Foto: Arquivo Pessoal

Amargosa e São Miguel das Matas registram novo tremor de terra

As cidades de Amargosa e São Miguel das Matas, que ficam entre o recôncavo baiano e o Vale do Jiquiriçá, registraram nesta segunda-feira (12) um novo tremor de terra. A informação é do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o Laboratório Sismológico, os moradores da região informaram que foi possível escutar o estrondo do tremor. A magnitude preliminar calculada é de 1.3 e aconteceu às 16h24. Não há registro de casas danificadas pelo tremor ou feridos.

O laboratório segue monitorando e divulgando em tempo real toda a atividade sísmica da região nordeste.

Duas cidades estão em situação de emergência por causa dos terremotos na Bahia. São Miguel das Matas teve tremores em agosto e setembro deste ano, e Amargosa teve constantes tremores o que levou a prefeitura a tomar a medida.

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Corpo de Bombeiros decreta o fim dos incêndios florestais na Chapada Diamantina

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia anunciou nesta segunda-feira (12) a extinção dos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. Apesar do fogo já ter sido controlado no domingo, as equipes continuaram monitorando a região, para identificar um provável retorno das chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, depois de um sobrevoo no final da tarde desta segunda, na área atingida, não foi identificado nenhum foco de incêndio. O prazo inicial de 72 horas para decretação do encerramento das atividades foi antecipado por causa de alguns fatores, principalmente, os 53 milímetros de chuva que caiu na região na madrugada da segunda.

No último dia 6 de outubro, o fogo começou e se concentrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Mucugê. Desde então, os bombeiros trabalhavam para conter as chamas.

Para o auxílio na contenção das chamas o Governo do Estado viabilizou o envio de seis aviões air track e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Foram 37 bombeiros militares e mais de 200 brigadistas ligados a órgãos ambientais e voluntários que trabalhavam na região.

O governo ainda informou que as seis aeronaves lançaram mais de 450 mil litros de água na área atingida e realizaram 105 horas de voos. Já o helicóptero, entre atividades de monitoramento, lançamento e extração de bombeiros e brigadistas, a aeronave chegou a 16 horas de voos.  

Na manhã desta terça-feira (13), com o fim dos incêndios, os bombeiros, brigadistas e demais órgãos encerram as atividades na base montada em Mucugê.

Foto: Divulgação / Sematur

Incêndio atinge área florestal na cidade de Andaraí na Chapada Diamantina

Um incêndio atingiu uma área florestal no município de Andaraí, região da Chapada Diamantina, na manhã de terça-feira (6). Equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas nesta quarta-feira (7).

Segundo a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município, o fogo se estendeu durante todo o dia, mas até o momento não houve feridos. As chamas já se aproximaram da divisa do município de Andaraí e Mucugê.

Até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio atinge o Parque Municipal de Andaraí, a região do Capa Bode e o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da região estão no local para evitar que as chamas se espalhem. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Foto: Reprodução / Prefeitura de São Miguel das Matas

Sismógrafo registra novo tremor de terra em São Miguel das Matas

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um novo tremor de terra na cidade de São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, neste domingo (27).

O tremor foi registrado pelas estações sismográficas que foram instaladas na região após os tremores que ocorreram nos meses de agosto e setembro. Segundo a o boletim do LabSis, o tremor foi de magnitude preliminar 1.0.

O registro do evento foi da estação localizada no distrito de Corta Mão, que fica na cidade de Amargosa. Não há informações se o tremor de terra foi sentido por moradores de São Miguel das Matas ou outras cidades da região.

Os sismógrafos foram instalados em sete cidades baianas que registraram terremotos nos últimos meses: Elísio Medrado, Laje, Amargosa, Brejões, Mutuípe, São Miguel das Matas e Ubaíra. 

