Foto: Alberto Maraux / SSP

Jequié recebe unidade de Sistema de Reconhecimento Facial

Os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, que integram o “Projeto Vídeo Polícia” da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram entregues no município de Jequié na sexta-feira (15). Unidade vai receber os alertas dos reconhecimentos de foragidos e acionará as equipes da Polícia Militar.

A cidade e outros 25 municípios da região também dispõem de novo Sistema de Comunicação Crítica Digital. As entregas foram realizadas pelo governador Rui Costa, pelo secretário da SSP, Ricardo Mandarino, e pelo subsecretário da SSP, delegado Hélio Jorge, no Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Jequié.

No período junino, durante a fase de teste em pontos estratégicos do município, ajudaram na captura de dois homens procurados por homicídio e furto.

De acordo com o governo, a tecnologia tem sido expandida, em larga escala, para cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior. Além da capital e Jequié, também ocorreram prisões com o auxílio do reconhecimento nas cidades de Alagoinhas, Porto Seguro, Dias D’Ávila, Barreiras, Itaberaba, Simões Filho, São Francisco do Conde, Camaçari e Itabuna. Mais de 300 foragidos da Justiça foram retirados das ruas após alertas da ferramenta.

Também participaram da solenidade os gestores das Superintendências de Tecnologia e de Telecomunicações, coronel Marcos Oliveira e tenente-coronel Renato Lima, respectivamente.

Projeto Banda Estreita

Jequié e outros 25 municípios da região foram contemplados, também, com o projeto Banda Estreita, que promove a chegada de um novo Sistema de Comunicação Crítica Digital para unidades das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar implantadas no interior do estado. Ao total, 404 cidades da Bahia receberão esse projeto.

A tecnologia permitirá que a comunicação operacional entre as equipes policiais ocorra de maneira mais segura, já que, diferente do serviço analógico, apenas policiais e bombeiros poderão ter acesso às informações compartilhadas. A comunicação será realizada por meio de 4.930 Rádios Comunicadores Tetra que serão distribuídos para as unidades.