Foto: Google Street View

Transalvador suspende serviço on-line neste sábado para atualização do sistema

Em virtude da atualização e implantação de um novo sistema, os serviços disponibilizados à população por meio do site da Transalvador serão suspensos neste sábado (24).

As consultas on-line no site referentes a infrações de trânsito, agendamentos para atendimento presencial, apresentação de condutor, defesa e recurso, não poderão ser feitos enquanto durar a interrupção, que está programada para iniciar a partir das 8h.

Segundo a Transalvador, a previsão é de que os serviços sejam normalizados até o final do dia.

Foto: Divulgação / SSP

Força-tarefa prende traficante carioca foragido em Salvador

Um traficante carioca, que é líder de uma facção no Complexo da Maré, e estava foragido, foi capturado nesta quinta-feira (22), em Salvador, numa ação da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

O criminoso chegou a capital baiana no início desta semana, estava hospedado no hotel Golden Park, no bairro da Pituba, acompanhado de sua esposa e filha.

Com ele, as equipes apreenderam 61,3 mil reais em espécie e joias. Após identificação humana, o criminoso carioca foi encaminhado para a força de segurança e MP fluminenses.

Foto: Divulgação / ISBA

Colégio ISBA anuncia encerramento das atividades em Salvador

O Colégio ISBA anunciou no final da tarde desta quinta-feira (22), que vai encerrar as atividades em Salvador. Com a decisão, as atividades no colégio vão até o dia 31 de dezembro deste ano. A instituição já tinha 56 anos de atuação na educação na capital baiana.

A medida ocorreu após a Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (ABEFS), que é mantenedora do colégio, anunciar que vai finalizar o trabalho com a Educação Básica no final de 2020. Atualmente, o ISBA tem cerca de mil alunos.

O comunicado ainda informa que vai manter o atendimento às famílias e aos estudantes por mais um ano, até dezembro de 2021, para serviços como emissão de documentos, negociação de débitos, entre outros.

O ISBA montou um Plano de Ações, “imbuído em mitigar os danos desta decisão sobre a comunidade escolar, principalmente, sobre os estudantes, professores e técnicos administrativos”.

O Colégio foi fundado no dia 8 de março de 1964, durante a ditadura militar, com o nome de Escola Santo Antônio. Confira abaixo o comunicado:

“Ao tempo que anuncia esta difícil notícia, a ABEFS aproveita para agradecer aos estudantes e ex- alunos do ISBA e às suas famílias pela confiança historicamente depositada em seu trabalho; aos professores e técnicos administrativos ativos e inativos pelo zelo e apuro técnico empenhados no planejamento e na implementação deste belo projeto pedagógico; aos parceiros comerciais e acadêmicos pela viabilização das atividades pedagógicas e administrativas ao longo dos anos”.

Foto: Max Haack / Secom

ACM Neto diz em coletiva que pretende liberar acesso às praias aos sábados

O prefeito de Salvador, ACM Neto, comentou nesta quinta-feira (22) durante a entrega de obras viárias e nova iluminação na Pituba, sobre a possibilidade de ampliar a flexibilização do acesso às praias em Salvador, incluindo os sábados nos dias permitidos.

Segundo o gestor, a medida ainda não tem data para acontecer. Atualmente, as praias estão liberadas para os banhistas de segunda a sexta.

“Estamos nos preparando para liberar as praias aos sábados”, explicou o prefeito, que disse que os domingos e feriados serão liberados posteriormente. “Vamos esperar mais um pouco, pois tudo o que está sendo feito tem mostrado bom resultado. Vamos nesse compasso de dar passadas seguras e agindo com cautela e prudência”, ressaltou o prefeito.

O prefeito ACM Neto fez coletiva nesta quinta-feira (22), por volta das 9h30, na Rua Minas Gerais, na Pituba, com a entrega de obras viárias e nova iluminação no Bairro.