No dia 30 de agosto foi registrado terremoto de magnitude 4.6, na região das cidades de Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá, bem próximo do município de Amargosa.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Novo Horizonte

Bahia passa a ter registro da covid-19 em todos os 417 municípios

O boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (22) aponta agora que todos os 417 municípios do estado da Bahia registram pacientes com a covid-19. O município de Novo Horizonte, na Chapada diamantina, tem dois casos da doença confirmados. Os pacientes são uma mulher de 36 anos e seu filho de 11, que estão assintomáticos.

Segundo o secretário da Saúde da cidade, Aílton Alexandre, a família é natural de Novo Horizonte, mas estava morando em São Paulo. Como perderam seus empregos por lá resolveram voltar para a Bahia.

Ainda em São Paulo, o marido teve confirmação da covid-19, dias antes de voltar para Novo Horizonte. Ele na chegada ao município informou a Secretaria da Saúde e permaneceu 17 dias em isolamento. De acordo com o secretário, após este período fez o PCR e deu negativo.

A família já têm 23 dias de isolamento, todos assintomáticos e sem febre. Conforme a Vigilância Epidemiológica do Estado, o avanço da doença na Bahia já era esperado, por causa do fluxo e deslocamentos feitos pelas pessoas.

Novo Horizonte fica na região da Chapada Diamantina, está cerca de 560 km de Salvador e tem aproximadamente 12.500 habitantes.

Foto: Mariana Andrade / SSP-BA

Suspeito de estuprar filha de 13 anos é preso em Vitória da Conquista

Um homem foi preso nesta terça-feira (15), em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar uma das filhas, que tem 13 anos. Ele também é investigado por abusar de outras duas filhas.

Segundo a polícia civil, ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido por uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista). O suspeito, não teve o nome divulgado.

De acordo com a polícia, a garota foi ouvida na unidade e disse que desde os 8 anos sofria a violência sexual. Uma medida protetiva de urgência foi solicitada à Justiça para a vítima.

Foto: Divulgação / PRF-BA

Prefeito de Jequié é afastado em operação da PF que apura fraudes e desvio de verbas

Numa operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (15) foi cumprido um mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) pela terceira vez. A operação visa combater crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas, no município de Jequié.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito por 60 dias. A operação batizada de Guilda de Papel cumpre ainda 10 mandados de busca e apreensão e outras cinco medidas cautelares de prisão. Além de Jequié, as ações foram realizadas também na cidade de Feira de Santana.

Segundo a PF, as investigações da operação começaram em 2019, depois que vereadores de Jequié fizeram representações relatando que uma suposta cooperativa teria vencido uma licitação. No entanto, a suposta cooperativa na verdade seria uma empresa intermediadora de mão de obra, que estaria cobrando valores muito superiores ao que eram pagos aos prestadores de serviço.

Foto: Reprodução / SSP

Pasta base de cocaína avaliada em R$ 200 mil é apreendida em Brumado

Equipes das polícias Militar e Rodoviária Federal apreenderam na cidade de Brumado, no final da tarde desta terça-feira (8), tabletes de pasta base de cocaína avaliados em R$ 200 mil reais.

Denúncias anônimas levaram guarnições da Cipe Sudoeste, do Peto da 34a CIPM e da PRF até a BR-030. Dois veículos suspeitos foram abordados e dentro deles encontrados 10 tabletes de pasta base de cocaína.

A droga, dois homens e os dois veículos foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Brumado.

Foto: Manu Dias / GOVBA

Mais três municípios tem o transporte intermunicipal suspenso na Bahia

O transporte Intermunicipal estará suspenso a partir desta quinta-feira (10) nos municípios de Contendas do Sincorá, Ipupiara e Ituaçu. No total, a Bahia possui agora 358 cidades com transporte suspenso.

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (9).

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em América Dourada, Ibipitanga, Matina e Rio do Pires, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios:

Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejões, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canápolis, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Ipupiara, Irajuba, Iramaia,  Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jiquiriçá, Jeremoabo, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Ribeirão do Largo.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Foto: Divulgação / PRF-BA

PRF prende caminhoneiro na BR-116 com 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu neste domingo (6) um homem de 35 anos na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, com uma carga de 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria foi encontrada escondida na carroceria do caminhão.

