Foto: Divulgação / Projeto (A)-Mar

Boto-cinza é encontrado morto em praia de Ilhéus

Um boto-cinza foi encontrado morto em uma praia de Ilhéus, no sul da Bahia, na sexta-feira (23). De acordo com o projeto (A)-Mar, que monitora e trabalha na preservação dos animais marinhos na região, o animal morreu por afogamento após se enrolar em uma rede de espera, que é usada para pesca.

O boto era uma fêmea adulta, com cerca de 1,70 metro. Segundo especialistas do projeto (A)-Mar, esse foi o décimo boto encontrado morto na região este ano.

Foto: Reprodução / TJ

Justiça condena os seis responsáveis pela chacina que deixou oito mortos em Porto Seguro

As seis pessoas responsáveis pela chacina que deixou oito pessoas mortas em Porto Seguro, no sul da Bahia, em 2017, foram condenados nesta sexta-feira (23). As penas variam entre 195 e 248 anos. A decisão foi proferida pela 1ª Vara Criminal da cidade.

O crime aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2017, quando as vítimas voltavam de uma de uma festa “paredão” realizada na orla da cidade. Entre os jovens, quatro eram filhos de policiais.

Os amigos estavam em uma casa no bairro de Porto Alegre I, em Porto Seguro, quando homens chegaram fortemente armados em uma caminhonete, atiraram neles e depois fugiram. De todos que estavam na casa, apenas três homens e algumas mulheres sobreviveram.

Segundo depoimentos de testemunhas, o grupo chegou a se passar por policiais ao chegar ao local do crime. Eles estavam encapuzados, usavam coletes balísticos, roupa de camuflagem e armas de grosso calibre.

Ainda com base no depoimento de sobreviventes, a chacina não teve mais mortos por causa da falta de munição.

De acordo com a polícia, entre os condenados está Antônio José dos Reis, que foi preso em 2017, suspeito de ordenar a chacina. Ele faz parte da facção criminosa que atua em Porto Seguro.

Veja as penas dos condenados:

Antônio José dos Reis, condenado a 248 anos;

Isnaldo Silva Santos, condenado por 195 anos;

Rafael Miranda Nascimento, condenado a 195 anos;

Ueber Souza dos Santos, condenado a 195 anos

Jackson Araujo Nascimento, condenado a 202 anos;

Walas Silva dos Santos, condenado a 202 anos.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Temporal destelha barracas e quiosques na orla de Porto Seguro

Um temporal em Porto Seguro, no sul da Bahia, destelhou barracas após ventos fortes e chuvas atingirem a orla da cidade, na madrugada desta sexta-feira (23). De acordo com a Defesa Civil do município, um redemoinho se formou no mar e chegou até a costa.  

O local mais atingido foi na área da Praça do Relógio, onde ficam as barracas e quiosques. Além da perda de telhas, alguns estabelecimentos tiveram a queda parcial das estruturas. Os ventos também arrastaram cadeiras e mesas.

Um supermercado da cidade e a quadra do Colégio Paulo Souto, que fica no bairro Baianão, também foram atingidos pela ventania.  Foram registrados apenas danos materiais, ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil isolou os locais atingidos e foram acionadas as equipes de trânsito e limpeza da prefeitura, além da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Homem flagrado em vídeo agredindo mulher é levado para presídio em Ilhéus

O homem que foi flagrado em um vídeo agredindo uma mulher com vários socos no rosto, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi encaminhado para o presídio Ariston Cardoso nesta quinta-feira (22). Ele já havia se entregado à polícia na quarta-feira (21).

Carlos Samuel Freitas se apresentou a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Ilhéus. Ele já era considerado foragido, após a Justiça negar o pedido de revogação da prisão feito pela defesa.

O suspeito chegou com o rosto coberto por um boné e com um capuz na cabeça. Ele foi ouvido pela polícia, mas o conteúdo do depoimento não foi divulgado.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Evy Paternostro, outras quatro denúncias em que mulheres foram vítimas de violência por Carlos Samuel estão em investigação. Segundo a Polícia Civil deve levar cerca de 10 dias para a conclusão do inquérito.