Foto: Bruno Concha / Secom

Prefeito anuncia retomada de 100% de frota de ônibus nos horários de pico em Salvador

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (22) o prefeito ACM Neto (DEM) disse que 100% da frota de ônibus do transporte público de Salvador deve ser retomada nos horários de pico.

O prefeito disse que está concluindo um acordo com as empresas de ônibus e o Ministério Público Estadual (MP-BA), para garantir a frota máxima nos horários de maior necessidade da população.

“Nós pretendemos já agora, independente da volta da educação, 100% da frota no horário de pico nas estações. Esse é o acordo que está sendo construído com as empresas, estamos fechando. O Ministério Público está acompanhando, é o TAC que estamos acertando. Existem valores definidos, estamos apenas aí na formalização. Eu não abro mão da renovação da frota, o acordo pressupõe a garantia, por parte dos concessionários, de ônibus novos e com ar-condicionado na cidade, enquanto eu for prefeito não há aumento de tarifa”, afirmou Neto.

Em março deste ano, foi iniciada a redução da frota de ônibus como medida da gestão municipal para evitar aglomerações nos coletivos e frear o contágio pelo coronavírus. Atualmente, 80% da frota de ônibus circula em Salvador.

Foto: Divulgação / Samu

No período da pandemia, Samu registra 20 mil trotes em Salvador

Desde março, quando teve início a pandemia do novo coronavírus, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador recebeu cerca de 20 mil trotes telefônicos, o que representa 10% do total de chamadas recebidas, cerca de 200 mil.

De acordo com informações do Samu, em 2019, ocorreram cerca de 40 mil ligações indevidas, número de trotes maior que este ano. Entretanto, o percentual de 2020 ainda preocupa autoridades em saúde do estado.

Segundo Ivan Paiva, médico e coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, existem duas categorias de trotes. Uma quando crianças fazem as ligações com o intuito de se divertir e logo são identificadas pelos atendentes. A outra se refere a adultos que simulam alguns casos que resultam em gasto de tempo de diversos profissionais que deixam de atender quem de fato precisa.

O coordenador da SAMU ainda diz que é necessário que os pais fiquem atentos nas ligações do celular dos filhos, e se a criança estiver ligando para os números 192, 193 ou 190, fazer a orientação deles de forma adequada. “Muitas vezes, a criança não tem noção e acha que é uma simples brincadeira”, conclui Ivan.

Foto: Camila Souza / GOVBA

Ônibus sustentável funciona em fase de testes no trajeto Aeroporto-Praia do Forte

Começou a circular em fase de testes em Salvador nesta quarta-feira (21), um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano. O veículo tem capacidade para 110 passageiros, com ar condicionado, plataforma elevatória e assento especial para deficientes visuais acompanhados de cão guia. Segundo o governo da Bahia, Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber o veículo, que já passou por cidades da região sul e sudeste.

O ônibus fará o trajeto Aeroporto-Praia do Forte, nos horários das 6h e 15h, até a próxima segunda-feira (26). O valor da passagem será de R$ 8,10. Por causa da pandemia da Covid-19, o veículo irá circular com capacidade reduzida, como forma de evitar a proliferação do vírus.

De acordo com a assessoria, com base no secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o período de demonstração servirá para avaliar futuras licitações de transporte. Entre os benefícios desse modelo de transporte está a redução das emissões de gases de efeito estufa e óxido de nitrogênio. Além da diminuição da poluição sonora nas grandes cidades, devido à baixa emissão de ruídos.

Conforme o governo, a chegada do veículo na capital baiana faz parte de uma ação experimental que envolve a Bahiagás, Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a montadora Scania.

Foto: Valter Pontes / Secom

“Ideologizar e politizar vacina é crime”, diz ACM Neto das discussões sobre os imunizantes

O prefeito ACM Neto (DEM), afirmou nesta quarta-feira (21) que a questão ideológica deve ficar de fora das discussões sobre as vacinas contra a Covid-19.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, um dia depois de anunciar negociação para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, afirmou que “não há intenção de compra de vacinas chinesas”.