Neste mesmo dia, a PRF já tinha realizada outra apreensão, de 250 mil maços. Segundo a PRF, os cigarros foram encontrados enquanto os agentes faziam a fiscalização do veículo.

Após encontrar o material, os agentes da PRF consultaram o sistema e constataram que o caminhoneiro já possuía passagem pela polícia por contrabando. O homem não detalhou a cidade do nordeste que os cigarros iriam, mas afirmou que foram carregados em são Paulo.

De acordo com a PRF, o homem disse ter recebido R$ 2 mil pelo transporte. Ele foi preso em flagrante e levado, junto com a carga, para a Polícia Federal em Vitória da Conquista, e deve responder pelo crime de contrabando.

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Rui Costa entrega obra de abastecimento de água em Rio do Antônio

O governador Rui Costa (PT) entregou nesta quinta-feira (3) a implantação do novo sistema integrado de abastecimento de água em Rio do Antônio, a partir da Barragem do Truvisco.

“Hoje nós estamos entregando mais de 41 km de adutora, pegando águas de vários mananciais diferentes, pra reforçar e  garantir o fornecimento de água pra todas as comunidades. Junto a isso entregamos a rede e estação de tratamento de esgoto. É uma entrega muito importante pelo impacto direto na vida das pessoas”, afirmou o governador Rui Costa.

A obra tem investimento de R$ 6,8 milhões e contempla a implantação de captação flutuante, com vazão de 130 m³/h, na Barragem do Truvisco; implantação de 41.393 metros de adutora de água bruta; construção de dois reservatórios com capacidade de 350 m³ cada um; e, construção de um filtro russo com três módulos filtrantes, elevando a capacidade de tratamento da estação de tratamento de água. O sistema beneficia 15 mil habitantes de Rio do Antônio e Guajeru.

O governador ainda vistoriou o andamento das obras do sistema de esgotamento sanitário de Rio do Antônio. O município ainda não dispõe de sistema de esgotamento sanitário operado pela Embasa e a obra conta com recurso de mais de R$ 9,4 milhões e beneficiará mais de 4.600 moradores

Foto: Tatiana Azeviche / Setur

Prefeitura de Lençóis adia volta do turismo; a retomada seria nesta terça

Com o aumento de cerca 300% nos casos suspeitos, a prefeitura de Lençóis, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (31), voltou atrás e adiou a volta do turismo no município.

A retomada das atividades tinham pontos polêmicos e estava prevista para esta terça-feira (1º). O decreto obrigava a apresentação do resultado do teste para covid-19 para que visitantes pudessem entrar na cidade. Não há previsão de uma nova data para retomada.

Segundo a nota enviada pela prefeitura nesta segunda (31), a medida levou em consideração algumas questões, como:

– a necessidade de aprovação de Projeto de Lei que prevê Multas para pessoas que descumprirem as medidas de combate ao Covid-19. O projeto está na Câmara de Lençóis desde 14 de maio e aguarda apreciação pelos vereadores o que deve acontecer nesta quarta-feira, 2 de setembro. Bem como a implementação destas medidas. Este instrumento é crucial para a fiscalização;

– a decisão conjunta de intensificação das ações de conscientização da população com base em documento com sugestões que deve ser organizado pela Associação Comercial de Lençóis;

– a realização de vistorias nos estabelecimentos turísticos que ainda não alcançou um número suficiente de estabelecimentos necessário para reabertura;

– recomendação do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) encaminhada nesta segunda-feira ao gestor municipal recomendando adiar a reabertura para manutenção do padrão de segurança, organização e qualidade oferecido costumeiramente por Lençóis aos turistas;

A gestão municipal explicou também que a liberação de colocação de mesas nas ruas por restaurantes (cumprindo medidas de distanciamento estabelecidas em decreto) e a ampliação do horário dos restaurantes para até às 21h, solicitações apresentadas pela ACEL à Prefeitura, serão mantidas mesmo com o adiamento da reabertura.