Foto: Redes Sociais

Gerente de agência bancária de Teixeira de Freitas morre após batida entre carro e carreta na BR-101

Um acidente entre um carro e uma carreta na BR-101, em trecho da cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, provocou a morte do gerente da agência da Caixa da cidade de Itamaraju, Joab Oliveira Santos, de 33 anos, na manhã deste sábado (17).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro derrapou quando Joab Oliveira fez uma curva acentuada e bateu de frente com uma carreta que transportava material químico. O acidente aconteceu no KM 831.

Ainda de acordo com informações da PRF, a pista estava escorregadia, o trecho estava sujo com algum material viscoso. Os agentes federais solicitaram que os Bombeiros realizassem a limpeza do local.

A PRF informou que Joab Oliveira foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Municipal de Itamaraju, mas não resistiu aos ferimentos.

Imagem: Reprodução do Vídeo

Vídeo mostra mulher agredida por homem com socos no rosto em Ilhéus; agressor é procurado

Um vídeo começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (14) em que um homem agride uma mulher com socos no rosto. O caso aconteceu na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Segundo a delegada, o homem já responde por outros 10 crimes de violência contra ex-namoradas e mulheres da própria família.

De acordo com a Polícia Civil de Ilhéus, o suspeito foi identificado como Carlos Samuel Freitas Costa Filho. Não há detalhes sobre a relação da mulher com o agressor.

Segundo informações da delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Márcia Rezende, o homem é procurado por policiais, mas não há mandado de prisão expedido contra ele, a vítima não registrou boletim de ocorrência.

Um morador gravou as imagens que mostram o agressor e a vítima na frente de uma casa. Ela fica encostada em um carro e homem na frente dela. A mulher pede diversas vezes que ele deixe o local. Em seguida, o agressor chama para briga a pessoa que estava fazendo a gravação.

A vítima pede novamente que Carlos Samuel deixe o local. “Acabou. Desencosta de mim, pegue sua moto e vá embora. Vá embora, eu vou dar queixa de você”. Então, ele agride a mulher com socos no rosto. Até a manhã desta quinta-feira (15), o suspeito não havia sido encontrado.

Veja o vídeo: (imagens fortes)

Foto: DCS PM

Trio é capturado com 16kg de narcóticos no município de Ipiaú

Três homens com 16kg de drogas, maconha, cocaína e crack, balanças digitais, arma de fogo, celulares e munições de diversos calibres, foram presos na segunda-feira (5), no município de Ipiaú, por policiais militares da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Durante rondas preventivas da guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) na Travessa Carlos Chagas, no centro da cidade, os agentes avistaram um homem em atitude suspeita que tentou fugir para o interior de um imóvel ao ver a viatura.

Os policiais militares fizeram a abordagem e na busca pessoal encontraram com ele um revólver calibre 38 municiado. Em seguida, ainda no flagrante delito, a guarnição em companhia do suspeito entrou na residência para a qual ele tentou se esconder e o imóvel funcionava como laboratório de distribuição de drogas.

Na casa estavam outras duas pessoas e lá foram apreendidos 14 kg de maconha, 1,025kg de cocaína, 1,094kg crack, quatro balanças digitais, duas facas, uma corrente de moeda antiga dourada, 1.500 pinos vazios para acondicionar cocaína, um desengraxante WD-40, celulares, 57 munições calibre 38, 11 munições calibre 380mm, uma munição calibre 9mm e R$ 5.015,50, além da arma de fogo que estava com o abordado.

Todos os três homens foram conduzidos para a delegacia de Ipiaú, juntamente com o material apreendido.

Foto: Reprodução / Radar 64

Batida frontal entre dois carros deixa um morto e feridos na BR-367

Em uma batida frontal entre dois carros na BR-367, altura de Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, na madrugada deste sábado (26), uma pessoa morreu e ao menos três ficaram feridas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis, o acidente ocorreu por volta de 2h30, no trecho do Km-58, no distrito de Vera Cruz, e a pessoa que dirigia um dos carros, morreu.