“Se a vacina, seja de que país for, tiver a eficácia comprovada, passando por todos os testes, ela deve ser disponibilizada para toda a população. Não interessa se é da China, da Rússia, do Reino Unido ou dos EUA. O que interessa é se é 100% segura. Sendo 100% segura, a questão ideológica que fique em outro canto”, salientou.

Questionado a respeito da possibilidade de o governo federal não comprar a vacina produzida pela chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, mesmo após o medicamento ser aprovado pelos cientistas e órgãos oficiais de saúde, o prefeito afirmou que “seria um crime inaceitável com o brasileiro colocar disputas políticas e ideológicas acima da saúde pública”.

“Aliás, quem tem de falar sobre a vacina são os cientistas, os técnicos, e não o presidente, o governador ou o prefeito. Isso é assunto dos especialistas. É óbvio que nenhum governador ou prefeito vai disponibilizar nenhuma vacina que não seja segura, referendada cientificamente, com eficácia comprovada. Em Salvador, se a vacina chinesa passar nos testes e for aprovada como segura, temos todo o interesse em disponibilizar para a população o mais rápido possível”, acrescentou ACM Neto.

Imagem: Band

Confira levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para candidatos à prefeitura de Salvador

Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (20), aponta crescimento do vice-prefeito Bruno Reis (Democratas) e da Major Denice Santiago (PT) na preferência dos eleitores para a prefeitura de Salvador.

Segundo a pesquisa, Bruno Reis poderia ser eleito no primeiro turno com 52,1% das intenções de voto. Ele havia marcado 17,6% em dezembro, 35,5% em maio e 34,9% em agosto.

Major Denice aparece na segunda colocação com 10,6%. Ela havia marcado 4,4% em maio e 4,1% em agosto.

De acordo com o Instituto Paraná, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) acumulou mais um cenário de queda nas intenções de voto, com 9,3%.

Ele liderava as pesquisas em dezembro, com 18,8%, passou para 16,7% em maio e voltou a cair para 15,5%, em agosto.

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também apresentou queda, segundo o levantamento divulgado HOJE (20), 4,3%.

Ela havia marcado 7,6% em dezembro, depois 4%, em maio e 4,5%, em agosto.

O vereador Cezar Leite (PRTB) aparece na pesquisa com 2,7%.

O deputado federal Bacelar (Podemos) marcou 2,4%.

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) tem 1,5%.

Celsinho Cotrim (Pros) e Ricardo Pereira (PCO) marcaram 0,4%.

Votos brancos e nulos somaram 9,6% e 6,8% não sabem ou não responderam.

 A pesquisa estimulada (quando são citados os nomes dos candidatos) está registrada no TSE_ Tribunal Superior Eleitoral_ sob o número BA-00401/2020.

O levantamento ouviu 820 eleitores e tem margem de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Foto: César Marques / GOVBA

Governo do Estado reforça abastecimento de água em Brotas e beneficia quase 180 mil moradores de bairros vizinhos

O governador Rui Costa (PT) inaugurou na manhã desta segunda-feira (19) a ampliação do Centro de Reservação R-19 do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Salvador, em Campinas de Brotas. A obra tem investimento superior a R$ 9,7 milhões, e beneficia diretamente cerca de 180 mil pessoas.

“Essa obra é um reforço importante de reservação de água, que possui dois reservatórios, sendo um elevado e um no chão. Além desta entrega, estamos autorizando o início de outras obras de abastecimento, que somam R$ 155 milhões de investimento, beneficiando a capital e a região metropolitana”, explicou Rui.

A intervenção, que envolveu a instalação de 148 metros de rede de distribuição, uma estação elevatória de água tratada e dois reservatórios, aumenta a capacidade de atendimento do setor, compatibilizando-a com as demandas da população atendida.

Os beneficiados pela obra residem nos bairros de Campinas de Brotas, Amaralina, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Cidade Jardim, Horto Florestal, Nordeste de Amaralina, Polêmica, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e em parte de Brotas e da Polêmica.

A realização do serviço é coordenado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs).

