Foto: Paulo Galvão / SSP

Suspeito de matar namorado da ex é preso em Cruz das Almas

Um homem suspeito de homicídio foi preso na tarde de terça-feira (2) na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, por ter matado a golpe de faca, no peito de um homem identificado como Natanael Santana dos Santos, atual companheiro da sua ex.

Segundo o titular da delegacia de Cruz das Almas, delegado Cristovão de Oliveira, o suspeito, de 32 anos, trabalha como mototaxista, e não concordava com o relacionamento da sua ex com a vítima. Isso teria motivado o crime.

De acordo com a Polícia Civil, após o mandado de prisão, o suspeito foi encontrado no bairro Parque Santa Cruz pelos agentes da Delegacia Territorial da cidade.

O homem já está à disposição da Justiça Criminal e deve ser encaminhado ao sistema prisional.

Foto: Reprodução / SSP

Criminoso é preso após tirar selfie armado em Simões Filho

As Rondas Especiais (Rondesp), região metropolitana de Salvador (RMS), capturou no domingo (28), na cidade de Simões Filho, um criminoso que tirou uma selfie segurando um revólver.

Os agentes localizaram o traficante que se exibia com a arma, na Praça Santo Antônio do Rio das Pedras. Além de um revólver calibre 38, munições, 30 porções de crack, 12 trouxas de maconha e três aparelhos celulares também forma encontrados. O indivíduo foi preso e apresentado, na 22ª Delegacia Territorial (DT) do município.

Ainda nas ações em Simões Filho, na Avenida Bico Doce, os policiais foram informados sobre três homens armados, ameaçando moradores da localidade conhecida como Santo Antônio Rio das Pedras.

Com as informações recebidas, as equipes foram até o local. Após notarem a chegada das viaturas, os criminosos tentaram fugir, em um veículo modelo Fiat Palio, mas acabaram alcançados. Com eles foram localizados duas espingardas, uma arma de fogo artesanal, o carro e três celulares. O trio e todo material também foram apresentados na 22ª DT.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Travessias de ferry-boat continuam suspensas na Bahia

Até terça-feira (2), por causa da prorrogação das medidas restritivas em todo o estado, a travessia do sistema ferry-boat estará suspensa na Bahia. Estarão fechados os terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Itaparica.

A previsão de retorno das viagens é na quarta-feira (3), às 5h. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, que administra o ferry-boat, os clientes que compraram passagens pelo sistema de Hora Marcada, nos horários atingidos pelo decreto, terão as viagens reagendadas.

Ainda segundo informação da empresa, a central de atendimento está entrando em contato por e-mail para efetuar as remarcações, mas os usuários podem enviar e-mail para o demandastravessias@sollobrasil.com.br para solicitar o reagendamento.

Foto: Prefeitura de Lauro de Freitas / Ascom

Praias em Lauro de Freitas são interditadas a partir desta quarta

A partir de quarta-feira (24) as praias de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, serão interditadas para tentar conter o avanço de casos da Covid-19. O decreto foi publicado na terça-feira (23), e valerá por 15 dias.

Com a medida, o acesso às praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, estará proibido à população.

O funcionamento das barracas de praia, na condição de bares e restaurantes, será permitido de segunda a sábado, das 9h às 17h, apenas em suas áreas internas. A comercialização nas praias do município será restringida.

Outras medidas

O atendimento presencial ao público nas repartições municipais estará limitado. O atendimento presencial ficará mantido, exclusivamente, para os seguintes serviços: Samu e unidades da Rede Municipal de Saúde, banco de serviços e protocolo geral, CRAS e CREAS, restaurante popular, cozinha comunitária e banco de alimentos.

O atendimento ficará suspenso nas demais repartições municipais, no período de quarta-feira até 10 de março. As secretarias da prefeitura de Lauro de Freitas deverão publicar portarias informando os endereços de e-mail e telefone de contato, para facilitar o acesso da população aos seus serviços.

