Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Anuário do Turismo aponta que Salvador é o destino nacional mais vendido em 2020

A divulgação do anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) aponta que a capital baiana foi o destino mais vendido nacionalmente em 2020, seguido de Maceió e Natal (2º) e Rio de Janeiro e São Paulo (3º). Somente o Nordeste recebeu cerca de 2 milhões de turistas através das operadoras da Braztoa, representando 70% das vendas nacionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), ações foram realizadas para Salvador voltar a ser escolhida pelo turista, como mostrar ao visitante a importância de conhecer ou voltar à cidade. Tudo isso foi possível devido à adoção da estratégia de marketing turístico na promoção do destino, que inclui as campanhas digitais em formato de webseries que conquistaram milhões de visualizações.

Na lista, também integram iniciativas de atração de visitantes as obras de requalificação da orla. Como a criação do Selo Verificado e certificação do Safe Travel, a revitalização do Centro ao Atendimento ao Turista (CAT), o Capacita – programa de capacitação dos trabalhadores formais e informais do segmento turístico, e a promoção de press trips com jornalistas internacionais.

Além disso, os equipamentos culturais administrados pela Secult foram reabertos, seguindo todos os protocolos de segurança e sanitários: Casa do Carnaval, no Centro Histórico; Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gatta; e espaços Carybé das Artes, no Forte São Diogo, e Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte de Santa Maria.