O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro. Não há detalhes sobre o que provocou o acidente. Já as outras vítimas foram socorridas e levadas para hospitais de Eunápolis e Porto Seguro. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Foto: Ascom / SDR

Feirantes recebem barracas de feira padronizadas no Mercado Municipal de Porto Seguro

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (25), 80 barracas padronizadas para os feirantes que trabalham no Mercado Municipal de Porto Seguro, em um investimento de R$57 mil. O objetivo é de estruturar e qualificar os centros de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A ação faz parte da Campanha Viva a Feira & Feira Segura, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e a Secretaria de Planejamento (Seplan).

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, a campanha Viva a Feira & Feira Segura veio para consolidar as feiras livres da Bahia como espaço de venda dos produtos de agricultores familiares: “Já reformamos 56 mercados municipais e vamos dotar feiras livres de todas as condições sanitárias. Pra isso, adotamos os protocolos da Secretaria de Saúde, em relação às práticas sanitárias, que permitem ao vendedor e ao consumidor condições adequadas para estarem presente nas feiras. Ações importantes estão sendo realizadas para o nosso projeto de aumentar os espaços de comercialização da agricultura familiar e, é nesse sentido, que entregamos essas barracas no município de Porto Seguro, que é um importante polo de turismo, mas também de comercialização dos produtos da agricultura familiar”.

Por meio da Campanha Viva Feira & Feira Segura, a SDR vai entregar 4 mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres. Até o fim do ano, a expectativa é que sejam atendidos 200 municípios.

A Campanha Viva Feira & Feira Segura conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), que por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está garantindo aos feirantes treinamento, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios. A ação já apoiou a reorganização das feiras livres de mais de 30 municípios baianos.

 A iniciativa, que integra a ação da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, é realizada no âmbito do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Foto: Reprodução / SSP

Suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Nilo Peçanha

Após informações sobre criminosos ostentando armas no município de Nilo Peçanha, a Polícia Militar em uma ação conjunta, na manhã desta sexta-feira (25), entrou em confronto com cinco suspeitos de tráfico de drogas. Na tentativa de efetuar as prisões, os criminosos atiraram, acabaram atingidos, foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

De acordo com as denúncias, os indíviduos não eram residentes da localidade, mas estavam na região há aproximadamente 30 dias, comercializando drogas e praticando roubos. Os efetivos montaram o cerco e, ao chegarem ao local indicado, encontraram cinco integrantes da quadrilha.

A operação contou com a participação de cães farejadores, e também foram apreendidas 47 porções de maconha, munições, quatro carregadores de pistola, duas balanças, um caderno de anotações do tráfico, seis aparelhos celulares e um veículo modelo New Fiesta.

A operação realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, Rondesp Sul, 33ª, 60ª e 68ª Companhias Independentes da Polícia Militar (Valença, Gandu e Ilhéus).

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Acidente envolvendo três caminhões deixa rodovia da BR-101 interditada

Um acidente na BR-101 na manhã desta quinta-feira (24), entre as cidades de Eunápolis e Itabela, no sul da Bahia, deixou a pista interditada após a colisão envolvendo três caminhões. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas tiveram ferimentos leves.

O acidente ocorreu na altura do Km-735, por volta das 5h30, e segundo informações iniciais da PRF, a colisão foi causada após um dos veículos, carregado com plástico triturado, tombar no local.

Ainda de acordo com a PRF, o congestionamento no local passa de três quilômetros. A previsão é que a via seja liberada ainda nesta quinta.

As duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis, mas o estado de saúde não é considerado grave.

Foto: Divulgação / Delegacia de Ibirataia

Policiais encontram 3.500 pés de maconha em Ibirataia; seis homens são presos

A polícia prendeu nesta segunda-feira (21) seis homens em uma propriedade rural da cidade de Ibirataia, no sul da Bahia. Os agentes encontraram 3.500 pés de maconha no local.