Segundo o boletim desta segunda-feira (31), Lençóis tem 132 casos confirmados da covid-19 desde o começo da pandemia. 14 casos suspeitos e nenhuma morte.

Foto: Divulgação / PRF

Uma jovem de 22 anos tenta transportar 7 kg de crack e é flagrada por agentes em ônibus na BR-116

Durante fiscalizações em ônibus no trajeto de Uberlândia (MG) em direção a Maceió (AL), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) observaram nervosismo em uma das passageiras. Na revista na bagagem da jovem de 22 anos, foi encontrado sete tabletes de crack em um ônibus interestadual que passava pelo KM 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Questionada sobre os entorpecentes, ela declarou que havia recebido na cidade de Uberlândia (MG) e receberia R$ 3 mil pelo transporte. Nos sete tabletes de crack, cada um tinha 1 kg da droga.

A passageira presa foi encaminhada junto com a droga para a delegacia de Polícia Civil local para as demais medidas cabíveis. Um aparelho celular e a quantia de R$ 254, em espécie, também foram apreendidos.

Foto: Sec. de Meio Ambiente / Rio de Contas

Incêndio atinge área de vegetação na Chapada Diamantina

Um incêndio que começou no último fim de semana e se alastrou rapidamente, atingiu parte de uma área de vegetação do município de Rio de Contas, que fica na Chapada Diamantina, na Bahia. A área fica próxima do Pico do Itobira, um dos pontos turísticos da região.

A Secretaria do Meio Ambiente da cidade acionou brigadistas voluntários que tentaram controlar o fogo. Já na quarta-feira (26), ainda no município, perto do povoado Caiambola, os voluntários combateram as chamas numa linha de cerca de 2 km de fogo.  

Segundo a Secretaria, o tempo está mais propício para o aumento dos incêndios florestais, por causa da diminuição das chuvas.

Áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico foram preservadas. A ação dos brigadistas evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente.

Foto: Divulgação / SSP-BA

Avião de traficante está na lista de leilão da Polícia Civil

Será realizado na próxima segunda-feira (31) pela Polícia civil, um segundo leilão do avião modelo Cessna Aircraft, prefixo PR-OIE, usado por uma traficante para transporte de cocaína. Além da aeronave, custodiada em Vitória da Conquista, mais 22 automóveis serão oferecidos.

O avião flagrado com traficantes, em outubro de 2018, permanece na cidade de Vitória da Conquista. Os bens que serão negociados virtualmente, através do site www.mpleiloes.com.br, foram apreendidos durante ações policiais contra facções de traficantes, em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior da Bahia.

Os veículos estão divididos. Uma parte se encontra, no pátio da empresa responsável pelo leilão, no município de Candeias, e o restante na sede da Polícia Federal, em Salvador, no bairro de Água de Meninos.

“Os valores arrecadados são repassados para o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Continuamos orientando os delegados a solicitarem a alienação antecipada para a Justiça. Dessa forma, tiramos o bem do traficante e podemos usar os valores para melhorar a atividade policial”, destacou a titular da Coordenação de Narcóticos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Presidente da Comissão de Avaliação e Alienação de Bens da Polícia Civil”, delegada Andréa Ribeiro.

Foto: Ronaldo Silva / GOVBA

Prefeitura de Lençóis autoriza volta do turismo; seguindo alguns protocolos

A partir do dia 1° de setembro, a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, retoma as atividades turísticas, segundo a prefeitura do município. A medida tem causado polêmica, principalmente, na questão do decreto que obriga a apresentação do resultado do teste para covid-19 para que visitantes possam entrar na cidade.

Segundo o decreto da prefeitura, alguns protocolos precisam ser atendidos. É obrigatório o exame ter no máximo 72 horas de realizado. E ainda, a apresentação da confirmação de reserva de hospedagem feita em um estabelecimento autorizado pelo município, tanto na barreira sanitária como no check in.

