Foto: David Lienemann / President Biden

Joe Biden toma posse como novo presidente dos Estados Unidos

O 46º presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, de 78 anos, tomou posse nesta quarta-feira (20) sucedendo o republicano Donald Trump. Em seu discurso inaugural, ele reforçou que é importante que os EUA garantam a igualdade entre as pessoas.

O democrata pediu união para derrotar o extremismo e restaurar a alma americana. “Temos que nos unir para enfrentar nossos inimigos: raiva, ódio, extremismo, violência, doença, desemprego e desesperança”, disse o presidente.

Além disso, Biden citou também os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que tirou a vida de milhares de americanos e afetou a economia, e as mudanças climáticas como desafios da sua administração.

Entre os presentes na cerimônia estavam os seus antecessores, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e o vice de Trump, Mike Pence.

Donald Trump não participou da cerimônia de posse e deixou a Casa Branca na manhã desta quarta. O republicano passou mais de dois meses questionando a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro.

Joe Biden venceu as eleições de novembro com a maioria dos votos. Foram 306 votos eleitorais contra 232 do seu adversário.