Foto: Divulgação / SSP

Policiais resgatam filhotes de cachorro no lixo em Sete de Abril

A Polícia Militar durante patrulhamento no bairro Sete de Abril, no último sábado (17), resgatou seis filhotes de cachorro abandonados no lixo. O expediente foi do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 50ª Companhia Independente.

Conforme o comandante da 50ª CIPM, major Fabiano Viana, as equipes levaram os animais para a sede da unidade e iniciaram uma campanha de adoção nas redes sociais. “Com a divulgação conseguimos interessados na adoção na mesma manhã. Foi muito rápido. Cada um deles foi entregue para uma pessoa da localidade”, contou o oficial.

Os pequenos caninos, inicialmente identificados como fêmeas e mestiças, foram encontrados dentro de uma caixa.

Foto: Divulgação / GCM

Mais dois animais silvestres são encontrados na praia de Jaguaribe; uma sucuri e um jacaré

No mesmo local que foi encontrado um jacaré Coroa na última quinta-feira (15), na praia de Jaguaribe, foram encontrados mais dois animais silvestres, uma sucuri e um jacaré, na manhã deste domingo (18), em Salvador.

Segundo o Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (Gepa/GCM), o primeiro animal encontrado foi devolvido à natureza na sexta-feira (16), após receber um chip para ser monitorado pelos órgãos ambientais.

De acordo com o Gepa, a sucuri achada no domingo mede cerca de 2m , já o jacaré, da espécie Anão, tem cerca de 1,5m e pesa aproximadamente 20kg.

Uma equipe do Batalhão de Polícia Turística, da Polícia Militar, solicitou apoio à equipe da Guarda Civil, que realizou o resgate. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem para Animais Silvestres do Inema.

Conforme informações do Gepa, a suspeita é que os animais podem ter sido levados pelas águas do rio até a praia, por causa das chuvas que atingem a cidade desde domingo. Caso encontre um animal silvestre, a população pode entrar em contato com a GCM, através do telefone (71) 3202-5312.

Foto: Márcia Santana / SSP

Idosa é encontrada morta em condomínio de luxo de Salvador

A polícia investiga o caso de uma idosa de 74 anos que foi encontrada morta na tarde deste domingo (18) dentro de casa em um condomínio de luxo, na região da Avenida Paralela, em Salvador. O suspeito do crime é o próprio companheiro dela, um idoso de 86 anos.

Segundo a Polícia Civil, a vítima identificada como Tarsila Maria Brandão Barreto, foi morta em casa, no condomínio Alphaville Itapuã, com golpes de faca. O horário preciso da morte só poderá ser confirmado pela perícia, mas deve ter acontecido aproximadamente há 24h.

Moradores acionaram uma equipe do Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para fazer a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal de Salvador (IML).

Familiares da idosa acreditam que a morte ocorreu na sexta-feira (16). A motivação do crime é investigada na 1ª Delegacia de Homicídios da capital.

Foto: Divulgação

Exposição da Santa Dulce exibida na Itália estará em Shopping de Salvador a partir desta segunda

Após um ano de canonização da Santa Dulce dos Pobres, esculturas inéditas e obras apresentadas na Itália estarão em exibição a partir desta segunda (19) e até o dia 29 de outubro, na Praça de Serviços, piso G1 do Salvador Shopping.

O público poderá conferir de perto as esculturas inéditas da face da Santa Dulce e de Jesus Cristo, com 2,7m de altura, que fazem parte da exposição “Dulce, um pingo de amor”, além das13 telas e outras obras produzidas para a série “Santa Dulce iluminada” exibidas na cidade de Roma, na Itália, em outubro de 2019.

Segundo o curador da exposição, Fábio Abreu, o público poderá ver como é o processo de criação, ou seja, a matéria bruta se transformando na arte. “Um dos destaques da mostra é a exibição de todo o processo de criação do artista plástico Félix Sampaio, projetado em painel de LED, similar a um cinema 180 graus”, disse Abreu.

