Foto: Reprodução / Redes sociais

Poste desaba em cima de carro no bairro do Imbuí

No início da tarde desta quinta-feira (4), um poste caiu em cima de um carro no bairro do Imbuí, após um caminhão passar pelo local e arrastar a fiação. Não há informações de feridos.

De acordo com a Transalvador, o acidente ocorreu na Rua das Patativas, por volta das 13h30. A via foi interditada e não há previsão de quando será liberada.

Além da Transalvador, equipes da Coelba e Limpurb foram encaminhadas ao local. A Limpurb foi acionada para fazer a limpeza da pista que teve óleo vazado pelo carro atingido pelo poste.

Foto: Valter Pontes / Secom

Prefeitura lança site que informa intensidade das filas de drive-thru de vacinação

Uma nova ferramenta digital que informa sobre a intensidade das filas nos pontos de drive-thru montados durante a estratégia de vacinação contra o coronavírus, foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (4), em coletiva virtual à imprensa no 5º Centro de Saúde, nos Barris.

A população de Salvador pode acessar o link https://filometro.saude.salvador.ba.gov.br, e visualizar em tempo real quais drives em operação registram pouca ou grande demanda. 

“Importante que as pessoas, antes de saírem de casa, acessem esse site para saber como estão os pontos de vacinação. Temos hoje três locais exclusivos para imunização de idosos acima de 79 anos”, explicou o prefeito.

Além disso, a ferramenta traz a quantidade de pontos ativos e de vacinados do dia, bem como o status geral de filas, de cada espaço específico, se há pouco movimento, moderado ou intenso.

Também é possível ver o público-alvo atendido em cada local (se profissionais da saúde ou idosos) e quais doses estão sendo aplicadas (se a primeira ou de reforço).

Segundo a prefeitura, o objetivo é que os cidadãos inseridos dentro dessa primeira fase de vacinação contra o coronavírus evitem se dirigir aos drive-thru em períodos do dia que são mais demandados, evitando, portanto, longas esperas.

Foto: Reprodução / SDE

Decreto altera o funcionamento do Ceasa e mercados do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) mantém as alterações no funcionamento do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e dos Mercados do Rio Vermelho (“Ceasinha”), Paripe, Ogunjá e 7 Portas. As mudanças seguem as medidas restritivas que foram prorrogadas e vão até às 5h da próxima segunda-feira (8) em Salvador e Região Metropolitana.

Continua em funcionamento a comercialização de gêneros alimentícios, medicamentos, agências bancárias, lotéricas e postos de combustíveis. Operam também pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa, que só poderão ser realizados por meio de serviço de delivery.

Bares e restaurantes só podem funcionar na modalidade de entrega em domicílio, com portas fechadas, até meia-noite.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento, inclusive por sistema de delivery, das 18h de sexta-feira (05) até às 5h de segunda (08). Todas as medidas visam diminuir a aglomeração de pessoas na cidade e conter o avanço da Covid-19.

Ceasa: funcionamento em horário normal, de segunda a sexta, das 5h às 17h, e sábado, das 5h às 13h, para os serviços essenciais. Domingo, o local não abre.

Mercado do Rio Vermelho: funcionamento em horário normal, de segunda a sábado, das 7h às 17h e domingo, de 7h às 16h, para os serviços essenciais. Sendo de 7h às 9h exclusivo para idosos. Os stands deverão permanecer fechados.

Paripe: funcionamento em horário normal, de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingo, das 6h às 14h, para as atividades essenciais.

Ogunjá: funcionamento em horário normal, de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingo, das 6h às 14h, para as atividades essenciais.

7 Portas: funcionamento em horário normal, de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingo, das 6h às 13h, para as atividades essenciais.

Foto: Divulgação / SSP

Líder de tráfico de drogas morre em troca de tiros; polícia apreende dinheiro e drogas

Policiais apreenderam com um dos líderes do tráfico na localidade de Coroado, no bairro de São Marcos, R$ 3 mil e porções de entorpecentes. O flagrante ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), pelas equipes da 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Pau da Lima).  

Em uma das abordagens realizadas, os agentes receberam informações sobre homens armados na região. Ao realizar a aproximação, a equipe foi recebida a tiros pelos suspeitos. Parte do bando fugiu, mas um homem acabou ferido e socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro. Mesmo com atendimento médico, o traficante não resistiu.

Com o suspeito, os policiais encontraram um revólver calibre 38, munições, mais de R$ 3 mil em espécie, 35 pinos de tamanhos diferentes de cocaína e 27 porções de maconha, segundo informações do tenente-coronel Melquiades Rodrigues dos Santos, comandante da 47ª CIPM.

Além de forte atuação no comércio ilegal de entorpecentes, o homem também tinha entrada na Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM). A ocorrência foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar.

Foto: Reprodução / Twitter

Secretário da Saúde retorna as atividades após três dias de alta médica da Covid-19

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, divulgou na manhã desta quarta-feira (3), que retornou aos trabalhos de maneira presencial na sede do órgão no Centro Administrativo da Bahia.

“Amigos, essa é uma mensagem especial para todos vocês. Retornei às atividades presenciais na Sesab e quero reafirmar aqui meu compromisso junto à saúde dos baianos. Seguirei trabalhando com o governador @costa_rui para vencermos mais essa batalha”, disse Vilas-Boas.

O gestor esteve por nove dias em tratamento no Hospital Aliança, e após alterações no quadro de saúde, precisou passar duas vezes na unidade de tratamento intensivo (UTI).

Foto: Reprodução / Redes sociais

Protesto interdita Avenida Oscar Pontes e causa congestionamento

Uma manifestação de comerciantes contrários às restrições das atividades não essenciais, que foram prorrogadas até 8 de março, se iniciou na manhã desta quarta-feira (3), na Avenida Oscar Pontes, na região do bairro da Calçada, e deixou o trânsito congestionado no local.

Objetos foram queimados pelo grupo na via, que ficou parcialmente interditada. Equipes da Transalvador foram acionadas para o local.

Segundo informações do órgão de trânsito, logo em seguida, o incêndio foi apagado, mas o grupo permanece em uma das faixas da avenida.

Outra manifestação de comerciantes foi iniciada na Rua Cônego Pereira, que fica na região das Sete Portas, pelo mesmo motivo. Conforme a Transalvador, o trânsito na região também está congestionado.

Foto: SDE

Terça Musical apresenta Camerata Opus Lúmen na abertura da temporada 2021

A Terça Musical abre a temporada 2021 com a camerata Opus Lúmen, nesta terça-feira (2), na semana em que o Museu Geológico da Bahia (MGB) completa 46 anos.

A apresentação continuará sendo virtual devido a pandemia da Covid-19, pelo instagram do MGB (@museugeologicodabahia), às 16h30. O tema será Música Clássica no Cinema.

A camerata é formada pelos músicos Solamy Oliveira (clarinete), Gabriel Paes Marcaccini (oboé), Ilza Cruz (fagote), Davi Britto (trompa), Tota Portela (flauta) e Humberto Monteiro (percussão). Cada integrante irá tocar de casa.

O grupo Opus Lúmen integra as cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), parceira do Museu Geológico no projeto Terça Musical, que mensalmente realiza concertos musicais.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

2ª dose da vacina contra Covid-19 para idosos começa nesta terça-feira em Salvador

A partir desta terça-feira (2) será iniciada em Salvador, das 8h às 16h, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, nos drivers da Arena Fonte Nova e Parque de Exposições, além dos pontos fixos da USF Vista Alegre e Federação, UBS Virgílio de Carvalho e Nelson Piauhy Dourado.

Segundo a Secretaria da Saúde (SMS), antes de ir ao local de vacinação, é necessário conferir se o idoso está habilitado para receber o imunizante e qual a data estabelecida pelo órgão. Para isso, basta verificar a lista para essas informações no site da secretaria.

Vacina Express

Não é necessário se registrar novamente na plataforma, os idosos que foram vacinados em casa através do Vacina Express, basta observar a data que consta no cartão e aguardar a equipe à domicílio no dia estabelecido para o retorno.

Primeira dose

Excepcionalmente, os idosos com idade igual ou superior a 80 anos também podem buscar a primeira dose, das 8h às 16h, no drives localizados no 5º Centro de Saúde, nos Barris, e no Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos. A ação também ocorre nos pontos fixos situados na USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Veículos são atingidos por incêndio no Imbuí; não há feridos

Na manhã desta segunda-feira (1º), cinco veículos foram atingidos por incêndio em um conjunto residencial no bairro do Imbuí. Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atuar na ocorrência, no estacionamento de um condomínio, na Rua João José Rescala.

Ao chegar ao local, os bombeiros perceberam que não eram três veículos atingidos pelas chamas, mas cinco carros foram incendiados. Segundo a corporação, quatro deles tiveram perda total, e o quinto sofreu danos parciais.

Na ocorrência, não houve registro de feridos e nenhum imóvel nas imediações foi atingido pelas chamas.  

Ainda não há informações se o incêndio ocorreu de maneira acidental ou foi provocado de maneira criminosa. O caso será divulgado após a perícia do Corpo de Bombeiros.

Foto: Reprodução / Twitter

Após nove dias internado com Covid-19, Fábio Vilas-Boas recebe alta do hospital

Na manhã do domingo (28), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas recebeu alta médica após nove dias internado com Covid-19. O anúncio foi feito pelo gestor, na sua rede social.

“Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio. Peço a todos que continuem seguindo as recomendações do governador Rui Costa. Essa doença é perigosa. Precisamos combater os negacionistas irresponsáveis e proteger aqueles que amamos”, disse o secretário.

Em 16 de fevereiro, Vilas-Boas testou positivo para a doença e foi internado três dias depois no Hospital Aliança, em Salvador. No hospital, no terceiro dia de internado, ele informou que havia feito uma tomografia no tórax, que apontou uma pneumonia viral e comprometimento de 25% dos pulmões.

Por duas vezes, o secretário foi transferido para UTI para fazer fisioterapia respiratória de maneira mais intensa.

Em nota, a Sesab disse que Fábio Vilas-Boas seguirá em casa, com os cuidados e repouso necessários até a recuperação completa.

Foto: Divulgação / SSP

Três pessoas ficam presas em carro atingido por árvore na Av. Jequitaia

Três pessoas ficaram presas às ferragens, após uma árvore cair sobre o veículo que trafegava pela avenida Jequitaia , em Salvador, no final da manhã deste sábado (27). Agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuaram no socorro.

Os Bombeiros Utilizaram a técnica de desencarceramento para retirar os três ocupantes do veículo. Eles foram encaminhados para unidades de saúde, em atuação conjunta do CBMBA com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o tenente BM Aurélio Sousa, Coordenador de Operações, no momento do acidente a árvore caiu no capô do carro e não atingiu o teto do veículo, o que ajudou a preservar a vida das vítimas.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Pituba lidera a lista dos bairros mais infectados pela Covid-19 em Salvador

O bairro da Pituba lidera a lista de infectados na capital baiana e chega a 5.025 casos confirmados de Covid-19. Apenas nesta semana, o bairro teve 224 casos confirmados.

Logo na segunda posição vem Pernambués, que estava à frente da lista por vários meses. O bairro contabiliza 4.721 casos, com um crescimento de 194 registros no mesmo período.

Já o bairro de Brotas segue na terceira posição com 3.959 infectados, e um crescimento de 162 casos da doença.  

Foto: Valter Pontes / Secom

Bruno Reis anuncia 160 leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Salvador

O Hospital Salvador, no bairro da Federação, passa a funcionar exclusivamente para atender a casos de Covid-19, a partir desta sexta-feira (26), através de regulação. O anúncio foi feito através de coletiva virtual pelo prefeito Bruno Reis (DEM), após requisição administrativa realizada pela Prefeitura.

Serão oferecidos no total, 40 leitos de UTI e 120 de enfermaria, em gestão a ser feita em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, instituição contratada pela Prefeitura. Este é o quarto hospital de campanha voltado apenas para pacientes com coronavírus, assim como o Sagrada Família (Bonfim), Itaigara Memorial (Caminho das Árvores) e Santa Clara (Itaigara), estes três já em funcionamento.

“Já ultrapassamos o número de leitos de UTI da primeira onda, que eram 228. Neste momento, já estamos oferecendo 236 leitos de UTI, incluindo os dez da Unidade de Suporte Ventilatório na UPA de Valéria. Leitos esses tão escassos e preciosos neste momento, para ajudar a gente a enfrentar esse momento crítico de pandemia”, ressaltou o prefeito.

O prefeito demonstrou mais uma vez a preocupação com a demanda provocada pela Covid-19 no sistema de saúde. Nas últimas 24h, foram regulados 72 pacientes das UPAs para os hospitais, e outros 75 aguardam regulação. Destes, 30 precisam de UTI.

“Nesses 11 meses, lutamos para que as pessoas não morressem. Esse é um inimigo perigosíssimo, que a gente não enxerga e que está tendo uma agressividade maior, levando as pessoas a ficarem mais tempo na UTI. É por isso que cada um precisa fazer a sua parte”, alertou Bruno Reis.

Coronel da PM morre em Salvador por complicações da Covid-19

Morreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Salvador, vítima da Covid-19, o coronel da Polícia Militar Siegfrid Frazão Keysselt, de 70 anos.

Desde 1971, o militar está na corporação, e entre as funções que exerceu está o cargo de diretor do Departamento de Comunicação Social da PM (DCS). A Polícia Militar não detalhou se ele estava internado em alguma unidade médica.

Ainda está sendo definido pela família, os detalhes do sepultamento, e ainda não foram divulgados.

Foto: Reprodução / Twitter

Rui Costa relata falta de equipe médica para trabalhar em hospitais

O governador Rui Costa relatou nesta sexta-feira (26) que “o estado está analisando alternativas” por causa da dificuldade na contratação de equipes médicas para trabalhar em hospitais que estão fazendo atendimento da Covid-19, e pode recorrer à Justiça.

A Bahia está com número recorde de pessoas internadas desde o início da pandemia, e com 81% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o governador, com tantas pessoas hospitalizadas, faltam profissionais para atender a grande demanda de pacientes. Sobre a Arena Fonte Nova, o gestor disse que ainda não conseguiu uma organização para gerir a unidade. As empresas alegam porque que estão sem profissionais disponíveis.

“Nós estamos com imensas dificuldades e nós hoje vamos analisar alternativas para conseguir ter uma equipe médica, enfermeiros especializados em UTI, fisioterapeutas especializados em UTI, médicos”, disse Rui Costa.

Sobre a falta de profissionais, Rui disse ainda que não descarta procurar médicos em outros estados ou países e que, se for preciso, irá recorrer à Justiça.

Foto: Betto Jr / Secom

Prefeitura de Salvador entrega gripário em São Cristovão

O gripário de São Cristóvão foi entregue nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis (DEM) e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. Esta é mais uma estrutura em funcionamento para atender a pacientes infectados pelo novo coronavírus e demais síndromes gripais.

O novo gripário fica localizado no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque São Cristóvão, na Rua Marcos Moreira Solder, e irá funcionar ininterruptamente em regime 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.

São 12 leitos, sendo dois de suporte avançado à vida, e vão atuar no local 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Com a entrega, a rede municipal de urgência e emergência passa para 412 leitos, um incremento de 23% do total de leitos existentes (335).

Foto: Reprodução / Polícia Civil

Polícia prende dupla após assaltar ônibus na Av. Barros Reis

Após um assalto a ônibus na Avenida Barros Reis, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens foram presos pela polícia e um terceiro conseguiu fugir.

O veículo fazia a linha Terezinha/Pituba e o crime ocorreu por volta das 6h20. Segundo um dos rodoviários, depois do motorista parar em um ponto, o trio subiu no ônibus.

Um dos indivíduos estava com uma pistola falsa e outro estava armado com uma faca. Os agentes apreenderam ainda celulares, relógio, fone de ouvido e carteira, que foram tomados dos passageiros do ônibus.

A Polícia Civil informou que os suspeitos foram detidos cerca de uma hora após o crime. O caso foi registrado no Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). Um terceiro suspeito, ainda não identificado, está sendo procurado.

Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Covid-19: secretário de Saúde da Bahia retorna para UTI

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, nesta quinta-feira (25). O gestor está internado desde a última sexta-feira (19) com Covid-19.

Na noite de segunda (22), ele já havia sido levado para a UTI, mas voltou para o quarto no dia seguinte.

Através de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que Vilas-Boas segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e que a transferência do secretário para a UTI foi feita, com a finalidade de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa.

Ele está sendo assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Ele permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.

Foto: Arquivo pessoal

Será realizado em Salvador o 1º Encontro Literário de Autoras Baianas

Será realizado, entre os dias 8 e 12 de março, o 1º Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas. Todas as atividades e debates serão, exclusivamente, conduzidos por mulheres, de forma que os assuntos sejam tratados à luz de suas perspectivas e interpretações. O evento será gratuito, transmitido no canal do Encontro no Youtube.

A programação inclui nove rodas de conversa sobre temas pertinentes ao setor literário, além de apresentações artísticas nos cinco dias do projeto.

O objetivo principal é que o projeto seja um espaço para que mulheres debatam e exerçam suas atividades literárias diversas, valorizando seus trabalhos em um meio que, historicamente, sempre se voltou para a consagração da produção feita por homens.

“Nesse sentido, o critério de montagem das participantes de cada painel privilegiou autoras negras e oriundas, ou que mantêm forte relação no campo literário, com cidades do interior”, explica a idealizadora do projeto, a escritora Clarissa Macedo, que assina com as escritoras Kátia Borges e Lílian Almeida a curadoria do evento.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb @funceboficial – (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O que? 1º Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas

Quando? De 8 a 12/03/2021

Onde? Transmissão online – https://www.youtube.com/channel/UCfq4AAt-w9e67lLNC07Vdeg

Quanto? Gratuito

Mais informações? Instagram e Facebook @encontrodeautorasbaianas

Foto: Betto Jr / Secom

Vacinação de idosos a partir de 83 anos é retomada nesta quinta em Salvador

Após a chegada de um novo lote com 29.850 doses à capital baiana, nesta quarta-feira (24), a prefeitura vai retomar a vacinação de idosos na faixa etária de 80 anos, em Salvador, nesta quinta-feira (25).

Os imunizantes, produzidos pela Oxford, para prevenção contra o coronavírus, foram encaminhados para armazenamento no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama.

A vacinação seguirá de forma escalonada:

– Nesta quinta (25), as doses serão aplicadas para pessoas a partir de 83 anos;

– Na sexta-feira (26) será a vez dos idosos com idade igual ou acima de 82 anos;

– Na segunda-feira (1º), serão beneficiados os cidadãos com 81 anos ou mais;

– Na terça-feira (2), será a vez dos idosos a partir dos 80 anos.

Os idosos serão vacinados das 8h às 17h, nos drive-thrus do Parque de Exposições (Paralela), 5ª Centro de Saúde (Barris) e Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos. A imunização também acontecerá nas salas de vacina do 5º Centro, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

Vacina Express

O serviço de imunização domiciliar também será retomado nesta quinta-feira (25) com 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. Só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas e nos dias determinados para cada idade, através do site: vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.

Trabalhadores da saúde

Nesta quinta-feira (25), os trabalhadores de saúde também continuarão sendo contemplados com a segunda dose, para completar o esquema vacinal. Os imunizantes estarão disponíveis das 8h às 17h, nos seguintes pontos: USF KM 17 (Itapuã), UBS Péricles Laranjeiras, UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, USF San Martin III, CSU Pernambués e no drive-thru do Centro de Convenções (Boca do Rio).

Balanço

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, em 19 de janeiro, 117.358 pessoas receberam as primeiras doses, sendo que 86.693 foram trabalhadores de saúde e os demais, idosos com idades acima de 85 anos. Até o momento, mais de 21 mil pessoas receberam as doses de reforço.

Foto: Alberto Maraux / SSP

Chega em Salvador mais de 79 mil doses da Coronavac

Novas doses da vacina CoronaVac chegaram ao aeroporto de Salvador, por volta das 21h30 desta quarta-feira (24). Nesta nova remessa, são 79.200 doses do imunizante que foram transportados em um voo comercial.

Uma primeira aeronave chegou também na quarta, com 29.850 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, e aterrissou no aeroporto de Salvador por volta das 11h20.

O Governo do Estado retomou na tarde desta quarta-feira (24), o transporte de vacinas contra a covid-19. São seis aeronaves da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador que iram entregar os imunizantes para trinta cidades.

A prefeitura de salvador anunciou que a imunização na capital baiana será retomada na quinta-feira (25). Faz parte do público alvo, idosos com 83 anos ou mais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, a cidade ficará com 30 mil imunizantes. A prioridade na vacinação é para trabalhadores da Saúde, idosos e população indígena.

Foto: PC / Ascom

Operação “Mão Dupla” apreende dinheiro, documentos e computadores em Salvador

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (24), em algumas empresas sediadas no Centro Empresarial Iguatemi, em uma entidade de direito privado no Comércio e em alguns endereços de pessoas físicas. As ações fazem parte da Operação Mão Dupla, que investiga fraudes ligadas ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Na sede do órgão, foram apreendidos documentos relativos à contratação investigada e um computador pelas equipes da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil da Bahia (Ceccor-LD).

No endereço de dois alvos, em Jardim Armação e Stiep, foi apreendida a quantia de R$ 79,5 mil, entre dinheiro em espécie e cheques, além de 2,5 mil dólares, o equivalente a R$ 13,5 mil, no câmbio desta quarta. Nos demais endereços, foram apreendidos notebooks, smartphones, um HD externo, mídias digitais, documentos e R$ 75 mil em cheques.

Operação Mão Dupla

A ação é consequência de um inquérito que apura fraudes entre o Detran, por meio da Escola Pública de Trânsito, e uma fundação de direito privado de Salvador.  A apuração da Polícia Civil revelou também a participação de ex-dirigentes do Detran-BA e de outros agentes públicos ligados ao órgão, além de indícios de lavagem de dinheiro.

“Com essas ações, conseguimos desarticular um esquema que causou prejuízo de R$ 19 milhões aos cofres públicos do Estado”, declarou a delegada Fernanda Ásfora, que coordenou as ações, referindo-se às ilegalidades no processo licitatório e na execução do trabalho.

Durante a apuração, foi constatado que a prestadora do serviço não tinha estrutura física e quadro de funcionários condizentes com o objeto do contrato, que durou de 2016 a 2019.

José Bezerra, diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), explicou que todo o material apreendido será analisado pelas equipes de investigadores. “Parte será enviado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para que no final seja possível determinar se há ou não alguma prática delituosa”, concluiu. 

Foto: Redes sociais

Assaltantes em fuga são presos após bater carro em poste

A polícia prendeu quatro suspeitos de assalto na noite da terça-feira (23), após o veículo bater em um poste, enquanto fugiam da polícia, no Centro de Salvador.

De acordo com a Polícia Civil, uma pessoa acionou a polícia, no bairro Politeama, informando que os três homens e uma mulher estavam a bordo de um veículo praticando assaltos.

Logo em seguida, os militares iniciaram a perseguição ao veículo, que foi alcançado na Ladeira da Montanha. Foi apreendido com os criminosos, um revólver calibre 38, municiado, quatro celulares, um relógio, bolsas, carteiras com documentos e chaves.

Ainda segundo informações, na fuga, o quarteto atropelou um motociclista e bateu em um poste na região da Ladeira da Montanha. Não há informações sobre o estado de saúde do motociclista.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Avenida Tancredo Neves.

Foto: Haeckel Dias / SSP

Operação da polícia cumpre mandados no Detran e em empresas privadas em Salvador

Operação da polícia cumpre mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (24), em empresas privadas, em duas fundações de direito privado e no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A ação, batizada como “Mão Dupla”, tem a participação de cerca de 70 policiais.  

Segundo a Coordenação de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil da Bahia, a operação é consequência de um inquérito que apura fraudes entre o Detran, por meio da Escola Pública de Trânsito, e uma fundação de direito privado de Salvador.

De acordo com a investigação, ilegalidades no processo licitatório e na execução do contrato geraram um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 19 milhões.

A apuração da Polícia Civil revelou também a participação de ex-dirigentes do Detran-BA e de outros agentes públicos ligados ao órgão. Há ainda indícios de lavagem de dinheiro.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Produção de animação mostra como lidar com a ansiedade na pandemia

A pandemia causou medo nas pessoas em todo o mundo, e segundo especialistas, o bem-estar emocional também. A apreensão de contrair o vírus e, além disso, o isolamento social teve um profundo impacto na população mundial. 

Com isso, para ajudar as pessoas a lidar com essa situação, foi lançado o vídeo Epidemias – O que você pode fazer? 

“O objetivo do vídeo é nos ajudar a ter uma boa atitude ao lidar com a pandemia e aos problemas que ela tem gerado”, disse João Leonardo Rodrigues, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

Segundo João, além do vídeo, o material tem um artigo com comentários de especialistas da saúde mental e emocional, que pode ajudar na atitude a ser tomada durante a pandemia e de como a pessoa pode encarar a situação para não entrar em depressão.

A animação tem a duração de três minutos, e tem a opção de ser assistida em mais de mil idiomas ou com legenda. A produção fornece ajuda prática, emocional e espiritual para as famílias enfrentarem os efeitos da pandemia.  Para ter acesso ao material basta entrar no site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org.

Informações estão sendo publicadas, desde o início da pandemia, no site jw.org, para ajudar as pessoas de todas as idades e formações a ficarem calmas e saudáveis.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) relatou que cerca de 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. Os pesquisadores ouviram 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade, nos meses de maio, junho e julho de 2020.