Foto: Reprodução / Athletico-PR

De saída do Athletico-PR, Walter chega a Salvador para assinar com o Vitória

Desembarcou em Salvador nesta segunda-feira (2), o jogador Walter, de 31 anos, que volta a vestir o manto Rubro-Negro, depois de 16 anos. O centroavante passou pelas categorias de base do clube. Em publicação nas redes sociais, agradeceu a oportunidade recebida pelo Leão.

“A vida é um desafio e todo dia é um recomeço. Mais um ciclo se inicia e, com ele, muita vontade de fazer dar certo […] Aqui estou eu de volta, já expresso todo o meu desejo de fazer o meu melhor para esse clube. Quero deixar a vocês o melhor de mim. Obrigado pela confiança no meu trabalho! Já adianto toda a minha gratidão a essa torcida linda que tem me abraçado desde quando iniciou as negociações. Obrigado pelas mensagens positivas!! EC Vitória, estou de volta para somar”, disse.

O atacante, que apareceu com a camisa 18, ainda não foi anunciado oficialmente, mas o próprio Vitória postou vídeo na chegada do jogador à capital baiana.

Na última temporada, Walter defendeu as cores do Athletico-PR, mas ele tem passagens também pelo futebol português, no Porto, além de Fluminense, Cruzeiro, Goiás, Atlético-GO, Paysandu e CSA.

Mercedes W12 - Foto: Reprodução

F1: Mercedes apresenta carro para a temporada 2021

A Mercedes apresentou o carro que vai estrear na temporada da Fórmula 1, em 2021, na manhã desta terça-feira (3). A equipe busca o octacampeonato, e conta com a dupla formada pelo heptacampeão Lewis Hamilton e por Valtteri Bottas.

O W12 mantem a cor preta no modelo e a principal mudança é a saída das estrelas brancas, que passa a ter a logo da “AMG”, divisão de carros esportivos da marca alemã.

Como previamente anunciado, a equipe manteve a solitária estrela vermelha, perto do cockpit, em homenagem a Niki Lauda.

A cerimônia de lançamento da versão 2021 foi realizada de forma virtual, direto da fábrica da equipe na Inglaterra e teve a participação da dupla de pilotos e do austríaco Toto Wolff, chefe da escuderia.

O carro, denominado de Mercedes-AMG F1 W12 E Performance, simplificando para W12, terá a mesma base de chassi da temporada passada com algumas mudanças aerodinâmicas, principalmente no assoalho, para se adequar às novas regras para reduzir a velocidade dos carros.

A temporada 2021 de Fórmula 1 começa no dia 28 de março, no Bahrein, e terá cobertura exclusiva do Grupo Bandeirantes.

Foto: Marcelo Malaquias / Copa do Nordeste

Vitória estreia com triunfo no Nordestão contra o Santa Cruz

Vitória bateu o Santa Cruz por 2 a 0, na tarde deste sábado, no Barradão, na primeira rodada da Copa do Nordeste. O Leão marcou o primeiro com Van, e Fernando fez o segundo de pênalti.

A equipe baiana, com o resultado, assume temporariamente a liderança do Grupo B, com três pontos. A rodada tem outras sete partidas e será encerrada na quarta-feira. O Santa Cruz é o 8º do Grupo A.

A próxima partida do Vitória pelo Nordestão é no próximo sábado, às 16h, contra o Ceará no Castelão. Já o Santa recebe o ABC, no dia seguinte, as18h.

FICHA TÉCNICA:

Vitória 2 x 0 Santa Cruz

Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), Salvador (BA).
Gols: Van, aos 26 minutos do segundo tempo; Fernando Neto, aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Wallace, Gabriel Bispo (VIT); Danny Morais, Caetano (STA)
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos (AL)
Assitentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Fernanda Félix da Silva (AL)

Vitória: Yuri Sena; Van, Wallace, João Victor, Leocovick (Pedrinho); Fernando Neto, Gabriel Bispo; Vico (Aníbal), Soares (Van), David (Ruan Levine); Samuel (João Pedro). Técnico: Rodrigo Chagas.

Santa Cruz: Jordan; Danny Morais, Willian Alves, Célio Santos (Caetano); Augusto Potiguar, Ítalo Henrique (Léo Gaúcho), Paulinho, Vinícius Balotelli (João Cardoso); Chiquinho (Eduardo), Pipico, Didira. Técnico: João Brigatti.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Flamengo é campeão, mesmo com derrota na última rodada do Brasileirão

O Flamengo conquistou mais um título do Brasileirão nesta quinta-feira (25), mesmo sendo derrotado para o São Paulo por 2 a 1, em jogo realizado no estádio do Morumbi pela 38ª rodada da competição.

Com 71 pontos, o time da Gávea garantiu o título porque o vice-líder Internacional empatou em 0 a 0 com o Corinthians, em jogo realizado em Porto Alegre, terminando a competição com 70 pontos.

O Inter era a única equipe que ainda poderia lhe alcançar na classificação nesta última rodada.

Este é o oitavo título do Campeonato Brasileiro, conquistado pelo Rubro-Negro. Os títulos foram em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e agora, em 2020.

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia vence o Santos e garante vaga na Copa Sul-Americana

O Bahia derrotou o Santos por 2 a 0 nesta quinta-feira (25), na Arena Fonte Nova, pela última rodada do Campeonato Brasileiro e garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

O time da Vila Belmiro veio desfalcado, sem oito titulares. Soteldo, Luan Peres, Pará, Felipe Jonatan, Alison e Lucas Braga foram liberados. Madson está com a costela fraturada e Marinho foi diagnosticado com Covid-19.

O primeiro gol saiu aos 14 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Rossi abriu o placar com um golaço de voleio. Nos minutos finais, Juninho Capixaba toca dentro da área para Alesson fechar o placar, 2×0.  

O Tricolor finaliza a sua participação no Brasileirão na 14ª posição, com 44 pontos.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 2 x 0 SANTOS
Data:
 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Horário: às 21h30
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Gols: Rossi, aos 14 minutos do primeiro tempo; Alesson, aos 45 minutos do segunto tempo

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Gregore, Patrick e Ronaldo (Ramon); Rodriguinho (Daniel), Rossi (Thiago Andrade) e Gilberto (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti

SANTOS: João Paulo; Fernando Pileggi (Gabriel Pirani), Luiz Felipe, Alex e Wagner; Vinicius Balieiro, Sandry (Tailson) e Jean Mota (Ivonei); Ângelo (Lucas Lourenço), Arthur Gomes (Allanzinho) e Bruno Marques. Técnico: Marcelo Fernandes

Foto: Reprodução / GOVBA

Governo retifica informação sobre suspensão de jogos de futebol na Bahia

A Secretaria de Comunicação (Secom) retificou a informação de que todos os jogos de futebol, profissionais ou não, sejam suspensos através de decreto em todo o território baiano.

Em nota, a Secom esclarece que os jogos não serão suspensos. “Diferentemente do que foi informado pela Secretaria de Comunicação do Estado, na noite de quarta-feira (24), a Secom esclarece nesta quinta (25) que os jogos de futebol dos campeonatos Baiano e Copa do Nordeste não serão suspensos. Ajustes futuros poderão ser feitos e serão amplamente divulgados caso sejam consolidados. O tema poderá envolver discussão com outros estados da região”.

O Bahia joga nesta quinta (25), contra o Santos, na Arena Fonte Nova, na despedida da equipe no Brasileirão 2020.

Foto: Felipe Santana / E.C. Bahia

Bahia vence o Doce Mel por 2 a 0 no Joia da Princesa

O Bahia venceu sem dificuldades a equipe do Doce Mel, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (24), no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Os gols foram marcados pelos meias Caio Mello e Daniel Penha.

Com o resultado, o Bahia sobe para a 3ª posição na tabela de classificação, com 3 pontos, atrás de Juazeirense que tem 6 e Vitória 4.

A próxima partida do Tricolor é nesta quinta (25), contra o Santos, na Arena Fonte Nova, na despedida da equipe no Brasileirão 2020.

FICHA TÉCNICA:

Doce Mel 0 x 2 Bahia

Campeonato Baiano – 2ª rodada

Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana

Data: 24/02/2021 (quarta-feira)

Horário: 18h

Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista

Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José dos Santos Amador

Cartão amarelo: Elyonai; Renan; Edy (Doce Mel).

Gols: Caio Melo; Daniel Penha (Bahia).

Bahia: Leandro; Renan Guedes; Gustavo Henrique, Everson e Mayk (Felipinho); Raniele (Jeremias), Caio Mello e Bruno Camilo; Daniel Penha (Ignácio), Ronaldo (Chrystian) e Marcelo (Gustavo). Técnico: Cláudio Prates.

Doce Mel: Nilton; Edy, Carlão, Hebert e Henrique; Joadson (Pires) e Elyonai (Carnaíba); Lauder (Jones), Alef (Arthur), Bravo e Jean (Robinho). Técnico: Índio Ferreira.

Foto: Felipe Santana / E.C. Bahia

Bahia confirma sequência na Série A do Brasileiro, após rodada do final de semana

Após golear o Fortaleza por 4×0 no sábado (20), e empates de Vasco e Goiás no domingo, o tricolor não tem mais como ser alcançado e não corre mais nenhum risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A.

O Bahia está na 15ª posição, com 41 pontos, ao lado de Fortaleza, com a mesma pontuação e na 16ª colocação.  

Na turma dos matematicamente rebaixados para a Série B está Goiás, seguido de Coritiba e Botafogo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo já admite o rebaixamento do Cruz-Maltino, mesmo tendo a chance de um milagre. Para sair do Z-4 o Vasco precisa vencer o Goiás em São Januário, com uma diferença de 12 gols de saldo para o Fortaleza. Além disso, o time cearense precisa perder para o Fluminense, no Maracanã. As duas disputas estão marcadas para a próxima quinta-feira (25).

Foto: Felipe Santana / E.C. Bahia

Bahia goleia o Fortaleza no Castelão e abre quatro de distância do Z-4

O Bahia goleou o Fortaleza por 4 a 0 e segue vivo na briga para fugir da zona de rebaixamento do Brasileirão. Com o triunfo na Arena Castelão, o time chegou aos 41 pontos e abriu quatro de distância para o Z-4 da competição. Além dos três gols marcados por Rodriguinho, o Tricolor baiano fechou a noite com mais um de Rossi, aos 33 da etapa final.

Apesar do Fortaleza ditar o ritmo no começo da partida, o Bahia respondeu rapidamente e venceu a defesa exposta do time cearense.

Com quatro pontos de vantagem para o Vasco e cinco para o Goiás, a equipe pode confirmar a permanência na elite se os dois tropeçarem contra Corinthians e Bragantino neste domingo (21).

O Bahia encerra a sua participação no Brasileirão, na quinta-feira (25), às 21h30, contra o Santos, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 0 X 4 BAHIA

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 20 de fevereiro de 2021 (sábado)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Gabriel Dias, Luiz Henrique e Mariano Vázquez (Fortaleza); Matheus Bahia e Ronaldo (Bahia)
Cartão vermelho: Felipe (Fortaleza)

GOLS: Rodriguinho, aos 6 minutos do 1ºT, aos 16 do 2ºT e aos 20 do 2ºT; Rossi, aos 33 do 2ºT (Bahia)

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Luiz Henrique (Mariano Vázquez); Romarinho (Osvaldo), David (Bergson) e Wellington Paulista (Ronald)
Técnico: Enderson Moreira

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando (Juninho), Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Ronaldo, Gregore, Patrick de Luca e Rodriguinho (Juninho Capixaba); Gilberto (Gabriel Novaes) (Daniel) e Rossi (Thiago Andrade)
Técnico: Dado Cavalcanti

Foto: Victor Ferreira / E.C. Vitória

Unirb e Vitória empatam no Carneirão em partida de 6 gols na abertura do Baianão

Na abertura do Campeonato Baiano, Unirb e Vitória empataram por 3 a 3, nesta quarta-feira (17), no Carneirão, em Alagoinhas. A partida ficou marcada pela chuva e pelos gols marcados de ambos os lados.

O Vitória teve mais volume de jogo, não dava espaço para o adversário, e criou as melhores chances. Já o Unirb tinha dificuldades para passar do meio-campo, mas nas oportunidades marcou e conseguiu o empate em casa.

Para o Rubro-Negro marcaram Samuel, David e Ruan Nascimento. Dedé e Du Paraíba (2) fizeram para o Unirb.

A próxima partida comandada pelo técnico Rodrigo Chagas é contra o Vitória da Conquista, sábado (20), às 16h, no Barradão, pela segunda rodada do Baianão. Já o Unirb encara o Jacuipense, quarta (24), às 21h, em Pituaçu.

FICHA TÉCNICA:
Unirb 3 x 3 Vitória
Campeonato Baiano – 1ª rodada
Local: 
Carneirão, em Alagoinhas
Data: 17/02/2021 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Reinaldo Silva (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (BA) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Cartões amarelos: Dedé e Welton (Unirb); Wallace (Vitória)
Gols: Samuel, David e Ruan Nascimento (Vitória); Dedé e Du Paraíba (2 x)  (Unirb)

Unirb :Deijair; Leandro Alaba, Dedé, Gustavo e Felipe Maradona; Rogério Xodó, Paulinho, Carlos Magno (Welton), Dener e Rafael Granja (Du Paraíba); Henrique (Vinicius). Técnico: Laelson Lopes.

Vitória:  Yuri Sena; Van, João Victor, Wallace e Leocovick (Pedrinho); João Pedro, Fernando Neto e Dudu (Gabriel Santiago); David (Ruan Nascimento), Samuel (Eron) e Vico (Ruan Levine). Técnico: Rodrigo Chagas.

Foto: Twitter / McLaren

F1: McLaren testa novo carro com a volta do motor Mercedes

A temporada 2021 de Fórmula 1 começa no dia 28 de março, no Bahrein, e terá cobertura exclusiva do Grupo Bandeirantes. Entretanto, a McLaren já colocou o modelo MCL35M na pista, um dia após anunciar o novo carro para a temporada. Na terça-feira, Daniel Ricciardo e Lando Norris aceleraram no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Segundo o regulamento, as equipes tem permissão para realizar testes para observar o desenvolvimento do carro. Debaixo de chuva, Norris enfrentou as piores condições com a pista bastante molhada, enquanto o piloto australiano, estreante na equipe, andou com asfalto mais seco.

A grande novidade, após seis anos, é o retorno do motor Mercedes no MCL35M. Com a alteração, espera-se que a McLaren tenha um desempenho melhor em relação ao ano anterior e consiga brigar pelo terceiro lugar no campeonato de construtores.

Os próximos testes só devem ocorrer durante a pré-temporada do Bahrein, entre os dias 12 e 14 de março. Os treinos livres e classificatórios terão transmissão ao vivo do Bandsports, e as corridas serão exibidas na Band.

Foto: Letícia Martins / E.C. Vitória

Vitória finaliza treinos para início do Baianão

O técnico Rodrigo Chagas e sua comissão finaliza a sessão de trabalhos táticos nesta terça-feira (16), para enfrentar o Unirb, quarta-feira (17), às 19h30, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

Ainda nesta terça, Rodrigo vai relacionar os jogadores que ficarão à disposição para o duelo deste início do Campeonato Baiano.

Seguindo a determinação da Federação Bahiana de Futebol (FBF), a agenda rubro-negra nesta segunda foi aberta com a realização do teste para detecção da Covid-19.

O Rubro-Negro oficializou nesta segunda-feira (15), a contratação do volante João Pedro, 21 anos, que atuava pela Portuguesa Santista. A nova política da diretoria é apostar nas revelações da divisão de base e investir em jovens com reconhecido talento.

João Pedro é natural de Diadema, São Paulo, nasceu no dia 3 de setembro de 1999 (21 anos) e tem 1m82 de altura. O jogador assinou contrato até o final do Campeonato Brasileiro da Série B/2021.

O volante iniciou a trajetória no futebol em 2009, nas categorias de base do São Paulo, e depois de cinco anos foi atuar no Red Bull Brasil. Ele tem passagens no futebol paulista também pelos clubes paulistas Água Santa e Santo André. Originalmente volante, João Pedro atua também na posição de zagueiro.

João Pedro já treina com o grupo há uma semana e tem agradado ao técnico Rodrigo Chagas e sua comissão técnica.

João Pedro / E.C. Vitória
Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Bahia empata com Atlético-MG no Mineirão e continua na luta contra o rebaixamento

O Bahia empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG na noite do sábado (13), no Mineirão, e deixou os mineiros com menos chances de serem campeões do Campeonato Brasileiro. O Galo abriu o placar com Sasha, mas o Tricolor deixou tudo igual com Rossi no primeiro minuto do segundo tempo.

Com o resultado, o Atlético permanece em terceiro lugar e vai aos 62 pontos, ficando a quatro do líder Internacional, que ainda tem um jogo a menos.

Com o resultado, o Bahia vai para os 38 pontos e permanece na16ª posição, mas pode voltar para o Z-4 em caso de vitória do Vasco para o Internacional neste domingo (14).

Já o Atlético-MG permanece em terceiro lugar e vai para 62 pontos, ficando a quatro do líder Internacional, que ainda tem um jogo a menos.

O Bahia teve as melhores oportunidades do jogo, e o resultado no Mineirão poderia ser diferente, se não fosse o goleiro alvinegro.  O Esquadrão se fechou com cinco jogadores na defesa, mas não deixou de atacar o Galo.

A próxima partida do Bahia é contra o Fortaleza no sábado (20), no Castelão. Os dois times brigam contra o rebaixamento. 

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 1×1 BAHIA

Motivo: 36ª rodada do Brasileirão

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rafael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

GOLS: Eduardo Sasha, 19’1ºT (1-0); Rossi, 1’2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Savinho (CAM), Ronaldo (BAH)
Cartão vermelho: Não teve.

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Nathan (Alan Franco) e Hyoran (Vargas); Savarino, Sasha e Marrony (Savinho). Técnico: Jorge Sampaoli.

BAHIA: Matheus Claus; Nino Paraíba, Ernando (Juninho), Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Patrick (Elton); Rossi (Luiz Felipe – Juninho Capixaba), Gabriel Novaes (Marcelo Ryan) e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti.

Foto: Divulgação / Liberty Media Corporation

Grupo Bandeirantes anuncia contrato de transmissão exclusiva do Campeonato Mundial de F1

O Grupo Bandeirantes anunciou nesta terça-feira (9) um novo acordo para a transmissão exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula 1 até o final de 2022. A estreia da temporada 2021 da Fórmula 1 será no GP do Bahrein, no dia 28 de março.  

As corridas serão exibidas na Rede Bandeirantes e os treinos classificatórios da Fórmula 1 no canal pago BandSports, que também transmitirá a Fórmula 3 e a Fórmula 2.

O contrato prevê a exclusividade para a exibição das 23 provas do calendário da temporada. Com mais essa aquisição, a emissora se consolida como o “Canal dos Esportes”, ratificando seu DNA.

“O Brasil representa um dos cinco maiores mercados do mundo em audiência e faturamento da Fórmula 1. Voltar a ser a casa da categoria depois de 41 anos é motivo de muito orgulho para nós”, diz João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.  

As transmissões acontecem já a partir da primeira corrida em março. Além de toda a temporada de 2021, o acordo prevê também as provas de 2022. Um dos pilares deste acordo será a cobertura extensa de toda a temporada com conteúdo jornalístico em todas as plataformas de comunicação do Grupo Bandeirantes.

A Band terá uma equipe de especialistas comandando as transmissões como, por exemplo, o comentarista Reginaldo Leme – há mais de 40 anos acompanhando a categoria. Além disso, uma equipe estará em todos os circuitos ao vivo para trazer informações em toda a programação.

A Band transmitiu a Fórmula 1 pela última vez em 1980. Durante os últimos 41 anos, os direitos foram da Rede Globo. O Grupo Bandeirantes parabeniza o Grupo Globo pela grande qualidade técnica e jornalística, que valorizou e elevou a importância da modalidade.  

“A Band, junto com todo o time da F1, vai trabalhar muito e com toda a motivação para que o amante do automobilismo vibre com o jeito Band de fazer esporte. Será uma jornada espetacular e não vemos a hora de ser dada a largada”, comemora Denis Gavazzi, diretor de esportes.

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia cede empate para o Goiás no último lance da partida e segue colado no Z-4

O Bahia não conseguiu o resultado esperado e empatou em 3 a 3 com o Goiás na noite deste sábado (6), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada da Série A. Marcaram para o Tricolor, Gilberto, Gabriel Novaes e Alesson, enquanto Fernandão, duas vezes, e Vinícius fizeram os gols do Esmeraldino.

Estava nos minutos finais da partida, quando aos 49, no último lance, Fernandão empatou para o Goiás e jogou uma ducha fria no Tricolor baiano.

Com o resultado, o Bahia chega a 37 pontos e deixou o Z-4, mas pode voltar para a zona de rebaixamento caso o Vasco pontue na partida contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira. O Goiás segue no Z-4 na 18ª posição, com 33 pontos.

O Bahia enfrenta no próximo sábado (13), o Atlético-MG no Independência, às 19h.

FICHA TÉCNICA:
BAHIA 3X3 GOIÁS

Local: Arena Fonte Nova
Data: 06 de fevereiro de 2021, sábado
Horário: 19h de Brasília
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia e Helton Nunes (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Cartões Amarelos: Rossi, Nino Paraíba e Gregore, pelo Bahia; Jeferson, Fernandão e Ariel Cabral, pelo Goiás.
Cartão Vermelho: Daniel (20′ 1T)

GOLS:
BAHIA: Gilberto (25′ 1T) e Gabriel Novaes (47 1T); Alesson (33” 2T)
GOIÁS: Fernandão (18′ 1T e 49′ 2T) e Vinícius (3′ 2T)

BAHIA: Anderson; Nino Paraíba (João Pedro), Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Gregore, Ramon (Daniel) e Ronaldo; Rossi (Fessin), Gilberto (Juninho), Gabriel Novaes (Alesson).
Técnico: Dado Cavalcanti

GOIÁS: Marcelo Rangel; David Duarte (Taylon), Fábio Sanchez, Iago Mendonça e Índio (Miguel Figueira); Breno (Gustavinho), Henrique Lordelo (Ariel Cabral), Shaylon e Jeferson (Rafael Moura); Vinícius e Fernandão
Técnico: Glauber Ramos

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia perde partida importante para o Fluminense dentro de casa e permanece próximo do Z-4

Bahia desperdiçou a chance de se afastar do Z-4 nesta quarta-feira (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando perdeu por 1 a 0 para o Fluminense-RJ.  

O gol do fluminense veio, aos 31 minutos, de um cruzamento de Nenê com categoria para área e Luiz Henrique, apesar de ter apenas 20 anos, mostrou tranquilidade para finalizar e decidir a partida: 1 a 0.

A expectativa do goleiro Douglas ser escalado para a partida, não aconteceu. O arqueiro tomou cinco pontos após entrada dura no rosto do zagueiro Leandro Castan do Vasco. Anderson foi o substituto.

Com o resultado, o Tricolor continua com 36, e estacionou na 15ª colocação e vai depender das últimas rodadas para fugir da Série B.

O próximo desafio do Bahia é contra o Goiás, no sábado (6), às 19h, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 0 X 1 FLUMINENSE

BAHIA – Anderson; João Pedro (Zeca), Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo (Gabriel Novaes), Daniel (Fessin), e Juan Ramírez (Ramon); Thiago Andrade (Alesson) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

FLUMINENSE – Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (André), Yago Felipe, Nenê (Hudson); Luiz Henrique (Michel Araújo), Fred (Caio Paulista) e Lucca (John Kennedy). Técnico: Marcão.

GOL – Luiz Henrique, aos 33 minutos do 1º tempo.

ÁRBITRO – Flavio Rodrigues de Souza (SP).

CARTÕES AMARELOS – Nino, Juninho Capixaba.

RENDA E PÚBLICO – Jogo disputado com portões fechados.

LOCAL – Fonte Nova.

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia encara o Fluminense nesta quarta na Arena Fonte Nova e goleiro Douglas deve atuar

O goleiro Douglas Friedrich do Bahia está se recuperando de um chute no rosto do zagueiro Leandro Castan, do Vasco, quando numa jogada na área, o arqueiro tentava fazer a defesa, mas deve ser escalado contra o Fluminense nesta quarta-feira (3), em jogo, às 21h30, na Arena Fonte Nova.

Com bons resultados nos últimos jogos dentro de casa, quando bateu Corinthians e Athletico nas últimas rodadas da Série A, o Tricolor baiano vai atrás de bons resultados nos próximos jogos dentro de casa contra Fluminense, nesta quarta, e Goiás, no sábado.

O Bahia teve aproveitamento de 53,3%, nos últimos cinco jogos, com oito pontos conquistados de 15 possíveis. A equipe vem de um empate sem gols com o Vasco da Gama e subiu para a 15ª posição.

Confira provável escalação:

FICHA TÉCNICA:
BAHIA X FLUMINENSE

Data/Hora: 
03/02/2021, às 21h30
Local: Arena Fonte Nova – Salvador (BA)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA – SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA – SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

BAHIA (Técnico: Dado Cavalcanti)
Douglas Friedrich; João Pedro (Nino), Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Índio Ramírez; Fessin, Thiago e Gilberto.

Desfalques: Rodriguinho, Nino Paraíba (dúvidas) e Matheus Bahia (lesão na coxa)
Pendurados: Edson, Marco Antonio e Clayson
Suspensos: Rossi

FLUMINENSE (Técnico: Marcão)
Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nenê; Luiz Henrique, Fred e Lucca.

Desfalques: Ganso (recuperação de cirurgia no apêndice) e Felippe Cardoso (recém-recuperado de Covid-19)
Pendurados: Egídio, Martinelli, Calegari, Danilo Barcelos, Fernando Pacheco, Matheus Ferraz, Michel Araújo, Igor Julião, André e Nenê
Suspensos: Ninguém 

Foto: Reprodução / Vasco da Gama

Empate entre Bahia e Vasco em São Januário tem gol anulado pelo VAR e expulsão

O jogo entre Bahia e Vasco na tarde deste domingo, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, que terminou 0 a 0, em São Januário, no Rio, teve um lance que acabou em gol anulado pelo VAR, por volta dos 30 minutos do segundo tempo.  

Em uma bola cruzada na área do Tricolor, o zagueiro Leandro Castan tentou desviar com um chute para o gol e acabou acertando o rosto de Douglas com a sola do pé, quando o arqueiro tentava fazer a defesa. O goleiro do Esquadrão teve um corte profundo e levou cinco pontos.

Na jogada, a bola sobrou para Igor Catatau que empurrou para as redes, mas após análise do VAR o gol foi anulado e Castan, expulso. O jogador não poderá enfrentar o Flamengo na próxima rodada.

Castan, do Vasco, postou um pedido de desculpas ao goleiro Douglas. “Já falei com ele no vestiário mas queria pedir desculpas publicamente ao Douglas pelo lance e deixar claro que não tive a menor intenção de machucar um colega de profissão”.

Com o resultado, o Tricolor avança para a 15ª posição com 36 pontos e fica colado no Vasco, que está com um ponto a mais.

Na próxima partida o Bahia recebe o Fluminense na Arena Fonte Nova, na próxima quarta-feira (3), pela 34ª rodada, às 21h30. 

Goleiro Douglas / Bahia

FICHA TÉCNICA:

Vasco 0 x 0 Bahia

Campeonato Brasileiro – 33ª rodada

Local: São Januário, no Rio de Janeiro

Data: 31/01/2021 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS).

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, auxiliado por Thiago Duarte Peixoto e Herman Brumel Vani (todos de SP).

Cartões amarelos: Benítez (Vasco); Daniel; Gilberto; Rossi (Bahia).

Cartões vermelhos: Leandro Castan (Vasco).

Vasco: Fernando Miguel; Léo Matos (Ricardo), Marcelo Alves, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Leonardo Gil (Carlinhos) e Benítez (Ygor Catatau); Yago Pikachu, Cano e Talles Magno (Gabriel Pec; Cayo Tenório). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Bahia: Douglas (Anderson); João Pedro (Zeca), Lucas Fonseca (Gabriel Novaes), Ernando e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo, Daniel (Ramon), Rossi e Thiago; Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Palmeiras conquista o bi da Libertadores no Maracanã com gol nos acréscimos

O histórico título da Libertadores de 2020 foi conquistado pelo Palmeiras, no sábado (30), no Maracanã, contra o Santos por 1 a 0. O time de Abel Ferreira recuperou a convicção em um novo projeto, com algumas mudanças, como contratar menos, não gastar tanto e dar chances aos garotos. Breno Lopes que veio como aposta de futuro decidiu a partida.

Não se permitiu ao erro de anos anteriores, quando apostou em jovens vindos de outros clubes que de certa forma tiraram espaços das revelações. Dos cinco contratados em 2020, todos tiveram algum tipo de importância na gestão de Anderson Barros.

Jogadores caseiros foram importantes para o título, como Gabriel Menino, Wesley, Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Veron. Também foram protagonistas, Matías Viña, Rony e Breno Lopes que vieram como aposta do clube. Benjamín Kuscevic e Alan Empereur fortaleceram um elenco.

Além de contratar menos, o time fez uma venda questionada pela torcida, a saída de Dudu, emprestado ao Al Duhail, do Catar. A referência da equipe, rendeu ao clube, R$ 43 milhões.

Além da Libertadores, o Palmeiras vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa, competição que terá início para o Verdão no dia 7 de fevereiro. A equipe também já está garantida nas finais da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana.

Ficha técnica:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Gabriel Menino (Breno Lopes) e Raphael Veiga (Empereur); Rony (Felipe Melo) e Luiz Adriano.
Técnico: Abel Ferreira

Santos: John, Pará (Bruno Marques), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wellington Tim); Alison, Diego Pituca e Sandry (Lucas Braga); Marinho, Soteldo e Kaio Jorge (Madson)
Técnico: Cuca

Local: Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
Data: 30/01/2021, sábado
Hora: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Viña e Marcos Rocha (PAL); Lucas Veríssimo, Diego Pituca, Soteldo e Alison (SAN)
Gol: Breno Lopes, aos 53 minutos do segundo tempo

Foto: Carlos Insaurriaga / GEB

Mesmo com situação definida na Série B, Vitória bate o Brasil de Pelotas por 1 a 0

O Vitória venceu o Brasil de Pelotas por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no estádio Bento Freitas, em Pelotas, na despedida da Série B. No intervalo da partida, Samuel, de 20 anos, entrou no jogo e fez o gol que definiu o confronto, marcando o primeiro dele como jogador profissional.

Apesar das duas equipes já tivessem situação definida na Série B, o Vitória foi superior nesse jogo de despedida na maior parte do tempo e teve as melhores oportunidades.  

O Vitória fecha a competição da Série B na 14ª posição, com 48 pontos conquistados e concentra as atenções para o Campeonato Baiano, que estreia em fevereiro.

FICHA TÉCNICA:
Brasil de Pelotas 0 x 1 Vitória
Série B – 38ª rodada
Local: Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Data: 29/01/2021 (sexta-fera)
Horário: 21h30

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)
Cartões amarelos: Gabriel Santiago, Gerson Magrão e Pedrinho (Vitória); Diego Ivo e  Bruno Matias (Brasil de Pelotas)
Gol: Samuel (Vitória)

Brasil de Pelotas: Matheus Nogueira; Rodrigo Ferreira, Heverton, Diego Ivo e Mateus Mendes; Gustavo Cazonatti (Pablo), Bruno Matias (Rafael Vinícius) ,Matheus Oliveira e Bruno José (Wellissol) ;Matheuzinho (Luiz Felipe) e Dellatorre (Léo Ferraz). Técnico: Cláudio Tencati.


Vitória: Yuri; Leandro Silva, Mateus Moraes, Maurício Ramos e Leocovick (Rafael Carioca); Gerson Magrão, Dudu (Matheus Tenório) e Gabriel Santiago (Soares Bolota); Alisson Farias (Pedrinho), Júnior Viçosa (Samuel) e Ruan Nascimento. Técnico: Rodrigo Chagas.

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia vence o Corinthians por 2 a 1 e deixa zona da degola

Em jogo remarcado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia venceu o Corinthians por 2 a 1, na quinta-feira (28), na Arena Fonte Nova, e saiu da zona de rebaixamento. No primeiro tempo, Gilberto e Ramírez marcaram os gols para os baianos, enquanto Gabriel descontou para o time paulista na segunda etapa.

Com o resultado, o Tricolor chegou aos 35 pontos e pulou para a 16ª posição, deixando o Fortaleza para trás no Z-4.

A próxima partida do Bahia é contra o Vasco, fora de casa, no próximo domingo (31), às 16h, no estádio São Januário.

FICHA TÉCNICA:
BAHIA 2 X 1 CORINTHIANS

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Gregore, Juan Ramírez, Ramon (BAH); Jô (COR)

GOLS:
Bahia: Gilberto, aos 31 minutos, e Índio Ramírez, aos 49 minutos do 1º tempo
Corinthians: Gabriel, aos 25 minutos do 2º tempo

BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca (Juninho) e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Gregore e Ronaldo; Rossi (João Pedro), Índio Ramírez (Ramon) e Thiago Andrade; Gilberto (Alesson)
Técnico: Dado Cavalcanti

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos (Raul); Gabriel, Cantillo (Camacho) e Araos (Cafú); Mosquito (Gabriel Pereira), Vital (Éderson) e Jô
Técnico: Vagner Mancini

Foto: Pietro Carpi / E.C. Vitória

Vitória confirma permanência na série B, mas vai para o terceiro ano na segunda divisão

O Vitória confirmou a permanência na Série B ao vencer o Botafogo-SP por 1 a 0, na terça-feira (26), no Barradão. O objetivo de alcançar o G-4 não foi alcançado ainda este ano e o Leão vai para o terceiro ano consecutivo na Série B do Brasileirão.

Além de salários atrasados, mudança de técnicos, reformulação de elenco com campeonato em andamento, a situação do time baiano foi agravada pelos efeitos da pandemia do coronavírus em 2020.

Com o triunfo, o Leão chegou aos 45 pontos e subiu para a 15ª posição. O Figueirense que tem 39 pontos não pode mais ultrapassar o Rubro-Negro. A equipe de Santa Catarina está rebaixada para a Série C.

Para cumprir tabela, o Vitória joga a sua última partida desta temporada da série B contra o Brasil de Pelotas, sexta-feira (29), às 21h30, no Bento de Freitas.

Foto: Reprodução / Sport

Com atuação ruim, Bahia perde para o Sport por 2 a 0 e entra no Z-4

O Bahia voltou à zona de rebaixamento após derrota para o Sport por 2 a 0 neste domingo (24), na Ilha do Retiro, pela 32ª rodada do Brasileirão. No início da partida, as duas equipes tiveram equilíbrio, mas no segundo tempo o Leão da Ilha pressionou o Tricolor e marcou com Thiago Neves e Iago Maidana.

Em entrevista coletiva, o treinador Dado Cavalcanti disse que o time fez um “segundo tempo desastroso”. Com 32 pontos, o Esquadrão está agora no 17º lugar.

A próxima partida do Bahia é na próxima quarta-feira (28), contra o Corinthians, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA:
SPORT 2 X 0 BAHIA

Competição: Campeonato Brasileiro (32ª rodada)
Data: 24 de janeiro de 2021, domingo
Hora: 18h15 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Luiz Alberto Andrini Nogueira (ambos de SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Gols: Thiago Neves (27′ do 2ºT) e Iago Maidana (40 do 2ºT) para o Sport
Cartões amarelos: Raul Prata, Iago Maidana e Marcão Silva (Sport)

Sport: Luan Polli; Raul Prata (Ewherton), Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Betinho (Bruninho) e Marcão Silva (Ronaldo Henrique); Patric, Thiago Neves (Márcio Araújo) e Marquinhos (Sander); Dalberto. Técnico: Jair Ventura

Bahia: Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Ronaldo e Gregore; Rossi (Juninho Capixaba), Índio Ramírez (Rodriguinho) e Thiago (Fessin); Gilberto (Gabriel Novaes). Técnico: Dado Cavalcanti

Foto: Divulgação / SSP

Soldado da PM-BA chega ao top 1 do judô no Brasil

Chegou ao top 1, no ranking do judô no Brasil, o judoca e soldado da PM Paulo Ricardo, 31 anos, lotado nas Rondas Especiais (Rondesp) Sul. O militar, que luta na categoria até 73 quilos, treina exaustivamente com foco no Campeonato Mundial, que acontecerá, este ano, na Polônia.

“Participei, em 2019, de dois campeonatos internacionais, um nacional e três estaduais. Ganhei todos. No ano passado, antes da pandemia, conquistei mais um torneio nacional, o que me credenciou ao primeiro lugar do ranking brasileiro”, explicou o soldado.

Ainda segundo ele, é prazeroso dividir as tarefas de treinos e o trabalho na Rondesp Sul. “Eu me preparo muito, treinando até três vezes por dia. Na hora da luta, me concentro e busco sempre superar os meus limites”, contou o militar, que, álém de PM e judoca, cursa odontologia.

Para o comandante da Rondesp Sul, tenente-coronel Gilson Marinho, é gratificante tê-lo na unidade. “Ele é um policial muito dedicado e parceiro. É maravilhoso ter um campeão na nossa tropa”, completou o oficial.

Foto: Thomaz Marostegan / Guarani F.C.

Após seis rodadas sem vencer o Vitória ganha do Guarani e deixa o Z-4

O Vitória voltou a vencer depois de seis rodadas, para o Guarani por 2 a 1, no Brinco de Ouro, em Campinas, e deu um passo importante para escapar da zona de rebaixamento. Léo Ceará marcou duas vezes para o Leão, enquanto Lucas Crispim balançou as redes para o Bugre. 

Com o resultado o Rubro-Negro agora é o 15º colocado, com três pontos de distância da zona de rebaixamento.

O Vitória volta a jogar na terça-feira (26), contra o Botafogo-SP, às 21h30, no Barradão, pela penúltima rodada da Série B.

FICHA TÉCNICA:
Guarani 1 x 2 Vitória
Série B – 36ª rodada

Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 20/01/2021 (quarta-feira)
Horário: 16h
Árbitro:   Wagner do Nascimento Magalhães (RJ-Fifa)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Cartões amarelos: Léo Ceara, Fernando Neto, Matheus Frizzo e Maurício Ramos; Lucas Crispim e Wálber (Guarani)
Gols: Léo Ceará – 2X  (Vitória); Marcelo (Guarani)

Guarani: Gabriel Mesquita, Pablo, Wálber, Didi (Romércio) e Erick Daltro; Marcelo (Vitor Ramon), Murilo Rangel (Rickson) e Lucas Crispim; Waguininho (Lucas Abreu), Eliel (Júnior Todinho) e Bruno Sávio. Técnico: Felipe Conceição.

Vitória: César; Van, Wallace (Maurício Ramos), João Victor e Rafael Carioca; Matheus Frizzo (Guilherme Rend), Lucas Cândido e Fernando Neto (Dudu); Alisson Farias (Marcelinho), Mateusinho (Leocovick) e Léo Ceará. Técnico: Rodrigo Chagas.