Foto: Adam Schultz / Biden

Reforma imigratória de Biden dá esperança para 40 mil brasileiros nos EUA

A reforma imigratória enviada pelo democrata Joe Biden ao Congresso no seu primeiro dia de governo dá esperança para 11 milhões de imigrantes em situação ilegal nos Estados Unidos, dos quais cerca de 40 mil são brasileiros. A medida facilita o acesso à regularização dos que já estavam no território americano até o dia 1 de janeiro de 2021.

Segundo a consultoria de mobilidade global Hayaman-Woodward, em Washington, empresa especialista em imigração, afirma que há razões para otimismo. Essa pode ser a regularização imigratória mais ambiciosa em 35 anos.

A política do governo Trump ficou marcada como um período difícil de conseguir a documentação para os imigrantes latino-americanos. Além disso, o projeto de construção de um muro na fronteira com o México dava a sensação de que o cerco estava se fechando para todos.

A evolução do projeto está sendo acompanhada pela diplomacia brasileira. Primeiro, deve ser votado na Câmara e em seguida no Senado. Como o Partido Democrata está em vantagem em ambas às casas, sinaliza que a aprovação definitiva deve sair nos próximos meses.