Foto: Otávio Santos / Secom

GAT atua no atendimento de visitantes em pontos turísticos

Os turistas estão cada vez mais presentes em Salvador, após a proximidade da alta estação, o avanço da vacinação e o número cada vez mais baixo de casos de Covid-19. Para apoio aos visitantes, o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), vinculado à Guarda Civil Municipal, tem atuado 24h, fornecendo informações turísticas e de segurança para comerciantes, soteropolitanos, baianos e turistas.

A base operacional do GAT está localizada na rua Gregório de Matos, no Pelourinho. O efetivo é distribuído em duas viaturas, por patrulhamento motorizado pela região do Centro Histórico, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, além dos serviços de patrulhamento a pé, distribuídos em duplas ou trios nos principais pontos turísticos da cidade, como o Elevador Lacerda, Praça Cairu, Mercado Modelo, Praça da Sé e Terreiro de Jesus.

Segundo a prefeitura, antes da atuação nas ruas, os agentes passam por um processo de qualificação continuada, onde são abordados conhecimentos dos patrimônios históricos e culturais de Salvador, legislação aplicada ao turismo, inglês básico aplicado à segurança turística e atendimento ao público. A capacitação mais recente foi iniciada em outubro e envolveu cerca de 80 agentes da GCM, na sede da Guarda Civil Municipal, localizada na Avenida San Martin.