Foto: Divulgação / Land Rover

Primeiras impressões da Land Rover Defender 2020 em Salvador

Após fazer sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, realizado em setembro de 2019, e criar expectativa no público brasileiro, a Land Rover, enfim, lançou o novo Defender no mercado nacional na segunda quinzena do último mês de julho. A Band Notícias foi conferir de perto em uma concessionária de Salvador para saber como foi à chegada desse ícone automotivo nessas primeiras semanas. 

O gerente da Jaguar Land Rover Way, Rio Vermelho, Eduardo Brandão de Castro, fala da expectativa de chegada da nova Defender neste primeiro mês de vendas. “O Defender é um ícone, e teve muita expectativa. Aquelas pessoas que estavam acostumadas com o Defender antigo, que gostam de trilha, vieram para ver e teve muita repercussão. Eu recebi três unidades, também uma para test drive e já vendemos praticamente tudo”. 

São oferecidas três versões de acabamento: S, SE e HSE com pacotes opcionais a partir de 417.950. Todas vêm com um motor 2.0 turbo da família Ingenium a gasolina, entregando 300 cv. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo a empresa, não haverá a versão movida a diesel, pelo menos inicialmente.

A fabricante disponibiliza ainda um pacote opcional de R$ 14.300 que inclui terceira fileira de bancos, ar-condicionado de três zonas de temperatura e sistema de ionização de cabine.

Em relação ao SUV mais antigo, a versão 2020 não perdeu a valentia no fora-de-estrada que fez a fama do modelo, mas agora ganha mais modernidade.

“Antes há tempos atrás, diria que quem comprava o defender é aquele cara com espírito de aventura, desbravador, que gosta de uma trilha com segurança e quer ao mesmo tempo desafios maiores. Porém, hoje, além do controle de tração espetacular, ele ficou muito mais confortável, com câmbio automático, central multimídia nova, e tem toda a comodidade de um carro urbano”, explicou Eduardo.

Na parte interna, o Defender oferece painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento de smartphones, suspensão pneumática e o sistema de tração nas quatro rodas Terrain Response.

Apenas a carroceria 110 será trazida para o mercado brasileiro. São 4,76 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,98 m de altura e 3 metros de distância entre eixos.

Segundo a empresa inglesa, o carro pode atravessar trechos alagados com até 90 centímetros de profundidade. A altura livre do solo é de 29,1 cm e os ângulos de ataque e de saída são de 38º e 40º, respectivamente.

As concessionárias estão funcionando neste período de medidas restritivas de segunda à sexta das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam com agendamento os serviços de centros automotivos e oficinas.

Foto: Reprodução / Fiat

Nova geração da Strada tem bons resultados de vendas nas concessionárias

Após o seu lançamento oficial no dia 26 de julho, a nova Fiat Strada 2021 teve bons resultados de venda nas concessionárias Fiat em Salvador, segundo alguns estabelecimentos automotivos. Ela chega em cinco versões: “Endurance” e “Freedom” com cabine Plus ou Dupla, enquanto a “Volcano” terá apenas Cabine Dupla.

A nova geração tem duas opções de motorização, 1.3 Firefly e 1.4 Fire Evo que rende 85cv de potência máxima e torque de 12,5 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é manual de cinco velocidades para todas as versões. Os preços variam entre R$ 63.590 e R$ 79.990.

O gerente da concessionária Fiori da avenida Paralela, Francisco Sarno, fala da expectativa e resultados da chegada da nova Strada.“Desde o dia 26 pra cá, a gente já consegue ver um movimento muito grande com muitos pedidos acontecendo, tanto no varejo quanto em venda direta, pedidos de fábrica. Então realmente surpreendeu a expectativa. Dependendo da versão da nova Strada, temos um desconto entre 5,5 % a 16%.”

A top de linha, a Fiat Strada Volcano, vem com central multimídia Uconnect 7” com espelhamento wireless, faróis em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento. A capacidade da caçamba aumentou de 1220 litros na geração anterior para 1354 litros de carga e 720 quilos.

Para o gerente de vendas Rodrigo Miranda da Cresauto na avenida Bonocô, a facilidade de pagamento é importante neste momento de pandemia. “O cliente pode dar 40% de entrada e a primeira parcela de financiamento fica para janeiro de 2021. Além da facilidade de pagamento tomamos todo o cuidado de protocolo para atendimento ao cliente com o uso de máscaras, distanciamento e mesas com álcool gel.”

A antiga geração da Strada continuará sendo vendida apenas na versão Hard Working com cabine simples e motor 1.4 Fire.

As concessionárias estão funcionando neste período de medidas restritivas de segunda à sexta das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam com agendamento os serviços de centros automotivos e oficinas.

Foto: Frank de Castro / Band Notícias Bahia

Concessionárias registram reação com retomada das atividades em Salvador

Os serviços presenciais foram suspensos nas concessionárias e lojas de veículos em Salvador durante dois meses, por decreto municipal, para evitar o aumento de casos de infectados durante a pandemia do novo coronavírus, e teve o retorno das atividades no início de junho. De acordo com informações de estabelecimentos automotivos na capital baiana, houve surpresa com o volume de venda presencial nas primeiras semanas de retomada.