De acordo com o decreto, todos os estabelecimentos precisam passar por vistoria da Vigilância Sanitária, é obrigatório o uso da máscara, aferição de temperatura entre outros itens.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, até a quarta-feira (26), a cidade tem 127 casos confirmados da covid-19, apenas 2 ativos e nenhuma morte.

Foto: Reprodução / CBMBA

Franceses desaparecidos em trilha na Chapada Diamantina são resgatados; um sem vida

Foram encontrados os franceses desaparecidos em uma trilha da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina. De acordo com o Corpo de Bombeiros a mulher foi encontrada com vida, ainda no sábado, e o francês foi resgatado já morto nesta segunda-feira (24).

Os turistas estavam na região há quase seis meses. Inicialmente, eles foram orientados a um determinado ponto da trilha por um guia. Posteriormente, seguiram sozinhos. Há indícios que as vítimas caíram de uma parte alta da trilha.

O guia percebeu a demora do retorno deles, solicitou ajuda e conseguiu encontrar a mulher ainda no sábado.

Ela foi levada para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que fica a cerca de 36 km de Palmeiras. Ela está bem, mas segue internada e com previsão de transferência para Salvador.

Equipes do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM/Itaberaba) e do 2° SGBM/Lençóis resgataram o corpo do turista. Guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) também participaram da operação.

Foto: Divulgação / SSP

Após flagrante, PMs apreendem R$ 8,3 mil e 50 kg de cocaína em Jequié

Na madrugada desta segunda-feira (23), no município de Jequié, a polícia militar apreendeu 50 kg de cocaína e 8,3 mil reais. Três homens acabaram presos em flagrante. A operação foi da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe).

Após patrulhamento de rotina das guarnições, os PMs perceberam um estabelecimento comercial com as portas abertas, na Avenida Lomanto Júnior, bairro Joaquim Romão. A situação chamou a atenção dos PMs que decidiram verificar.

Dentro da loja os militares flagraram três homens com 50 kg de cocaína e 8,3 mil reais. Com o trio foram apreendidos também dois veículos, uma balança e diversos cartões de crédito. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Jequié.

Foto: Divulgação

Mineradora investe R$ 180 milhões no município de Brumado

Executivos da RHI Magnesita anunciaram nesta sexta-feira (21), que fará um Investimento de R$ 180 milhões na construção de novo forno em Brumado, no sudoeste da Bahia. Com isso, a empresa se tornará a produtora da matéria-prima mais competitiva do mercado global e prolongará vida útil da mina baiana, dos atuais 47 anos, para 120.

A informação foi passada pela companhia durante videoconferência, ocorrida na sexta, para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). A estimativa é de que as obras sejam iniciadas ainda no segundo semestre e a produção das novas matérias-primas, no quarto trimestre de 2021.

“É na crise que se cresce, gerando oportunidades. A Magnesita, uma empresa de 86 anos de atuação, é espelho da Bahia para o mundo. Este é um investimento que vai potencializar ainda mais o segmento da mineração no estado e elevar nossa pauta de exportação”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE.

O presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, aponta que o investimento é focado em inovação e sustentabilidade, dois conceitos fundamentais para o desenvolvimento da mineração. “Nós batemos todos os dias na tecla de que não tem como criar projetos que não sejam inovadores e sustentáveis. Este investimento é um excelente exemplo. Vai melhorar a competitividade da Magnesita, ao mesmo tempo em que diminui a geração de resíduos da operação e aumenta a vida útil da mina”, afirma Tramm.  

As obras de construção do novo forno vão movimentar a economia de Brumado. A expectativa é de que, no pico, aproximadamente 350 pessoas estejam atuando diretamente na execução do projeto, entre mão de obra local e externa. “Uma obra com essa magnitude gera oportunidades de empregos diretos e indiretos, mas também contribui para o comércio e os serviços do município e da região”, explica o presidente da RHI Magnesita no Brasil e América do Sul, Francisco Carrara. 

Foto: Ascom / PMI

Prefeitura de Itambé decreta toque de recolher na cidade

Como medida para combater a propagação da covid-19, a prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, decretou toque de recolher na cidade. As restrições começam a valer a partir desta sexta-feira (21) e vai até domingo (23), das 21h às 5h.

