Foto: Reprodução / Agência Lusa

Incêndio em fábrica provoca a morte de mais de 40 trabalhadores em Bangladesh

Um incêndio em uma fábrica em Bangladesh, na tarde de quinta-feira (8), em Rupganj, perto da capital Daca, provocou a morte de ao menos 43 pessoas, 30 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas, segundo boletim policial divulgado nesta sexta-feira (9).

As chamas atingiram uma fábrica de alimentos e bebidas da Hashem Foods Ltd, na tarde de quinta-feira (8). Os trabalhadores que pularam pelas janelas para escapar do fogo, estão entre as dezenas de feridos. As chamas continuam ativas, após 24h do incêndio.

O vice-diretor do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Debasish Bardhan , disse que as operações de resgate continuam e que os dois últimos andares da fábrica ainda não foram revistados.

Devido ao descumprimento das normas de segurança, fiscalização frouxa e corrupção, os incêndios são frequentes em fábricas em Bangladesh.  Em abril de 2013, a oficina de confecção Rana Plaza desabou devido a um incêndio e 1.138 trabalhadores morreram.

Ao menos 70 pessoas morreram, em fevereiro de 2019, em um grande incêndio em um prédio residencial na capital Daca, onde produtos químicos haviam sido armazenados ilegalmente.