Foto: Igor Santos / Secom

Ações de desinfecção são realizadas na área do evento-teste na Boca do Rio

A área externa do Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, onde terá o palco do Evento Teste Retomada Salvador, passou por ação de desinfecção na manhã desta sexta-feira (27). Objetivo é apresentar os protocolos sanitários para retomada dos eventos na capital baiana.

A iniciativa, realizada pelo Comando Conjunto Bahia, das Forças Armadas, atende à exigência do decreto municipal, publicado na quarta-feira (25), e tem por finalidade reduzir a probabilidade de contaminação pelo coronavírus entre os frequentadores do evento.

A desinfecção promovida por Militares da Marinha do Brasil terá a utilização do quaternário de amônia, que possui alta eficácia desinfetante e garante uma proteção de até 60 dias contra o coronavírus e outros agentes contaminantes.

Robô

Além de realizar o teste RT-PCR de todos os convidados e das pessoas que vão trabalhar à noite no evento-teste, a empresa TMS – Testes Moleculares também participou da ação de desinfecção pela manhã com o robô Théo. O equipamento utiliza uma luz UV-C (um tipo de lâmpada germicida), não tóxica, que promove a quebra do DNA do coronavírus no ambiente, e possui certificação e comprovação de eficácia com até 99,9% de inativação da contaminação viral.

O robô é comandado através de controle remoto por um técnico, e percorreu o palco e camarins pela manhã. O mesmo serviço será executado à noite, no intervalo das apresentações dos artistas.

Fiscalização

A Prefeitura também tem promovido ações de vistoria e fiscalização para o Evento Teste Retomada Salvador, e que devem prosseguir durante o evento. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizaram vistorias no espaço e na estrutura montada no local. Na ocasião, foi verificado o aterramento, fundação, aspectos físicos das peças e condições de montagem e instalação do palco.

Durante a ação, os fiscais da Sedur também alertaram a produção do evento sobre a importância de cumprir as regras contra coronavírus, que prevê a aferição de temperatura, distanciamento social e o número máximo de pessoas por lounge. Hoje à noite, equipes do órgão estarão no local para fiscalizar o cumprimento dos protocolos.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) dará o apoio logístico necessário para garantir o ordenamento do trânsito durante a realização do evento-teste hoje à noite. Os agentes de trânsito estarão presentes ao longo da entrada do Centro de Convenções, na altura da Boca do Rio, desde a abertura dos portões até o final do evento, para evitar que veículos não autorizados estacionem no local a fim de assistir os shows do lado de fora.

O trânsito na Avenida Octávio Mangabeira não sofrerá alterações. No entanto, o acesso de veículos à via que fica atrás do Centro de Convenções será interditado por blocos de concreto. Não haverá alterações na frota e itinerário do transporte coletivo.