Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Castramóvel realiza atendimento na Av. San Martin

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou o atendimento desde a segunda-feira (4), no estacionamento da sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. A unidade ficará até o dia 26 de agosto no local. 

Às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Por dia, são realizados até 60 procedimentos no local. 

Ao todo, dez vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8 às 10 horas. As demais podem ser agendadas através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com, ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal atualizada.  

No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso estejam tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o animal esteja em jejum e o tutor deve apresentar RG e cartão Sus, além do cartão de vacinação do animal. 

Controle

A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.  

Anteriormente, a unidade móvel esteve no bairro de Pernambués, durante dois meses, com uma média de 700 castrações realizadas. Além da San Martin, o Castramóvel prossegue com atendimento no Parque da Cidade, na Avenida ACM, até o dia 5 de agosto.