Foto: Frank de Castro / Band Notícias Bahia

Concessionárias registram reação com retomada das atividades em Salvador

Os serviços presenciais foram suspensos nas concessionárias e lojas de veículos em Salvador durante dois meses, por decreto municipal, para evitar o aumento de casos de infectados durante a pandemia do novo coronavírus, e teve o retorno das atividades no início de junho. De acordo com informações de estabelecimentos automotivos na capital baiana, houve surpresa com o volume de venda presencial nas primeiras semanas de retomada.

Segundo o gerente de vendas, Willem Neto, da Viasul Jeep, no bairro do Rio Vermelho, a equipe ficou surpresa no retorno das atividades. “A abertura da concessionária na primeira semana foi surpreendente. Tivemos uma demanda que comprou por meio digital no mês de maio, mas brasileiro gosta ver, de sentir e de pegar, então em junho, na primeira semana de visita de clientes, fechamos negócios e seguimos todos os protocolos municipais” afirmou.

Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), no mês de maio, teve reação no setor da distribuição de veículos no país com alta de 11,97% em relação a abril. No entanto, houve queda acumulada, nos cinco primeiros meses, de 35,64%, em relação a igual período de 2019.

Para Leonardo Ferreira, gerente da Indiana Veículos Iguatemi, o segmento apresentou crescimento nas vendas de maio para junho. “Essa primeira quinzena de junho já representa todo o volume de vendas de todo o mês de maio. A gente acredita crescer 50% a mais do que todo o mês anterior”, revelou.

O gerente da Indiana também revela que um fator importante neste mês foi à antecipação dos feriados. “Como os feriados foram antecipados, então não vamos ser impactados com o não funcionamento no São João, que impactava a nossa performance de vendas em outros anos”.

Outra medida para atrair o cliente é a questão de segurança nos estabelecimentos automotivos durante a pandemia do novo coronavírus, como o distanciamento entre as mesas de atendimento, a limpeza das dependências, o uso do álcool gel, e o não contato físico entre os funcionários. Essa é uma norma padrão adotada para o funcionamento das concessionárias.

Falando agora do setor de carros seminovos, Alex Carvalho, supervisor de seminovos da Eurovia Iguatemi, diz que a equipe de vendas conseguiu atingir a meta esperada para este mês, e que pode ir além da expectativa. “Na primeira semana das lojas abertas a gente já teve uma vendagem satisfatória, não como nós vendíamos anteriormente, porém a gente atingiu a expectativa que tinha de abertura da loja. Nós estamos chegando neste mês de junho a 50% de vendas de veículos do que a gente vendia antes da pandemia”.

Nos seminovos da Eurovia além dos cuidados com a sinalização necessária na loja, uso de máscaras e mesas com álcool gel, a concessionária tem um segurança com medidor de temperatura na entrada do estabelecimento. “Quando o cliente chega, já é testado, e já fica ciente sobre sua temperatura”, afirmou Alex.

Neste período de medidas restritivas, as concessionárias não estão funcionando em seu horário comercial integral. De segunda a sexta abrem das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam os serviços de centros automotivos e oficinas nas revendas para o atendimento com agendamento.