Outra obra em destaque é a escultura “Santa Dulce do Nosso Tempo”, em fibra de vidro com as medidas reais da santa, em pintura marmorizada.

A mostra é fruto da realização da Patativa Comunicação, Band Bahia e BandNews FM Salvador, com o Salvador Shopping, e poderá ser visitada por crianças e adultos, gratuitamente.

Em outubro de 2019, algumas das obras estavam em exposição no Palácio Pamphili, embaixada do Brasil em Roma, no dia da canonização de Santa Dulce. Foi realizado evento para 200 convidados, com participação de autoridades do Brasil e da Europa. Além da mostra, houve uma ópera com o maestro e compositor baiano Roberto Laborda, que criou a ópera Ave Dulce.

Todas as criações são fruto do talento e da sensibilidade do artista plástico Félix Sampaio, com curadoria de Fábio Abreu. O artista, autodidata, expressa a sua arte através da pintura e das esculturas conceituais e sacras. É especialista em ambientação e na construção de rochas artificiais e autor de importantes obras instaladas na Bahia e em outros estados brasileiros, além de países como Portugal, França, Itália e Canadá.

Entre as obras mais expressivas do artista estão: “O Cristo de Esplanada”, situada na cidade de Esplanada – BA e o “Monumento Jesus de Nazaré”, situado na cidade de Nazaré – BA. As duas obras são os maiores monumentos religiosos do estado e estão entre os maiores do país. Desenvolveu um dos maiores projetos artísticos em mosaico do país, um mural com 700 m² na cidade de Candeias – BA.

SERVIÇO:

Título: Dulce, um pingo de amor.

Artista: Félix Sampaio

Curadoria: Fábio Abreu

Data: 19 – 29 de outubro de 2020

Local: Salvador Shopping, piso G1

Horário de visitação: segunda a sábado, das 11 às 21h e domingo, das 13 às 21h

Realização: Patativa Comunicação, Band Bahia e BandNews FM Salvador

Visitação gratuita

Imagem: Band

Rádio BandNews FM começa a série de entrevistas aos candidatos à prefeitura de Salvador nesta segunda

A BandNews FM Salvador começa a série de entrevistas dos candidatos à prefeitura da capital baiana, a partir desta segunda-feira (19). Todos os candidatos participarão das entrevistas na emissora.

O ouvinte pode sintonizar a rádio na frequência 99,1 ou ouvir pela internet. As entrevistas vão de 19 a 29 de outubro, a partir das 9h. Confira:

RÁDIO BANDNDEWS FM: a partir das 9h
Tempo: 20 minutos (por telefone)

19/10: SEGUNDA – OLÍVIA SANTANA / PC DO B
20/10: TERÇA – HILTON COELHO / PSOL
21/10: QUARTA CEZAR LEITE / PRTB
22/10: QUINTA – BRUNO REIS / DEM
23/10: SEXTA – MAJOR DENICE / PT
26/10: SEGUNDA – PASTOR ISIDÓRIO / AVANTE
27/10: TERÇA – BACELAR / PODEMOS
28/10: QUARTA – RODRIGO PEREIRA / PCO
29/10: QUINTA – CELSINHO COTRIM / PROS

A ordem dos entrevistados foi por sorteio na presença dos assessores dos candidatos. Se houver segundo turno, o debate está marcado para o dia 19 de novembro.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Prefeitura anuncia mais flexibilizações como reabertura de circos e comércio de alimentos e bebidas nas praias em Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) nesta sexta-feira (16) durante a inauguração da Estação Cidadania de Itapuã, anunciou novas flexibilizações dentro do plano de retomada das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as novidades estão à reabertura de circos, ampliação das atividades esportivas coletivas em áreas públicas, liberação do comércio de alimentos e bebidas nas praias, além de definição de medidas protetivas para realização de eventos sociais.

“Todas essas novas flexibilizações integram a terceira fase do nosso plano de retomada e estão autorizadas a serem implementadas em 48 horas, claro que dentro dos protocolos gerais e específicos de cada uma. No caso dos anúncios relacionados às praias, eles só podem valer a partir de segunda, já que o uso da faixa de areia não é permitido nos finais de semana e nem em feriados”, disse ACM Neto.  