Segundo a delegacia do município, a plantação estava a cerca de 2 km da propriedade rural, e estava misturada em meio à plantação de cacau. O plantio tinha sistema de irrigação por meio de bomba de água.

As investigações já tinham sido iniciadas para identificar os suspeitos e a plantação há cerca de um mês. Ao chegar à propriedade os policiais fizeram um cerco e identificaram os seis suspeitos dentro de uma casa. Após identificar os policiais o grupo tentou fugir, mas foi detido na ação.

Três dos capturados já respondiam por crimes como posse de arma de fogo, tráfico de drogas, latrocínio e estupro. Eles tinham idade entre 24 e 55 anos. Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado. Os pés de maconha foram recolhidos para perícia e o restante foi incinerado na propriedade rural.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Pré-candidato a prefeito de Coaraci morre aos 39 anos com covid-19

Após ficar internado por 29 dias, por causa da covid-19, o pré-candidato a prefeito da cidade de Coaraci, sul da Bahia, Kadu Castro (PSD), de 39 anos, morreu neste domingo (20).

O político estava internado no Hospital Calixto Midlej de Itabuna. Segundo a família, Kadu Castro, não tinha doenças preexistentes.

Em 2016, Eduardo Haendel de Castro Santos, foi candidato a prefeito de Coaraci e ficou em 2° lugar. Ele foi também secretário municipal de finanças por oito anos, entre 2009 e 2016 e superintendente de saúde de Ilhéus.

Kadu Castro, que nasceu em Salvador, mas morava em Coaraci, era graduado em administração pela Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc). O político era noivo e de acordo com familiares, pretendia casar no final deste ano.

Foto: Divulgação / SSP

PM e PF apreendem metralhadora antiaérea no Sul da Bahia

Uma metralhadora antiaérea calibre 50 foi localizada pelas Polícia Militar (8° BPM) e Federal, na região Sul da Bahia, contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a bancos. O flagrante aconteceu, na tarde deste domingo (13), na cidade de Belmonte.

Além do armamento, capaz de furar blindagens, quatro fuzis calibre 5,56, uma submetralhadora calibre 9mm, 750 munições e quatro coletes balísticos também foram encontrados por equipes da Companhia de Emprego Tático (Ceto) do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) e da PF.

“Esse material pertence à mesma quadrilha que estamos combatendo em parceria com a PF. No dia 4 deste mês, apreendemos 740 mil reais em espécie e 180 kg de entorpcentes. Seguiremos atuando contra esse grupo criminoso”, ressaltou o comandante do 8° BPM, tenente coronel Anacleto França.

Foto: Divulgação / SSP

Policiais evitam furto a banco no município de Ituberá

Policiais evitaram, na noite de sábado (5), o furto de um banco, no município de Ituberá. Um criminoso, que daria fuga para outros comparsas, acabou preso em flagrante. A operação foi realizada pelas Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.  

Os militares receberam uma denúncia anônima sobre a possibilidade do crime e iniciaram varreduras, na área onde fica a agência. Um homem, dentro de um carro modelo HB20, foi abordado. Com ele foram encontrados luvas, barra de ferro, chave para escavação, martelo e uma mochila preta.

“O preso informou que receberia R$ 1 mil para ajudar dois comparsas, na hora da fuga”, informou o comandante da Cipe Cacaueira, major Ricardo Silva. O oficial contou ainda que a dupla de arrombadores foi visualizada, mas conseguiu fugir por um matagal.

O ‘motorista de fuga’, que possui passagem por roubo, foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Valença.

Foto: Rennan Calixto / GOVBA

Morro de São Paulo registra praia lotada no final de semana após reabertura

Morro de São Paulo, um dos principais pontos turísticos na Bahia, ficou lotado neste primeiro final de semana de reabertura do Turismo, após meses de fechamento por causa da pandemia de coronavírus.

