Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros

Bombeiros arrecadam alimentos não perecíveis e roupas para vítimas da chuva de Irecê

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) entregou 2.550 kg de donativos, no início da tarde desta sexta-feira (13), para às vítimas da chuva que atingiu a região de Irecê. A arrecadação faz parte de uma parceria entre os 2°, 11° e 19°GBMs – Feira de Santana, Itaberaba e Alagoinhas, respectivamente, com o apoio dos Clubs de Rotary de Feira de Santana e a Casa da Amizade.

Os itens recebidos são alimentos não perecíveis, roupas, material de limpeza e higiene pessoal. “Aquela foi uma das regiões mais atingidas pela alta pluviosidade, por isso unimos nossas forças para que pudéssemos conseguir a uma quantidade considerável de donativos e assim entregá-los o quando antes, pois as necessidades são urgentes”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.

Conforme o governador do Distrito Rotário 4.391, que envolve Bahia, Sergipe e Alagoas, Luiz Cruz, “será sempre motivo de grande satisfação desenvolver ações sociais em conjunto com instituições que detêm alta confiabilidade perante a sociedade como o Corpo de Bombeiros Militar”.

Os donativos foram entregues ao 7º Batalhão de Polícia Militar (7°BPM/Irecê) para que sejam distribuídos para os cidadãos mais atingidos pela chuva. O CBMBA mobilizou todos os 19 grupamentos para que a população pudesse realizar as doações e assim minimizar o sofrimento causado pela chuva.

Equipes nas ruas fazendo trabalho de limpeza. Foto: Ascom / Prefeitura de Irecê

Moradores de Irecê fazem mobilização social em campanha de doações para vítimas das chuvas

Moradores da cidade de Irecê, no centro-norte baiano, após as fortes chuvas que iniciaram no último dia (2), se uniram em prol dos que sofreram com os temporais, para conseguir doações de alimentos, roupas, cobertores e colchões para as vítimas das chuvas.

Segundo Luan Dias, Conselheiro Tutelar no município, e também, um dos mobilizadores da campanha, a mobilização de doações começou pela internet. “Nós começamos a divulgar nas redes sociais a necessidade de doações e foi muito rápido, moradores e empresários levaram para os colégios municipais muitas roupas, cobertores e alimentos não perecíveis. Nosso grupo se concentrou no Colégio Municipal Odete Nunes Dourado”.

Além da mobilização social, as ações estão sendo coordenadas pelo 7º batalhão da Polícia Militar de Irecê, que colocou seus militares para apoiar as ações da prefeitura na cidade. A corporação já recebeu quase 200 cestas básicas e mais de 2 mil peças de roupas.

De acordo com vídeos divulgados, a água da chuva invadiu casas, estabelecimentos comerciais, arrastou carros pelas ruas, deixando os veículos submersos e provocou prejuízos para proprietários de residências. (vídeos abaixo)

Cerca de 100 famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas para escolas municipais da região, e 15 ônibus foram disponibilizados para buscar pessoas em situação de risco. Não há informações de desaparecidos no município.

Segundo a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, os principais pontos da cidade que foram afetados estão sendo monitorados e com ações emergenciais. Equipes e máquinas estão nas ruas fazendo trabalho de limpeza e escoamento da água.

Conforme texto do decreto emergencial do município, publicado na terça-feira (3), choveu cerca de 180 milímetros em 3h durante a noite de segunda. O documento cita ainda, a obstrução de vias e dos sistemas de drenagens pluviais, danificação e destruição do calçamento, e entupimento de bueiros.

O Governo Estadual decretou estado de emergência na quarta-feira (4) em Irecê e também em Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

O Corpo de Bombeiros divulgou uma campanha na terça-feira (3) para receber donativos para as vítimas da chuva que atinge o estado. Alimentos não perecíveis, água e roupas em bom estado para uso, já podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior. A corporação ressalta que é importante que os alimentos sejam verificados o prazo de validade e que as roupas estejam limpas.

Vídeos dos mobilizadores da campanha de doação e de moradores do município:

A chuva arrastou carros pelas ruas de Irecê.