Após sete meses de paralisação devido às necessárias medidas de isolamento social e restrições para o enfrentamento da Covid-19, os circos voltam a funcionar. De acordo com protocolo setorial, os eventos nesses espaços poderão acontecer de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 22h.

Os procedimentos serão da seguinte forma. Na compra de ingressos, poderão ser adquiridos até quatro assentos vizinhos. Além disso, deverá haver um distanciamento de dois assentos livres entre aqueles que podem ser utilizados. A capacidade de público em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o máximo de 100 pessoas, incluindo neste limite os trabalhadores e prestadores de serviço. Já a duração máxima de cada sessão será de duas horas, com intervalo mínimo de uma hora entre as sessões.  

A venda de alimentos e bebidas nos circos deverá seguir o protocolo específico para o segmento de restaurantes e lanchonetes, inclusive quanto ao uso dos EPIs necessários. Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas com a plateia, inclusive fotos com esses profissionais antes, durante e após os espetáculos.

Já os eventos sociais como casamentos, noivados, aniversários, batizados, formaturas, confraternizações corporativas, poderão ser realizados de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 12h à 0h.

Os eventos poderão ser realizados em locais específicos para esta finalidade, além de bares e restaurantes. Estarão permitidas apresentações musicais ao vivo com até dois integrantes, tipo voz e violão, voz e teclado ou formações similares, sem possibilidade de dança ou atividades que possam reduzir o distanciamento mínimo obrigatório.

O limite de convidados será de 40% da capacidade total do local ou uma pessoa a cada 6m² , o que for menor, não podendo exceder a capacidade máxima de 100 cidadãos por evento. Estarão proibidos os eventos e festas destinados ao público infantil e realização de feiras e similares para exposição e vendas de produtos.  

Além disso, os eventos com serviço de alimentação seguirão as medidas previstas no protocolo de restaurantes e bares. A distância entre as mesas deve ser de, no mínimo, 2m e entre as cadeiras de mesas diferentes, no mínimo, 1m.

As atividades esportivas coletivas em áreas públicas, como praias e parques, estarão liberadas, incluindo em campos e quadras, que serão reabertos a partir de segunda (19) em locais privados, como estabelecimentos de aluguel ou clubes. Antes, a realização de esportes na cidade estava limitada somente de forma individual ou em duplas, e sem contato físico.  

Nas praias, a Prefeitura também permitirá o aluguel de ombrelones (guarda-sóis) e comércio de alimentos e bebidas nas praias, de acordo com as normas já existentes, com protocolo específico para os permissionários. A locação de cadeiras e banquetas seguirá proibida. Isso vale para os dias em que as praias estejam abertas.

Foto: Divulgação / SSP

Casal é preso com 31 kg de maconha no bairro de Jardim das Margaridas

Um casal foi preso na tarde da sexta-feira (16) com 31 kg de maconha. Os entorpecentes foram encontrados, no bairro de Jardim das Margaridas, em Salvador, pelas Guarnições das Rondas Especiais (Rondesp Atlântico).

Os agentes passavam pela Rua Ipupiara quando decidiram abordar um homem que apresentou nervosismo. Com ele foi encontrado 1 kg de maconha. O criminoso contou que guardava mais drogas em sua residência.

No local, os PMs localizaram mais 28 kg de maconha. Questionado sobre a possibilidade de esconder mais entorpecentes, o criminoso de 25 anos levou as guarnições até a casa de sua namorada. No imóvel a polícia achou mais 2 kg da erva.

A dupla e as drogas foram apresentadas no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Estabelecimento que discriminar LGBTs poderá receber multas de até R$100 mil em Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) sancionou na quarta-feira (14) a lei Teu Nascimento nº 291/17, que determina que os estabelecimentos de Salvador que discriminarem pessoas da comunidade LGBTQIA+, já podem ser punidos com cassação de alvará e multas que variam de R$ 10 mil a R$ 100 mil.