Segundo o gerente de vendas, Willem Neto, da Viasul Jeep, no bairro do Rio Vermelho, a equipe ficou surpresa no retorno das atividades. “A abertura da concessionária na primeira semana foi surpreendente. Tivemos uma demanda que comprou por meio digital no mês de maio, mas brasileiro gosta ver, de sentir e de pegar, então em junho, na primeira semana de visita de clientes, fechamos negócios e seguimos todos os protocolos municipais” afirmou.

Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), no mês de maio, teve reação no setor da distribuição de veículos no país com alta de 11,97% em relação a abril. No entanto, houve queda acumulada, nos cinco primeiros meses, de 35,64%, em relação a igual período de 2019.

Para Leonardo Ferreira, gerente da Indiana Veículos Iguatemi, o segmento apresentou crescimento nas vendas de maio para junho. “Essa primeira quinzena de junho já representa todo o volume de vendas de todo o mês de maio. A gente acredita crescer 50% a mais do que todo o mês anterior”, revelou.

O gerente da Indiana também revela que um fator importante neste mês foi à antecipação dos feriados. “Como os feriados foram antecipados, então não vamos ser impactados com o não funcionamento no São João, que impactava a nossa performance de vendas em outros anos”.

Outra medida para atrair o cliente é a questão de segurança nos estabelecimentos automotivos durante a pandemia do novo coronavírus, como o distanciamento entre as mesas de atendimento, a limpeza das dependências, o uso do álcool gel, e o não contato físico entre os funcionários. Essa é uma norma padrão adotada para o funcionamento das concessionárias.

Falando agora do setor de carros seminovos, Alex Carvalho, supervisor de seminovos da Eurovia Iguatemi, diz que a equipe de vendas conseguiu atingir a meta esperada para este mês, e que pode ir além da expectativa. “Na primeira semana das lojas abertas a gente já teve uma vendagem satisfatória, não como nós vendíamos anteriormente, porém a gente atingiu a expectativa que tinha de abertura da loja. Nós estamos chegando neste mês de junho a 50% de vendas de veículos do que a gente vendia antes da pandemia”.

Nos seminovos da Eurovia além dos cuidados com a sinalização necessária na loja, uso de máscaras e mesas com álcool gel, a concessionária tem um segurança com medidor de temperatura na entrada do estabelecimento. “Quando o cliente chega, já é testado, e já fica ciente sobre sua temperatura”, afirmou Alex.

Neste período de medidas restritivas, as concessionárias não estão funcionando em seu horário comercial integral. De segunda a sexta abrem das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam os serviços de centros automotivos e oficinas nas revendas para o atendimento com agendamento.

Foto: Divulgação

BMW rara do vocalista da banda Jamiroquai vai a leilão

A BMW 2002 Turbo do vocalista Jay Kay da banda Jamiroquai, vai a leilão neste sábado (23). Estamos falando de um veículo de origem alemã, clássico e raro no Reino Unido. Além desta pérola, o artista leiloa também uma Mercedes SLS e uma Maserati Merak SS, no evento organizado pela Silverstone Auctions, uma casa de leilão especializada britânica e de classe mundial.

Lançado no Salão de Frankfurt de 1973, o Turbo 2002 foi o primeiro carro de produção turbo da BMW e também um dos primeiros carros de produção turbo do mundo, com 170 cv e 240 nm de torque. Era um veículo muito rápido para a época.

Essa raridade comprada em 1995, foi um dos primeiros carros clássicos do líder do Jamiroquai. Em seguida, Jay se tornou um colecionador “sério”, e essa aquisição foi um marco inicial na sua coleção de automóveis.

Sua fama por gostar de carros aumentou depois do clip “Cosmic Girl“, onde ele participa de uma corrida com outros superesportivos. Confira o clip abaixo:

Foto: Reprodução / Car GURU Thailand

Vaza nas redes sociais novas fotos do Nissan Kicks 2021

O Nissan Kicks 2021 tem visual revelado em flagra na Tailândia e fotos foram publicadas na rede social da Car GURU Thailand. A previsão de estreia no Brasil deve ocorrer somente no próximo ano.

O Kicks 2021 ganhou um design mais arrojado no para-choque dianteiro e manteve a grade em “V”, mas em tamanho bem maior. Os faróis são mais afilados e ganharam iluminação de Full LED. Já o para-choque também foi renovado e ganhou novo abrigo para os faróis auxiliares que ficam bem mais destacados.

Foto: Reprodução / Car GURU Thailand

A traseira também terá leves alterações, como a adição de luzes em LED nas lanternas. 

No Brasil, o Kicks reestilizado só chegará em 2021, já como linha 2022.

Foto: Divulgação / Hankook

Pneu sem ar: é o fim da calibragem em posto de combustível?