O decreto suspende ainda o uso de áreas esportivas da região, ou seja, está proibida a utilização dos campos de futebol, de quadras poliesportivas, parques, praças públicas e privadas.

No decreto municipal se enquadra também, a suspenção do funcionamento de clubes sociais, recreativos e esportivos, bem como a realização de atividades em piscinas, inclusive as localizadas em academias, clubes sociais e áreas internas de condomínios.

Já as academias de ginástica e restaurantes localizados dentro de clubes que possuem entradas independentes estão autorizados a funcionar. Porém, todos devem obedecer aos protocolos gerais e setoriais de prevenção ao novo coronavírus.

Foto: Divulgação / SSP

Líder de tráfico de drogas é preso no distrito de São Roque

Unidades da Polícia Militar, encontraram na manhã desta segunda-feira (22), o “Três de Copas” do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública e uma comparsa, no distrito de São Roque, no município de Maragogipe.

Ednaldo dos Santos, conhecido como Coroa ou Nai, era procurado por participação em diversos homicídios e liderava o tráfico de drogas nas cidades de Saubara, Maragogipe e São Roque.

Informações levaram as equipes da polícia ao imóvel ocupado por Nai, em São Roque. Ao perceber a aproximação das viaturas, o homem e sua companheira dispararam contra os policiais, mas foram feridos e socorridos à Unidade de Pronto Atendimento do município e não resistiram.

O homem tinha mandados de prisão por tráfico de drogas e mortes ligadas ao comércio ilegal e a mulher era procurada por tráfico.

“Ele liderava a venda de entorpecentes na região e estava sendo investigado em, pelo menos, quatro inquéritos. Também comandou um duplo homicídio em 2018, na localidade de Pedras Altas, em Saubara, motivo do mandado”, detalhou o delegado Rafael Almeida Oliveira.

Segundo o comandante da Cipe Litoral Norte, major Cis Bahiense, uma pistola calibre 40, uma espingarda calibre 12, munições, 316 pinos para acondicionar cocaína, um quilo de maconha e 360 gramas de cocaína estavam com o casal. O caso foi registrado na Central de Flagrantes de Cruz das Almas.

Baralho do Crime

O Baralho do Crime existe há 10 anos e apresenta o rosto dos criminosos mais perigosos do estado. Por meio da ferramenta, a população pode contribuir para a captura dos foragidos. As informações podem ser transmitidas, de maneira sigilosa, através do Dique Denúncia 3235-0000 (capital) e 181 (interior).

Foto: Divulgação / PMC

Camaçari terá praias interditadas a partir deste domingo

A partir de domingo (21), as praias de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, serão interditadas, segundo informação divulgada por meio de decreto da prefeitura publicado na sexta-feira (19).

Entre as praias que ficam no Litoral Norte, estão Arembepe, Guarajuba, Barra do Jacuípe, Itacimirim e Jauá.

A medida tem como objetivo reduzir o avanço do número casos do novo coronavírus na região, e valerá por 15 dias.

De acordo com o decreto, será permitida a abertura de estabelecimentos comerciais nas praias, como bares e barracas, no entanto, será necessário respeitar o toque de recolher, das 22h às 5h.

Já o funcionamento de jardins públicos, praças, parques, campos e quadras esportivas também estará restrito durante esse período de 15 dias.

Foto: Reprodução / Internacional Travessias

Confira horários especiais do ferry-boat e lanchas após decreto de toque de recolher

A partir da noite desta sexta-feira (19), os horários de funcionamento do sistema de travessia hidroviária entre a capital e as cidades de Itaparica e Vera Cruz sofrerão alteração, em virtude do decreto governamental que estabelece toque de recolher das 22h às 5h, até o dia 25 de fevereiro.

A Agerba determinou que as empresas operadoras passem a iniciar os serviços um pouco mais tarde e finalizem as operações mais cedo.