Segundo a prefeitura, os hotéis e pousadas tiveram a capacidade máxima entre 50% e 70% de ocupação, e sem disponibilidade de vagas para o feriado da Independência.

Outros pontos turísticos do estado, como Porto Seguro e Praia do Forte também ficaram lotados neste primeiro fim de semana de reabertura turística, de acordo com as prefeituras.

A Internacional Travessias, que administra o ferry-boat, registrou um grande fluxo de veículos no terminal de São Joaquim para acessar a Ilha de Itaparica.

Foto: Humberto Filho / MP-BA

Ex-escrevente de cartório é condenada a nove anos de prisão por falsificação em Canavieiras

Uma ex-escrevente do Cartório do Tabelionato de Notas de Canavieiras, no sul da Bahia, aproveitou o cargo para cometer falsificação de documento público, falsidade ideológica, supressão de documento, peculato e corrupção passiva. Segundo o Ministério Público Estadual (MP-BA), na sexta-feira (4), ela foi condenada a nove anos e oito meses de prisão, em regime inicial fechado.

De acordo com o órgão, nas investigações, a mulher confessou vários crimes, entre eles que desde o ano de 2013 inseria informações falsas em documentos públicos. A denúncia foi apresentada pelo MP-BA, em janeiro de 2019.

Durante a operação de cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão pela ‘Operação Domus’, três servidores foram presos. A ex-escrevente foi pega em flagrante na sua casa com documentos públicos, entre eles, escrituras e folhas soltas de livros de cartórios com matrículas de imóveis.

O órgão explicou ainda na denúncia que ela tinha poderes para assinar reconhecimento de firma, certidão e procuração, autenticação, exceto escritura, testamento, ata notarial e inventário.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

MPF pede suspensão imediata de reintegração de posse em assentamentos no sul da Bahia

Na tarde deste sábado (5) foi feita uma solicitação ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) a suspensão imediata da decisão liminar que permitiu ações de reintegração de posse nos municípios de Prado e Mucuri, no extremo sul da Bahia. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o MPF, a suspensão da liminar ocorreu por dois fatores: primeiro porque fatos apresentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão incompletos; e também, a  reintegração de posse pode expor mais pessoas ao coronavírus.

Desde a última quinta-feira (3), homens da Força Nacional estão nas duas cidades para reforçar a segurança na região durante o processo de titulação de terras de assentamentos agrários.

O MPF ressalta que houve um aumento de tensão no local por causa da atuação do Incra e a presença da Força Nacional de Segurança Pública.

Após um pedido do Ministério da Agricultura ao Ministério da Justiça, equipes federais de segurança foram enviadas ao local por causa de uma ação que devastou a região no final de agosto, deixando feridos.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), é contra a presença da Força Nacional e solicitou explicações ao Ministério da Justiça.

Foto: Divulgação

Grupo industrial vai investir R$ 192,4 milhões em suas usinas no Extremo Sul

O grupo São Luiz vai investir um total de R$ 192,4 milhões, nas usinas Santa Cruz, em Santa Cruz Cabrália, e Santa Maria, em Medeiros Neto, em ampliações, tanto nas unidades industriais, quanto na área agrícola para produção de etanol anidro e hidratado. O incremento na capacidade de produção dos produtos será de 86,5 mil m³/ano, já no campo, a produção a mais de cana-de-açúcar será de 1,1 milhão de toneladas por ano.

Os protocolos de intenções foram assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na quinta-feira (20). 

“Eu acredito muito na agroindústria. A cultura da cana-de-açúcar tem gerado e vai gerar muito mais empregos no nosso estado. Hoje vemos duas usinas consolidadas ampliando seus projetos no Extremo Sul. Temos a Agrovale, no Norte, que é referência nacional no setor sucroalcooleiro. E, em breve, teremos um Polo Agroindustrial e Bioenergético consagrado no Médio São Francisco baiano”, afirmou o vice-governador João Leão, secretário da pasta. 

