Foto: Carol Garcia / GOVBA

Rui Costa inaugura Unidade de Hemodiálise em Cruz das Almas

O Governador Rui Costa (PT) inaugurou nesta quinta-feira (22) a Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas. Moradores do município e mais oito cidades da região que necessitam de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica, Hemodiálise e Diálise Peritoneal terão assistência mais próxima de suas residências.

O novo serviço, que prestará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possui capacidade instalada de 35 pontos de hemodiálise, com previsão de funcionamento nos três turnos, suficiente para atendimento a 210 pacientes, residentes em sua área de abrangência.

Além de Cruz das Almas, serão beneficiados os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição de Feira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Sapeaçu. Antes, os moradores destes municípios tinham que se deslocar para Santo Antônio de Jesus.

Atualmente, na Bahia, 9.009 pessoas fazem hemodiálise ou diálise peritonial. Desse total, 7.949 (88,2%) são assistidos pelo SUS.

O Governador explicou que, embora o investimento para a abertura da unidade tenha sido aprovado, o paciente será assistido graças aos recursos públicos. “É um investimento indireto do Estado. O atendimento à população será gratuito, através do SUS”, afirmou. Ele ainda destacou a regionalização da saúde que vem sendo feita na Bahia. “Estamos levando o serviço para mais perto de quem precisa”, pontuou.

De acordo com Tereza Paim, a nova unidade vai trazer um maior conforto e segurança para os pacientes nefropatas. “Muitas vezes, por conta de intercorrências, o paciente acaba não tendo uma adesão adequada ao tratamento. Essa unidade traz uma nova realidade”, disse.

Foto: Alberto Maraux / SSP

Polícia Militar encontra meia tonelada de cocaína e desativa laboratório em Camaçari

A Polícia apreendeu meia tonelada de cocaína e desativou um laboratório de refino na tarde desta quarta-feira (21). A facção usava um imóvel localizado na Estrada das Cascalheiras, em Camaçari, e produzia quatro toneladas do entorpecente por mês. A ação foi realizada pelas equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Há um mês, os investigadores da Coordenação de Narcóticos desenvolviam ações de inteligência e descobriram a possível casa usada para refinar, prensar, embalar e distribuir cocaína para bairros de Salvador e Região Metropolitana. Os tabletes eram identificados com escudos de times de futebol do Brasil e da Europa.

Os investigadores ficaram em campana desde as 5h da quarta e perceberam a movimentação de dois suspeitos que eram monitorados. No final da tarde, quando um deles saiu do imóvel, os policiais civis fizeram a abordagem. No primeiro contato, o homem confessou que trabalhava para uma facção envolvida com tráfico, homicídios, roubos e corrupção de menores.

Divididos em equipes, os investigadores cercaram a casa e encontraram uma mulher que também atua para a organização criminosa. Dentro da casa foram apreendidos meia tonelada de cocaína, dois tabletes de maconha, três prensas (duas com capacidade para 20 toneladas e uma hidráulica com capacidade para 70 toneladas), substâncias para refinar cocaína, liquidificadores e caderno com anotações do tráfico.

A dupla e todo o material apreendido foram apresentados no Draco. “Trabalho de excelência, com inteligência e precisão. Continuaremos com as investigações contra essa organização criminosa”, afirmou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.

Foto: Henrique Ferreira / Arquivo Pessoal

Ônibus perde o controle em ladeira no centro de Candeias; carros são atingidos e pessoas ficam feridas

Um motorista perdeu o controle do ônibus em uma ladeira, atingiu vários carros e deixou cerca de sete pessoas feridas, na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, nesta segunda-feira (19).

Segundo a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o caso ocorreu por volta das 17h15, na região conhecida como Trevo do Petróleo, que fica no centro da cidade. As primeiras informações apontam que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo após problema no freio.

De acordo com testemunhas, no momento do acidente o motorista buzinou e pediu que pedestres saíssem da frente do veículo desgovernado.

Não há informações sobre o total de carros que foram atingidos. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Ouro Negro. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Foto: Divulgação / Astramab

Travessia Salvador-Mar Grande tem parada de 4 horas neste domingo por causa de maré baixa

A travessia marítima entre Salvador-Mar Grande será interrompida por quatro horas na manhã deste domingo (18), por causa da maré baixa. Em Mar Grande, as embarcações pararam às 8h e serão retomadas às 12h. Na capital baiana, a parada foi às 7h30, com previsão de retorno às 11h30.

Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a travessia com saída de Mar Grande já teve quatro horários neste domingo, 5h, 6h, 7h e 8h, e depois houve a suspensão. O último horário no sentido do Terminal de Vera Cruz, para Salvador, é às18h.

Já em Salvador, ocorreram saídas das embarcações nos dois primeiros horários deste domingo, às 6h30 e às 7h30. No retorno das operações das lanchas, às 11h30, o sistema funciona normal até às 18h30, com sua última saída do Terminal Náutico de Salvador para Mar Grande.

Neste domingo, a travessia registra movimento tranquilo de embarque nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico, em Salvador e conta com seis embarcações em tráfego.

Foto: Reprodução / Astramab

Maré baixa interrompe a travessia Salvador-Mar Grande por 5 horas

O serviço da travessia Salvador-Mar Grande terá nesta manhã de sábado (17) mais uma interrupção de 5 horas por causa do período de maré baixa prolongada. Em Mar Grande, as embarcações saem normalmente nos horários das 5h, 6h e 7h.

Após as 7h, as lanchas iniciam a parada da travessia e só retornam às 12h. Na retomada, o sistema funciona com saídas de hora em hora, até às 18h, com a última saída de embarcação do Terminal de Vera Cruz.

O primeiro horário de saída do Terminal Náutico de Salvador será feito às 6h30. Depois, a próxima embarcação só partirá do terminal às 11h. A última saída será às 18h30, o horário das 19h30 está cancelado devido à maré baixa.

Também na capital, os horários após o período de maré baixa serão sempre de hora em hora, mas com possibilidade de saídas extras devido ao movimento de embarque de passageiros que vão passar o final de semana em localidades da Ilha de Itaparica.

Foto: Divulgação / Astramab

Maré baixa causa parada da travessia Salvador-Mar Grande nesta sexta-feira

Devido à maré baixa, que impede à atracação dos barcos no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, a travessia Salvador-Mar Grande fará parada de aproximadamente quatro horas nesta sexta-feira (16).

Em Salvador, o horário de saída da primeira embarcação do Terminal Náutico da Bahia, que seria às 6h30, foi antecipado em 20 minutos, para 6h10. Após este horário, o sistema será interrompido, e voltará às 11h.

Nesta sexta-feira, o último horário saindo de Salvador será às 18h15, também por causa da maré baixa. O último horário do dia, que seria às 19h30, está cancelado.

Já em Mar Grande, o sistema funciona normalmente nos horários das 5h, 6h e 7h da manhã. Depois inicia o período de parada, que vai até às 11h20. O último horário da travessia Mar Grande para Salvador será às 18h.

Horários da travessia nesta sexta-feira:

– Mar Grande para Salvador – 5h, 6h, 7h, 11h20, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

– Salvador para Mar Grande – 6h10, 11h, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h15.

Foto: Divulgação / PRF-BA

PRF prende dois homens por porte ilegal de armas na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens por porte ilegal de arma, na BR-101, no trecho da cidade de Santo Antônio de Jesus, no final da tarde da quarta-feira (14). Os policiais apreenderam duas pistolas, carregadores e munições.

De acordo com a PRF, os suspeitos foram abordados em uma fiscalização na altura do Km 265. No momento da ação, os dois apresentaram nervosismo e se contradisseram nas respostas dadas aos agentes. Os homens têm 26 e 32 anos.

Os agentes resolveram vistoriar o veículo e encontraram as duas pistolas, sendo uma calibre 9 mm e a outra 380 mm. Ainda dentro do carro, foram encontradas também 16 munições e cinco carregadores. A dupla foi presa e levada para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Governo do Estado reforma gramado e equipamentos do estádio municipal de Amélia Rodrigues

O governador Rui Costa (PT) entregou nesta quarta-feira (14) a recuperação do gramado e parte do equipamento esportivo do Estádio Municipal Mário do Nascimento Souza, em Amélia Rodrigues. O investimento foi de mais de R$ 480 mil pelo governo do estado.

“Nós temos aplicado muitos recursos e acreditado no esporte como ferramenta importante para o desenvolvimento da infância e da adolescência. Neste equipamento, vamos completar a reforma construindo uma nova arquibancada, além de renovar a iluminação. Também pretendemos, aqui em Amélia Rodrigues, inspecionar algumas áreas para construir uma nova escola, como já temos construído em outras cidades, com infraestrutura completa, que inclui laboratórios, biblioteca, quadra coberta, campo society, entre outros. O objetivo é melhorar a educação em toda a Bahia”, ressaltou Rui Costa.

No estádio também foram instalados três bancos de reserva e uma estrutura de vestiário. Para a manutenção do gramado foi instalado um poço e sistema de irrigação. Estiveram presentes no evento de entrega o titular da Setre, Davidson Magalhães, e o diretor da Sudesb, Vicente Neto.

A reforma do equipamento esportivo foi executada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho e Esporte do Estado (Setre), em parceria com a prefeitura.

Foto: Agência Brasil / EBC

Abastecimento de água é interrompido em alguns bairros de Lauro de Freitas

Nesta quarta-feira (14), alguns bairros de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, o abastecimento de água foi temporariamente interrompido.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a suspensão do serviço foi necessária para corrigir um rompimento em um trecho da distribuidora que provocou vazamento.

As localidades afetadas são Portão, Buraquinho, Vida Nova e Vilas do Atlântico. O fornecimento de água começará a ser regularizado gradativamente, com previsão que o serviço seja concluído no final da tarde desta quarta, e posteriormente, tenha sua completa regularização nas 24h seguintes.

A Embasa informou que, até que a situação seja normalizada, moradores devem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, informando número de matrícula. O contato pode ser feito pelo App Embasa, Agência Virtual ou pelo 0800 0555 195.

Foto: Divulgação / Astramab

Travessia Salvador-Mar Grande é interrompida por quatro horas por causa da maré baixa

A travessia Salvador-Mar Grande vai ser interrompida durante quatro horas por causa da maré baixa nesta quarta-feira (14). Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), de Mar Grande para a capital, sairão embarcações do Terminal de Vera Cruz às 5h e 6h. Depois o serviço só será retomado às 10h.

O primeiro horário de saída de Salvador será às 9h30, também por causa da maré baixa. Então, os horários entre 6h30 e 8h30 estão cancelados.

Já o último horário de saída de Salvador será às 17h30. Estão canceladas as duas últimas saídas do dia, que seriam feitas às 18h30 e 19h30.

Em períodos de maré baixa prolongada, as embarcações da travessia Salvador-Mar Grande não podem atracar no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação.

Horários da travessia desta quarta-feira:

– Mar Grande para Salvador – 5h, 6h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

– Salvador para Mar Grande – 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Ferry-boat e lancha Salvador-Mar Grande têm movimento tranquilo no início desta segunda

Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, até por volta das 8h50, não foram registradas filas nos terminais da Ilha de Itaparica e da capital baiana. O movimento é tranquilo na manhã desta segunda-feira (12).

Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a expectativa é que o movimento de passageiros aumente a partir das 12h, por causa do fluxo de pessoas que foram passar o fim de semana prolongado na ilha, e devem voltar para a capital para trabalhar na terça-feira.

Estão funcionando seis embarcações e o embarque de passageiros é feito a cada hora. As lanchas começaram a sair às 5h da manhã.

A recomendação da Astramab é para que os passageiros antecipem um pouco o retorno da Ilha, evitando os horários de maior pico, no final da tarde.

Confira os horários da travessia de lancha nesta segunda-feira:

– Salvador para Mar Grande – 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30 e 19h30.

– Mar Grande para Salvador – 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

Horário de travessias pelo Ferry-boat:

– Salvador para Mar Grande: às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h.

– Mar Grande para Salvador: às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

Morro de São Paulo:

Os horários diários do catamarã saindo de Salvador são: às 9h e 11h30. No retorno de Morro de São Paulo, as saídas ocorrem às 11h30 e 14h30. O bilhete custa R$ 96,90, e são vendidos nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico.

A travessia também conta com as medidas contra o coronavírus, com a capacidade permitida de 50% de ocupação dos assentos.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Embasa retoma atendimento presencial em postos do SAC de Salvador e região metropolitana

A partir da próxima terça-feira (13) a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retomará o atendimento presencial em cinco postos do SAC em Salvador e região metropolitana, O atendimento estará disponível nas unidade Barra, Periperi, Comércio, em Salvador, além de Candeias e Lauro de Freitas, na região metropolitana.

Para ser atendimento nos postos SAC, é preciso fazer o agendamento através do SAC Digital. Inicialmente, estarão disponíveis alguns serviços nestes locais como negociação de débitos, simulação de parcelamento, alteração de titularidade da conta, cadastro na Tarifa Social, pedido de ligação de água e pedido de ligação de esgoto.

Segundo a Embasa por causa da pandemia, a abertura de mais pontos de atendimento presencial vai ocorrer aos poucos, atendendo os protocolos e à segurança de clientes e funcionários.

De acordo com a Embasa desde 16 de setembro, o atendimento presencial foi retomado nos seguintes municípios: Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Jequié.

No mês de setembro, a empresa iniciou o atendimento remoto pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, pelo telefone (71) 99908-9001. O cliente pode solicitar serviços de emissão de segunda vida de conta, consulta de débito, pagar conta com cartão, comunicar vazamento, comunicar extravasamento de esgoto, informar falta de água, revisão de conta, além de consultar solicitações.

Além do Whatsapp, estão disponíveis outros canais de atendimento. A Agência Virtual e o APP Embasa, além do telefone 0800 0555 195, que neste período vem atendendo com número reduzido de atendentes, em decorrência das medidas de isolamento exigidas na pandemia.

Foto: Divulgação / SSP

PM apreende três submetralhadoras no período de 12h em Salvador e RMS

A Polícia Militar apreendeu três submetralhadoras, na capital baiana e em duas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) no período de 12h. O último armamento desse modelo foi localizado, no início da tarde deste sábado (10), pela Rondesp Atlântico, na Boca do Rio.

Os PMs faziam rondas preventivas, na localidade de Alto de São João, quando encontraram um traficante de 29 anos com uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, munições e pedras de crack. O criminoso foi apresentado na Central de Flagrantes.

Na noite de sexta-feira, entre os municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, guarnições da 36ª CIPM e do 12° BPM prenderam outro traficante com duas submetralhadoras e drogas.

Foto: Reprodução / Agerba

Resolução amplia embarque de veículos no Sistema Ferry-Boat para 75%

O embarque de veículos no sistema de travessia via Ferry-boat, entre Salvador e Itaparica, será ampliado de 50 para 75% da capacidade das embarcações, a partir desta quinta-feira (8). Segundo a Agerba, a resolução nº 43/2020, que autoriza a ampliação, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (8).

Entretanto, o embarque de passageiros, não será ampliado, ficando limitado a 50% da capacidade dos ferries. A medida altera as normas que foram estabelecidas anteriormente com o intuito de adequar a procura dos motoristas e a melhor operacionalidade da travessia.

Diante da manutenção do estado de pandemia a ampliação do quantitativo de pedestres não foi realizada para que o distanciamento entre os passageiros seja mantido no salão das embarcações e outras áreas dos terminais.

Os horários serão os mesmos, com operação de 13 horários regulares diários. Confira:

– Salvador para Itaparica, às 05:00h, 06:00h, 08:00h, 10:00h, 11:00h, 12:00h, 14:00h, 15:00h, 16:00h, 18:00h, 19:00h, 20:00h e 22:00h;

– Itaparica para Salvador, às 05:00h, 06:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h, 12:00h, 13:00h, 14:00h, 16:00h, 17:00h, 18:00h, 20:00h e 22:00h, todos os dias;

A capacidade das embarcações a partir desta quinta-feira:

EMBARCAÇÃO       VEÍCULOS (capacidade de 75%)

Anna Nery               40

Dorival Caymmi      101

Ivete Sangalo              40

Maria Bethânia         33

Pinheiro                       39

Rio Paraguaçu               32

Zumbi dos Palmares      112

Foto: Divulgação / SSP

Quarteto de traficantes é preso com arma e drogas em Camaçari

Um flagrante durante rondas da Polícia Militar na tarde da terça-feira (6) localizou quatro criminosos com armas, drogas, dinheiro entre outros materiais, na rua Caixa D´Água, bairro de Camaçari de Dentro. A ação foi realizada pelas equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Camaçari).

Os homens ao perceberem a chegada dos policiais, iniciaram fuga, mas acabaram alcançados. Com eles foram encontrados uma pistola, um carregador, 28 munições, R$839, uma balança, uma corrente, 179 trouxas de maconha de variados tamanhos, 17 pacotes de cocaína e um celular.

Na 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, os criminosos foram autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e um deles também por porte ilegal de arma de fogo. Entre os capturados, um possuía mandado de prisão em aberto.

Foto: Divulgação / SSP-BA

Criança de 4 anos é transportada de helicóptero para Salvador após sofrer traumatismo craniano

Uma criança de 4 anos sofreu um traumatismo cranioencefálico e afundamento de crânio, na Ilha de Itaparica, na tarde da segunda-feira (5). Ela teve que ser transferida de helicóptero de Itaparica para Salvador. A criança se machucou em sua casa após cair de uma pilastra.  

A vítima foi levada para o Hospital Geral de Itaparica (HGI), mas por causa da gravidade, precisou de remoção para outra unidade de saúde. Ela foi transportada para a capital baiana pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, e levada para o Hospital do Subúrbio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), todo o traslado contou com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estabilizou a criança inconsciente.

O tempo de deslocamento para a capital levou cerca de 15 minutos e o estado de saúde da vítima não foi divulgado.

Foto: Divulgação / Astramab

Travessia Salvador-Mar Grande volta a operar normalmente nos dois sentidos

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande, após passar os últimos seis dias fazendo paradas diárias, por causa da maré baixa, opera sem restrições, nesta segunda-feira (5). Desde as 5h, o sistema funciona com seis embarcações em tráfego e faz viagens de hora em hora.

A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que, por conta do fluxo de retorno de usuários que se deslocaram para a Ilha neste final de semana, ocorrem saídas extras nesta segunda, devido ao grande movimento de embarque.

Já oTerminal Náutico, no bairro do Comércio, o fluxo de passageiros é normal. Nesta segunda-feira, o último horário saindo de Salvador será às 19h30 e de Mar Grande, às 18h.

Os horários da travessia são:

– Salvador para Mar Grande – 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30h, 17h30h, 18h30h e 19h30.

– Mar Grande para Salvador – 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 1h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

Foto: Reprodução / Rede social

Ivete Sangalo e marido fazem homenagem ao filho que completa 11 anos

A cantora Ivete Sangalo e o marido fizeram homenagem nas redes sociais ao filho, Marcelo Sangalo Cady, que completou 11 anos na sexta-feira (2).

A mamãe Ivete postou um vídeo na praia e fez uma declaração ao seu primogênito. “Luz da minha vida, meu amor, meu amigo, meu mini me. Te amo daqui ateeeeee nunca chegar . É o meu amor sem fim. Deus contigo em cada momento da sua linda vida! Te amo meu filho. Obrigada por me escolher”, disse a cantora.

O marido de Ivete, o nutricionista Daniel Cady, pai de Marcelo,  também postou uma homenagem. “Hoje é o dia desse cara que tanto amo! A cada novo passo que você dá, sinto que meu papel como pai está sendo cumprido. Você é um orgulho para mim, filho! Te amo incondicionalmente”.

Ivete Sangalo está em uma casa com a família, na Praia do Forte, no litoral norte, durante o período da pandemia do coronavírus.

Foto: Reprodução / GOVBA

Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por causa da maré baixa e volta às 11h

A travessia Salvador – Mar Grande (Ilha de Itaparica) foi interrompida por causa da maré baixa neste sábado (3), às 8h30. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o serviço só será retomado às 11h.

No terminal de Vera Cruz, na ilha, a travessia foi suspensa às 9h, pelo mesmo motivo, e só volta às 11h. Com maré baixa, as embarcações não podem atracar no Terminal de Vera Cruz, devido a pouca profundidade do canal de navegação.

A opção dos passageiros é atravessar para Ilha de Itaparica pelo ferry-boat. De acordo com a Astramab, o serviço começou a operar às 5h, com seis embarcações, saídas de hora em hora. No início do dia, o fluxo de passageiros, foi considerado bom.

Após a retomada das travessias, as lancha também vão sair de hora em hora, podendo ocorrer horários extras conforme o fluxo de passageiros. Neste sábado, o último horário saindo de Salvador será às 19h30, e de Mar Grande, às 18h30.

Foto: Divulgação / SSP

Dupla é presa com 2,7 mil reais em notas falsas na rodovia Cia-Aeroporto

Dois homens com 2,7 mil reais em notas falsas foram presos na tarde de quarta-feira (30), pelas equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador (RMS). A dupla foi abordada na rodovia CIA/Aeroporto, quando passava em um carro modelo C4.

Durante a revista e constatação das falsificações, os homens alegaram que pegaram os materiais ilícitos com outra pessoa, no Shopping Piedade. Além das notas irregulares, os PMs encontraram no carro 34 camisas, 30 shorts, uma bota e dois celulares.

A dupla foi apresentada na sede da Polícia Federal, a quem compete investigação referente à falsificação de cédulas de Real.

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Travessia Salvador-Mar Grande é interrompida por maré baixa nesta terça-feira

A operação da travessia Salvador-Mar Grande é interrompida nesta terça-feira (29), por causa da maré baixa. O funcionamento será suspenso nos dois sentidos devido a pouca profundidade no canal de navegação.

A interrupção dos serviços, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), na travessia Mar Grande – Salvador será entre 7h30 e 9h30.

Já em Salvador, o sistema de saída das embarcações sairá normalmente às 6h30 do Terminal Náutico. Porém, logo em seguida o serviço será suspenso, voltando a funcionar às 8h30.

A maré baixa também vai prejudicar as operações da travessia no período noturno. De acordo com a Astramab, o último horário saindo de Salvador, que normalmente ocorre às 19h30, será cancelado. Com isso, a última saída do Terminal Náutico será às 18h30.

No sentido Mar Grande para Salvador, a última saída ocorrerá no horário normal, às 18h.

Foto: Vitor Barreto / SSP

Polícia Civil incinera três toneladas de drogas apreendidas em Salvador e Região Metropolitana

A Polícia civil incinerou, na quarta-feira (23), três toneladas de maconha, cocaína e crack. Os entorpecentes foram apreendidos, no segundo semestre de 2019, durante ações policiais na capital baiana e também na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com apoio da COE, equipes da Coordenação de Narcóticos do Draco levaram os 3.000 kg de entorpecentes até um município da RMS, onde foi realizada a destruição. Integrantes do Ministério Público Estadual e da Vigilância Sanitária acompanharam o procedimento. 

“Solicitamos autorização da Justiça para ir destruindo todo o montante de entorpecentes apreendido ao longo do ano. Sempre depois dos materiais passarem por perícias no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Essa é mais uma etapa do trabalho de combate ao tráfico de drogas”, declarou a titular da Coordenação de Narcóticos do Draco, delegada Andréa Ribeiro, que participou da incineração acompanhada do delegado André Silva Garcia.

Foto Mateus Pereira / SECOM

Travessia Salvador-Mar Grande é interrompida por causa da maré baixa neste domingo

Este já é o sexto dia seguido que a operação da travessia de Salvador – Mar Grande, na Ilha de Itaparica é interrompido por causa da maré baixa. As lanchas farão uma parada de 4 horas e meia neste domingo (20), segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).

Na capital, o sistema vai suspender as operações das 8h30 às 13h. Já em Mar Grande, o serviço será suspenso das 9h às 13h30. De acordo com a Astramab, o último horário de embarque em Mar Grande será às 18h. Já em Salvador, será às 19h30.

A travessia vem sendo prejudicada desde a última terça-feira (15), pelo período de maré baixa prolongada. Com a maré baixa, as embarcações não podem atracar no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação.

No momento, o serviço opera com saídas de hora em hora dos terminais, ainda por causa das medidas restritivas da covid-19. O sistema está com seis embarcações em tráfego e operam com 50% de sua capacidade de passageiros.

Foto: Divulgação / Astramab

Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por causa da maré baixa

O Terminal Náutico de Salvador fará uma parada de 4h30, entre 7h30 e 12h, nas viagens da travessia para Mar Grande, por causa da maré baixa, neste sábado (19). No sentido inverso, o serviço ficará suspenso por 5h, entre 8h e 13h.

A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) orienta que pode ocorrer variações nos horários de retomada das travessias por causa do comportamento da maré. O último horário de embarque em Mar Grande será às 18h. Já em Salvador, a última partida será às 19h30.

As travessias são suspensas porque a baixa profundidade de água no canal impede a atracação das embarcações no Terminal de Vera Cruz.

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Travessia Salvador-Mar Grande suspende operações nos dois sentidos nesta quarta

As operações da travessia Salvador-Mar Grande estarão suspensas nesta quarta-feira (16) no sentido da capital para a ilha das 6h30 às 10h30. Já no sentido inverso, a parada será das 7h às 11h.

De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) as paradas irão ocorrer por causa do período de maré baixa prolongada. Com isso, as embarcações não podem atracar no Terminal de Vera Cruz, em Mar Grande, devido à pouca profundidade do canal.

A Astramab informa que por causa da maré baixa, o último horário de embarque de Salvador será às 18h30. O horário das 19h30 está cancelado.