No sistema ferry-boat, o último horário de operação a noite será às 21h30 tanto em São Joaquim, como em Bom Despacho. A partir de sábado (20), o primeiro horário passa a ser operado às 5h30 em ambos os terminais, e a partir das 6h as saídas ocorrerão normalmente de hora em hora.

Já no sistema de travessias por lanchas, o último horário não sofre alteração, porque segue até as 20h. Pela manhã, a operação tem início às 5h20, no terminal Vera Cruz, e posteriormente realiza o cumprimento da grade regular de horários, de meia em meia hora.

Foto: Divulgação / SSP

Líder de organização criminosa morre após troca de tiros com a PM na Ilha de Itaparica

Um flagrante ocorreu no início da manhã desta terça-feira (16), na Ilha de Itaparica, Região Metropolitana de Salvador, quando equipes patrulhavam na BA-534, e suspeitaram de dois homens que, ao perceberem a presença policial, atiraram e correram.

Os agentes apreenderam um revólver, drogas e materiais utilizados no tráfico. A ação foi no trecho que liga Itaparica ao município de Salinas da Margarida, realizada pelas guarnições do Patrulhamento do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da PM

“Após confronto, percebemos que um dos criminosos estava ferido e buscou abrigo em uma residência. Rapidamente prestamos socorro para o Hospital Geral de Itaparica (HGI), em Vera Cruz, mas ele não resistiu. O comparsa conseguiu fugir”, contou o comandante da TOR/BPRV, capitão Jéferson Santos da Hora.

Com o suspeito, identificado como líder de uma organização criminosa atuante no bairro de Boca do Rio, na capital baiana, e na cidade de Mata de São João, foram encontrados um revólver calibre 38, seis tabletes de maconha e um saco da erva, 57 pinos de cocaína, uma balança, R$ 20 e um caderno com anotações do tráfico.

Todos os materiais foram apresentados na 19ª Delegacia Territorial (DT) de Itaparica.

Foto: Divulgação / SSP

Bombeiros localizam criança perdida em Costa do Sauípe com ajuda de cão farejador

Uma criança estava desaparecida em Costa do Sauípe, no Litoral Norte, região Metropolitana de Salvador, na madrugada deste domingo (14). O canil do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi acionado para uma busca, com apoio da guarnição de Lauro de Freitas.

Após pouco mais de uma hora de buscas, a menina foi encontrada pelos bombeiros. Na ação, os militares coletaram o odor de dentro do sapato da criança e sob o comando do subtenente BM Ednaldo Silva, a soldado BM Amanda Chaves e a cadela Ronda iniciaram as buscas às 4h20 da manhã, achando a menina por volta das 5h40.

Após o resgate a menina foi avaliada e deixada com a família e passa bem. “Quando entrei no quarto a mãe da menina começou a chorar e fazendo carinho em Ronda disse: “Ache minha filha por favor”. É inspirador ver a confiança que a sociedade tem em nós”, concluiu a soldado BM Amanda Chaves.

Foto: Reprodução / SSP

Polícia encerra evento com cerca de 100 pessoas em Lauro de Freitas

A Polícia Militar finalizou na tarde deste domingo (14), uma festa ilegal, com cerca de 100 pessoas, a maioria sem máscara, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O flagrante foi realizado pela 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga).

Os militares, já sabendo da possibilidade do evento, na localidade conhecida como Jardim Castelão, iniciaram as varreduras. O volume alto do som guiou os militares até o sítio Arara Azul. 

Os PMs flagraram 100 pessoas, dentro do imóvel, a maior parte com idades entre 20 e 30 anos, fazendo uso de bebidas alcoólicas. O equipamento sonoro foi desligado pelos organizadores do evento e o grupo, sem oferecer resistência, desistiu da festa.

Foto: CIMU

Batida entre três veículos em Lauro de Freitas causa a morte de uma pessoa e outras duas ficam feridas

Uma batida envolvendo um táxi, uma caminhonete e uma moto na tarde desta terça-feira (9), no centro de Lauro de Freitas resultou na morte de homem de 37 anos e outras duas ficaram feridas.

De acordo com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana, a vítima foi identificada como André Luís Negreiro e o local do acidente ocorreu na Avenida Dois de Julho.

As outras duas vítimas feridas, segundo o órgão, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Foto: Reprodução / SSP

Dupla é capturada após assalto a ônibus em São Francisco do Conde

Uma dupla levou celulares e pertences de passageiros num assalto de um ônibus intermunicipal no município de São Francisco do Conde, na quinta-feira (4), e foram capturados por policiais da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Candeias).

“Fomos procurados pelo motorista da linha Alagoinhas/Madre de Deus que informou que os criminosos tinham pego uma van sentido Madre. Fizemos a abordagem e encontramos os dois com os materiais”, relatou o comandante da 10ª CIPM, major Washington Costa. 

Com os dois homens foram encontrados um simulacro de arma de fogo e pertences das vítimas, como aparelhos, um relógio e a quantia de R$ 94.

A dupla foi encaminhada para a 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde onde foram reconhecidos pelas vítimas e autuados em flagrante por roubo qualificado. Os aparelhos roubados já foram devolvidos às vítimas.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão e de prisão em operação contra fraudes na BA

Um mandado de prisão preventiva e outros 10 de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF) em uma operação contra fraudes na Previdência Social no Recôncavo Baiano, na manhã desta quinta-feira (4).

De acordo com a PF, o mandado de prisão é para o chefe da agência da Previdência Social na cidade de Sapeaçu. Foram detectadas várias fraudes na concessão de benefícios na cidade, em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS.

As evidências indicam que o próprio chefe da agência concedia os benefícios, o que não é previsto pela legislação. Segundo a PF, entre os benefícios concedidos vão de aposentadoria por idade, a pensão por morte e salário maternidade.

O prejuízo estimado aos cofres públicos, em fraude de ao menos 132 benefícios, é de mais de R$ 2 milhões.

Além disso, investigações apontam que dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus, cerca de 30 km de Sapeaçu, tinham os benefícios concedidos pelo servidor.

Nos endereços ligados aos grupos criminosos investigados, dos 10 mandados de busca e apreensão, seis são em Santo Antônio de Jesus e os outros quatro são em Sapeaçu.

A Justiça determinou o afastamento do servidor e suas funções públicas e a proibição do acesso dos investigados a qualquer agência do INSS.

Na operação batizada de Palha Grande, os envolvidos vão responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e ativa.

Foto: Divulgação / PF
Foto: Reprodução / SSP

Polícia encontra imóvel para armazenar drogas na Região Metropolitana de Salvador

A polícia descobriu na terça-feira (2), um imóvel utilizado como ponto para armazenar drogas, no município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. A ação foi realizada por equipes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Os agentes encontraram o ponto no bairro de Nova Candeias, que resultou também na localização de um criminoso e na apreensão de 27 tabletes de maconha. Com a chegada da polícia, o indivíduo reagiu atirando com um revólver calibre 38. No confronto, ele acabou atingido e não resistiu.

“Estamos há dias realizando ações com o objetivo de prevenir possíves crimes, principalmente, motivados por disputas entre facções. Ontem, durante as atividades, realizamos esse flagrante”, disse o subcomandante da unidade, capitão Marivaldo Rosendo.

Além da arma e dos entorpecentes, também foram apreendidos duas facas, duas balanças, 40 pinos de cocaína e embalagens para drogas. A ocorrência foi registrada no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Foto: Corpo de Bombeiros

Quatro pessoas ficam feridas após batida entre caminhões na Ilha de Itaparica

Após uma batida entre dois caminhões de grande porte, na tarde desta segunda-feira (1°), na BA-001, no entroncamento de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, quatro pessoas ficaram feridas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas ficou presa às ferragens e precisou ser resgatada por equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os agentes informaram ainda que a vítima com ferimentos graves e as outras três foram levadas para unidades de saúde da região.

