Imagem: Band

Band realiza o primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, neste domingo

A Band Bahia vai realizar o primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, no dia 7 de agosto, às 20h. O encontro será no estúdio da emissora e deverá contar com os quatro candidatos que têm representação no Congresso Nacional.

No dia 19 de julho, os representantes dos candidatos ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL) participaram de uma reunião sobre as regras do debate na sede da emissora, onde foram recebidos pela diretora de jornalismo Zuleica Andrade e pelo diretor geral Augusto Correia Lima.

“Para nós da Band é um orgulho poder sempre contribuir para a democracia do país através do debate de ideias”, afirmou Augusto Correia Lima. Já Zuleica Andrade ressaltou o pioneirismo da emissora. “O jornalismo da Band tem essa tradição de vanguarda e realizar esse debate é quase um dever cívico”, acrescentou.

Saiba como será cada bloco:

Primeiro bloco: Cada candidato tem um minuto para responder uma pergunta escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio.

Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato.

Pergunta: um minuto 

Resposta: 4 minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica) 

Réplica: um minuto 

Tréplica: tempo que restar da resposta 

Segundo bloco: Jornalistas da Band Bahia fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam. 

Pergunta: um minuto 

Resposta: dois minutos 

Comentário: um minuto 

Réplica: um minuto 

Terceiro bloco: Em ordem definida por sorteio, candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem. 

Pergunta: um minuto 

Resposta: 4 minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica) 

Réplica: um minuto 

Tréplica: tempo que restar da resposta 

Despedida: cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate.

Direito de Resposta: Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e um advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.