Ilustração: Divulgação / Skyrail

Trem do Subúrbio deixa de operar em 15 de fevereiro para início de nova etapa das obras do VLT

Entrará em nova fase o projeto para implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ilha de São João, em Simões Filho. Será necessário que, a partir do dia 15 de fevereiro, o atual Sistema de Trens do Subúrbio, que conta com 10 estações e liga a Calçada a Paripe, deixe de operar.

Estarão sendo construídos os pilares do elevado do VLT no atual traçado da ferrovia.  Para que a população continue se deslocando com tranquilidade e segurança na região, o transporte será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário. A implantação do VLT é realizada pelo Governo do Estado em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail e a obra está prevista para ser concluída no prazo de 24 meses.

“Hoje o trem tem uma tarifa simbólica de R$ 0,50 que não corresponde ao deslocamento da cidade. Esses usuários poderão pagar R$ 4,20 numa tarifa integrada. Deixando claro que essa tarifa atual do trem só permite o deslocamento entre Paripe e a Calçada e caso o passageiro necessite ir até o Comércio ou outras regiões centrais da cidade, o usuário paga mais R$ 4,20, ou seja, R$ 4,70”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino.

A paralisação do trem neste momento irá viabilizar que a via seja isolada, seccionada, colocados tapumes e se inicie a retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Logo após será iniciada a prova de carga da via, considerada etapa fundamental para que no futuro sejam fincadas as estacas, depois os pilares e por fim a via por onde irá circular o VLT. De forma quase simultânea, também estarão sendo construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino a Bahia já no mês de abril deste ano.

O VLT

As obras do VLT têm custo de R$ 2 bilhões e vão promover avanços para a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com geração de empregos e oportunidades de novos negócios. O desenvolvimento do projeto vai beneficiar diretamente cerca de 600 mil moradores da região.

O atual percurso feito pelo trem do Subúrbio, entre Calçada e Paripe, dura em média 40 minutos. Com a chegada do VLT esse percurso será feito em 25 minutos. Já o tempo de espera pelo trem entre uma viagem e outra é de 40 a 50 minutos e deve cair para quatro minutos, no horário de pico, com o novo modal viário.

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 170 mil usuários por dia, será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. É considerado um meio de transporte rápido, seguro e confortável e deve ser equipado com sistema de ar condicionado e wi fi. A Fase 1 compreende 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

Linhas alternativas ao trem

Após a avaliação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

• 1614 – Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;

• 1607 – Barra X Paripe Cocisa;

• 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;

• 1633 – Ondina X Mirantes de Periperi;

• 1606-01 – Base Naval Barroquinha;

• 1606-00 – Paripe X Barroquinha;

• 1651 – Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;

• 1637 – Mirantes de Periperi – Imbuí/Boca do Rio;

• 0706-00 – Nordeste – Joanes / Lobato;

• 1642 – Lapa X Boa v. Lobato;

• 1615 – Lapa X Plataforma;

• 1568 – Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;

• L111 – Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás

• 1567 – Vista Alegre – Barra

• 1608 – Paripe X Ribeira

• 1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária