Foto: Valter Pontes / Secom

Prefeitura lança site que informa intensidade das filas de drive-thru de vacinação

Uma nova ferramenta digital que informa sobre a intensidade das filas nos pontos de drive-thru montados durante a estratégia de vacinação contra o coronavírus, foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (4), em coletiva virtual à imprensa no 5º Centro de Saúde, nos Barris.

A população de Salvador pode acessar o link https://filometro.saude.salvador.ba.gov.br, e visualizar em tempo real quais drives em operação registram pouca ou grande demanda. 

“Importante que as pessoas, antes de saírem de casa, acessem esse site para saber como estão os pontos de vacinação. Temos hoje três locais exclusivos para imunização de idosos acima de 79 anos”, explicou o prefeito.

Além disso, a ferramenta traz a quantidade de pontos ativos e de vacinados do dia, bem como o status geral de filas, de cada espaço específico, se há pouco movimento, moderado ou intenso.

Também é possível ver o público-alvo atendido em cada local (se profissionais da saúde ou idosos) e quais doses estão sendo aplicadas (se a primeira ou de reforço).

Segundo a prefeitura, o objetivo é que os cidadãos inseridos dentro dessa primeira fase de vacinação contra o coronavírus evitem se dirigir aos drive-thru em períodos do dia que são mais demandados, evitando, portanto, longas esperas.

Foto: Reprodução / Twitter

Secretário da Saúde retorna as atividades após três dias de alta médica da Covid-19

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, divulgou na manhã desta quarta-feira (3), que retornou aos trabalhos de maneira presencial na sede do órgão no Centro Administrativo da Bahia.

“Amigos, essa é uma mensagem especial para todos vocês. Retornei às atividades presenciais na Sesab e quero reafirmar aqui meu compromisso junto à saúde dos baianos. Seguirei trabalhando com o governador @costa_rui para vencermos mais essa batalha”, disse Vilas-Boas.

O gestor esteve por nove dias em tratamento no Hospital Aliança, e após alterações no quadro de saúde, precisou passar duas vezes na unidade de tratamento intensivo (UTI).

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Covid-19: Bahia registra 114 mortes e 3.397 casos em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 114 mortes, 3.397 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.937 recuperados (+0,6%). Dos 689.454 casos confirmados desde o início da pandemia, 658.229 já são considerados recuperados, 19.197 encontram-se ativos e 12.028 tiveram óbito confirmado. No estado, 43.111 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta terça-feira (2) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.038.552 casos descartados e 160.723 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (2).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.028 representando uma letalidade de 1,74%. Dentre os óbitos, 56,45% ocorreram no sexo masculino e 43,55% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,01% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,70%, preta com 14,71%, amarela com 0,56%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,88% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,39%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,24%).

Vacinação na Bahia

Com 470.783 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 124.470 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Reprodução / Twitter

Após nove dias internado com Covid-19, Fábio Vilas-Boas recebe alta do hospital

Na manhã do domingo (28), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas recebeu alta médica após nove dias internado com Covid-19. O anúncio foi feito pelo gestor, na sua rede social.

“Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio. Peço a todos que continuem seguindo as recomendações do governador Rui Costa. Essa doença é perigosa. Precisamos combater os negacionistas irresponsáveis e proteger aqueles que amamos”, disse o secretário.

Em 16 de fevereiro, Vilas-Boas testou positivo para a doença e foi internado três dias depois no Hospital Aliança, em Salvador. No hospital, no terceiro dia de internado, ele informou que havia feito uma tomografia no tórax, que apontou uma pneumonia viral e comprometimento de 25% dos pulmões.

Por duas vezes, o secretário foi transferido para UTI para fazer fisioterapia respiratória de maneira mais intensa.

Em nota, a Sesab disse que Fábio Vilas-Boas seguirá em casa, com os cuidados e repouso necessários até a recuperação completa.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

O estado contabiliza 90 mortes e 3.133 novos casos de Covid-19 em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 90 mortes, 3.133 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.119 recuperados (+0,5%). Dos 684.037 casos confirmados desde o início da pandemia, 651.712 já são considerados recuperados, 20.506 encontram-se ativos e 11.819 tiveram óbito confirmado. No estado, 42.954 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim deste domingo (28) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.035.483 casos descartados e 158.727em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (28).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.819, representando uma letalidade de 1,73%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,60%, preta com 14,72%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,95% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,24%).

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Covid-19: Bahia registra 137 mortes; maior número de vítimas em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 137 mortes, 4.563 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.635 recuperados (+0,6%). Dos 674.384 casos confirmados desde o início da pandemia, 642.921 já são considerados recuperados e 19.838 encontram-se ativos. No estado, 42.501 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta sexta-feira (26) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.028.342 casos descartados e 158.301 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (26).

Vacinação na Bahia

Com 430.630 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 96.081 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta. A Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Betto Jr / Secom

Prefeitura de Salvador entrega gripário em São Cristovão

O gripário de São Cristóvão foi entregue nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis (DEM) e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. Esta é mais uma estrutura em funcionamento para atender a pacientes infectados pelo novo coronavírus e demais síndromes gripais.

O novo gripário fica localizado no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque São Cristóvão, na Rua Marcos Moreira Solder, e irá funcionar ininterruptamente em regime 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.

São 12 leitos, sendo dois de suporte avançado à vida, e vão atuar no local 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Com a entrega, a rede municipal de urgência e emergência passa para 412 leitos, um incremento de 23% do total de leitos existentes (335).

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Covid-19: secretário de Saúde da Bahia retorna para UTI

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, nesta quinta-feira (25). O gestor está internado desde a última sexta-feira (19) com Covid-19.

Na noite de segunda (22), ele já havia sido levado para a UTI, mas voltou para o quarto no dia seguinte.

Através de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que Vilas-Boas segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e que a transferência do secretário para a UTI foi feita, com a finalidade de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa.

Ele está sendo assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Ele permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.

Foto: Betto Jr / Secom

Vacinação de idosos a partir de 83 anos é retomada nesta quinta em Salvador

Após a chegada de um novo lote com 29.850 doses à capital baiana, nesta quarta-feira (24), a prefeitura vai retomar a vacinação de idosos na faixa etária de 80 anos, em Salvador, nesta quinta-feira (25).

Os imunizantes, produzidos pela Oxford, para prevenção contra o coronavírus, foram encaminhados para armazenamento no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama.

A vacinação seguirá de forma escalonada:

– Nesta quinta (25), as doses serão aplicadas para pessoas a partir de 83 anos;

– Na sexta-feira (26) será a vez dos idosos com idade igual ou acima de 82 anos;

– Na segunda-feira (1º), serão beneficiados os cidadãos com 81 anos ou mais;

– Na terça-feira (2), será a vez dos idosos a partir dos 80 anos.

Os idosos serão vacinados das 8h às 17h, nos drive-thrus do Parque de Exposições (Paralela), 5ª Centro de Saúde (Barris) e Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos. A imunização também acontecerá nas salas de vacina do 5º Centro, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

Vacina Express

O serviço de imunização domiciliar também será retomado nesta quinta-feira (25) com 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. Só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas e nos dias determinados para cada idade, através do site: vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.

Trabalhadores da saúde

Nesta quinta-feira (25), os trabalhadores de saúde também continuarão sendo contemplados com a segunda dose, para completar o esquema vacinal. Os imunizantes estarão disponíveis das 8h às 17h, nos seguintes pontos: USF KM 17 (Itapuã), UBS Péricles Laranjeiras, UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, USF San Martin III, CSU Pernambués e no drive-thru do Centro de Convenções (Boca do Rio).

Balanço

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, em 19 de janeiro, 117.358 pessoas receberam as primeiras doses, sendo que 86.693 foram trabalhadores de saúde e os demais, idosos com idades acima de 85 anos. Até o momento, mais de 21 mil pessoas receberam as doses de reforço.

Foto: Reprodução / Sesab

Fábio Vilas-Boas sai da UTI e é transferido para quarto

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que está internado com Covid-19, em um leito clínico do Hospital Aliança, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na tarde desta terça-feira (23). A informação foi divulgada pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante o programa Papo Correria, pela internet.

“O secretário Fábio Vilas-Boas está se recuperando no hospital. Ele passou aí 24 horas na UTI, unidade de terapia intensiva, graças a Deus foi para tomar uma medicação, um suporte especial de oxigênio e manter um monitoramento específico nas últimas 24 horas, mas soube a boa notícia que ele já foi para o quarto agora a tarde e isso é excelente notícia. Sinal de que ele tá reagindo e vai sair dessa possível para voltar a nos ajudar”, disse o governador.

O gestor foi internado na noite da última sexta-feira (19) em um leito clínico do Hospital Aliança, e apresentava dessaturação de oxigênio. Na segunda, ele teve uma piora no quadro clínico sendo necessária a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda não há previsão de alta.

Fábio Vilas-Boas está sendo acompanhado pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Bahia registra 5.025 novos casos e 66 mortes em 24h pela Covid-19

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 66 mortes, 5.025 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.932 recuperados (+0,6%). Dos 660.506 casos confirmados desde o início da pandemia, 631.606 já são considerados recuperados e 17.580 encontram-se ativos. No estado, 42.097 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta terça-feira (23) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.022.239 casos descartados e 152.847 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça (23).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.320, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,63% ocorreram no sexo masculino e 43,37% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,24% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,35%, preta com 14,55%, amarela com 0,57%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,13% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,50%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,43%).

Vacinação na Bahia

Com 417.396 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 69.964 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Divulgação / Sesab

Anvisa aprova o primeiro uso definitivo de vacina; o imunizante Pzifer poderá ser usado no Brasil

O pedido de registro definitivo da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer foi autorizado nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse é o primeiro registro definitivo que a Anvisa concede para uma vacina contra o novo coronavírus.

Até o momento, a Anvisa só havia aprovado o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

Por enquanto, o Ministério da Saúde ainda não assinou contrato de compra com o laboratório, mas com essa autorização, a vacina da Pfizer pode ser aplicada em toda a população brasileira.

O órgão regulador emitiu comunicado sobre a liberação, assinado pelo diretor-presidente da entidade, Antônio Barra Torres. “O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”.

Desde o ano passado, o governo federal negocia a compra da vacina com a Pfizer, mas tem reclamado das condições impostas pela empresa.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Covid-19: Bahia contabiliza 2.146 novos casos e 63 mortes em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 63 mortes, 2.146 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.233 recuperados (+0,4%). Dos 655.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 627.674 já são considerados recuperados e 16.553 encontram-se ativos. No estado, 41.969 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta segunda-feira (22) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.019.787 casos descartados e 150.027 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (22).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.254, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,61% ocorreram no sexo masculino e 43,39% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,20% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,37%, preta com 14,54%, amarela com 0,58%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,17% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,47%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).

Vacinação na Bahia

Com 415.778 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 58.322 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta segunda, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Rede social

Internado com Covid-19, secretário de Saúde faz apelo para que população siga as medidas

Diagnosticado há 11 dias pela Covid-19, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas fez um apelo nesta segunda (22), para que a população siga as medidas contra o coronavírus e disse que há escassez de leitos destinados a pacientes com a doença.

O secretário foi internado na noite da última sexta-feira (19) em um leito clínico do Hospital Aliança, e apresenta dessaturação de oxigênio.

“Tem uma semana que fui diagnosticado com Covid, tenho permanecido internado, fazendo uso de O², tem sido uma doença traiçoeira. Ninguém sabe quando vai melhorar. Ter uma garantia de vaga no hospital não quer dizer garantia de que você sobreviverá”, ressaltou.

Em nota, a Sesab diz que Fábio Vilas-Boas evoluiu bem durante a noite, com resposta satisfatória ao uso de corticosteróide venoso. Segue dependente de oxigênio por cateter nasal, mas em menor fluxo. Ainda não há previsão de alta. Ele está sendo assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Covid-19: Bahia contabiliza 68 mortes e 4.100 novos casos em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 68 mortes, 4.100 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.051 recuperados (+0,7%). Dos 651.484 casos confirmados desde o início da pandemia, 623.069 já são considerados recuperados e 17.287 encontram-se ativos. No estado, 41.911 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim deste sábado (20) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.017.902casos descartados e 150.690 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (20).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.128, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,61% ocorreram no sexo masculino e 43,39% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,14% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,35%, preta com 14,54%, amarela com 0,58%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,24% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,52%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,41%)

Vacinados na Bahia

Com 414.224 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 44.855 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Divulgação / GOVBA

Fábio Vilas-Boas é internado em hospital de Salvador após testar positivo da Covid-19

Após testar positivo para Covid-19, no último dia 16, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi internado na noite desta sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, unidade privada na capital baiana. Segundo a Sesab, o quadro de saúde do gestor é estável, porém apresenta dessaturação de oxigênio.

O secretário informou nas redes sociais, nesta sexta feira, que estava com febre, dor de cabeça e sem olfato. Ainda disse que estava tomando medicamento para dor e febre, além de beber bastante água de coco.

Na quinta-feira (18), o secretário informou que fez uma tomografia de tórax. “Múltiplas áreas de pneumonia viral acometendo 25% dos pulmões. Por definição, doença ‘leve'”.

Foto: Reprodução / Sesab

Variante da Covid-19 do Reino Unido é confirmada na Bahia

A transmissão comunitária da variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2, originalmente detectada no Reino Unido, foi confirmada no estado nesta quarta-feira (17) pela Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia

O sequenciamento genético da amostra foi confirmado de um homem de 62 anos, residente em Salvador, sem histórico de viagem ao exterior, nem contactantes com esse perfil. O laudo foi realizado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

“A transmissão autóctone ou comunitária é assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro.

Até o momento, a Bahia identificou outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido e confirmou a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 presente em Manaus, que é a P.1, em 11 pessoas, todos com origem na região Amazônica.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, iniciará o sequenciamento de 300 novas amostras dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Bahia contabiliza 3.733 novos casos da Covid-19 e 64 mortes em 24h

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 64 mortes, 3.733 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.157 recuperados (+0,5%). Dos 639.227 casos confirmados desde o início da pandemia, 612.703 já são considerados recuperados e 15.596 encontram-se ativos. No estado, 41.559 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta quarta-feira (17) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.010.328 casos descartados e 146.673 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta (17).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.928, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,57% ocorreram no sexo masculino e 43,43% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,28% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,16%, preta com 14,48%, amarela com 0,59%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,34% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,39%).

Vacinação na Bahia

Com 383.670 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 7.582 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quarta (17), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto : Paula Fróes / GOVBA

Fábio Vilas-Boas, Secretário da Saúde da Bahia, testa positivo para a Covid-19

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta terça-feira (16) em sua conta no Twitter, que testou positivo para a Covid-19.

“Amigos. Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19 hoje (16). Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!”, disse o secretário.

Foto: PMS

Leo Prates diz que sistema de Saúde de Salvador tem “cenário de alerta máximo”

“As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade estão com atendimentos quase iguais aos realizados no auge da pandemia”, foi o que afirmou o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, na terça-feira (16).

Segundo Prates, somente no sábado (13), 54 pessoas foram reguladas para hospitais oriundas das UPAs e gripários da cidade. E disse ainda, que o cenário é de alerta máximo e que o sistema de saúde está pressionado como nunca esteve, desde o início das infecções pela Covid-19.

“Ontem [segunda-feira] regulamos 60 pessoas oriundas das UPAs. Agora estamos quase no mesmo patamar. Mesmo ontem tendo feito um dos dias de maior regulação nestes últimos tempos, nós amanhecemos com 33 pessoas aguardando regulação nas UPAs. O cenário é de alerta máximo e o sistema de saúde está pressionado de uma forma que ele nunca esteve na pandemia”, ressaltou.

O secretário comentou que pretende abrir mais 10 unidades no hospital de campanha Santa Clara e reabrir um gripário no bairro de São Cristóvão. “Nós tínhamos no auge da pandemia cerca de 650 leitos de UTI. Hoje na cidade de Salvador temos 579 e vamos para 589. O governo do estado já anunciou que, se a ocupação chegar a 85%, ele reabre a Fonte Nova e fica praticamente com o mesmo número”.

“A ideia essa semana é abrir mais 10 [leitos de UTI] no Hospital Santa Clara. Nós ainda faremos uma mini tenda, como tinha a do Wetn Wild, em Valéria. Estamos trabalhando para ter o melhor cenário, mas trabalhando para o pior. E a reabertura de um gripário em São Cristóvão. Teremos uma estrutura maior que tivemos na primeira onda”, afirmou Leo Prates.  

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Segunda dose da vacinação contra Covid-19 começa nesta terça

A Prefeitura de Salvador inicia nesta terça-feira (16), a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para os trabalhadores da saúde da linha de frente da pandemia e idosos abrigados em instituições de longa permanência, primeiros vacinados pela estratégia iniciada em 19 de janeiro.

De acordo com as especificações do laboratório responsável pela fabricação do imunizante, o período de imunização da segunda dose, está em conformidade com a ação. O reforço deve ser injetado 28 dias após a primeira aplicação.

Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as doses estarão disponíveis para os trabalhadores da saúde em 14 postos fixos:

USF Itapuã, Centro de Saúde Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Imbuí, CSU Castelo Branco, Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Centro de Saúde Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Colina de Periperi, USF Vista Alegre, USF Tubarão, CSU Pernambués, USF San Martin III, USF Vale do Matatu, USF Resgate e Arena Fonte Nova (parte de cima/superior). Além disso, dois drive-thrus serão montados para a iniciativa, sendo um na Arena Fonte Nova e outro no Centro de Convenções, na Boca do Rio.

Idosos

Equipes volantes também realizarão a imunização in loco nos abrigos dos idosos. Todos os pontos de campanha funcionarão das 8h às 17h, e a expectativa é que aproximadamente 1,4 mil pessoas recebam a segunda dose nesta terça (16).

Cartão de vacinação

A campanha seguirá no decorrer da semana nesses locais e as pessoas que receberão a segunda dose do imunizante devem buscar os pontos de vacinação na data agendada no cartão de vacina. É necessário, portanto, a apresentação de um documento oficial com foto e o cartão de vacina.

“Todos os indivíduos que tiveram acesso à primeira dose receberam o cartão de vacina com a especificação do imunizante e com a data agendada para a aplicação da segunda dose. É importante que as pessoas obedeçam esse cronograma e não deixem de fazer o esquema vacinal completo que assegura de fato a proteção contra o vírus”, alerta a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Balanço

Em quase um mês de campanha, a capital baiana alcançou mais de 112 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Conforme dados do Vacinômetro (vacinacovid. saude. salvador. ba. gov. br), 75% do público imunizado são trabalhadores de saúde, enquanto os demais 25%, idosos.

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Nas últimas 24 horas, foram registradas 63 mortes e 1.796 novos casos da Covid-19

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 63 mortes, 1.796 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3) e 2.022 recuperados (+0,3%). Dos 631.645. casos confirmados desde o início da pandemia, 605.744 já são considerados recuperados e 15.103 encontram-se ativos. No estado, 41.351 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim desta segunda-feira (15) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.005.352 casos descartados e 144.935 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (15).

Vacinação na Bahia

Com 376.130 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15 horas desta segunda (15), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Vacinação contra coronavírus prossegue nesta segunda para idosos a partir de 84 anos

Serão vacinados nesta segunda-feira (15), idosos com idade igual ou superior a 84 anos, no prosseguimento a imunização em Salvador. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida pôde ser tomada após balanço da pasta sobre as doses que ainda estão disponíveis no estoque.

No final de semana, no sábado (13) e domingo (14), a estratégia de vacinação estava suspensa. De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a administração municipal aguarda por nova remessa de doses pelo Governo Federal para prosseguir com a estratégia de novas imunizações na capital baiana.

“Montamos toda uma estrutura e, infelizmente, temos que interromper por que não há mais vacinas para o fluxo desejado. O Governo Federal oscila na divulgação de uma data definitiva de envio e dependemos deles para seguir protegendo a população. Assim houver um posicionamento, estaremos retomando as etapas da vacinação”, explicou o secretário.

O atendimento exclusivo para os idosos será das 8h às 17h, nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; Atakadão, em Fazenda Coutos; Parque de Exposições, na Paralela; e na Arena Fonte Nova, em Nazaré. As salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também atenderão o público-alvo.

Caso o idoso não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do SUS através do site recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou diretamente no 5ª Centro de Saúde. Se ele estiver presente no ato, poderá ser imunizado imediatamente.

Balanço da SMS

Desde o dia 19 de janeiro, foram encaminhadas 116.980 vacinas das fabricantes CoronaVac e Oxford. Até às 17h desta sexta-feira (12), cerca de 112 mil pessoas receberam a primeira dose na capital – 85,6 mil trabalhadores da saúde, mais de 1,4 mil pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência e cerca de 22 mil idosos acima de 85 anos.

Vacina Express – As equipes volantes que realizam a imunização domiciliar preferencialmente dos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção seguirão com a estratégia de imunização em casa nesta segunda-feira (15), para o público já agendado. Só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas, através do site http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/ 

Imagem: Fotomontagem / Band Notícias Bahia

Covid-19: nas últimas 24 horas, foram registradas 64 mortes e 3.587 novos casos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registradas 64 mortes, 3.587 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6) e 3.182 recuperados (+0,5%). Dos 627.265 casos confirmados desde o início da pandemia, 601.598 já são considerados recuperados e 14.993 encontram-se ativos. No estado, 41.228 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim deste sábado (13) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.003.136 casos descartados e 146.373 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (13).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.674, representando uma letalidade de 1,70%. Dentre os óbitos, 56,59% ocorreram no sexo masculino e 43,41% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,20% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,98%, preta com 14,60%, amarela com 0,60%, indígena com 0,14% e não há informação em 9,48% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,70%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,41%).

Vacinação na Bahia

Com 372.098 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15 horas deste sábado (13), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Vacinação contra Covid-19 prossegue para idosos a partir de 84 anos na segunda em Salvador

Os idosos com idade igual ou superior a 84 anos poderão se vacinar contra o coronavírus na próxima segunda-feira (15), em Salvador. A medida pôde ser tomada após balanço da pasta sobre as doses que ainda estão disponíveis no estoque. Neste sábado (13) e domingo (14), a estratégia está suspensa.

Os idosos serão atendidos para as doses disponíveis das 8h às 17h, nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; Atakadão, em Fazenda Coutos; Parque de Exposições, na Paralela; e na Arena Fonte Nova, em Nazaré. E ainda, as salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também atenderão o público-alvo.

Caso o idoso não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do SUS através do site recadastramento – saude.salvador.ba.gov.br – ou diretamente no 5ª Centro de Saúde. Se ele estiver presente no ato, poderá ser imunizado imediatamente.

De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a administração municipal aguarda por nova remessa de doses pelo Governo Federal para prosseguir com a estratégia de novas imunizações na capital baiana. “Montamos toda uma estrutura e, infelizmente, temos que interromper por que não há mais vacinas para o fluxo desejado. O Governo Federal oscila na divulgação de uma data definitiva de envio e dependemos deles para seguir protegendo a população. Assim houver um posicionamento, estaremos retomando as etapas da vacinação”, explicou.

Balanço

Desde o dia 19 de janeiro, foram encaminhadas 116.980 vacinas das fabricantes CoronaVac e Oxford. Até às 17h desta sexta-feira (12), cerca de 112 mil pessoas receberam a primeira dose na capital – 85,6 mil trabalhadores da saúde, mais de 1,4 mil pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência e cerca de 22 mil idosos acima de 85 anos.

Vacina Express

As equipes volantes que realizam a imunização domiciliar preferencialmente dos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção seguirão com a estratégia de imunização em casa nesta segunda-feira (15), para o público já agendado. Só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas, através do site http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/