Nestes últimos anos, a indústria automotiva vem lançando protótipos de pneus sem ar, ou conhecido também, como “calçado não inflável” para veículos, mostrando ao mercado que essa realidade pode estar bem próxima. O objetivo dessa tecnologia não é apenas evitar pneus furados ou calibragens em postos de combustíveis, mas tornar os pneus mais sustentáveis e recicláveis.

A Bridgestone com a sua linha Air Free, não é a única na corrida de tecnologia desse novo modelo de pneu sem ar. A Michelin lançou a versão Michelin Tweel para veículos da construção civil e agrícola, a Hankook tem o i-Flex para carros de passeio e a BriTek apresenta versões para bicicletas e veículos militares.

Segundo a assessoria da Bridgestone, ainda não tem data prevista para lançamento da linha Air Free para carros de passeio, só protótipos em fase de testes. “O novo pneu é a base de resina na maior parte de sua estrutura, por isso é potencialmente mais sustentável e reciclável. E mais, os pneus para automóveis de passageiros pode sim, ser uma revolução, mas ainda está sendo desenvolvida pesquisas para aprimoramento”, revela a empresa.

A Hankook, fabricante sul-coreana de pneus, apresentou o protótipo i-Flex instalado num Volkswagem UP, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2016.

O especialista em tecnologia automotiva, Gildson Dantas, explica as vantagens dessa nova versão de pneu. “O pneu convencional precisa ser calibrado em 15 em 15 dias para melhor estabilidade do veículo, para gerar conforto ao dirigir e ter menor consumo de combustível. Com o pneu sem ar, a calibragem não é necessária, e evita ter a preocupação de um pneu furado numa estrada deserta, por exemplo. O novo pneu tem maior resistência em impacto em meio fio e buraco”.

A previsão da Bridgestone de lançamento de pneus sem ar para bicicleta seria nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, mas o evento foi cancelado para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os novos protótipos dos fabricantes de carros de passeio devem passar por um período de testes e melhorias como absorção de impacto para serem lançados no mercado. Ainda não há nenhuma informação de quanto será o custo para o consumidor, mas é natural que o preço no período de lançamento seja maior e caia perante a demanda, como acontece com a maioria dos produtos.

Veja o vídeo da linha “Air Free Concept” da Bridgestone:

Foto: Reprodução / Volkswagen

Volkswagen anuncia novo “sistema multimídia” que estreia no Nivus

A Volkswagen apresentou em uma live para a imprensa nesta quarta-feira (29) o VW Play, um sistema multimídia para automóveis desenvolvido no Brasil com alta capacidade de conectividade e reprodução de vários formatos de mídia. O lançamento é em junho no novo SUV Nivus.

Como central multimídia, o VW Play é totalmente integrado ao veículo e serve como central de comandos e informações sobre o automóvel. Para se conectar a internet será preciso utilizar o plano de dados do celular de cada usuário, portanto, não contará com a antena do carro para captar o sinal da rede.

Um dos destaques do sistema multimídia é a possibilidade de acessar qualquer informação do manual do proprietário e tirar dúvidas sobre o carro por comando de voz.

Conheça um pouco mais o VW Play:

O VW Play tem uma tela IPS de 10 polegadas, que suporta reproduzir vídeos em HD, conta com proteção antirriscos e evita marcas de digitais. Toda a interação é feita por meio de botões virtuais, já que a tela é touchscreen. Adicionalmente, ela oferece ótima visualização de qualquer lugar do carro, pois tem amplo ângulo de visão e recurso antirreflexivo.

O VW Play é interligado a outra tela digital de 10 polegadas, o Active Info Display. Combinadas, no painel do Nivus, essas telas oferecem conectividade, entretenimento e possibilidades de comandos com uma interface moderna e inteligente.

A navegação foi inspirada para tirar proveito do conhecimento de pessoas que já têm intimidade com dispositivos móveis. É possível deslizar o dedo na tela para alternar entre telas que possuem finalidades distintas, e até o ajuste de volume tem comando sensível ao toque.
A interface também conta com painéis com atalhos rápidos e ícones que informam sobre os serviços ativados e em uso.

Loja de apps dedicada

O VW Play tem uma loja de apps própria, e já vem alguns apps populares instalados de fábrica, como o Deezer, o Estapar (para reserva de vagas em estacionamentos), o iFood e o Waze. O dispositivo tem memória interna de 10 GB e suporta pendrives de até 32 GB.

Três telas de comando

O sistema tem três telas: a primeira tem comandos de conectividade e rádio, além de atalhos personalizáveis pelo usuário; a segunda funciona como central de controle do veículo; e a terceira reúne os apps instalados.

Conexão sem fio

O VW Play pode usar a rede móvel do seu smartphone para acessar a internet, mas ele também tem conexão via Wi-Fi, com suporte para 2,4 GHz e 5 GHz. O sistema ainda suporta o Apple CarPlay (sem fio) e com o Google Android Auto (com cabo), além de GPS integrado.
O VW Play será lançado no mercado nacional juntamente com o Nivus, que deve chegar às concessionárias ainda no primeiro semestre deste ano.