Neste período, fica proibida a circulação e permanência de pessoas em vias, equipamentos e locais públicos, com exceção daqueles que estiverem prestando serviços essenciais, de saúde e segurança, serviço de delivery e pessoas que estiverem se deslocando com comprovada necessidade ou urgência.

Poderá sofrer as sanções previstas quem descumprir a medida sanitária preventiva. A operação terá o apoio dos profissionais das forças de segurança e equipes de fiscalização da Prefeitura Municipal de Itambé

Foto: Manu Dias / Secom

Ibitiara é mais um município com transporte intermunicipal suspenso na Bahia

A partir desta quarta-feira (19), o transporte intermunicipal em Ibitiara estará suspenso. A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (18). No total, a Bahia possui 353 cidades com transporte suspenso

Ficam suspensas no município a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans até o dia 30 de agosto. 

Lista de municípios

Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Foto: Manu dias / GOVBA

Transporte intermunicipal em Ibiassucê é suspenso

A partir deste domingo (16), o transporte intermunicipal será suspenso em Ibiassucê, no centro-sul da Bahia. A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (15). No total, a Bahia possui 352 cidades com transporte suspenso

Ficam suspensas no município a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans até o dia 30 de agosto. 

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Brotas de Macaúbas e Rio do Pires, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios suspensos

Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique. 

Foto: Reprodução / PMVC

Vitória da Conquista triplica número de mortes pela covid-19

O número de mortes causadas pela covid-19 em Vitória da Conquista triplica no período de 30 dias. Em 9 de julho, a cidade registrava 22 óbitos por causa da doença e no boletim atual constam 75 mortes.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde desde o início da pandemia até julho a cidade contabilizava 3.292 casos confirmados da Covid-19, com 2.522 curados, atualmente a cidade registra 20.221 casos confirmados, com 75 mortes, 2.522 pessoas recuperadas, 4. 796 em investigação e 695 em recuperação.

As aulas presenciais tiveram o prazo de retomada prorrogado por mais 30 dias pelo prefeito da cidade, Herzen Gusmão (MDB). O decreto é voltado para a rede pública, privada e ensino superior.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.628 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%), 54 mortes (+1,4%) e 2.344 curados (+1,4%). Dos 193.029 casos confirmados desde o início da pandemia, 175.287 já são considerados curados 13.789 encontram-se ativos e 3.953 tiveram óbito confirmado para coronavírus. No estado, 16.747 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19, de acordo com o boletim deste domingo (9) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Foto: Divulgação / PRF

PRF apreende carreta de combustível com nota fiscal fraudada na BR 116

Ao realizar uma fiscalização na BR-116, em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta sexta-feira (7) uma carreta que transportava álcool etílico hidratado e que utilizava uma empresa de “fachada” para emissão do documento que estava com o registro bloqueado na Receita Estadual.

A abordagem aconteceu no Km 830. O veículo estava acoplado a um semirreboque (tanque), e foi encaminhado para o Posto de Controle Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA) no município.

Foto: Reprodução / CETAS MG

Mais de 1.200 jabutis, iguanas e aves apreendidos são levados para centro ambiental em Conquista

Vão ser soltos na natureza cerca de 1.261 jabutis, 48 aves e quatro iguanas que foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

Foram levados para o CETAS na tarde de quinta-feira (7), 1.200 jabutis para serem tratados. Os animais foram capturados em Minas Gerais. Já durante a noite, outros 61 filhotes de jabutis, chegaram a Vitória da Conquista.

Já as iguanas e as aves, foram apreendidas em São Paulo e levadas de táxi aéreo. Elas serão tratadas no CETAS paulista e serão soltas na natureza nos próximos dias.

A área de preservação ambiental do CETAS em Vitória da Conquista tem cerca de 15 km de extensão e fica na Serra do Periperi. A taxa de recuperação e devolução dos animais à natureza é de 70% a 75%.