Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Castramóvel inicia atendimentos no Parque da Cidade nesta segunda

A partir desta segunda-feira (6), o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, inicia os atendimentos à população do bairro do Itaigara e adjacências, em Salvador. O equipamento itinerante fará acolhimentos no estacionamento do Parque da Cidade, localizado na Avenida ACM.

Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos, desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. O outro Castramóvel permanece estacionado no Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet. Ele prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.