De acordo com Luiz Carlos Queiroga, diretor da usina Santa Maria, os investimentos nas usinas têm sido constantes. “A cultura da cana não existia nesta região, fomos pioneiros, hoje já está enraizado na Bahia. Esperamos continuar expandindo e atingir a capacidade total das usinas. No caso de Medeiros Neto, onde fica a Santa Maria, o município não tinha nenhuma indústria quando chegamos, o povo vivia de pecuária, sem nenhuma tecnologia, ninguém sabia o que era cana, nós que introduzimos a cultura”, conta. 

Na usina Santa Maria, em Medeiros Neto, serão investidos R$ 67 milhões na unidade industrial e R$ 64 milhões no campo. Com a ampliação, a previsão é que a produção de etanol hidratado e anidro passe de 96 mil m³/ano para 160 mil m3/ano, onde serão mantidos os 225 empregos diretos e criados mais 60. No campo, a produção de cana-de-açúcar vai saltar de 1,2 milhão de toneladas para 2 milhões de toneladas ao ano. Os 1,8 mil empregos diretos serão mantidos e mais 700 serão gerados no período de safra. 

Em Santa Cruz Cabrália, a produção de etanol vai dobrar na usina Santa Cruz, passando de 22,5 mil m³/ano para 45 mil m³/ano. Serão investidos R$ 15,6 milhões na unidade industrial, criados 45 empregos diretos e mantidos 131. Na área agrícola, os investimentos serão de R$ 45,8 milhões e a produção de cana-de-açúcar também vai dobrar, saindo dos atuais 300 mil t/ano para 600 mil t/ano. No período de safra, além de manter os 900 empregos diretos, serão criados mais 370. 

O Polo Agroindustrial e Bioenergético, uma aposta do Governo do Estado para potencializar econômica e socialmente o Médio São Francisco baiano, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), tem previsão inicial de investimentos privados na ordem dos R$ 2,2 bilhões, em cinco projetos com capacidade instalada anual de 10,5 milhões de toneladas de cana (TCH) e possibilidade de gerar 21,2 mil empregos diretos e indiretos. 

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

Sul da Bahia está em alerta por previsão de Ciclone Extratropical

A Marinha emitiu um alerta de mau tempo que vai até a quarta-feira (26), entre Ilhéus e Caravelas, no sul e extremo sul da Bahia. Um ciclone extratropical pode se formar em alto mar. Há previsão de ventos fortes de 75 km/h e ondas de até 5 metros.

Segundo a Capitania dos Portos de Ilhéus, isso se dá muito ao sistema de frente fria que está ocasionando na região e no litoral. O ciclone se baseia com grandes tempestades associadas ao sistema de baixa pressão, porque o ar do ciclone é uma ar quente. Então, quando ele entra em contato com essa região de baixa pressão, ele ocasiona tempestades, ventos fortes e ondas.

A capitania ainda informa que os pescadores da região já foram avisados que não devem ir para alto mar. Na Colônia Z-34, localizada no bairro Malhado, em Ilhéus, os trabalhadores estão em alerta.

Também há um alerta para uma possível ressaca no mar nos próximos dias, mesmo após o período do possível ciclone.

Foto: Reprodução / CBMBA

Dois homens caem em poço com 30m de profundidade em Teixeira de Freitas; um não resiste e morre

Dois homens caíram em um poço com profundidade de aproximadamente 30 metros, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros um dos homens foi resgatado com vida, o outro foi retirado sem sinais vitais.

Após serem informados da queda dos dois homens, equipes do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18ºGBM/Teixeira de Freitas) foram até o bairro de Recanto do Lago para realizar o resgate.  

Ao chegarem ao local, os militares utilizaram um tripé com um sistema de redução de força com polias, para facilitar a retirada.

Ainda segundo os bombeiros, uma das vítimas foi resgatada com vida e socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Cantor suspeito de tráfico de drogas, morre em confronto com policiais em Porto Seguro

“MC Príncipe”, vocalista da banda Swing do P, de 29 anos, morreu após ser baleado durante um confronto com policiais militares, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Segundo a polícia o caso aconteceu na noite de sábado (22), na Rua Duque de Caxias, no bairro de Casas Novas.