A discriminação pode ser o impedimento do beijo gay, ou como aconteceu com o estudante de psicologia, Marcos Pascoal, de 25 anos, em 19 de setembro, quando foi impedido de entrar em um supermercado de Salvador, por estar usando short curto.

O projeto de lei foi aprovado há dois anos na Câmara de Salvador, e é de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). A lei leva o apelido do trans que foi assassinado em 2017, Thadeu Nascimento, conhecido como Teu. Ele morreu aos 24 anos de idade, dentro da própria casa, em Salvador.

A lei foi atualizada para acompanhar as mudanças sociais nos últimos 23 anos. A anterior era do vereador Maurício Trindade (DEM), de 1997.

Foto: Camila Souza / GOVBA

Rui Costa anuncia construção do Hospital Ortopédico da Bahia

O governador Rui Costa (PT) assinou, nesta sexta-feira (16), decreto de desapropriação da área da antiga BR-Distribuidora, no Stiep, para construção de um novo hospital exclusivo para área de Ortopedia. O anúncio foi feito nas suas redes sociais.

Segundo o governador, o Hospital Ortopédico da Bahia contará com 200 leitos, 12 salas de cirurgia, sendo duas ambulatoriais, 20 leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pediátrico. A unidade hospitalar deverá ser o maior centro de sua especialidade do país e a expectativa é inaugurar o hospital, até o final de 2021.

A nova unidade vai substituir o antigo Hospital Manoel Victorino, com uma estrutura muito mais moderna em estrutura física e equipamentos. “O antigo Manoel Victorino tem 70 anos, com infraestrutura que não representa o padrão dos novos hospitais. Vamos construir o novo hospital com o dobro de leitos que temos no Manoel Victorino e sem as limitações de cirurgias que temos hoje por conta da estrutura do prédio e de equipamentos”, concluiu Rui.

Rui destacou ainda que o novo hospital vai acabar com as filas de espera de cirurgias ortopédicas na rede de saúde do Estado. O decreto de desapropriação será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (17).

Foto: Arquivo Pessoal

Incêndio atinge oficina e destrói pelo menos quatro carros no bairro da Caixa D’água

Quatro carros ficaram completamente destruídos, em um incêndio que atingiu uma oficina de veículos na madrugada desta sexta-feira (16), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Não houve feridos.

Segundo o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), o fogo começou no estabelecimento por volta de 0h30, localizado na Rua José Maris Pinto, na localidade conhecida como Beco do Cirilo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que um curto circuito tenha provocado o incêndio no local.  Dos 11 veículos que estavam na oficina, seis foram atingidos e quatro tiveram perda total.

Equipes do Corpo de Bombeiros aturaram no combate das chamas e conseguiram debelar o fogo por volta das 2h.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Salvador tem “Dia D” da vacinação contra pólio, sarampo e multivacinação no sábado

A Campanha de vacinação contra pólio, sarampo e multivacinação acontece neste sábado (17), das 8h às 17h, em Salvador. Estarão disponíveis 151 pontos de imunização espalhados por toda a cidade entre 138 postos fixos e 13 volantes.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no “DIA D”, terão também dois drive-thru, na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos, onde será possível ter acesso às doses sem a necessidade de descer dos veículos.

A estratégia contra paralisia infantil começou no último dia (5), e já imunizou pouco mais de 3,5 mil crianças entre um e menores de cinco anos de idade. O Dia D também será mais uma oportunidade para que os pais levem os filhos, crianças e adolescentes até 15 anos, para analisar a situação vacinal e completar os esquemas, caso necessário.

Entre as vacinas disponíveis estão a contra hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP e tríplice viral. Jovens e adultos de 20 a 49 anos também devem buscar os pontos de imunização para se protegerem contra o sarampo.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia prende líder de facção que vende drogas em áreas nobres de Salvador

Durante a operação Vetor Aéreo da Polícia Militar, foi capturado na tarde desta quinta-feira (15) o líder de uma facção que comercializa drogas em bairros nobres de Salvador. Ele agia na Barra, Ondina, Rio Vermelho e Horto Florestal. Cerca de 25 kg de entorpecentes foram apreendidos com o criminoso que chefia uma quadrilha no Alto de Ondina.

