja o vídeo da linha “Air Free Concept” da Bridgestone:

Foto: Reprodução / Volkswagen

Volkswagen anuncia novo “sistema multimídia” que estreia no Nivus

A Volkswagen apresentou em uma live para a imprensa nesta quarta-feira (29) o VW Play, um sistema multimídia para automóveis desenvolvido no Brasil com alta capacidade de conectividade e reprodução de vários formatos de mídia. O lançamento é em junho no novo SUV Nivus.

Como central multimídia, o VW Play é totalmente integrado ao veículo e serve como central de comandos e informações sobre o automóvel. Para se conectar a internet será preciso utilizar o plano de dados do celular de cada usuário, portanto, não contará com a antena do carro para captar o sinal da rede.

Um dos destaques do sistema multimídia é a possibilidade de acessar qualquer informação do manual do proprietário e tirar dúvidas sobre o carro por comando de voz.

Conheça um pouco mais o VW Play:

O VW Play tem uma tela IPS de 10 polegadas, que suporta reproduzir vídeos em HD, conta com proteção antirriscos e evita marcas de digitais. Toda a interação é feita por meio de botões virtuais, já que a tela é touchscreen. Adicionalmente, ela oferece ótima visualização de qualquer lugar do carro, pois tem amplo ângulo de visão e recurso antirreflexivo.

O VW Play é interligado a outra tela digital de 10 polegadas, o Active Info Display. Combinadas, no painel do Nivus, essas telas oferecem conectividade, entretenimento e possibilidades de comandos com uma interface moderna e inteligente.

A navegação foi inspirada para tirar proveito do conhecimento de pessoas que já têm intimidade com dispositivos móveis. É possível deslizar o dedo na tela para alternar entre telas que possuem finalidades distintas, e até o ajuste de volume tem comando sensível ao toque.
A interface também conta com painéis com atalhos rápidos e ícones que informam sobre os serviços ativados e em uso.

Loja de apps dedicada

O VW Play tem uma loja de apps própria, e já vem alguns apps populares instalados de fábrica, como o Deezer, o Estapar (para reserva de vagas em estacionamentos), o iFood e o Waze. O dispositivo tem memória interna de 10 GB e suporta pendrives de até 32 GB.

Três telas de comando

O sistema tem três telas: a primeira tem comandos de conectividade e rádio, além de atalhos personalizáveis pelo usuário; a segunda funciona como central de controle do veículo; e a terceira reúne os apps instalados.

Conexão sem fio

O VW Play pode usar a rede móvel do seu smartphone para acessar a internet, mas ele também tem conexão via Wi-Fi, com suporte para 2,4 GHz e 5 GHz. O sistema ainda suporta o Apple CarPlay (sem fio) e com o Google Android Auto (com cabo), além de GPS integrado.
O VW Play será lançado no mercado nacional juntamente com o Nivus, que deve chegar às concessionárias ainda no primeiro semestre deste ano.