Nas redes sociais, há muitas postagens com MC Príncipe cantando músicas com apologia ao crime.

De acordo com a PM, o caso aconteceu quando os policiais entraram em confronto com suspeitos que estavam no mesmo prédio de Mc Príncipe. O cantor foi baleado, foi socorrido e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia, com ele foi apreendido uma pistola nove milímetros, carregadores, 229 munições intactas, um colete a prova de balas, 25 pedras de crack e um caderno com anotações do tráfico.

A PM informou que Tiago Oliveira Santos, conhecido como MC Príncipe, tinha passagem por tráfico de drogas. O último show da banda Swing do P, em Porto Seguro, aconteceu em fevereiro, no carnaval do Complexo do Baianão.

O caso foi registrado na Delegacia de Porto Seguro.

Foto: Reprodução / Sesab

Governo inaugura UPA para pacientes com suspeita de covid-19 em Gandu

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dedicada ao atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19) foi inaugurada nesta sexta-feira (14), no município de Gandu. A entrega foi feita pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhado pelo prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso.

A nova unidade de saúde será referência para cerca de 320 mil habitantes de doze municípios, com nove leitos, sendo dois para o atendimento a pacientes críticos. “Além de enviar equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado destinará R$ 320 mil para o funcionamento da UPA”, afirma Vilas-Boas.

O titular da pasta estadual da Saúde ainda destaca que “anteriormente o Centro de Referência regional mais próximo era em Ipiaú. Agora, além de atender os pacientes com suspeita de Covid-19 muito mais próximo, após a pandemia este equipamento ficará como legado para a população de Gandu e região”, ressalta o secretário.

Foto: Gabriel Carvalho / SETUR

Prefeitura de Itacaré anuncia reabertura gradual do turismo

Após cinco meses de suspensão das atividades, o turismo na cidade de Itacaré, no sul da Bahia, começou a ser retomado nesta sexta-feira (14), de forma gradual. O decreto foi publicado pela prefeitura na quinta (13).

Neste início de retomada, o acesso a Itacaré continua sendo fiscalizado, com barreira sanitária na entrada da cidade. O município também está com toque de recolher, das 0h até às 5h, segundo a prefeitura.

Para entrar na cidade os turistas devem ter plano de saúde ou seguro viagem, aferir a temperatura e assinar um termo de responsabilidade, caso venha a apresentar à Covid-19. Ainda é preciso mostrar o voucher do meio de hospedagem, que precisa atender a todos os protocolos de segurança.

A prefeitura tem normas estabelecidas para hotéis e pousadas reabrirem. O estabelecimento precisa ter o Selo Turismo Seguro Itacaré, que visa certificar os estabelecimentos do setor turístico do município de acordo com os cumprimentos de critérios para atender protocolos sanitários, de segurança e qualidade no atendimento.

Os hotéis e pousadas só poderão funcionar com 30% da capacidade, já as cabanas de praia poderão abrir com 50% da capacidade. Restaurantes e bares precisam optar se funcionam no horário de almoço ou no horário do jantar.

Segundo a gestão municipal o acesso as praias só é permitido com comprovação de reserva de hospedagem cadastrada ou com selo, e o período de permanência no local é limitado.  

Foto: Reprodução / CBMBA

Motorista morre após perder controle da direção em rodovia do sul da Bahia

Um caminhão caiu de um penhasco às margens da BR-101, em trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, e o condutor do veículo não conseguiu sobreviver ao acidente, e morreu no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista teria perdido controle da direção do veículo.

Os bombeiros foram informados do acidente e estiveram no local, para tentar resgatar o homem que estava em estado grave e preso nas ferragens.

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, onde passou por perícia. Ainda não há informações sobre o que fez o motorista perder o controle da direção. Ele era a única pessoa dentro veículo.

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira (10), mas só foi divulgado na terça (11).