Na ação, equipes da Rondesp Atlântico e da 12ª CIPM (Rio Vermelho) cercaram a localidade por terra, enquanto de cima, um helicóptero do Graer monitorava o perímetro. Durante as incursões, o traficante de 28 anos foi visualizado tentando fugir com sacolas.

Ele foi alcançado e com ele os PMs apreenderam 20 kg de maconha, seis pacotes com pedras de cocaína, 187 porções embaladas com os dois tipos de entorpecentes, 5.000 pinos vazios, um celular e duas notas de dólares.

Suspeito de participar de assassinatos e com passagens por tráfico de drogas, o criminoso foi apresentado na sede dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Foto: Reprodução / GCM

Jacaré com mais de 2 metros é encontrado na praia de Jaguaribe

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), resgatou na manhã desta quinta-feira (15), um Jacaré da espécie Coroa, com mais de 2 metros, na praia de Jaguaribe, próximo à terceira ponte.

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), quando os agentes trafegavam na região de orla, foram acionados por populares que informaram a presença do Jacaré. O animal pesava cerca de 30kg.

O jacaré foi encaminhado para o Centro de Triagem para Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A GCM informa que em caso de visualizar um animal silvestre, o cidadão deve entrar em contato através do 3202-5312.

Confira o vídeo:

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto diz que só “após jurídico analisar inquérito” vai tomar decisão sobre senador flagrado com dinheiro na cueca

O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou na manhã desta quinta-feira (15) que só vai tomar uma decisão sobre o caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que foi flagrado pela Polícia Federal com dinheiro na cueca, após a equipe jurídica do partido analisar o inquérito.

O vice-líder do governo Bolsonaro no Senado foi alvo de uma operação de busca e apreensão no seu endereço. A investigação apura desvios de recursos públicos destinados ao combate à pandemia da Covid-19.

Segundo o presidente do DEM, o parlamentar sofrerá as devidas punições podendo incluir a sua expulsão do partido, se a culpa do senador seja comprovada.

“Caso haja comprovação do envolvimento do parlamentar em atos ilícitos vamos estabelecer todas as punições previstas no estatuto. O Democratas já deu vários exemplos de que, em assuntos onde havia a comprovação de filiados, nós punimos”, afirmou.

ACM Neto disse que ainda não teve contato com a defesa do senador, e que até o momento, todas as informações vieram da imprensa.

“Não quero descreditar a imprensa não, mas precisa que o partido tenha acesso e isso já foi determinado. Tudo que eu tenho hoje são notícias da imprensa. Então, o adequado é que do jurídico do partido possa afazer o acompanhamento e tenha acesso aos detalhes do inquérito para determinarmos o que acontecerá”, concluiu.

A polícia Federal cumpria operação de busca e apreensão na residência do senador em Roraima, quando encontraram no local cerca de R$ 30 mil. Parte das notas de dinheiro estaria entre as nádegas do parlamentar. A PF registrou o momento da apreensão, com fotos e vídeos.

Senador Chico Rodrigues Foto: Jane de Araújo / Agência Senado
Foto: Divulgação / SSP

Polícia Militar impede roubo de loja no bairro de Cajazeiras 8

A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de roubar uma loja de móveis e eletrodomésticos no bairro de Cajazeiras 8, na manhã desta quinta-feira (15).

As guarnições receberam informações sobre um possível roubo e de imediato se deslocaram até a loja na Estrada da Paciência. No local, os policiais militares negociaram a abertura da porta e a rendição da dupla. A ação teve o apoio do Esquadrão de Motociclistas Águia.

Ainda segundo a PM, os suspeitos estavam com um revólver e uma pistola falsa. A identidade deles não foi revelada. A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes.