Foto: Reprodução / Agência Brasil

Pesquisadores dizem que vacina de Oxford tem “eficácia maior com dose menor”

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca mostrou eficácia de 90%, quando aplicada em meia dose seguida de uma dose completa, anunciaram os cientistas nesta segunda-feira (23). Entretanto, a eficácia de duas doses completas foi menor, de 62%.

Os pesquisadores, para chegarem a esses resultados, analisaram os dados de 11.636 pessoas vacinadas. Destas, 8.895 receberam as duas doses completas, e 2.741 receberam a meia dose seguida de uma dose completa.

Segundo o diretor do Grupo de Vacinas de Oxford e que lidera os estudos, o cientista Andrew Pollard, o motivo para isso ainda é “intrigante” para os pesquisadores. “Esses 90% são um resultado intrigante. Acho que é um resultado realmente excitante e intrigante que precisamos aprofundar mais”, afirmou em entrevista à BBC.

Em coletiva de imprensa, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou que isso significa que mais pessoas podem ser vacinadas em um intervalo menor. “Poder vacinar mais pessoas mais rapidamente é realmente uma grande vantagem”, afirmou Soriot.

A Vacina de Oxford está com eficácia de até 90%. O imunizante tem vantagens de custo baixo, armazenamento e produção.

Foto: Bruno Velame / Sedur

Quatro bares são interditados por descumprir protocolos de funcionamento em Salvador

Agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou na noite de sábado (21) quatro bares por não seguirem as normas estabelecidas para o funcionamento no período de pandemia da Covid-19. As ações ocorreram nos bairros da Boca do Rio, Boa Viagem, Itacaranha e Imbuí.

Segundo a Prefeitura, além das interdições, duas aglomerações foram dispersas no mesmo período. Uma na Rua Guillard Muniz, na Pituba, e outra no bairro do Calabetão.

“Não vamos permitir aglomerações nas ruas e nos estabelecimentos, seguiremos fiscalizando todos os dias. É preciso que as pessoas tenham consciência de que a pandemia ainda não acabou e que haja colaboração de todos para que a retomada das atividades continue de forma segura e preservando vidas”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara.

Os agentes também fecharam uma pizzaria por exceder o horário de funcionamento permitido. As ações ocorreram com o auxílio da Polícia Militar.

Foto : Reprodução / Instagram

Os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo anunciam que foram diagnosticados com covid-19

Em um texto conjunto do ator baiano Lázaro Ramos e da atriz Taís Araújo, anunciaram nas redes sociais no sábado (21), que foram diagnosticados com Covid-19. Segundo a nota, os filhos do casal também foram confirmados com o vírus, mas estão assintomáticos.

O casal ressalta que tomou todos os cuidados para evitar o vírus, mas apresentam sintomas leves e estarão seguindo todos os protocolos de segurança.

“Querido amigos, hoje nós estamos aqui para compartilhar com vocês que, infelizmente, nossa família testou positivo para Covid-19. Como todos sabem, nós caminhamos até aqui com todos os cuidados possíveis e seguindo todos os protocolos de segurança. Isto mostra que todos nós ainda precisamos estar atentos porque a pandemia infelizmente está longe do fim. Nós dois e as crianças, João e Maria, já estamos no meio da quarentena protocolada ao positivar a Covid 19”.

“Estamos isolados e seguindo ainda mais rigorosamente todas as precauções médicas. Sentimos sintomas leves, e, para nosso alívio, as crianças estão assintomáticas. Com fé, esperamos este tempo passar. Viemos aqui por respeito e para tranquilizar vocês, mas também para lembrar a todos da fragilidade humana e para pedir a todos que sigam se cuidando. Nós estamos bem, mas sabemos que fomos afortunados enquanto tantas vidas seguem se esvaindo aqui e no mundo. Se cuidem. Com amor, Lázaro e Taís”, concluíram.

Foto: Reprodução / Instagram

Cantor Tierry diz que “está bem e isolado” após anúncio nas redes sociais que está com Covid-19

O cantor Tierry revelou nas redes sociais que foi diagnosticado com a Covid-19, em uma postagem feita na quarta-feira (18). O músico é autor de um das músicas mais executadas no momento, a canção “Rita”.

“Há uns quatro ou cinco dias, comecei a sentir uma congestão nasal e achei que fosse por conta da mudança de temperatura, nessa correria que estou, viajando. No teste de farmácia deu negativo, mas o PCR deu positivo para a Covid-19. Assim que soube do resultado, já me isolei. Mas estou bem”, disse Tierry.

Tierry ainda afirma que não apresenta sintomas graves da doença e permanece em casa, em isolamento. “Peço perdão e agradeço a compreensão de vocês. Se protejam, usem máscaras e álcool em gel. Covid não é brincadeira”, concluiu.

Neste fim de semana, o músico teria dois shows, um em Altamira e outro em Novo Repartimento, no Pará, que foram adiados por causa do diagnóstico da covid. As apresentações foram remarcadas para em 4 de dezembro, em Altamira; e em 11 de dezembro, em Novo Repartimento.

Foto: Divulgação / Turkish Airlines

Aeronave com o primeiro lote da vacina Coronavac chega ao Brasil

A aeronave com o primeiro lote de doses prontas da vacina Coronavac, vindas da China, chegou nesta quinta-feira (19) no aeroporto de Guarulhos. No Brasil, o imunizante é testado em estágio avançado de Fase 3 pelo Instituto Butantan.

Segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, a chegada de 120 mil doses do imunizante, são suficientes para vacinar 60 mil pessoas. A organização espera receber 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina, com previsão de produzir 46 milhões de doses até janeiro.

Na terça-feira (17), a revista médica The Lancet , publicou dados preliminares dos testes clínicos com a vacina, que mostraram que a vacina induziu uma rápida resposta imune, mas o nível de anticorpos produzidos foi menor do que o visto em pessoas que se recuperaram da doença.

De acordo com os pesquisadores, ela pode fornecer proteção suficiente, com base na experiência com outras vacinas e em dados de estudos pré-clínicos em macacos.

Prefeito Bill de Blasio durante entrevista coletiva. Foto: Ed Reed / Mayoral Photography Office

Prefeito de Nova York determina fechamento de escolas contra 2ª onda do coronavírus

Devido a piora na pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou nesta quarta-feira (18) que todas as escolas públicas da cidade terão que fechar.  A medida começa a valer já a partir desta quinta-feira na cidade.

Segundo De Blasio, a medida foi tomada porque Nova York precisar “lutar contra a segunda onda” da doença. Durante a pandemia, Nova York foi considerada o epicentro das contaminações de covid-19 nos Estados Unidos no primeiro semestre.

De acordo com o jornal The New York Times, cerca de 300 mil estudantes serão afetados.  No total, o sistema de ensino público da cidade tem mais de 1 milhão de alunos matriculados. Estima-se que não sofrerão mudanças com a medida, cerca de 700 mil que já estam adotando o ensino remoto em tempo integral.

Medidas adotadas desde a última sexta-feira (13), bares, restaurantes e academias do estado têm que fechar às 22h.

Foto: Reprodução / Rede Social

Cantor Bell Marques anuncia em vídeo publicado que está com Covid-19

O cantor Bell Marques, de 68 anos, anunciou em um vídeo publicado em sua rede social, nesta terça-feira (17) que testou positivo para a covid-19. O artista afirmou que está bem, e que a família, Aninha, Pipo, Rafa e Pati não testaram positivo.

“Infelizmente, testei positivo para COVID-19. Por conta disso, vamos adiar os shows que seriam realizados neste fim de semana, no Rio e São Paulo para os dias 5 e 6, respectivamente. Estarei sempre aqui atualizando vocês da minha recuperação, mas estou bem”.

Bell anuncia no vídeo que testou positivo e fala da transferência de shows. “Existem notícias boas, ruins e desagradáveis. O que vou dizer agora é uma notícia desagradável: eu testei positivo para a Covid-19. Em consequência disso, vou transferir os shows que seriam neste final de semana. A notícia boa é que aqui em casa ninguém pegou a Covid-19”, concluiu.

Imagem: Reprodução / Jornal da Band

Boris Johnson anuncia lockdown até dezembro após aumento de casos de covid-19 na Inglaterra

Após a alta do número de casos de covid-19 na Inglaterra, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou lockdown no país, que chega a quase 22 mil casos registrados neste sábado (31). Segundo informações do Jornal da Band, o Reino Unido ultrapassou a marca de 1 milhão de infectados.

Em coletiva de imprensa, Johnson afirmou que os hospitais estão enfrentando dificuldade para lidar com o grande número de pacientes, e que o governo não esperava que o coronavírus se espalhasse tão rápido.

Vizinhos europeus já haviam anunciado recentemente mais medidas restritivas, como a França, Alemanha, Itália, Bélgica e Espanha. A pressão era grande para que a Inglaterra não cometesse o mesmo erro, quando foi um dos últimos países a adotar a quarentena da primeira onda do coronavírus.

A determinação é que a partir da próxima quinta-feira (5), até dia 2 de dezembro, pubs, restaurantes e o considerado comércio não essencial deixe de funcionar.

Foto: Max Haack / Secom

ACM Neto diz em coletiva que pretende liberar acesso às praias aos sábados

O prefeito de Salvador, ACM Neto, comentou nesta quinta-feira (22) durante a entrega de obras viárias e nova iluminação na Pituba, sobre a possibilidade de ampliar a flexibilização do acesso às praias em Salvador, incluindo os sábados nos dias permitidos.

Segundo o gestor, a medida ainda não tem data para acontecer. Atualmente, as praias estão liberadas para os banhistas de segunda a sexta.

“Estamos nos preparando para liberar as praias aos sábados”, explicou o prefeito, que disse que os domingos e feriados serão liberados posteriormente. “Vamos esperar mais um pouco, pois tudo o que está sendo feito tem mostrado bom resultado. Vamos nesse compasso de dar passadas seguras e agindo com cautela e prudência”, ressaltou o prefeito.

O prefeito ACM Neto fez coletiva nesta quinta-feira (22), por volta das 9h30, na Rua Minas Gerais, na Pituba, com a entrega de obras viárias e nova iluminação no Bairro.

Foto: Bruno Concha / Secom

Prefeito anuncia retomada de 100% de frota de ônibus nos horários de pico em Salvador

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (22) o prefeito ACM Neto (DEM) disse que 100% da frota de ônibus do transporte público de Salvador deve ser retomada nos horários de pico.

O prefeito disse que está concluindo um acordo com as empresas de ônibus e o Ministério Público Estadual (MP-BA), para garantir a frota máxima nos horários de maior necessidade da população.

“Nós pretendemos já agora, independente da volta da educação, 100% da frota no horário de pico nas estações. Esse é o acordo que está sendo construído com as empresas, estamos fechando. O Ministério Público está acompanhando, é o TAC que estamos acertando. Existem valores definidos, estamos apenas aí na formalização. Eu não abro mão da renovação da frota, o acordo pressupõe a garantia, por parte dos concessionários, de ônibus novos e com ar-condicionado na cidade, enquanto eu for prefeito não há aumento de tarifa”, afirmou Neto.

Em março deste ano, foi iniciada a redução da frota de ônibus como medida da gestão municipal para evitar aglomerações nos coletivos e frear o contágio pelo coronavírus. Atualmente, 80% da frota de ônibus circula em Salvador.

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Senador Arolde de Oliveira morre no Rio, aos 83 anos, vítima de covid-19

Morreu na noite desta quarta-feira (21), o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, vítima de Covid-19. O político estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo comunicado da família publicado no perfil do senador no Twitter, Oliveira teve falência dos órgãos em decorrência da Covid-19.  

“Comunicamos que nesta noite (dia 21 de outubro) o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, Senador Arolde de Oliveira. Falecido vítima de Covid e como consequência a falência dos órgãos. A família agradece o carinho e orações. Mais informações à posteriori.”

A assessoria de imprensa do político confirmou que a internação do senador foi no dia 5 de outubro. Até aquela data, não havia informações sobre o estado de saúde dele.

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova será desativado por causa de pouca demanda

Em função da ampla queda na demanda de pacientes, o Hospital de Campanha instalado pelo estado, na Arena Fonte Nova, será desativado até esta sexta-feira (16). Aberta em junho, para tratar exclusivamente de pacientes com sintomas graves da Covid-19, a unidade registrou mais de 480 altas.

A unidade contava, até o início da tarde desta quarta-feira (14), com apenas três pacientes internados. “Realmente, estamos na fase final de desmobilização. Desde o dia 30 de setembro, deixamos de receber pacientes regulados e passamos a cuidar apenas dos que já estavam internados, que pouco a pouco foram tendo alta. Permanecemos apenas com alguns leitos de UTI e de enfermaria que serão desativados até a próxima sexta”, explica a diretora da unidade, a médica infectologista Ledívia Espinheira.

Implantado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o centro de tratamento chegou a contar com 240 leitos no momento de maior atividade registrada. Apenas a rede de gases será mantida, a fim de facilitar a montagem da estrutura, em uma eventual necessidade.

Foto: Redes sociais / Prefeitura

Leitos de UTI pediátrica para covid-19 chega a 70% em Salvador; “nunca houve percentual tão alto”, diz Neto

O aumento de 70% na ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricos para Covid-19, na capital baiana, causou preocupação ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Segundo ele, as taxas chegaram a um percentual que não tinha sido registrado antes.

“Houve um aumento significativo da demanda de internamentos pediátricos, por conta da Covid. Com todo esse debate, se escola deve ou não deve voltar, aqui em Salvador nós chegamos a 70% de ocupação dos leitos de UTI pediátricos. Nunca tivemos um número tão alto como esse, dos leitos pediátricos. Os leitos de adulto continuam sob controle, mas há aumento de casos graves que envolvem crianças”, disse o gestor municipal.

No dia 2 de outubro, o prefeito falou sobre uma possível volta as aulas. “Penso eu que não vai voltar o mesmo tempo, vamos ter que fasear a volta e talvez não faça sentido o retorno da educação infantil. Mas a gente tem condições de apresentar perspectiva de tempo e de forma de retorno da educação em Salvador”.

As secretarias de saúde não informaram sobre as idades das crianças na área de UTI pediátrica. Os protocolos do funcionamento das aulas estão desenhados pelo comitê de saúde, mas o ACM Neto informou que só serão apresentados após a reunião com o governador.

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto diz: “quem vai pagar essa conta?”; sobre pedido do MP da volta de 100% de frota de ônibus em Salvador

Após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrar com ação para que a Justiça determine a circulação de 100% da frota de ônibus em Salvador, nos horários de pico, o prefeito ACM Neto (DEM) disse na manhã desta quarta-feira (7) que é financeiramente inviável manter todos os coletivos em operação.

Segundo o MP-BA, a recomendação já havia sido feita a prefeitura, mas à gestão municipal não acatou, por isso o motivo da ação. O órgão entrou na Justiça na terça-feira (6), entretanto a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) disse que ainda não foi notificada.

A promotora de Justiça Rita Tourinho, responsável pelo processo, disse que fez a judicialização do caso porque recebeu “uma série de denúncias com relação à superlotação de veículos, principalmente nas estações. Situações que foram confirmadas, inclusive, por visitas técnicas feitas pelo próprio Ministério Público”. Para o MP-BA é necessário que os passageiros mantenham um distanciamento nos coletivos, durante a pandemia do coronavírus.

“Tentamos uma conciliação com o município, mas a recomendação que foi encaminhada para a disponibilização da frota de 100% não foi atendida. Diante disso, decidimos pela judicialização. Então, entramos com ação civil pública, buscando justamente esse pedido que foi feito através de uma recomendação, inicialmente. Nós temos que lembrar que não estamos vivendo uma fase qualquer”, explicou a promotora.

Já o prefeito ACM Neto disse em entrevista coletiva durante a inauguração de uma biblioteca no bairro da Liberdade, que é inviável a retomada de 100% da frota, mesmo nos horários e pico. Segundo ele, hoje a capital opera com 80% dos ônibus para atender a uma demanda de 56% de passageiros.

“A grande questão é: Quem vai pagar essa conta? Eu venho fazendo essa pergunta há um tempo. Se eu quero ter 100% da frota nas ruas? É claro que eu quero, sou o primeiro a dizer. Mas vamos aos números: em todo esse período de pandemia, transportávamos 28% do número total de passageiros, com frota de 40% disponível. À medida que os passageiros foram aumentando, fomos aumentando a frota. Quem está pagando a diferença dessa conta é a prefeitura”, explicou ele.

A questão do transporte público de Salvador se agravou porque a prefeitura precisou intervir e assumir as operações da Concessionária Salvador Norte (CSN), responsável por ônibus de 127 linhas do transporte público da capital baiana, por causa do descumprimento de direitos dos rodoviários, como atraso constantemente do salário.

O prefeito afirmou que assumiu as operações da Concessionária Salvador Norte (CSN), responsável por ônibus de 127 linhas do transporte público da capital baiana, para que duas coisas não acontecessem: “ônibus não parassem e pessoas ficassem sem acesso ao transporte; e para não desempregar milhares de rodoviários, trabalhadores que trabalham nessa bacia da CSN”.

“A prefeitura teve que assumir o ônus disso, ônus de trabalho e de dinheiro. A prefeitura teve que abrir garagem, gerir garagem, nunca imaginei que tivesse que chegar nessa situação”, desabafou Neto.

O prefeito disse ainda que a atual receita da CSN já não cobre as despesas geradas pela empresa. “Não posso colocar todo o dinheiro da prefeitura no transporte público, senão vou parar de limpar a cidade, de tapar buraco, de pagar médico no posto de saúde, vou parar de dar cesta básica, vou parar de ter condições de pagar hospital municipal”.

Foto: Sedur / Divulgação

Dois bares são interditados na Pituba após descumprir decreto e causar aglomerações

Dois bares que descumpriram os protocolos estabelecidos pela prefeitura de Salvador para conter a pandemia do novo coronavírus, e por causarem aglomerações na rua, foram interditados, na noite de sexta-feira (2), no bairro da Pituba.

A ação foi realizada durante fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), e teve apoio da Polícia Militar.

De acordo com a Sedur, os estabelecimentos infringiram regras estabelecidas como a falta do uso de máscara, aglomeração na porta, filas de espera, e clientes consumindo em pé.

A secretaria informou que os bares também não tinham autorização da prefeitura para a utilização da calçada.

As principais regras de flexibilização da prefeitura para que bares e restaurantes possam funcionar são:

– Horário de funcionamento até a meia-noite (a partir de segunda-feira), mas clientes só podem entrar nos estabelecimentos até 23h. A partir disso, os estabelecimentos ficam proibidos de receber pessoas, mas podem permitir permanência até novo horário estabelecido;

– Capacidade de ocupação das mesas ampliada de 6 para 8 pessoas (a partir de segunda-feira). Protocolos seguem os mesmos.

– Afastamento de 2 metros entre mesas e de um metro entre cadeiras de mesas diferentes

– Cardápio digital ou plastificado, higienizado a cada uso

– Uso de máscara obrigatório para clientes e funcionários

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto flexibiliza ainda mais o funcionamento de estabelecimentos em Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou nesta-sexta-feira (2), a ampliação na flexibilização de atividades já autorizadas a funcionar nas fases de reabertura da economia. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira (5).

Esta nova etapa da reabertura flexibiliza ainda mais o funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais, comércio de rua acima de 200 metros quadrados, cursos livres, lanchonetes, bares, restaurantes, clubes sociais e o Mercado Modelo. O anúncio foi feito pelo prefeito durante a inauguração da Estação Cidadania de São Marcos.

“Entramos num caminho de retomada que espero ser a dinâmica até que haja a imunização da nossa população contra a Covid-19. Vale frisar que a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para tratar pacientes com a doença estaria na faixa dos 30% se a gente não tivesse desmobilizando leitos para outras necessidades, sendo que o parâmetro para a terceira fase da reabertura, que é a que estamos, era a ocupação de no máximo 60%”, lembrou o prefeito.


No caso dos shoppings centers e centros comerciais, o funcionamento agora pode ser das 11h às 21h, com 100% das vagas de estacionamento liberadas, todos os dias da semana. Antes, o funcionamento estava liberado apenas das 12h às 20h, com 50% das vagas.

As lojas de rua acima de 200 metros quadrados também tiveram o horário de funcionamento ampliado, passando agora a ser das 10h às 20h, de segunda a sábado, e das 10h às 16h, no domingo, com 100% das vagas de estacionamento. Antes, esses estabelecimentos estavam autorizados a abrir apenas de segunda a sábado, das 10h às 16h, com 50% das vagas para veículos.

Os restaurantes, bares e lanchonetes ficam autorizados a funcionar até a meia-noite (antes o limite era 23h), sendo que os clientes só podem entrar dentro do prazo máximo de uma hora antes do fechamento. Além disso, a quantidade de pessoas por mesa passa de seis para oito, mantendo todas as medidas de distanciamento social e higienização estabelecidas no protocolo setorial.

Os clubes sociais passam a ter permissão para reabrir bares e lanchonetes de segunda a sexta, dentro do horário de funcionamento desses estabelecimentos, que é de segunda a sexta, das 6h às 22h, sábado, das 6h às 18h, e domingo, das 6h às 14h.

No caso dos cursos livres, a mudança é a redução da idade mínima dos frequentadores, que caiu de 15 para 12 anos. E em relação ao Mercado Modelo, o equipamento gerido pela Prefeitura pode funcionar domingos e feriados, de 10h às 16h.

ACM Neto também fez um balanço da evolução do novo coronavírus na cidade. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 está em 41%, se mantendo estável nesse patamar. No caso dos leitos clínicos, o percentual é de 47%.

Na semana do dia 20 a 26 de setembro, houve um recuo de 35% nos óbitos provocados pela doença, na comparação da média móvel das mortes com a mesma medida nos 14 dias anteriores. Esse comportamento da curva se observou também na média móvel das duas semanas anteriores e tem sido uma tendência na cidade, que registra ainda queda na velocidade de contágio.

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto sanciona lei que estende pagamento do Salvador por Todos até dezembro

O prefeito ACM Neto (DEM) sancionou nesta sexta-feira (25) a lei que prorroga o pagamento do auxílio de R$270 do programa Salvador por Todos à população mais atingida pelos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. A medida foi elaborada pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores.

Com esta determinação, a extensão do pagamento vai até dezembro, e inclui pessoas em situação de rua cadastradas em pontos de distribuição de refeições do município entre os contemplados.

“Essa nova lei nos dá autorização para pagar o benefício por mais três meses, até dezembro. Estamos sancionando a legislação e já liberando o pagamento do mês de outubro, conforme escalonamento que será detalhado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), responsável pelo Salvador por Todos”, anunciou o prefeito ACM Neto, em coletiva virtual realizada nesta manhã.

O pagamento do auxílio, que já beneficiou mais de 36 mil pessoas e teve início em março, se encerraria neste mês setembro. O investimento é de R$5 milhões mensais, oriundos dos cofres municipais. No caso das pessoas em situação de rua, 418 cidadãos e cidadãs serão contemplados.

Esse número corresponde ao total usuários cadastrados nos pontos gratuitos de distribuição de refeições, localizados na Barroquinha, Itapuã, Estacionamento São Raimundo, Pau da Lima e São Tomé de Paripe, e que não recebem outro tipo de benefício social do município, como o do programa Primeiro Passo.

O auxílio de R$270 continuará sendo pago também a outros trabalhadores informais e individuais cadastrados na Prefeitura: baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carro, recicladores, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas – no caso dos três últimos, com idade superior a 60 anos. 

A legislação aprovada pelos vereadores e sancionada hoje pelo prefeito também estabelece a distribuição de uma cesta básica por mês em favor das pessoas de comunidades situadas em área de risco e regiões ribeirinhas sujeitas a inundações, além da categoria de mototaxistas com idade entre 18 a 60 anos. Vale lembrar que a Prefeitura continua com a distribuição de cestas a todos os alunos da rede pública municipal, de entidades educacionais conveniadas e do projeto Pé na Escola.

Foto: Reprodução / GOVBA

Rui Costa anuncia liberação do transporte coletivo intermunicipal em todas as cidades da Bahia

O governador Rui Costa (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (25), durante agenda em Porto Seguro, que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal, a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste.

Com a medida, que será publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.

“Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, ressalta o governador. 

De acordo com o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”.

Tiveram também o transporte coletivo intermunicipal liberado desde o dia 14 deste mês, 303 municípios pertencentes a seis das nove macrorregiões de saúde do estado da Bahia.

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto diz que “comportamento do soteropolitano tem sido exemplar” sobre reabertura das praias

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (24), o prefeito ACM Neto (DEM) elogiou o comportamento dos baianos após a reabertura de praias em Salvador, e disse que os banhistas estão dando exemplo, na retomada das atividades.

“Nós abrimos as praias e, de segunda-feira (21) para cá, o comportamento do soteropolitano tem sido exemplar. Não houve, até agora, um episódio sequer que indicasse um descumprimento em flagrante aos protocolos e regras estabelecidos pela prefeitura. Isso é muito positivo. A reabertura das praias sempre trouxe grande preocupação a todos”, disse o prefeito.

O prefeito disse ainda em relação à covid-19, que as taxas de ocupação hospitalar da rede pública continuam controladas. A prefeitura e o governo do estado, no início do mês, começaram um processo de conversão de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), exclusivos para Covid-19, para tratamento de outras doenças.

Ainda na entrevista dada durante a assinatura de uma ordem de serviço para construção de um viaduto que vai fazer a ligação entre a região do Shopping da Bahia e o Acesso Norte, Neto disse que apesar das taxas de ocupação da rede pública estarem estabilizadas, houve crescimento de 10% nas UTIs da rede privada.

“Houve uma certa elevação na demanda pela rede particular. Tínhamos chegado a cerca de 10% de taxa de ocupação dos leitos na rede particular e isso cresceu para algo em torno de 20%. É um número, claro, confortável, no entanto a gente colhe depoimento de hospitais que estavam há algum tempo sem receber pacientes, ou recebendo um volume muitíssimo pequeno”, ressaltou.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Novo Horizonte

Bahia passa a ter registro da covid-19 em todos os 417 municípios

O boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (22) aponta agora que todos os 417 municípios do estado da Bahia registram pacientes com a covid-19. O município de Novo Horizonte, na Chapada diamantina, tem dois casos da doença confirmados. Os pacientes são uma mulher de 36 anos e seu filho de 11, que estão assintomáticos.

Segundo o secretário da Saúde da cidade, Aílton Alexandre, a família é natural de Novo Horizonte, mas estava morando em São Paulo. Como perderam seus empregos por lá resolveram voltar para a Bahia.

Ainda em São Paulo, o marido teve confirmação da covid-19, dias antes de voltar para Novo Horizonte. Ele na chegada ao município informou a Secretaria da Saúde e permaneceu 17 dias em isolamento. De acordo com o secretário, após este período fez o PCR e deu negativo.

A família já têm 23 dias de isolamento, todos assintomáticos e sem febre. Conforme a Vigilância Epidemiológica do Estado, o avanço da doença na Bahia já era esperado, por causa do fluxo e deslocamentos feitos pelas pessoas.

Novo Horizonte fica na região da Chapada Diamantina, está cerca de 560 km de Salvador e tem aproximadamente 12.500 habitantes.

Foto: Reprodução / Sesab

Dezessete funcionários de policlínica em Jacobina testam positivo para a covid-19

Uma policlínica em Jacobina, ao norte da Bahia, tem a possibilidade de fechar temporariamente por causa da testagem positiva para a covid-19, nesta quinta-feira (17), de dezessete funcionários.

Nesta sexta (18), mais 33 funcionários aguardam o resultado dos testes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Durante três meses da pandemia, entre maio e julho, a policlínica teve atendimento suspenso. Desde então, os funcionários já foram testados cinco vezes para saber se contraíram o coronavírus.

A unidade de Jacobina atende pacientes da própria cidade e de outros 16 municípios da região. Entre eles, Miguel Calmon, Capim Grosso, Caldeirão Grande e Caém.

As gestões municipais ligadas ao consórcio aguardam os resultados dos exames para decidir se a unidade segue em atendimento ou se será fechada.

A direção da policlínica informou que tem seguido todas as medidas de segurança para evitar contaminação dos pacientes. No momento, a policlínica funciona com capacidade de 75%, realizando cerca de 200 atendimentos por dia.

Foto: Cecílio Albuquerque / Agerba

MP-BA recomenda retomada de circulação de 100% da frota de ônibus em Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou, nesta quinta-feira (17), a retomada imediata de 100% da frota de ônibus em Salvador. A Secretaria de Mobilidade (Semob), através de seu secretário, Fábio Mota, deve comunicar ao órgão, em um prazo de 48h, as providências adotadas para normalizar a operação do transporte público.

No momento, por causa da pandemia do novo coronavírus, os ônibus da capital baiana circulam com até 80% da frota, com cerca de 1700 ônibus. Já a quantidade de passageiros registra 50% do que era antes da pandemia com média de 600 mil por dia.

No início da pandemia, por causa da redução da demanda, os coletivos chegaram a rodar com apenas 30% dos veículos, fora do horário de pico.

No entanto, a partir do mês de julho, com a retomada das atividades, o número de passageiros começou a normalizar e os usuários se queixam dos ônibus cheios, em vários horários.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Rui Costa anuncia que alguns leitos de UTI para tratar covid-19 serão revertidos para outras doenças

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou no início da tarde desta terça-feira (15), durante o programa Papo Correria, transmitido nas redes sociais do governador, que alguns leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19, montados em hospitais de Salvador, serão revertidos para o tratamento de pacientes de outras doenças.

Segundo o governador, a desativação ocorre em função das baixas taxas de ocupação dessas unidades na capital baiana. “Entramos numa fase de desaceleração e ao longo desses meses fizemos esforços gigantescos para atender pacientes de Covid-19 e tivemos que reverter leitos de outras doenças para Covid-19, e isso aumentou a fila de quem tinha outras doenças”.

Ainda de acordo com Rui Costa, a desativação dos leitos terá início a partir do Hospital Ernesto Simões, que era exclusivo para pacientes com a doença. “O hospital Ernesto Simões Filho, que foi transformado integralmente para atender Covid-19, a partir dessa semana deixará de atender e será regulado para pacientes com outras doenças. Serão 50 leitos de UTI e 200 clínicos com emergência 100% regulada”, concluiu.

Neste primeiro momento, o governador disse que nas cidades do interior do estado não haverá subtração de leitos de UTI, já que elas ainda apresentam números altos de pacientes com Covid-19.

Foto: Valter Pontes / Secom

ACM Neto envia à câmara Projeto de Lei que prorroga auxílio de R$ 270 até dezembro

Em uma entrevista coletiva virtual, nesta terça-feira (15), o prefeito ACM Neto (DEM) anunciou que encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores de Salvador o projeto de lei para prorrogar o Salvador por Todos. O programa prevê pagamento mensal de R$ 270 e distribuição de cestas básicas.

O prazo de encerramento dos pagamentos do benefício seria até este mês de setembro. Com o projeto de lei, a prefeitura terá como prorrogar por mais três meses, até dezembro.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada por causa dos impactos gerados pela pandemia na população e na economia da capital baiana.

“O efeito social e a repercussão da crise econômica em função da pandemia continua existindo. Ela se estende mesmo com o retorno de uma série de setores. Ainda temos milhares de pessoas que trabalham na informalidade sem poder voltar à sua renda de antes da pandemia e, de igual maneira, temos pessoas desempregadas e sem saber de seu futuro”.

Ainda de acordo com ACM Neto, ele propõe uma transição para que as pessoas que estão em situação de rua e recebendo refeições diárias também possam receber o benefício.

O valor estimado pela prefeitura, de investimento do programa Salvador por Todos, é de R$ 15 milhões por três meses. Já o investimento previsto para a distribuição das cestas básicas é de R$ 2,4 milhões até dezembro.

Foto: Divulgação / Sedur

11 bares são interditados por descumprir protocolos em Salvador

Nesta sexta-feira (11) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou11 bares por descumprimento de normas gerais de funcionamento e protocolos setoriais em Salvador.

Segundo a Sedur, no bairro da Boca do Rio, quatro bares foram interditados por causar aglomeração. Também em São Marcos, dois estabelecimentos tiveram que fechar as portas pelo mesmo motivo.

Outros cinco bares estavam irregulares por desobedecer ao horário máximo de funcionamento, que é até às 23h.  O órgão identificou estes estabelecimentos nos bairros de Águas Claras, Imbuí , Barris, Cajazeiras e Fazenda Grande III e IV.

De acordo ainda com a Sedur, desde o início da 2ª fase da retomada, a prefeitura já interditou 130 bares, restaurantes e similares, sendo 118 bares, 4 restaurantes, 5 lanchonetes, 2 pizzarias e 1 barraca de praia por não respeitar as determinações dos protocolos.