Não há detalhes sobre o estado de saúde delas e informações sobre o que pode ter provocado o acidente.

Foto: Ascom / Prefeitura de Lauro de Freitas

Lauro de Freitas prorroga decreto que proíbe comércio nas praias

O decreto que proibia a comercialização informal nas praias do município foi prorrogado pela prefeitura de Lauro de Freitas, até o dia 15 de fevereiro. De acordo com o órgão municipal, a atividade de comércio ambulante nas praias está proibida todos os dias da semana.

Caso o ambulante descumpra o artigo sobre a proibição de comercialização, e seja flagrado pela fiscalização, poderá ter seus equipamentos e mercadorias apreendidas e condicionada a liberação ao pagamento de multa.

Segundo a prefeitura, o comércio nas feiras livres também vai ficar limitado à comercialização de hortifrutigranjeiros e produtos oriundos da agricultura familiar. Os ambulantes devem garantir lugares de atendimento ao público com distanciamento mínimo de dois metros, e de um metro e meio entre as disposições das barracas destinadas a esse comércio.

O consumo de alimentos e bebidas e a disponibilização de mesas e cadeiras aos clientes estão proibidos.

Medidas também foram tomadas pela prefeitura relacionadas aos estabelecimentos de ensino. A gestão municipal decretou que só permite a presença de corpo docente no ambiente escolar. A determinação limita a um professor por sala de aula, acompanhado das pessoas necessárias à produção do conteúdo a ser transmitido. Protocolos de prevenção à Covid-19 devem ser cumpridos rigorosamente.

Foto: Divulgação / SSP

Polícia localiza traficantes com arma e drogas em Simões Filho; em fuga um deles fica ferido e morre

Policiais localizaram um traficante com arma, munições e entorpecentes, nesta terça-feira (26), na localidade conhecida como Morro, bairro Cristo Rei, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação foi realizada pela 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho).

Os agentes apreenderam uma pistola Mauser 9 milímetros, carregador, dois tabletes e três cigarros de maconha, 23 pinos de cocaína e oito pedras de crack.

De acordo com o comandante da 22ª CIPM, major PM Luiz Alan Silva, durante rondas, os PMs visualizaram homens armados na região. Ao perceber a presença policial, o grupo atirou contra os PMs, fugiu na direção da mata e foi seguido. “Um homem foi ferido e socorrido para o Hospital de Simões filho, mas não resistiu”, contou.

Foto: PC / SSP

Homem preso mantinha companheira baleada em cárcere privado por 15 dias

Nesta segunda-feira (25), foi preso um homem acusado de manter a companheira em cárcere privado por 15 dias, depois de ter atirado na cabeça da vítima, em Santo Antônio de Jesus. A ação foi realizada pelos policiais do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin),

Segundo a delegada Patrícia Jackes, do Neam/4ªCoorpin, o homem disse que atirou na vítima na presença da filha de cinco anos e utilizava preparados de folhas para tentar cicatrizar o ferimento. A criança foi quem avisou a uma tia que o pai havia dado um tiro na cabeça da mãe. A irmã e a mãe da vítima foram até o imóvel e encontraram a familiar ferida.

Segundo as testemunhas, as agressões físicas e verbais eram contínuas e a vítima mantinha o relacionamento sob ameaças de morte. “Ele andava pela casa com a arma de fogo na cintura para intimidar a vítima e costumava ligar um aparelho de som no último volume, para evitar que os vizinhos escutassem os gritos e pedidos de socorro”, detalhou.

Ainda de acordo com apuração da polícia, em 2019, o agressor deflagrou tiros na direção de um veículo onde a companheira estava e acertou um dos disparos no pé da filha mais velha dela, que na ocasião tinha 12 anos. 

O homem teve a prisão solicitada à Justiça pelos crimes de cárcere privado e tentativa de feminicídio. Após o cumprimento da ordem de prisão, ele ficará custodiado à disposição da Justiça. 

Foto: Reprodução / SSP

PM prende dupla e libera vítima de sequestro relâmpago em Lauro de Freitas

Dois criminosos acabaram presos em flagrante durante um sequestro relâmpago na tarde de sábado (23), na Região Metropolitana de Salvador. A ação foi realizada pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas).

PMs que realizavam a ‘Operação Pitstop’, que visa o combate à roubo de veículos, foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública. Os agentes montaram um cerco após informações de homens, em um veículo modelo Ranger, placa JHF-3989, estavam praticando assaltos. A denúncia citou ainda que um homem havia sido sequestrado pelo grupo.

“Rapidamente conseguimos identificar o carro, que seguia em direção ao bairro de Portão. Soltamos a vítima que estava extremamente assustada. Conseguimos apurar ainda que a intenção dos criminosos era levar a vítima para fazer saques de dinheiro”, contou o comandante da unidade, major Everton Monteiro.

A dupla foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Vereador de Candeias é morto a tiros em ataque a bar

Na noite de domingo (24), um vereador da cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, foi morto a tiros no bairro Sarandi, em um bar. Cinco pessoas que estavam no estabelecimento ficaram feridas.

Segundo a prefeitura da cidade, André Luiz Ferreira de Araújo (PP), de 38 anos, conhecido como Júnior CCA, estava em um bar próximo a casa dele, quando homens chegaram atirando e o vereador foi baleado. A esposa dele foi uma das feridas. A polícia ainda não tem informações se ele era alvo dos tiros.

Nas redes sociais, a prefeitura escreveu que “a cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem estar da população candeense”.

A prefeitura de Candeias decretou luto oficial de três dias pela morte do parlamentar, em respeito aos amigos, eleitores e familiares.

Foto: Elias Mascarenhas / Divulgação

Cachoeira celebra 50 anos de tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico em evento on-line

Para comemorar os 50 anos de tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade de Cachoeira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, a partir de segunda-feira (25) um webnário.

O evento on-line será transmitido pelo canal oficial do Iphan no YouTube e vai contar com a participação de professores, pesquisadores, representantes culturais e autoridades, para debates em formato de mesas-redondas e apresentações, sempre a partir das 19h30, até sexta-feira (29).

De acordo com o Iphan, ao mesmo tempo em que se celebram os 50 anos deste tombamento, revela-se também importante discutir as conquistas alcançadas nesse período, além de seus impactos na vida da população local.

Na programação, o webnário contará também com apresentações das filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e do grupo Gegê Nagô.

Cachoeira reúne um dos mais importantes acervos arquitetônicos barrocos do Brasil. Reconhecida como Cidade Monumento Nacional em 1971 e tombada no mesmo ano, o conjunto urbano de Cachoeira possui cerca de 670 edificações e, além do acervo colonial, a Ponte D. Pedro II, o mercado, a ferrovia e a hidrelétrica, são importantes marcos culturais.

Programação completa:

25/01 – Segunda-feira
19h30 – Tema: Atribuição de valores do conjunto tombado de Cachoeira e instrumentos de gestão implementados por órgãos governamentais

– Prof. Dr. Nivaldo Andrade – Arquiteto e Urbanista PPGAU/UFBA
– Prof. Dr. Paulo Ormindo de Azevedo – Arquiteto e Urbanista PPGAU/UFBA
– Bruno Sampaio Tavares – Engenheiro Civil/Superintendente do Iphan na Bahia
– João Gustavo Andrade – Arquiteto e Urbanista/Chefe do Escritório Técnico do Iphan em Cachoeira
– Mediação: Camilla Souza

26/01 – Terça-feira
19h30 – Tema: A etnomusicologia do Samba de Roda em Cachoeira e no Recôncavo Baiano

– Apresentação Filarmônica Lyra Ceciliana
– Eliana Gonzaga – Prefeita do município de Cachoeira-BA
– Davi Rodrigues – Secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira-BA
– Prof. Dra. Francisca Helena Marques – Cientista Social/CAHL/CECULT/UFRB
– Dra. Dalva Damiana de Freitas – Cantora e Compositora/Fundadora do Grupo de Samba de Roda Suerdieck
– Ananias Viana – Integrante do Samba de Roda Suspiro do Iguape
– Mediação: Camilla Souza

27/01 – Quarta-feira
19h30 – Tema: As irmandades católicas de Cachoeira-BA e seus rastros urbanos: celebrações, procissões e fé

– Apresentação Filarmônica Minerva Cachoeirana
– José Luiz Anunciação Bernardo – Vereador do município da Cachoeira-BA
– Prof. Me. Vanhise da Silva Ribeiro – Cientista Social / CAHL/UFRB
– Ir. Joselita Sampaio – Integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte
– Leonardo Marques – Integrante da Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda
– Mediação: Camilla Souza

28/01 – Quinta-feira
19h30 – Tema: Diáspora e raízes africanas: a capoeira e os Terreiros de Candomblé em Cachoeira-B

– Apresentação grupo Gegê Nagô.
– Roberaldo Galiza – Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Cachoeira-BA
– Prof. Dr. Antônio Liberac Pires – Historiador e Antropólogo CAHL/PPGMPH/UFRB
– Jorgenei Gomes dos Santos (Ney Pontão) – Músico e compositor/Instrutor do Grupo de Capoeira Ginga Mundo/Coordenador do Ponto de Cultura Muleki é Tu
– Edvaldo de Jesus Conceição (Buda de Bobosa) – Ogã do Terreiro Zoogodo Bogun Male Rundô (Roça do Ventura)
– Antônio dos Santos (Pai Duda de Candola) – Ogã do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê
– Mediação: Camilla Souza

29/01 – Sexta-feira
19h30 – Tema: Experiências empíricas e acadêmicas no conjunto urbano de Cachoeira: conquistas, desafios e novas perspectivasDyane –

– Brito Reis Santos – Diretora do CAHL/UFRB
– Prof. Dr. João Carlos Salles – Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
– Prof. Dr. Rafael Winter Ribeiro – Geógrafo – PPGG/UFRJ/MP Centro Lúcio Costa/IPHAN
– Jomar Lima – Museólogo/Diretor da Fundação Hansen Bahia
– Mediação: Camilla Souza

Foto: Divulgação / SSP

Polícia flagra adolescente de 16 anos com submetralhadora na BR-101

A Polícia Militar flagrou na tarde de quinta-feira (21), um adolescente de 16 anos, com uma submetralhadora calibre 9mm. O assaltante foi encontrado às margens da BR-101, próximo da barragem de Pedra do Cavalo, área pertencente à cidade de Governador Mangabeira.

Segundo os militares, após denúncias de assaltos sendo realizados, naquela região, iniciaram ações ostensivas. Durante varreduras, três suspeitos foram avistados e correram para uma área de matagal. O adolescente foi alcançado e como ele apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, carregador e munições. Os outros dois comparsas conseguiram escapar.

Ao revistar a mochila levada pelo adolescente, os PMs recuperaram um notebook e um smartphone. A proprietária dos bens foi localizada e informou que havia sido roubada por três homens. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Governador Mangabeira.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Lauro de Freitas recebe mais de 1.500 doses de Coronavac

Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, vai receber 1.630 doses da vacina CoronaVac na noite desta segunda-feira (18), de acordo com a prefeita do município, Moema Gramacho (PT). Ainda não há informações sobre quando a vacinação começará a ser feita na cidade.

“Nós deveremos estar lá [Aeroporto de Salvador] para assim que ela [vacina] seja liberada, nós podermos pegar e levar para o local de armazenamento em Lauro de Freitas. Deve ser por volta das 2h conforme orientação que nós recebemos”, afirmou a prefeita.

Segundo Moema Gramacho, o município tem 17 instituições que cuidam de idosos. Nestes locais, cerca de 500 pessoas devem ser vacinadas, destes, 270 idosos.

As pessoas que vão receber a 1ª dose da vacina na 1ª etapa da vacinação são trabalhadores da saúde que trabalham diretamente com pacientes com Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos.

Foto: Reprodução / SSP

Dois homens são presos e um menor apreendido com arma falsa em Lauro de Freitas

Um trio com arma falsa, drogas e celular roubado, foi localizado pela Polícia Militar na noite de domingo (17), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Um adolescente que participou de uma das ações criminosas acabou apreendido.

No centro da cidade, em patrulhamento na Avenida Beira Rio, as guarnições abordaram uma dupla que estava em uma motocicleta modelo Honda NXR 160 Bros e, durante a abordagem, encontraram com um adolescente um simulacro de arma de fogo. Já com o comparsa foram localizados 15 porções de drogas, entre maconha, cocaína e ectasy, “um soco inglês”, toca ninja e duas balanças.

Também em Lauro, desta vez no final de linha, um assaltante foi capturado poucos momentos depois de roubar o celular de um popular. “Com as características dos autor, as guarnições iniciaram as buscas nas proximidades e conseguiram localizá-lo. Em seguida, a vítima fez o reconhecimento”, contou o comandante da Rondesp RMS, major Fabrício Oliveira.

As duas ocorrências foram registradas na 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas.

Foto: Jota Freitas / Setur

Trabalhadores da Ilha de Itaparica serão qualificados para o turismo

Uma série de cursos oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para profissionais que atuam em diversos segmentos ligados ao turismo na Ilha de Itaparica, na Bahia, vão começar no próximo mês de fevereiro. Com 40 horas de aulas, a iniciativa visa qualificar a mão de obra local e proporcionar melhor atendimento aos visitantes.

Na segunda-feira (11), durante visita do secretário do Turismo e Cultura de Itaparica, J. Velloso, ao chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga, a proposta dos cursos foi apresentada. Na oportunidade, as ações do Prodetur Nacional Bahia na ilha de Itaparica foram apresentadas ao novo secretário municipal.

Segundo a Setur, as equipes estão programando uma visita técnica e reunião com o prefeito Jose Elias das Virgens Oliveira, para apresentar a proposta da Marina de Itaparica, cujo projeto tem investimentos em torno de R$ 11 milhões e contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para vendas de alimentos e bebidas.

O programa, que tem recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo da Bahia, vai beneficiar o turismo nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos nos segmentos náutico e cultural. “Qualificação é um aspecto fundamental a contribuir para o fomento do turismo local, ajudando a conquistar os visitantes com bom atendimento e serviço de excelência”, explica Braga.

Ao todo, estão previstas a implantação de quatro bases náuticas (Penha, em Salvador; Itaparica; Salinas da Margarida; e Cacha Pregos, em Vera Cruz), seis terminais turísticos (Botelho e Bom Jesus dos Passos, em Salvador; Maragojipe; Cachoeira; Jaguaripe; e Mutá, em Salinas da Margarida). Também os atracadouros do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, junto com a grande restauração do equipamento cultural, e do Solar do Unhão (Museu de Arte Moderna), na capital, que inclui ainda a reforma do restaurante.

Qualificação

Turismo Religioso, Qualidade no Atendimento Turístico, Noções Conceituais no Turismo, Produção Associada ao Turismo e Turismo e Cidadania são os temas a serem trabalhados durante os cursos, realizados nos municípios de Vera Cruz e Itaparica, que compõem o território da ilha. A mobilização dos profissionais e a realização das inscrições ficarão a cargo das prefeituras locais.

Também participaram da reunião de segunda-feira (11) o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur, Divaldo Borges, e o coordenador do Prodetur Bahia, Jaime Salgado.